Apresentação

Novo aqui? Apresente-se aos membros.
Responder

Autor do tópico
E-niro 64
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 18, 2020 11:35 am

Apresentação

Mensagem por E-niro 64 »

Bom dia a todos,

Chamo-me Tomás Santos e hoje adquiri o Kia E-Niro 64kw, um dos primeiros a ser vendido em Portugal.
Espero que este fórum seja um bom apoio para esta nova aventura. Claro que poderei depois ajudar com aquilo que for aprendendo.
Deixo já duas questões para o caso de alguém me possa ajudar:
1. Vale a pena instalar uma Wallbox? Eu tenho instalação monofásica e não pretendo mudar, tenho tomada de 220V com 16A, o carro controla as horas que começa e termina o carregamento. Tenho alguma vantagem em adquirir uma?
2. No Stand disseram-me que é ilegal em Portugal instalar na traseira dos carros eléctricos as bolas para poder rebocar um pequeno reboque. Sabem se isto é verdade? Não encontrei nada na internet..

Abraço a todos

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Apresentação

Mensagem por serges »

Olá Muito bem vindo

Gosto imenso desse veiculo por favor brinde nos com um diário de bordo.

Obrigado e participe por cá.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por rnlcarlov »

E-niro 64 Escreveu: segunda mai 18, 2020 11:42 am Bom dia a todos,

Chamo-me Tomás Santos e hoje adquiri o Kia E-Niro 64kw, um dos primeiros a ser vendido em Portugal.
Espero que este fórum seja um bom apoio para esta nova aventura. Claro que poderei depois ajudar com aquilo que for aprendendo.
Deixo já duas questões para o caso de alguém me possa ajudar:
1. Vale a pena instalar uma Wallbox? Eu tenho instalação monofásica e não pretendo mudar, tenho tomada de 220V com 16A, o carro controla as horas que começa e termina o carregamento. Tenho alguma vantagem em adquirir uma?
2. No Stand disseram-me que é ilegal em Portugal instalar na traseira dos carros eléctricos as bolas para poder rebocar um pequeno reboque. Sabem se isto é verdade? Não encontrei nada na internet.

Abraço a todos
Wallbox não considero necessária, mas recomendo olhar para a tomada que tem. O carregador de origem do carro carrega a quantos amperes? 12?
Aquilo que recomendo é investir num carregador portátil regulável (de 6 a 32A), pois em casa pode fazer o trabalho de uma wallbox (carregando mais rápido que os 12A de origem), mas que também pode utilizar fora de casa em vários locais, por exemplo espaços comerciais que têm tomadas de 32A.
Em sua casa o que considero necessário é instalar uma tomada melhor, nomeadamente uma CEE azul (tipo as das caravanas), pois com esse um carregador desses pode aumentar a velocidade do carro para 16A, pelo menos. Se tiver potência contratada suficiente em casa, até se pode pensar numa tomada da 32A.

Quanto a instalar bolas, no seu livrete não tem indicação de peso bruto rebocável, então é porque não pode levar nada.


Autor do tópico
E-niro 64
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 18, 2020 11:35 am

Re: Apresentação

Mensagem por E-niro 64 »

serges Escreveu: segunda mai 18, 2020 1:00 pm Olá Muito bem vindo

Gosto imenso desse veiculo por favor brinde nos com um diário de bordo.

Obrigado e participe por cá.
Olá Serges,

É de facto um carro que estudei muito. Comprei com 2 (entre muitos outros) grandes factores positivos, 1º é um carro familiar e 2º com uma autonomia muito interessante.

Vou considerar a questão do diário de bordo. Tenho que perceber neste fórum onde poderei desenvolver esta ideia.

Obrigado!


Autor do tópico
E-niro 64
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: segunda mai 18, 2020 11:35 am

Re: Apresentação

Mensagem por E-niro 64 »

rnlcarlov Escreveu: segunda mai 18, 2020 1:16 pm
E-niro 64 Escreveu: segunda mai 18, 2020 11:42 am Bom dia a todos,

Chamo-me Tomás Santos e hoje adquiri o Kia E-Niro 64kw, um dos primeiros a ser vendido em Portugal.
Espero que este fórum seja um bom apoio para esta nova aventura. Claro que poderei depois ajudar com aquilo que for aprendendo.
Deixo já duas questões para o caso de alguém me possa ajudar:
1. Vale a pena instalar uma Wallbox? Eu tenho instalação monofásica e não pretendo mudar, tenho tomada de 220V com 16A, o carro controla as horas que começa e termina o carregamento. Tenho alguma vantagem em adquirir uma?
2. No Stand disseram-me que é ilegal em Portugal instalar na traseira dos carros eléctricos as bolas para poder rebocar um pequeno reboque. Sabem se isto é verdade? Não encontrei nada na internet.

Abraço a todos
Wallbox não considero necessária, mas recomendo olhar para a tomada que tem. O carregador de origem do carro carrega a quantos amperes? 12?
Aquilo que recomendo é investir num carregador portátil regulável (de 6 a 32A), pois em casa pode fazer o trabalho de uma wallbox (carregando mais rápido que os 12A de origem), mas que também pode utilizar fora de casa em vários locais, por exemplo espaços comerciais que têm tomadas de 32A.
Em sua casa o que considero necessário é instalar uma tomada melhor, nomeadamente uma CEE azul (tipo as das caravanas), pois com esse um carregador desses pode aumentar a velocidade do carro para 16A, pelo menos. Se tiver potência contratada suficiente em casa, até se pode pensar numa tomada da 32A.

Quanto a instalar bolas, no seu livrete não tem indicação de peso bruto rebocável, então é porque não pode levar nada.
Olá,

Obrigado pela mensagem! De facto a tomada CEE já me tinha passado pela cabeça. Julgo que depois só necessito dum transformador que ligue a tomada CEE ao meu carregador (julgo eu, tenho o carro à menos de 24 horas e ainda estou em passos pequenos). Sim, acho que com a potência de 6,9kw contratada será suficiente à noite para ter uns nívei interessantes de carregamento. Obrigado pelas ideias.

Sobre a bola para o reboque, entretanto falei com a UVE (que foram de facto muito prestáveis) que me indicaram que de facto este carro não está homologado para ter reboques. Mas que eu posso ver junto da KIA a possibilidade de instalar a bola, a KIA certificar que está ok para não perder a garantia, e depois fazer a tal homologação junto do IMTT. Ou seja, vai ser um filme ainda para eu descobrir, pois gostava de colocar um atrelado pois este carro tem 205cv e julgo que tem mais que força para puxar uma tonelada extra. Mas vou ainda estudar esta questão. Caso alguém tenha experiência e possa partilhar, ficava agradecido é claro!

Obrigado mais uma vez!


OliveiraF
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 338
Registado: quinta nov 03, 2016 4:51 pm
Localização: BRG

Re: Apresentação

Mensagem por OliveiraF »

Bem vindo!


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Apresentação

Mensagem por APHenriques »

Bem vindo. Parabéns pelo carro e votos de muitos e bons quilometros eletricos.

É um dos EV mais interessantes atualmente.

Sobre a tomada CEE:
Não interessa ter uma tomada CEE e usar um adaptador para o transformador de origem do carro. Se não pretendes comprar um carregador de potência superior, não há necessodade de substituir a tomada. Podes manter a tomada shuko, mas é bom verificar se esta é de qualidade, com os contacros limpos e com uma ligação directa ao quadro, de preferencia com dijuntor independente. Verificar a ligação a terra... e já agora com diferencial independente de 30 mA.
Eu não diria que é necessário adquirir um carregador mais potente.... se durante as horas que o carro está em casa for possivel recuperar a energia necessária para o dia seguinte...

Sobre a possibilidade de rebocar... é uma situação que tive de ponderar também.
A possibilidade de rebocar não depende em nada da força do carro, mas sim de outras caracteristicas que tiveram de ser consideradas durante o projecto...

A questão é: se o carro tem uma homologação europeia para rebocar (o que não me parece), mesmo que isso não esteja homologado em Portugal, podes pedir a Kia um certificado e pedir a titulo particular a homologação no IMT.
Se o carro não tem mesmo homologação para rebocar, porque o fabricante não considerou essa possibilidade, esquece a homologação, pois não vai acontecer.

Mas o catalogo não significa nada.
O que conta é o manual do carro. O que diz o manual? Se tem possibilidade de rebocar tem que estar lá o peso.

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Apresentação

Mensagem por rnlcarlov »

E-niro 64 Escreveu: segunda mai 18, 2020 9:36 pm Obrigado pela mensagem! De facto a tomada CEE já me tinha passado pela cabeça. Julgo que depois só necessito dum transformador que ligue a tomada CEE ao meu carregador (julgo eu, tenho o carro à menos de 24 horas e ainda estou em passos pequenos).
Como o APHenriques disse, se ficar apenas com carregador de origem não é preciso mudar a tomada. Mas tendo um carro com uma bateria desse tamanho, provavelmente haverá alturas em que vai agradecer a possibilidade de carregar acima de 12A em casa, já que 1) tem potência suficiente em casa, 2) Carregar a 2,76kW leva quase 24h a encher essa bateria, ou seja, se precisar de carregar uma % elevada da bateria as 10h do horário de vazio (ciclo diário) podem não chegar para carregar o carro.
E fora de casa digo por experiência que dá muito jeito um carregador regulável. Sobretudo se gostar de passear.
Eu tenho um primo coreano, o Hyundai Ioniq. Comprei ao utilizador Apr um carregador regulável que dá para ligar ao wifi da casa e controlável por telemóvel. Pedi-lhe para me fazer um com uma tomada CEE 32A na ponta (as vermelhas). Depois o que tenho é um conjunto de adaptadores para as várias situações. Adaptador para Shucko, para CEE 32A (azuis), para CEE 16A (azuis e vermelhas). Uso conforme o que estiver disponível.

Responder

Voltar para “Apresentações”