Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta fev 05, 2020 5:09 pm O Zoe tem uma grande vantagem em relação a todos os outros (mesmo os novos modelos que sairão este ano) pois é o único que pode carregar a 22kW nos PCN.
Como muitos PCN são cobrados ao minuto, o custo final por 100kms é inferior.
Bem visto... é realmente uma vantagem no contexto atual... até há muitos PCN's 22kw ainda sem pagar.... apesar de que isto será durante pouco tempo - a prazo.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por serges »

Sim é uma questão de tempo não se esqueçam que está em concurso publico tal!

Mas para mim é a maior vantagem e cada vez acho que esses carregadores alem de mais baratos metem muitos por todo o pais e servem a todos...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


pfelgueiras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo jul 12, 2020 1:18 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pfelgueiras »

Olá a todos! Se possível gostaria de continuar a discussão acerca da compra de zoe's usados( penso que não se justifica a criação de um novo tópico)

Cá em casa temos a necessidade de comprar um carro novo sendo um eléctrico uma opção !
Surgiu a possibilidade de aquisição de um ZOE Limited Flex, de 2019 , bateria 40kw, 110cv com 9.800 kms por 14.250€ ainda com garantia de fabrica

O carro é com aluguer de baterias no entanto cá em casa ainda há alguma desconfiança em relação às baterias e sua durabilidade pelo nesta fase vai ser uma experiência vamo-nos ficar pelo aluguer apesar de ja ter feito as contas e verificado que o custo no global vai ser equivalente a um carro a gasóleo.

Gostava de vos perguntar o que acham em relação ao preço se está justo para o que é?

Também tenho algumas dúvidas relativamente ao carregamento em casa:
- Não pretendo comprar wallbox pois já vi que não compensa relativamente a outras opções, no entanto não consegui perceber bem as opções para carregar mais rápido em casa.
- Compensa investir numa tomada CEE 16A + adaptador e com isto consigo que o carro carregue mais rapido mesmo usando o EVSE de origem? Ou para conseguir que carregasse mais rápido teria mesmo de investir num EVSE regulável como já mencionaram aqui no forum?
- Um EVSE regulável permite regular as horas a que começam e acabam os carregamentos ? ( presumo que o que vem de origem não permita)
- No caso de ser instalada uma tomada CEE 16V usando um adaptador ( como referido pelo pemifer) há alguns cuidados que se devem ter em especial?

Em relação a isto dos carregamentos ainda estou um pouco confuso. O que pretendo é que fosse capaz de carregar uns 100kms em 8h +/- ( claro que se carregasse em menos seria o ideal mas não necessário) e se possível que desse para agendar o carregamento aproveitando assim a tarifa bi-horaria ao máximo. Se tiverem sugestões agradecia!!

Peço desculpa pelo post longo mas penso que reflete a confusão que vai na minha cabeça


pfelgueiras
Membro
Membro
Mensagens: 5
Registado: domingo jul 12, 2020 1:18 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pfelgueiras »

Já agora sei que é um pouco offtopic mas quais as diferenças que posso esperar relativamente a um VE com jantes de 16 vs 17? O zoe que tenho em vista tem jantes de 17' têm alguma vantagem em relação às de 16'? já vi que normalmente têm uma pior autonomia mas fiquei curioso em relação às restantes diferenças


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

pfelgueiras Escreveu: domingo jul 12, 2020 10:43 am Já agora sei que é um pouco offtopic mas quais as diferenças que posso esperar relativamente a um VE com jantes de 16 vs 17? O zoe que tenho em vista tem jantes de 17' têm alguma vantagem em relação às de 16'? já vi que normalmente têm uma pior autonomia mas fiquei curioso em relação às restantes diferenças
Supostamente únicas vantagens de uma jante 17" face a 16" será esteticamente falando...

Eu no Leaf tenho 17" mas porque não quis esperar por versões normais... a versão de lançamento (praticamente igual a n-connecta) do leaf só trazia as 17"
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por rnlcarlov »

pfelgueiras Escreveu: domingo jul 12, 2020 2:00 am Também tenho algumas dúvidas relativamente ao carregamento em casa:
- Não pretendo comprar wallbox pois já vi que não compensa relativamente a outras opções, no entanto não consegui perceber bem as opções para carregar mais rápido em casa.
- Compensa investir numa tomada CEE 16A + adaptador e com isto consigo que o carro carregue mais rapido mesmo usando o EVSE de origem? Ou para conseguir que carregasse mais rápido teria mesmo de investir num EVSE regulável como já mencionaram aqui no forum?
- Um EVSE regulável permite regular as horas a que começam e acabam os carregamentos ? ( presumo que o que vem de origem não permita)
- No caso de ser instalada uma tomada CEE 16V usando um adaptador ( como referido pelo pemifer) há alguns cuidados que se devem ter em especial?

Em relação a isto dos carregamentos ainda estou um pouco confuso. O que pretendo é que fosse capaz de carregar uns 100kms em 8h +/- ( claro que se carregasse em menos seria o ideal mas não necessário) e se possível que desse para agendar o carregamento aproveitando assim a tarifa bi-horaria ao máximo. Se tiverem sugestões agradecia!!
Não tenho a certeza como vem agora o carregador de origem dos zoe, mas com alguns EVSE reguláveis consegue-se perfeitamente regular as horas de carregamento, já para não falar de permitir que o carro carregue a 16A (ou mais). Um carregamento a 16A deve dar cerca de 25km de autonomia por hora de carregamento (dependendo dos consumos que faz com o carro), logo 100kms em 8h é canja. Eu em 8h no meu Ioniq a 16A dá-me para a bateria quase toda, logo >200km.

Cuidados a ter na instalação da tomada CEE é como já aqui foi dito, ter proteção térmica no quadro e usa cabo com condutores de 4mm2 idealmente.

Ou então, pode planear para o futuro e pensar numa tomada CEE 32A, com cabo de 6mm2. Isso permite carregar o carro a 32A. Claro que necessita de ter mais potência contratada em casa para usar o máximo de velocidade possível. Mas se por agora não precisa, pode na mesma deixar a instalação preparada para isso, que se um dia precisar é só pedir aumento de potência à comercializadora.
Eu estou a tratar de fazer assim para a minha casa, apesar de para já só querer carregar a 16A.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Freddy_krueger »

Para carregar 100kms em 8h (se fizermos uma média de 15kwh/100ms), até o carregador de origem chega... eu quando comprasse o carro testava este...

Mais tarde, e face a uma maior necessidade de kms, já terás mais à vontade para decidir efetivamente o que necessitas.... uma wallbox ou EVSE portátil são semelhantes excepto que evse portátil podes usar noutros locais onde exista uma tomada (normalmente CEE16 mono, ou CEE 32mono, ou CEE32 trifasica) compatível.

No caso do Zoe, compensa ter uma tomada trifásica (se energia trifásica disponível), caso seja necessário carregar mesmo rápido... qualquer ZOE carrega a facilmente a 11 ou 22kwh... mas isto tem custos se casa não estiver preparada e não tiver instalação compatível...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por APHenriques »

A questão das jantes é comum a todos os carros.
Para que se perceba, a única vantagem de jantes maiores é que permitem a montagem de discos de travão de maiores dimensões. Uma vantagem relacionada apenas e só com o desporto. Mesmo no desporto, as jantes grandes que implica pneus de baixo perfil, só tem desvantagem... e implicam alinhamentos de suspenção, estabilizadoras, caster, camber, bastante mais rigorosas.
Nos carros do dia a dia é apenas uma questão estética. implicará sempre maiores consumos, mais desconforto, pneus mais caros e com proteção de jante.... enfim, são a coisa mais estupida que se vê nos carros. Pior só mesmo os escapes para fazer barulho ou tunados para fazer fumo.

Quanto ao carregamento, se o carregador de origem tem uma ficha schuko, deverá ser ligado diretamente a uma tomada schuko.
Não há qualquer interesse em ter uma tomada CEE e depois usar um adaptador CEE/schuko.
As fichas/tomadas schuko estão limitadas a 16A... Na prática não devem nunca atingir os 16A, pois implicará sobreaquecimento. Assim, um carregador com ficha schuko nunca usará mais de 16A. Provávelmente nem passará dos 14A

Eu sugiro usar o carregador que vem com o carro, ligado numa boa tomada schuko independente com ligação direta ao quadro eletrico. Separado por um diferencial (30mA) e um dijuntor (16A)
Desconheço se o carro tem temporizador de carga... se não tiver o melhor é meter um temporizador de quadro, ou em último caso na própria tomada. Neste caso, atenção a qualidade do mesmo.

Acrescento que o ZOE é o carro que tira maior aproveitamento dos PCN pois consegue carregar a 22kW.

Avatar do Utilizador

pemifer
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 790
Registado: sexta fev 12, 2016 2:57 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por pemifer »

pfelgueiras Escreveu: domingo jul 12, 2020 2:00 am - Não pretendo comprar wallbox pois já vi que não compensa relativamente a outras opções, no entanto não consegui perceber bem as opções para carregar mais rápido em casa.
Um EVSE portátil, como o que o Zoe trás de origem, é um cabo que tem uma eletrónica acoplada que fornece informação ao carregador interno do carro acerca da potência disponível para carregamento.
Uma wallbox e um PCN fazem precisamente a mesma coisa.
Os EVSEs de origem, normalmente, não têm regulação de potência e informam o carro que a potência disponível é, mais ou menos, 2300W, que corresponde a 10A, e é a essa potência que o carregador interno do carro vai carregar a bateria.
O que influencia a velocidade de carregamento é a potência a que o equipamento permite carregar.
Para ter muitas opções de potência a melhor opção será um EVSE portátil e regulável (regulável em termos de potência).
pfelgueiras Escreveu: domingo jul 12, 2020 2:00 am - Compensa investir numa tomada CEE 16A + adaptador e com isto consigo que o carro carregue mais rapido mesmo usando o EVSE de origem? Ou para conseguir que carregasse mais rápido teria mesmo de investir num EVSE regulável como já mencionaram aqui no forum?
Como expliquei acima, o EVSE de origem é de potência fixa pelo que carrega sempre à mesma velocidade.
Ter uma tomada CEE 16A com adaptador e usar o EVSE de origem, que carrega a 10A, é muito seguro.
Em relação ao adaptador terá de se ter o mesmo cuidado que com uma tomada shucko, Não é bom passar dos 14A.
Já agora, o investimento em tomada CEE 16A + adaptador será coisa para rondar os 20€.
Como expliquei acima, para carregar mais rápido só com um EVSE regulável, e terá de o regular para 12A, 14A ou 16A.
pfelgueiras Escreveu: domingo jul 12, 2020 2:00 am - Um EVSE regulável permite regular as horas a que começam e acabam os carregamentos ? ( presumo que o que vem de origem não permita)
Existem EVSEs que permitem fazer isso, serão EVSEs programáveis.
Para programar um carregamento não é necessário um EVSE programável pois os próprios carros têm programador.
Existem EVSEs que, não só eles próprios são programáveis, como inclusivé, vão baixando e aumentando a potência de carregamento conforme o consumo da casa. Claro que este tipo de EVSE não é barato. Nem os mais simples são, quanto mais estes.
pfelgueiras Escreveu: domingo jul 12, 2020 2:00 am - No caso de ser instalada uma tomada CEE 16V usando um adaptador ( como referido pelo pemifer) há alguns cuidados que se devem ter em especial?
Conforme referi acima, o cuidado a ter é não ultrapassar os 14A tal como não se deve ultrapassar os 14A numa tomada shucko.


Antes de comprar o carro, leve-o até sua casa e veja se o carro é compatível com a sua instalação elétrica.
É um cuidado que tem de se ter com a compra de um Zoe.
Se não conseguir carregar o carro, ou opta por outro, ou terá de analisar a sua instalação elétrica para descobrir o problema, geralmente é terra fraca mas pode ser outra coisa.


Pedrov
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sábado mai 12, 2018 12:47 am

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por Pedrov »

Boa tarde,
É recorrente falar-se de negócios onde nem sempre é claro se as baterias são próprias ou não. Estou a falar dos ZOE.
Por 2 vezes questionei a RCI via mail e passados 2 dias recebi um telefonema a esclarecer o assunto. Desta vez estamos próximos do negócio, e lá fiz o mail do costume. E qual não é a minha surpresa, a RCI comunica-me que a bateria é em regime de aluguer e não própria. Pelo menos, aquando da compra pelo 1o proprietário em França. O importador/vendedor diz que é propria.
Pergunto: até que ponto poderão ter sido adquiridas as baterias e serem de facto próprias? Sei de comerciantes, que embora apresentem viaturas com baterias de aluguer, por vezes conseguem negociar directamente com a RCI e comprar as baterias vendendo a viatura com baterias próprias. Até aí, tudo bem... mau mesmo é enganar o comprador!

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por rnlcarlov »

Sei que é a partir de certo ponto a Renault passou a permitir a compra de baterias, mas convém que a informação da RCI seja coerente com isso, caso contrário pode dar problemas.


jfr2006
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 80
Registado: quinta mai 07, 2015 1:00 pm

Re: Aquisição Renault Zoe (usado) Duvidas

Mensagem por jfr2006 »

França foi dos últimos países onde a Renault acabou com o aluguer das baterias e creio que tal do aconteceu este ano ou no final do ano passado.

Enviado do meu IN2013 através do Tapatalk


Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”