Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

Tou com uma dúvida técnica e que cada instalador diz uma coisa

tenho 4 painéis ligados em série com um inversor solax. O "peixe" que a solarimpact me vendeu foi que n podia adicionar mais painéis ao circuito com uma orientação diferente pois ia afetar toda a produção.

Imaginando que tivesse 2 painéis virados a este , e outros a oeste . Nunca iria ter a produção de 2 painéis na potenxhs máxima durante a manhã pois tinha os outros 2 á sombra e a produção descia toda

Falei com outro instalador que me vai colocar um sistema termosifao, e disse que podia acrescentar mais 2 painéis com orientação diferente os outros 4 que n tinha problema.

Quem tem razão?


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por jmlflorencio »

Depende. É uma questão que tem que ser analisada caso a caso.

Há quem tenha painéis virados para orientações diferentes ligados ao mesmo inversor, em strings separadas, e isso pode não causar problemas. Mas tem que ser visto por alguém entendido...


Quintas2
Colaborador
Colaborador
Mensagens: 1002
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Quintas2 »

Cumprimentos,
Quintas2


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Não será recomendável à partida excepto se houver duas entradas separadas no inversor (duas strings/séries e controladores MPPT independentes). Se os colocar todos em série a potência global fica limitada pelo conjunto de menor potência (corrente). Pode acontecer que acabe por esforçar termicamente os paineis de menor potência (corrente). Terá de ver também se não excede a potência nominal/máxima do seu inversor.

Em verdade, com algumas limitações e só se os paineis fossem similares, poderia separar em dois conjuntos similares (três painéis cada) e depois usar díodos para fazer o paralelo dos conjuntos. Recomendo CONTRA esta “marosca” até porque a performance será reduzida e pode introduzir problemas diversos.

Recomendo que instale os dois novos painéis com um micro-inversor.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

O inversor tem potência máxima de 1650w e só tem um mqtt.

Tenho 4 painéis de 265w virados a sul, surgiu uma oportunidade de por mais 2 de 275w , ele sugeriu meter mais 1 virado a sul e outro virado para o lado do por do sol pois a minha casa está num alto e tenho sol até quase as 21h .

Não teria um pico tão alto a meio do dia nas produzia até mais tarde e seria energia que ia garantidamente consumir

O que me fez confusão é ele garantir com bastante convicção que não ia ter quebra por ter 1 á sombra quando os outros 5 tivessem já com sol.


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

Se estiver tudo em série sim, vai ter. Não recomendo. Mais vale instalar um a sul e deixar o outro fora (ou por um micro inversor neste último).

Quais são as orientações exactas? 180° (S) e 270° (W)? Veja na bússula do smartphone.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

Biod Escreveu: sexta jun 05, 2020 5:55 pm Tou com uma dúvida técnica e que cada instalador diz uma coisa

tenho 4 painéis ligados em série com um inversor solax. O "peixe" que a solarimpact me vendeu foi que n podia adicionar mais painéis ao circuito com uma orientação diferente pois ia afetar toda a produção.

Imaginando que tivesse 2 painéis virados a este , e outros a oeste . Nunca iria ter a produção de 2 painéis na potenxhs máxima durante a manhã pois tinha os outros 2 á sombra e a produção descia toda

Falei com outro instalador que me vai colocar um sistema termosifao, e disse que podia acrescentar mais 2 painéis com orientação diferente os outros 4 que n tinha problema.

Quem tem razão?
Tem de ver a tensão mínima do inversor
Se for compatível com a voltagem de 2 painéis poderá colocar 2 em série para nascente. E os outros 2 em série para poente . Depois junta os 2 paralelos nascente e poente e liga ao inversor .
Mas primeiro é preciso ver a tensão mínima do inversor.
Live long and prosper!


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

joaocunharamos Escreveu: quarta jun 10, 2020 1:38 am Se estiver tudo em série sim, vai ter. Não recomendo. Mais vale instalar um a sul e deixar o outro fora (ou por um micro inversor neste último).

Quais são as orientações exactas? 180° (S) e 270° (W)? Veja na bússula do smartphone.
Sim , 180 e 270.

Com o orçamento que tinha ou metia 1 micro inversor e 1 painel mas por sugestão do instalador mais valia meter 2 painéis , acrescentar 1 para sul e outro para poente


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

MRider Escreveu: quarta jun 10, 2020 10:05 am
Biod Escreveu: sexta jun 05, 2020 5:55 pm Tou com uma dúvida técnica e que cada instalador diz uma coisa

tenho 4 painéis ligados em série com um inversor solax. O "peixe" que a solarimpact me vendeu foi que n podia adicionar mais painéis ao circuito com uma orientação diferente pois ia afetar toda a produção.

Imaginando que tivesse 2 painéis virados a este , e outros a oeste . Nunca iria ter a produção de 2 painéis na potenxhs máxima durante a manhã pois tinha os outros 2 á sombra e a produção descia toda

Falei com outro instalador que me vai colocar um sistema termosifao, e disse que podia acrescentar mais 2 painéis com orientação diferente os outros 4 que n tinha problema.

Quem tem razão?
Tem de ver a tensão mínima do inversor
Se for compatível com a voltagem de 2 painéis poderá colocar 2 em série para nascente. E os outros 2 em série para poente . Depois junta os 2 paralelos nascente e poente e liga ao inversor .
Mas primeiro é preciso ver a tensão mínima do inversor.
Entrada DC:
Máxima Potência - 1650Wp
Tensão máxima - 400V
Intervalo de tensão MPPT - 55/380V
Corrente nominal de entrada - 10A
Nº MPPT's/Nº de Entradas por MPPT - 1/1

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

2 já cobrem a voltagem mínima
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: quarta jun 10, 2020 10:05 am Tem de ver a tensão mínima do inversor
Se for compatível com a voltagem de 2 painéis poderá colocar 2 em série para nascente. E os outros 2 em série para poente . Depois junta os 2 paralelos nascente e poente e liga ao inversor .
Mas primeiro é preciso ver a tensão mínima do inversor.
Imenso cuidado com esta configuração! Com o paralelo das duas strings pode acontecer uma das strings absorver corrente negativa e isso danifica os painéis. Adicionalmente, a string de menor tensão vai absorver potência e aquecer ao mesmo tempo que desperdiça a produção da string de maior tensão.

Não ponha dois painéis em paralelo com quatro!! O que lhe sugeriam aqui era dividir os que já tem entre nascente e poente (2+2).

Se os painéis estiverem em paralelo e com orientações diferentes é imperativo o uso de díodos de bloqueio (blocking diodes) em cada série/string para evitar estes fenómenos. Ainda assim esta configuração não é recomendável. É, como disse, uma “marosca” que só se usa em grande produção quando o limite de tensão é atingido (>1000V ou >30 painéis) e as condições são as indicadas, nomeadamente mesmo numero de painéis, mesma tensão e mesma condição de insolação (orientação).
Última edição por joaocunharamos em quarta jun 10, 2020 11:10 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: quarta jun 10, 2020 3:58 pm 2 já cobrem a voltagem mínima
Cuidado que no verão e com painéis mal ventilados a tensão pode cair >10% (veja a informação técnica dos painéis onde encontrará coeficientes de temperatura de tensão de -0.3%/K). A tensão tem de ser suficiente tanto para o arranque (não especificado) como para a operação do MPPT.

Não será difícil os dois painéis terem de operar no MPP aos 55V. O limite do inversor é exactamente esse. Claro que o inversor até poderá operar abaixo do seu limite especificado e só testando se pode averiguar.
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

Eu tenho a muitos anos sem problemas. Aliás.
Tenho no mesmo mppt uns fixos e outros móveis em seguidor. Os painéis de qualidade trazem um díodo para corrente reversa.
Se os painéis forem iguais. Não tem problema
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: quinta jun 11, 2020 12:50 am Eu tenho a muitos anos sem problemas. Aliás.
Tenho no mesmo mppt uns fixos e outros móveis em seguidor. Os painéis de qualidade trazem um díodo para corrente reversa.
Se os painéis forem iguais. Não tem problema
Não está correcto. Os painéis trazem de facto vários díodos de BYPASS contrapolarizados (não introduzem perdas e só entram em ação quando há sombras parciais) mas não trazem díodos de BLOQUEIO porque esses têm de ser introduzidos em série o que leva a perdas. Esses só se introduzem quando se fazem paralelos em diferentes condições de tensão.

Os seus estão todos em série ou com paralelos? Pode não ter tido problemas mas isso não quer dizer que não tenha défice de performance e esteja a operar muito longe do ótimo. Os dois conjuntos necessitariam optimização de tensão/corrente independente e um único MPPT não consegue fazer isso. Tem medição independente da produção dos dois conjuntos?
Cumprimentos,
João Ramos

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

joaocunharamos Escreveu: quinta jun 11, 2020 10:58 pm
MRider Escreveu: quinta jun 11, 2020 12:50 am Eu tenho a muitos anos sem problemas. Aliás.
Tenho no mesmo mppt uns fixos e outros móveis em seguidor. Os painéis de qualidade trazem um díodo para corrente reversa.
Se os painéis forem iguais. Não tem problema
Não está correcto. Os painéis trazem de facto vários díodos de BYPASS contrapolarizados (não introduzem perdas e só entram em ação quando há sombras parciais) mas não trazem díodos de BLOQUEIO porque esses têm de ser introduzidos em série o que leva a perdas. Esses só se introduzem quando se fazem paralelos em diferentes condições de tensão.

Os seus estão todos em série ou com paralelos? Pode não ter tido problemas mas isso não quer dizer que não tenha défice de performance e esteja a operar muito longe do ótimo. Os dois conjuntos necessitariam optimização de tensão/corrente independente e um único MPPT não consegue fazer isso. Tem medição independente da produção dos dois conjuntos?
Tenho conseguido 17 kWh com 2500 w em painéis.
No pico máximo tenho potências de 80 A ( sistema de 24v)
Noutro sistema de 48 v de 10 painéis tenho 5 strings por causa das sombras . Não é muito diferente de ter painéis com diferentes orientações em paralelo.

Podem colocar N painéis para nascente e N painéis para poente. Depois fazer o paralelo do nascente com o poente ( desde que sejam painéis iguais) e ligar no mesmo mppt. Tenho assim a quase uma década.
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

O pico de 80A com 2500W, supondo que não está a consumir boa parte disso, implica baterias a 31V ou a 130% da tensão nominal (tensão máxima de carregamento é 24V +30%). Pode querer revisitar o estado das baterias, já agora, pois podem ter resistência excessiva. Se de facto estiver a consumir isso quer dizer que As baterias estão ainda mais esforçadas.

Quanto à produção, se tem 2.5kW, assumindo as típicas 1600h/ano, deveria produzir pelo menos 4000kWh/ano ou 11kWh/dia. Com sistema de seguimento do sol (2000h/ano de produção) deveria produzir 5000kWh/ano ou 13kWh/dia. Não percebo os seus números. Isso é produção dos 2.5kWpk? É diária, mensal ou anual?

No que respeita à instalação de paralelos com orientações diferentes e sem díodos de bloqueio (para além dos de bypass), já deixei as minha recomendações e alertas e não pretendo dar início a uma discussão. Um sistema adquirido por preço competitivo, bem instalado e bem aproveitado deve dar retorno do investimento em 3 anos. A minha preocupação é a de maximizar a produção e a longevidade da instalação mas cada um é livre de fazer a sua como entender.

Se fizerem estes paralelos, ao menos garantam o mesmo número de painéis, mesmo nível de tensão e a introdução de díodos de bloqueio.
Última edição por joaocunharamos em sexta jun 12, 2020 2:16 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
Biod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 472
Registado: segunda mai 08, 2006 12:39 am
Localização: Cascais

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por Biod »

Resumindo, para o meu caso é melhor colocar os 6 painéis para sul e não colocar 5 para sul e 1 para poente?

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

Biod Escreveu: sexta jun 12, 2020 11:30 am Resumindo, para o meu caso é melhor colocar os 6 painéis para sul e não colocar 5 para sul e 1 para poente?
Se são 6 tem de dividir a meio 3 para cada lado
Live long and prosper!

Avatar do Utilizador

MRider
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 4088
Registado: segunda abr 02, 2012 10:27 pm
Localização: Ilha da Madeira

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por MRider »

joaocunharamos Escreveu: sexta jun 12, 2020 10:47 am O pico de 80A com 2500W, supondo que não está a consumir boa parte disso, implica baterias a 31V ou a 130% da tensão nominal (tensão máxima de carregamento é 24V +30%). Pode querer revisitar o estado das baterias, já agora, pois podem ter resistência excessiva. Se de facto estiver a consumir isso quer dizer que As baterias estão ainda mais esforçadas.

Quanto à produção, se tem 2.5kW, assumindo as típicas 1600h/ano, deveria produzir pelo menos 4000kWh/ano ou 11kWh/dia. Com sistema de seguimento do sol (2000h/ano de produção) deveria produzir 5000kWh/ano ou 13kWh/dia. Não percebo os seus números. Isso é produção dos 2.5kWpk? Yes É diária, mensal ou anual?

No que respeita à instalação de paralelos com orientações diferentes e sem díodos de bloqueio (para além dos de bypass), já deixei as minha recomendações e alertas e não pretendo dar início a uma discussão. Um sistema adquirido por preço competitivo, bem instalado e bem aproveitado deve dar retorno do investimento em 3 anos. A minha preocupação é a de maximizar a produção e a longevidade da instalação mas cada um é livre de fazer a sua como entender.

Se fizerem estes paralelos, ao menos garantam o mesmo número de painéis, mesmo nível de tensão e a introdução de díodos de bloqueio.

No sistema de 24 v são 10 kWh de lítio ( lifepo4) os 17 kWh que me refiro são para uma produção diária .

No de 48 v são 20 kWh de lítio (lifepo4)
Live long and prosper!


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Dúvida acerca de instalação de painéis em série com inversor

Mensagem por joaocunharamos »

MRider Escreveu: sexta jun 12, 2020 1:01 pm ... os 17 kWh que me refiro são para uma produção diária.
Ora bem, primeiro é preciso esclarecer que está na ilha da Madeira, onde a latitude é cerca de 30°N (em vez de 39° em Cascais) e a produção solar é de 1900h/ano sem seguidor ou 2500h/ano com seguidor, o que explica as 6.8h/dia e os 17kWh/dia que menciona. É uma diferença de +25% comparado com o continente. No entanto a produção que menciona é do sistema com seguidor quando estamos a falar de instalação fixa. Não comenta a produção do sistema paralelo e “mis-matched”.
Cumprimentos,
João Ramos

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”