involar mac500-A1

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
lenan2do
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 26
Registado: quinta jul 02, 2009 12:38 am

involar mac500-A1

Mensagem por lenan2do »

Bom dia, a instalação de painéis solares fotovoltaicos pressupõe uma garantia de muitos anos.

Tenho dois microinversores involar mac500-A1 avariados ou, pelo menos, com necessidade de serem testados.
O instalador afirmou que o fabricante encerrou, mas isso não justifica que não se dê assistência técnica...

Que faço nesta situação?
Obrigado


accoelho
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 482
Registado: segunda set 09, 2013 10:35 pm

Re: involar mac500-A1

Mensagem por accoelho »

Os muitos anos, isso é muito vagoooo..
Se não houver garantia por escrito vigora os 2 anos.


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: involar mac500-A1

Mensagem por jmlflorencio »

O eterno problema do fotovoltaico... Com os painéis é igual

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: involar mac500-A1

Mensagem por serges »

Pois infelizmente é o que é!
Assim é difícil!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: involar mac500-A1

Mensagem por Quintas2 »

lenan2do Escreveu: segunda fev 17, 2020 10:01 am Bom dia, a instalação de painéis solares fotovoltaicos pressupõe uma garantia de muitos anos.

Tenho dois microinversores involar mac500-A1 avariados ou, pelo menos, com necessidade de serem testados.
O instalador afirmou que o fabricante encerrou, mas isso não justifica que não se dê assistência técnica...

Que faço nesta situação?
Obrigado
O representante deles para a Península Ibérica era a FLEXLABS, em Ponte de Sor. A página deles no Facebook parece estar inativa.
[email protected]
tel. 242 202 039

A Solarimpact vendeu essa marca. Tenta falar com eles e ver se sabem alguma coisa. Mas, como eles deixaram de vender Involar, quando ainda se vendiam por aí...

A DECOPROTESTE teve uma campanha de instalação em que recomendavam essa marca. Tenta ver se te ajudam.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: involar mac500-A1

Mensagem por carioca »

Bom dia tenho uma duvida se houver alguém que me possa esclarecer apardeço desde já.
tenho um inversssor Involar mac 250 e gostaria de saber se poderei ligar este painel.
Módulo Suntech STP320S-A60/Wfhb 120 céluas half cut.
o pico de 320W anunciados.
Será que o inversor aguenta.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: involar mac500-A1

Mensagem por Quintas2 »

Convém ver as especificações do microinversor e dos painéis.
Se o microinversor for semelhante a uns que eu tenho, tensão de funcionamento = 20-50V, V(MPPT) = 24-40V e corrente máxima de entrada = 10,4A, sim, considerando os painéis com (confirma) Isc=9,93A, Voc=40,3V, em STC.
Estes 40,3V estão um pouco acima do máximo ideal - 40V, mas deverá ocorrer pontualmente. Em NMOT tens Voc=37,8V, abaixo do máximo ideal de 40V.
Em STC, Pmax=320W, pelo que poderás desperdiçar um pouco da produção do painel. Talvez seja mais sobredimensionado do que o desejável.
Os dados que vi desse painel encontrei na Solarimpact. Pergunta-lhes a opinião deles.
Cumprimentos,
Quintas2

Avatar do Utilizador

carioca
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 279
Registado: terça set 23, 2008 12:59 pm
Localização: Entroncamento

Re: involar mac500-A1

Mensagem por carioca »

obrigado pela opinião.
É la que eu pretendo comprar, provavelmente vão me dizer o mesmo.
O que eu pretendia era uma opinião de que já tivesse instalado, pois tenho um painel instalado de 300W e o máximo que deu foi 250W, em condições otimas.
Cumps.


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: involar mac500-A1

Mensagem por Quintas2 »

O inversor nunca vai dar mais do que pode dar, nem que pudesses lá ligar um painel de 600W. O que acontece é que o que perdes quando o painel de 300W está a produzir, por ex. 280W - raramente, é menos do que o que ganhas no resto do tempo. Por ex., nas horas fora dos picos de produção, e há várias horas dessas ao longo de um dia, um painel de 250W pode estar a produzir 100W e o de 300W estará a produzir 120W, pelo que ficas a ganhar, no cômputo geral.
Cumprimentos,
Quintas2

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”