Por acaso é erro da mobie. O posto é de 22kW, não 3,7kW. Continua a ser muito caro para tudo o que não seja capaz de usar essa potência.APHenriques Escreveu: ↑segunda ago 17, 2020 3:01 pm Sem dúvida. Verificar sempre. A App Miio dá uma boa ajuda.
Activação por 0,50€ e 0,03€/min num posto que só tem 3,7kW é muito caro.
Custos de carregamento EV em postos públicos
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
O preço é o praticado nos postos da Mobieletric a 22kW...rnlcarlov Escreveu: ↑segunda ago 17, 2020 10:26 pmPor acaso é erro da mobie. O posto é de 22kW, não 3,7kW. Continua a ser muito caro para tudo o que não seja capaz de usar essa potência.APHenriques Escreveu: ↑segunda ago 17, 2020 3:01 pm Sem dúvida. Verificar sempre. A App Miio dá uma boa ajuda.
Activação por 0,50€ e 0,03€/min num posto que só tem 3,7kW é muito caro.
Mas @rnlcarlov confirmas que está realmente a funcionar a 22kW?
Em qualquer dos casos, estes postos são inúteis para os PHEV como o meu... mais caros que gasolina...
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
NÃO, ATENÇÃO PODE TER LÁ ESCRITO ATÉ 50KW
Saiu de lá um zoe e confirmou que mal chegava aos 11kw!!
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Não confirmo. Apenas sei que o posto está preparado para mais do que 3kW. Pelos vistos não está a dar o máximo, mas está a ser cobrado como 22kW. Faz lembrar o PCR de Alcochete pago ao minuto mas capado a 20kWAPHenriques Escreveu: ↑terça ago 18, 2020 2:05 am O preço é o praticado nos postos da Mobieletric a 22kW...
Mas @rnlcarlov confirmas que está realmente a funcionar a 22kW?
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Agora reparei melhor nisto... há aqui alguma confusão e não descarto a possibilidade de ser da minha parte.
Considerando o que julgo saber, os PCR's são alimentados em BTE (Baixa Tensão Especial) ou seja precisam de mais de 41,4 kVA. Mas no máximo precisarão de +/- 100 kVA no caso de terem DC a 50kW mais AC a 43kW. Destes só há um na Ericeira.
Para os PCN basta BTN.
Uma ligação em MT implica fornecer energia em Média Tensão a um Posto Transformador dedicado e só se justifica para potências acima de 200 kVA... Por exemplo para um local com 2 PCR's com DC e AC ou 4 só com DC.
Nada disso existe por cá. Só um Local(São Sebastião) tem um PCR sem AC e um PCN de 22kW, mas este não sei se será total de 22kW ou 2x22kW. Seja como for, basta BTE.
O que pode estar a acontecer é a necessidade de substituir os transformadores das zonas com PCR's por falta de potencia.
Algumas zonas (bairros e até aldeias) são alimentados por transformadores de 250kVA. Basta um PCR para implicar a substituição do transformador.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Não é bem assim. Entre BTE e MT pode haver poucas diferenças. BTE engloba as potências de 41,41 até 45KVA. >45kVA já é MT. Os custos da energia e redes são quase idênticos. Já para BTN é que o cenário muda de figura e os preços são diferentes e a instalação também.APHenriques Escreveu: ↑quarta ago 19, 2020 3:15 pm Agora reparei melhor nisto... há aqui alguma confusão e não descarto a possibilidade de ser da minha parte.
Considerando o que julgo saber, os PCR's são alimentados em BTE (Baixa Tensão Especial) ou seja precisam de mais de 41,4 kVA. Mas no máximo precisarão de +/- 100 kVA no caso de terem DC a 50kW mais AC a 43kW. Destes só há um na Ericeira.
Para os PCN basta BTN.
Uma ligação em MT implica fornecer energia em Média Tensão a um Posto Transformador dedicado e só se justifica para potências acima de 200 kVA... Por exemplo para um local com 2 PCR's com DC e AC ou 4 só com DC.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Pouca diferença entre BTE e MT ???rnlcarlov Escreveu: ↑quarta ago 19, 2020 7:19 pmNão é bem assim. Entre BTE e MT pode haver poucas diferenças. BTE engloba as potências de 41,41 até 45KVA. >45kVA já é MT. Os custos da energia e redes são quase idênticos. Já para BTN é que o cenário muda de figura e os preços são diferentes e a instalação também.APHenriques Escreveu: ↑quarta ago 19, 2020 3:15 pm Agora reparei melhor nisto... há aqui alguma confusão e não descarto a possibilidade de ser da minha parte.
Considerando o que julgo saber, os PCR's são alimentados em BTE (Baixa Tensão Especial) ou seja precisam de mais de 41,4 kVA. Mas no máximo precisarão de +/- 100 kVA no caso de terem DC a 50kW mais AC a 43kW. Destes só há um na Ericeira.
Para os PCN basta BTN.
Uma ligação em MT implica fornecer energia em Média Tensão a um Posto Transformador dedicado e só se justifica para potências acima de 200 kVA... Por exemplo para um local com 2 PCR's com DC e AC ou 4 só com DC.
A mim, que admito não ser especialista na matéria, parece-me que entre 400V e 15000V há uma grande diferença. Na verdade a MT tem uma voltarem mínima de 6000V e 30000V dependendo das zonas.
A BTE não está limitada a 45kW...
Já a MT dificilmente se justifica abaixo dos 200kW, pois implica um transformador dedicado... e não me lembro de ver um PCR com um ao lado...
Mas como disse... não sou especialista no assunto. Apenas curioso.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Está, sim senhor. Ou pelo menos só é garantido BTE até este valor. Dependendo das condições da rede pode ser necessário a instalação de um posto de transformação acima desse valor. Embora nalguns casos se consiga ter até 50-60kW sem ser necessário a instalação do PT.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Se assim fosse todos os PCR teriam de ter o seu transformador próprio... e eu não me lembro de ver nenhum PCR com o seu transformador. Obviamente que os parques supercharger da Tesla tem que ter... por exemplo o de Fátima ou o do Marshopping de Loulé tem mais de 2000kWrnlcarlov Escreveu: ↑quinta ago 20, 2020 10:51 amEstá, sim senhor. Ou pelo menos só é garantido BTE até este valor. Dependendo das condições da rede pode ser necessário a instalação de um posto de transformação acima desse valor. Embora nalguns casos se consiga ter até 50-60kW sem ser necessário a instalação do PT.
A necessidade de um PT pode ser necessária pois como disse muitas zonas tem PT de 250kVA... mas isso é com o fornecedor... o cliente recebe energia pronta a usar em BT.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Acrescento que é perfeitamente possível pedir BTE até 200kW por um único cliente para uma instalação. Embora um pouco abaixo disso já pode compensar os custos de instalação de PT próprio.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Ok, acho que já estou a perceber que existe uma distinção entre estar ligado a uma rede de BT ou MT e as tarifas dos comercializadores. Para efeitos dos comercializadores, até 45kVA é considerada nível de tensão BTE, daí para cima nível de tensão MT. O que não implica que a instalação tenha ou não um PT que teve de ser pago aquando da instalação. Mas para cálculo dos CIEG da fatura são estes limites que contam.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Não sei como estão actualmente as tarifas em MT, mas estas são necessariamente mais baixas... o custo por kWh terá que ser inferior, pois o cliente está a pagar a energia em bruto, sendo a transformação em BT da sua responsabilidade e com todos os custos e perdas implícitas.
Para um cliente que precisa de elevada potência mas tenha um baixo consumo a MT não deverá compensar. Como um unico PCR.
Mas algumas instalações como hotéis com alguma dimensão, por exemplo, (tenho um próximo que está actualmente a instalar uma ligação MT) já compensa apesar de a potência instantânea não ser muito elevada, mas haver um consumo permanente elevado.
Para um cliente que precisa de elevada potência mas tenha um baixo consumo a MT não deverá compensar. Como um unico PCR.
Mas algumas instalações como hotéis com alguma dimensão, por exemplo, (tenho um próximo que está actualmente a instalar uma ligação MT) já compensa apesar de a potência instantânea não ser muito elevada, mas haver um consumo permanente elevado.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
O preço de mercado da energia é o mesmo, mas no nível de tensão MT a tarifa de acesso às redes é ligeiramente mais baixa. Por exemplo, em período de cheias estamos a falar de 0,055€/kWh em BTE vs 0,04€/kWh em MT; em vazio normal 0,021 vs 0,0145, por aí. A tarifa de potência contratada por kW também é mais baixa em MT do que em BTE.APHenriques Escreveu: ↑quinta ago 20, 2020 3:07 pm Não sei como estão actualmente as tarifas em MT, mas estas são necessariamente mais baixas... o custo por kWh terá que ser inferior, pois o cliente está a pagar a energia em bruto, sendo a transformação em BT da sua responsabilidade e com todos os custos e perdas implícitas.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
É sempre interessante saber estas coisas, mas apenas por curiosidade e conhecimento...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Hoje de passagem por Loulé, confirmei que alguns dos super carregadores V3 da Tesla já estão a funcionar. Pelo menos 3 dos 8 já estavam ocupados e a carregar...
Ora, como aquilo não é para mim, pelo menos para já, passei pelo PCR de Loulé e deparei-me com uma situação caricata
Estava lá um Tesla, ligado mas já com o carregamento terminado.
Alguém já tinha deixado um aviso de que não usara o posto por ocupação indevida. Para além do carregamento ter terminado o carro também não tinha dístico... tivesse eu sem as crianças e algum tempo e tinha chamado as autoridades.
Em vez disso, fui cúmplice do crime... liguei o meu no CHAdeMO e fomos refrescar-nos, pois estava um calor insuportável.
25 minutos depois, seguimos viagem e o Tesla continuava lá
Não me ocorreu verificar no Miio à quanto tempo o posto estava disponível... porque este posto, fica verde assim que termina a carga, mesmo que o carro permaneça lá ligado. Mas verificando agora, a ultima carga na CCS foi a 12 horas, o que significa que o carro já estava lá a 6 horas após terminar a carga.
Naturalmente que eu não espero que os condutores que passaram para os eléctricos, passem a ter um comportamento cívico irrepreensível. Mudam as carroças, mas os burros são os mesmos!
Mas se os próprios condutores dos VE's se portam assim, que esperar dos que ainda nem perceberam ou simplesmente não querem perceber o que são locais de carregamento VE.
É nossa obrigação respeitar estes espaços, mesmo porque para já somos os que mais precisamos deles... e aquele condutor deveria ter sido multado... e eu não o denunciei. uma atitude de conivência inaceitável que me arrependo... mas já não é o primeiro... tenho me limitado a deixar avisos cordeais, que possivelmente serão mais um papel no chão.
De facto, a melhor forma de evitar estas situações é um custo significativo e crescente exponencialmente pelo tempo de ligação após o carregamento.
Não sei se neste momento o carro ainda lá estará... não deixa de ser estranho que mais ninguém tenha usado a CCS2 desde então, quando os outros cabos já foram usados várias vezes.
Também alertar que nenhum carro pode usar os PCR ou PCN sem ter o dístico identificativo de VE. Salvo alguma alteração legislativa que desconheço.
Ora, como aquilo não é para mim, pelo menos para já, passei pelo PCR de Loulé e deparei-me com uma situação caricata
Estava lá um Tesla, ligado mas já com o carregamento terminado.
Alguém já tinha deixado um aviso de que não usara o posto por ocupação indevida. Para além do carregamento ter terminado o carro também não tinha dístico... tivesse eu sem as crianças e algum tempo e tinha chamado as autoridades.
Em vez disso, fui cúmplice do crime... liguei o meu no CHAdeMO e fomos refrescar-nos, pois estava um calor insuportável.
25 minutos depois, seguimos viagem e o Tesla continuava lá
Não me ocorreu verificar no Miio à quanto tempo o posto estava disponível... porque este posto, fica verde assim que termina a carga, mesmo que o carro permaneça lá ligado. Mas verificando agora, a ultima carga na CCS foi a 12 horas, o que significa que o carro já estava lá a 6 horas após terminar a carga.
Naturalmente que eu não espero que os condutores que passaram para os eléctricos, passem a ter um comportamento cívico irrepreensível. Mudam as carroças, mas os burros são os mesmos!
Mas se os próprios condutores dos VE's se portam assim, que esperar dos que ainda nem perceberam ou simplesmente não querem perceber o que são locais de carregamento VE.
É nossa obrigação respeitar estes espaços, mesmo porque para já somos os que mais precisamos deles... e aquele condutor deveria ter sido multado... e eu não o denunciei. uma atitude de conivência inaceitável que me arrependo... mas já não é o primeiro... tenho me limitado a deixar avisos cordeais, que possivelmente serão mais um papel no chão.
De facto, a melhor forma de evitar estas situações é um custo significativo e crescente exponencialmente pelo tempo de ligação após o carregamento.
Não sei se neste momento o carro ainda lá estará... não deixa de ser estranho que mais ninguém tenha usado a CCS2 desde então, quando os outros cabos já foram usados várias vezes.
Também alertar que nenhum carro pode usar os PCR ou PCN sem ter o dístico identificativo de VE. Salvo alguma alteração legislativa que desconheço.
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Nunca tinha lido/ouvido esta expressão, mas é das melhores que já li/ouvi!APHenriques Escreveu: Mudam as carroças, mas os burros são os mesmos!
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Isso do condutor do Tesla é mesmo Burrice ao cubo....
1) Os Superchargers (que eu saiba) ainda são free em PT... mesmo que já não sejam, continuam a ter um preço mais competitivo que qualquer mobi.e em Portugal;
2) Carregar um BEV até 100% num PCR ou supercharger, (excepto se numa emergência), é etupidez pelo custo e tempo perdido associado...
3) O condutor não tem respeito pelos outros utilizadores dos carregadores....
Pena mesmo se ninguém o denunciou...bem que merecia para ver se aprende...
Quando PCR's eram de borla deixei em Évora a carregar o recem comprado leaf e precisava carregar muito que ia carregado e próximo PCR era em Santarém A1 (SN)... deixei contacto no visor que já tinha lido e informado sobre qual seria "protocolo" de "bom cidadão" ... No entanto fui chamado à atenção por um outro utilizador (pro tlm) pois já estava a mais de 80% e velocidade carga a baixar e queria ligar botão de emergência (repito, ainda estava a carregar)... demorei 15min a chegar ao local e carro a 85-90%... já dava para chegar a Santarém (era maçarico na altura...) mas ainda ouvi pois pessoa já estava à espera e tal.... Só lhe disse que eu antes de carregar tinha estado à espera que um TMX acabasse de carregar...estive uns 45 minutos à espera
Mas carros estacionados sem estar a carregar nada... é policia com eles...
1) Os Superchargers (que eu saiba) ainda são free em PT... mesmo que já não sejam, continuam a ter um preço mais competitivo que qualquer mobi.e em Portugal;
2) Carregar um BEV até 100% num PCR ou supercharger, (excepto se numa emergência), é etupidez pelo custo e tempo perdido associado...
3) O condutor não tem respeito pelos outros utilizadores dos carregadores....
Pena mesmo se ninguém o denunciou...bem que merecia para ver se aprende...
Quando PCR's eram de borla deixei em Évora a carregar o recem comprado leaf e precisava carregar muito que ia carregado e próximo PCR era em Santarém A1 (SN)... deixei contacto no visor que já tinha lido e informado sobre qual seria "protocolo" de "bom cidadão" ... No entanto fui chamado à atenção por um outro utilizador (pro tlm) pois já estava a mais de 80% e velocidade carga a baixar e queria ligar botão de emergência (repito, ainda estava a carregar)... demorei 15min a chegar ao local e carro a 85-90%... já dava para chegar a Santarém (era maçarico na altura...) mas ainda ouvi pois pessoa já estava à espera e tal.... Só lhe disse que eu antes de carregar tinha estado à espera que um TMX acabasse de carregar...estive uns 45 minutos à espera
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Por acaso o PCR de Loulé cobra 0 de OPC, logo se os SuC fossem a pagar, aquele era certamente mais barato.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta ago 28, 2020 11:24 am Isso do condutor do Tesla é mesmo Burrice ao cubo....
1) Os Superchargers (que eu saiba) ainda são free em PT... mesmo que já não sejam, continuam a ter um preço mais competitivo que qualquer mobi.e em Portugal;
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Re: Custos de carregamento EV em postos públicos
Ora isso é bom para os utilizadores... Alguém sabe se será algo temporário ou algum acordo com cÂmara municipal por exemplo? Não faz sentido para os OPC não cobrar nada pois têm a quase totalidade dos custos exploração do posto (CEME basicamente só fatura ao utilizador).rnlcarlov Escreveu: ↑sexta ago 28, 2020 11:34 amPor acaso o PCR de Loulé cobra 0 de OPC, logo se os SuC fossem a pagar, aquele era certamente mais barato.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta ago 28, 2020 11:24 am Isso do condutor do Tesla é mesmo Burrice ao cubo....
1) Os Superchargers (que eu saiba) ainda são free em PT... mesmo que já não sejam, continuam a ter um preço mais competitivo que qualquer mobi.e em Portugal;
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