Projeto de sistema fotovoltaico

Local para debater sobre o autoconsumo
Responder

Autor do tópico
HugoMontenegro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo set 06, 2020 6:39 pm

Projeto de sistema fotovoltaico

Mensagem por HugoMontenegro »

Boa tarde a todos,
Estou neste momento a construir uma moradia e pedi orçamentos para um sistema fotovoltaico. O melhor orçamento que obtive foi de 2700€ para 7 modulos de 285 e um inversor de 3k da suntec, a pensar ja no futuro se for preciso mais...
Entretando encontrei uns videos e pelo que vi não me parece muito dificil fazer a instalação e se for eu a fazer consigo 12*285 e um inversor de 4.2k por 2300€ da Solax...

Segundo percebi os paineis sao ligados em série ao inversor.
O inversor vai ligar ao dijuntor geral. Ou está-me a passar algo?
Tenho que ter em atenção alguma legislação ou algo do género?

Muito obrigado desde já...

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Projeto de sistema fotovoltaico

Mensagem por serges »

Boas...

Poder pode sempre ser o próprio a fazer mas a certificação tem de ser algum profissional da área a assinar o projecto e o que pretende fazer é injectar tudo a zero na rede, pensa ligar algo durante o dia para consumir tudo o que produz??

São questões importantes e aconselho a instalação feita por um profissional mas lá está feito por nós sabe sempre melhor...

Venham mais opiniões e passe pelas apresentações e fale nos de si...

Obrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


Autor do tópico
HugoMontenegro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo set 06, 2020 6:39 pm

Re: Projeto de sistema fotovoltaico

Mensagem por HugoMontenegro »

Certificação? Numa loja onde pedi orçamento foi-me dito que não precisava de nada... Não vou vender energia e não vou ter baterias é tudo para auto consumo.
É uma moradia com uma piscina onde deverá ter o filtro a trabalhar cerca de 8h por dia.
Tenho um aquário de água salgada de 1m3
Trabalho de casa, ou seja estou em casa durante o periodo de consumo.
Tenho ar condicionado em todas as divisões(5).
Não terei gás, será tudo eletrico(placa, forno) e sem esquentador, terei painel solar termossifão.
O meu obejetivo é pagar o menos possivel à companhia, sei que para isso enviar energia gratuita à edp é inevitavel...


jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1899
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Re: Projeto de sistema fotovoltaico

Mensagem por jmlflorencio »

A legislação mudou entretanto, neste momento é necessário que a instalação seja feita por técnico credenciado.

Sobre o perfil de consumo, creio que é mesmo o ideal para energia fotovoltaica.

Se ainda vai instalar o sistema solar térmico eu até aconselharia meter mais um par de painéis (fotovoltaicos!) e conjugar com uma bomba de calor. Creio que será mais fiável, e com manutenção mais simples (se é que alguma vez necessitará).

Força nisso!


Autor do tópico
HugoMontenegro
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo set 06, 2020 6:39 pm

Re: Projeto de sistema fotovoltaico

Mensagem por HugoMontenegro »

Ou seja, segundo estive a ler até 350W podia ser eu a instalar. Dos 350W até 30kw tem de ser um instalador...
Bolas já estava a esfregar as mãos... :lol:
Bom vou ver se pelo menos consigo poupar o dinheiro da estrutura 450€ (faço eu).
E sendo assim colocarei 7 suntech 290w e um inversor de 3k para caso veja que os 7 nao chegam posso aumentar para para os 10...
Como sou de Setubal, pelos feedbacks que vi estou inclinado a fazer com a "A+ Solutions". Algum feedback ou recomendação?

Obrigado a todos desde já :D


fastnet
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: segunda fev 03, 2020 6:21 pm

Re: Projeto de sistema fotovoltaico

Mensagem por fastnet »

HugoMontenegro Escreveu: domingo set 06, 2020 6:41 pm Boa tarde a todos,
Estou neste momento a construir uma moradia e pedi orçamentos para um sistema fotovoltaico. O melhor orçamento que obtive foi de 2700€ para 7 modulos de 285 e um inversor de 3k da suntec, a pensar ja no futuro se for preciso mais...
Entretando encontrei uns videos e pelo que vi não me parece muito dificil fazer a instalação e se for eu a fazer consigo 12*285 e um inversor de 4.2k por 2300€ da Solax...

Segundo percebi os paineis sao ligados em série ao inversor.
O inversor vai ligar ao dijuntor geral. Ou está-me a passar algo?
Tenho que ter em atenção alguma legislação ou algo do género?

Muito obrigado desde já...
Nem sempre o melhor orçamento será a melhor opção.
Pq módulos de 285w quando o "normal" neste momento anda nos 330w com a mesma área ocupada?
Nem refiro pv's de +400w pelo preço um pouco mais elevado...
Menos paineis são menos ligações, menos estruturas, ...

A legislação tem como finalidade proteger a rede elétrica e a nossa própria casa de ligações "sucateiras" de más ligações, cablagem não adequada à carga e aparelhos da loja da loja do chinês.
O registo da instalação, atualmente acima de 350w, será feita pelo técnico que realizou a instalação.

Se for uma instalação off-grid não temos de nos preocupar com a questão da rede, apenas da nossa instalação e dos equipamentos que ligamos.

Todos equacionamos o fotovoltaico como opção de poupança e/ou carolice na aprendizagem.
Até só com um módulo dá para poupar (pouco) na conta do fornecedor.

Responder

Voltar para “Autoconsumo”