Projeto de autoconsumo

Local para debater sobre os projetos para autoconsumo

Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Pela primeira vez consegui ver a produção ao longo de um dia.
Aqui vai a comparação com o Sonnof. Apenas um pormenor, o shelly foi medido com a pinça no quadro principal e o Sonnof está no quadro parcial junto dos painéis. 3,69 para 3,9.
Quando conseguir ver como instalar o shelly PM nos painéis aí terei valores mais reais.ImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Caramba não fui a tempo!

Ora deixa aqui a consultar um amigo meu...

Estás nas partes dos consumo tens de ir ao menu inicial, puxa para trás até ao inicio e depois escolhe o dito e já te aparece!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Bem, não tive tempo para tentar resolver a instalação do button1 para ligar e desligar um ventilador da clarabóia do WC.
Quanto às produções e consumos, finalmente consigo ver os consumos ao longo do dia.
Os gráficos do shelly em dão a verde a produção não consumida (podem-me confirmar isso?)
Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Se não estou em Erro é isso mesmo!

O que está em verde é o não consumido e injectado na rede!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

gbento Escreveu: quarta jul 22, 2020 10:23 pm ...o shelly foi medido com a pinça no quadro principal e o Sonnof está no quadro parcial junto dos painéis. 3,69 para 3,9. Quando conseguir ver como instalar o shelly PM nos painéis aí terei valores mais reais.
Atenção com essa dos “valores mais reais”. Os cabos têm perdas e não é por medir antes dos cabos (ao pé dos painéis) que elas desaparecem. O ideal seria ter uma ligação directa ao quadro de entrada (o mais próximo do contador) e medir lá a produção e o consumo já que é isso que o contador comercial também vê. Assim tens uma medida mais útil porque traduz mais directamente o impacto na fatura.

Essa diferença de 5.4% (entre 3.69kWh e 3.9kWh) é bastante grande para ser causada só pelos cabos e proteções/ligações do quadro parcial, a menos que os cabos sejam extremamente finos e as ligações estejam mal feitas. Esses 210Wh de diferença em 24h significa que há aí uma carga de 5-8W (descontando de 210Wh/24h algum efeito de perdas nos cabos).

Isso deve ser o consumo do próprio SonOff, que é medido pelo Shelly PM. Ao passar o Shelly PM para junto dos painéis vai passar a ser o SonOff a ler mais baixo porque vai contabilizar o consumo do Shelly PM. Por outras palavras, a questão é menos o local onde estão instalados os medidores e mais qual é que vem primeiro.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Espero ter ajudado.

Eu deixava o Shelly PM no interior, já que suponho que o WiFi no telhado possa ser insuficiente. Também ponderava usar só um medidor porque com dois a produção cai 10%.
Última edição por joaocunharamos em quarta ago 05, 2020 2:41 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Outro alerta:
A contabilização do auto-consumo é feita por balanços de 15min (desde Março 2020) e não a cada hora. Daria para ajustar a resolução do SonOff e do ShellyPM? A medir hora a hora pode ficar-se com ideia de valores de autoconsumo maiores do que eles são na prática. Isto, claro, se quisermos confrontar as medições com as facturas.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

joaocunharamos Escreveu:Espero ter ajudado.

Eu deixava o Shelly PM no interior, já que suponho que o WiFi no telhado possa ser insuficiente. Também ponderava usar só um medidor porque com dois a produção cai 10%.
Desliguei o Sonnof, ficou apenas o shelly PM.
Já vi que se não tiver ninguém em casa, os dois painéis dão para os gastos dos stands by, e do frigorífico e arca.
Claro, era bom ter um painel virado para nascente, para mais power logo pela manhã, mas dificilmente iria compensar.
Quanto á questão do net-meter, a EDP distribuição, informou-me que aqui por Tomar, não têm data center para contabilizaram os consumos e produções. Ficaram até ao final de agosto, dizerem como vão fazer pois não estão a cumprir a lei, pois atualmente, os clientes estão a ser prejudicados.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

A lei prevê o caso em que não há infra-estrutura para a contagem a 15min com diagrama de cargas. Está lá explícito como funciona nesse caso.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Sabe qual é para eu consultar, já procurei e não encontrei

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Estava precisamente à procura para o elucidar.
Ajude-me a encontrar os artigos relevantes em:

Decreto Lei n 162/2019
Decreto Lei n 266/2020
Última edição por joaocunharamos em terça ago 18, 2020 2:30 pm, editado 1 vez no total.
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Obrigado

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

DL 162/2019 Artigo 16º
4 — Quando haja ligação à RESP, a contagem da energia elétrica é efetuada pelo operador da rede.
(...)
6 — O custo de adequação dos sistemas de contagem, em cada IU, é suportado pelos auto-consumidores (...) em zonas onde não esteja prevista a sua instalação no curto-prazo, devendo o sistema de contagem ser instalado pelo operador de rede no prazo de quatro meses a contar da data do respetivo pedido.
7 — Para efeitos de cálculo do balanço de autoconsumo individual (...) e para efeitos da respetiva faturação de uso das redes, considera-se a agregação da energia consumida proveniente da UPAC, do excedente injetado na rede e do consumo importado da RESP, em cada período de 15 minutos.
(...)
10 — O equipamento que mede a energia produzida pela UPAC deve permitir a recolha remota do respetivo diagrama de carga (...).
Este DL foca muito no auto-consumo coletivo e deixa ambivalente os direitos e obrigações do auto-consumidor individual. Estão de facto contemplados os cenários de desadequação da infra-estrutura e algumas alternativas mas mais para o caso de auto-consumo coletivo.

Duvido que esteja a sair prejudicado. Só é prejudicado se o contador estiver a contabilizar excedente como consumo adicional (ou se planear vender os excedentes). De qualquer modo, que tipo de contador tem? Se for analogico (de rodinha) está perfeito... até rentabiliza mais depressa o investimento.
Última edição por joaocunharamos em terça ago 18, 2020 2:33 pm, editado 7 vezes no total.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

DL 266/2020 Artigo 24º
(...) constituem-se como pontos de medição obrigatória de energia elétrica:
a) O ponto de ligação da IU do autoconsumidor à rede interna ou à RESP, para efeitos de medição do consumo da IU e, no caso do autoconsumo individual, do excedente injetado na rede;
(...)
DL 266/2020 Artigo 25º
1 — Os operadores das redes são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto previsto na alínea a) do artigo anterior.
2 — No caso das instalações em BTN, o disposto no número anterior apenas se aplica quando se encontra planeada pelos ORD a instalação na IU de um equipamento de medição inteligente, no prazo máximo de 12 meses a contar da data do respetivo pedido de instalação.
3 — Para efeitos do disposto no número anterior, os ORD devem divulgar nas suas páginas na internet, e manter atualizados, os respetivos planos de instalação de equipamentos de medição inteligentes.
4 — Nos casos em que não se verifique a condição estabelecida no n.o 2, os autoconsumidores são responsáveis pelos encargos associados à aquisição do equipamento de medição a instalar no ponto previsto na alínea a) do artigo anterior, aplicando-se, para o efeito, caso optem por adquirir o equipamento junto do respetivo ORD, o preço regulado estabelecido na alínea d) do n.o 1 do artigo 33.o do RSRI.
(...)
7 — Uma vez instalados, os equipamentos de medição referidos no número anterior integram o parque de equipamentos de medição do respetivo operador da rede.
(...)
Faço notar que estou a considerar que tem uma instalação para autoconsumo individual com menos de 4kW. O que suprimi foi com isso em mente para simplificar.
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Como não está prevista a instalação do contador inteligente poderão ser-lhe imputados os custos do contador mas ele é barato. Não fica claro o que diz respeito à infra-estrutura de comunicações.

Mais uma vez, que tipo de contador tem?
Cumprimentos,
João Ramos


joaocunharamos
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 311
Registado: quinta jun 04, 2020 10:10 pm
Localização: Porto

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por joaocunharamos »

Já agora... tem os Shelly PM e EM ambos a medir a produção? É escusado. Não prefere usar o PM para ligar um aquecedor ou termoacumulador?
Cumprimentos,
João Ramos


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

joaocunharamos Escreveu:Como não está prevista a instalação do contador inteligente poderão ser-lhe imputados os custos do contador mas ele é barato. Não fica claro o que diz respeito à infra-estrutura de comunicações.

Mais uma vez, que tipo de contador tem?
Isso já confirmei com a EDP distribuição, o contador já está preparado para a telemetria. (Realmente foi pena terem retirado rapidamente o contador de rodinha!)

Quanto aos shelly, ainda estão em testes. Acho que irão rodar conforme as necessidades

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk


Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16144
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por serges »

Epa pois… os antigos da rodinha evitava tanta coisa… era tão mais fácil e mais correcto pois era injectado o excedente e pronto resolvido!

Quanto aos Shellys ainda não trabalhei com eles como contagem para já só os sonoff já com a ultima actualização podia ter sido melhor mas pronto…
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por gbento »

Agora com os shelly já dá para fazer contas.
Agosto
Consumo 183.18 kWh
Devolvido á rede 42.38
Produção dos painéis 121.32

O que dá a uma produção consumida de 78.94 kWh, ou seja, apenas aproveitei cerca de 65% da produção - parece-me pouco (ou estarei a fazer mal as contas?)ImagemImagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1908
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Projeto de autoconsumo

Mensagem por Freddy_krueger »

O inversor agora montas nessas vigas de aço (estrutura) que tens a segurar os paineis... os paineis fazem com que não apanhe muita chuva e e UV... normalmente são assim montados... Os próprios inversores por vezes têm uns suportes para lá colocar...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Projectos de Autoconsumo”