Tesla model 3 SR+

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Freddy_krueger
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

CoolZeroFCP Escreveu: segunda mar 30, 2020 11:39 pm Em relação à percentagem de carregamento diário do carro segundo as minhas contas estava a pensar carregar diariamente até 80% da carga o que me permite andar com a bateria entre os 50 e os 80%. Mas se mantiver o modo sentinela durante o período de trabalho ligado a bateria já desce para os 45% ou menos.
Se achas que modo Sentinela é uma mais valia no teu local de trabalho, avança... não é por 5% que vai degradar alguma coisa... mantinha nos 80-45%...

OLeaf aqui de casa já não anda à 15 dias.... :(
"Freddy Krueger"
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Felizmente ou infelizmente a quarentena para mim terminou pelo que o carro voltou a andar...

O meu último percurso em auto estrada, sem trânsito ou preocupações em reduzir o consumo, alguns testes ao acelerador, cruise control, piloto automático, modo sentinela activo... Tive de dar umas voltas adicionais e com isso mais 20km que o normal e o resultado final foi este:Imagem

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Freddy_krueger
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

O TM3 é muito eficiente... para fazer essas médias no Leaf, não podia passar dos 90kmh em AEstrada, e tinha que compensar mais alguma coisa em percurso Nacional... foi uma excelente escolha para fazer 100/120kms diários... além disso tens sempre os SC ou PCR para uma viagem. Só é pena não ser um Hatch... para mim é o maior problema, pois mala até é porreira mas o acesso reduzido inviabiliza transportes maiores (tenho uma carrinha e aquilo de quando em quando vai até à rolha... No leaf já levei uma base duche tipo xisto (c/ medidas 180x80cm)... bem pesadota ela... vi-me lixado para a tirar do carro :(
"Freddy Krueger"
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Sim também acho que o acesso à mala é o grande problema do Model 3.
Mas enquanto carro do dia a dia não estou a ver isso como problema.

Eu também já transportei todo tipo de coisas (mobílias/electrodomésticos/material de construção) na minha carrinha CI, mas carros eléctricos para substituir a carrinha e ter uma garagem 100% eléctrica só talvez o model X (preço e consumo proibido) ou o model Y. O ideal seria um Model Y com a bateria de um S (autonomia de mais de 600km) e um preço à venda cá igual ao vendido nos EUA. Não sei a vossa opinião, mas tudo isto por 60.000€ não acho que seria nada impossível de ser alcançado.

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APHenriques
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Muito bom o consumo....

Mas isso é o que o carro regista antes de recarregar certo?
Seria interessante saber exatamente a energia gasta para recarregar totalmente.


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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Segundo o que percebi é o consumo médio desde o último carregamento.

Posso no próximo carregamento colocar um medidor na tomada para ver quanta energia entra para ver a diferença.

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APHenriques
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Pois... isso seria interessante....
Eu registo toda a energia que entra em cada carregamento. Embora o carro também o faça com muita precisão.

O teu também deve ter um registo do histórico de carregamentos.


Freddy_krueger
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

O Leaf por exemplo não regista a quantidade de energia de cada carregamento... muito menos histórico...(só se for no Leafspy?!)

Também não permite definir no carro potência de carregamento, tem de ser no EVSE...

Eu quando tento carregar de 50 a 80% faço umas matemáticas: amp x 240volts x horas e já vejo quantos kwh quero colocar... meu evse dá para regular amp a amp a partir dos 6 (acho).
"Freddy Krueger"
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pemifer
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por pemifer »

Não se conhecem na Tesla problemas de degradação pelo que basta seguir o que a própria Tesla recomenda que é carregar até 80% e só carregar até 100% em caso de viagem longa.
Por outro lado, carregar todos os dias, o menos possivel, é o recomendado para qualquer bateria de lítio.

No Leaf Spy dá para ver a quantidade de energia da bateria pelo que dará para medir se ligar o Leaf Spy antes de carregar e depois de carregar.
Há uma Appzinha para saber quanto tempo é preciso por a carregar para atingir determinada percentagem.


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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Entretanto já chegaram os adaptadores para as fichas de 16A e de 32A.ImagemImagem

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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Hoje o resultado foi este:
Esqueci-me de ver a percentagem da bateria quando cheguei ao trabalho para ver quanto gastou o modo sentinela Imagem.
Já deixei o carro à carga e amanhã já vejo quanto acusou o medidor.Imagem

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Freddy_krueger
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por Freddy_krueger »

Durante 1 dia de trabalho, o valor gasto não deve ser muito relevante... é andar com a máquina... o Leaf aqui de casa não sai de casa desde dia 17 à noite... ainda não perdeu 1% de bateria :)....
"Freddy Krueger"
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Por aquilo que vi quando estive em casa, o model 3 perde quase 1% por dia.

Quanto ao medidor o resultado foi o abaixo indicado.
Por aquilo que o medidor deu, ou existe um grande erro na medição no carro, ou o modo sentinela gastou 4kwh.
Amanhã se conseguir faço outra medição para confirmar. Imagem

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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Ainda existe outro hipótese que é o medidor não ser grande coisa ou eu não saber trabalhar com ele ImagemImagemImagem
Hoje o resultado foi este:ImagemImagem

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APHenriques
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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Não se consegue ver a legenda dos valores.

35.2 é o quê? o que diz no canto superior direito?
Será o acumulado dos dois carregamentos?
Mantiveste o medidor na tomada entre carregamentos?

No botão func podes mudar a informação que aparece


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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Eu acho que um consumo de 123Wh/km ou seja 12,3kWh/100kms parece-me ser um consumo muito otimista... mesmo muito


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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

A legenda diz kWh.
Sim, tirei o adaptador da tomada, mas mesmo tendo memória daria 35.2-18.8=16.4
Que ainda assim é 2kwh superior aos 14 indicados pelo carro.
A diferença deste carregamento para o anterior é que quando estacionei no trabalho desliguei o modo sentinela, não sei é se ele terá voltado a ligar o modo sentinela que tive de deslocar o carro para outro local durante 3/4h.
Tenho de fazer um teste mais rigoroso só para aferir melhor o gasto do carro.
Mas o que realmente me importa não será o consumo do carro a conduzir, mas sim quando é que ele gasta na tomada ao final do mês


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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por APHenriques »

Uma coisa que podes fazer, se a alimentação dessa tomada é direta do quadro é instalar um contador de quadro só para essa tomada:

https://adajusa.pt/instrumentos-de-medi ... pgQAvD_BwE

Tiras a contagem no inicio do mês e no fim e fazes a diferença. Ou antes de cada carregamento e no fim para veres quanta energia carregaste em kWh.

Com o contador de tomada implica fazer carregamento a mais baixa potencia pois tens que usar a shucko.

Eu tenho um carregador desses de tomada, mas de outro modelo e funciona muito bem... mas controlo os consumos do meu carro e de outros aparelhos através de um sistema re:dy da EDP.
No meu carro, o registo do carro bate certo com o re:dy... Inclusive o total mensal de energia carregada registada pelo carro é muito rigoroso. Mas o Outlander, também no registo de consumo a gasolina, ao contrário da maioria dos carros, indica um pouco mais do que o real medido em bomba. Nunca antes tive um carro que fosse tão pessimista em relação aos próprios consumos.

Mas o consumo de eletricidade ronda os 25kWh/100km.
Custa-me muito a acreditar que o Tesla M3 ande abaixo dos 15kWh/100kms reais.


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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por jfr2006 »

Podes acreditar que um modelo 3 faz perfeitamente esses consumos.

A energia medida pelo model 3 não será a energia que entrou na bateria, não contando sim com a eficiência de carga?

Assim um consumo de tomada de 16kWh e uma entrada de 14kWh na bateria daria uma eficiência de 87.5% na carga.

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Re: Tesla model 3 SR+

Mensagem por CoolZeroFCP »

Poderia ser, mas o consumo daquele quadro quase aposto que mede o consumo que o carro está a fazer a andar. Pois a tomada mediu uma diferença de 2kwh com e sem modo sentinela para um consumo semelhante dado pelo carro.
Tenho de pesquisar melhor...

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