Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por gbento »

Acho mesmo q era 0,25€/min mas quando lá passar outra vez tiro foto para confirmar para o pessoal com VE registar

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk




Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

gbento Escreveu: segunda set 14, 2020 10:47 am Em Tomar, o carregador ainda em construção, apresenta preço já lá afixado de 0,25€/min. Não estou certo dos preços pois não tenho VE, mas não é carote?
Fiz as contas, 30 min da 7,5€, isso para mim dá-me para cerca de 150km de autonomia no meu poluidor.
Para VE isso da autonomia para quanto?
Se te referes ao TMR-90001, é um PCN e tem o custo de 0,025€/min. Não é dos mais baratos mas não é nada mau. Para os carros trifasicos é bom.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda set 14, 2020 10:35 am Pois mas para os Mitsubishi outlander, o PCR mais vale esquecê-lo aos preços praticados (minuto).... se fosse ao kwh e limitar carga a 70/80% SOC era mais justo para consumidor.... mas pronto...
Foi erro meu.... referia-me aos PCN.

Na verdade eu pensava que os PCR não iriam compensar para o Outlander. Mas na verdade o que não compensa mesmo são os PCN quando o preço ultrapassa os 0,01€/min. O que é a maioria. Apenas alguns da concessão Mobie terão preços baixos e potências de 3,7kW... apenas nestes se justifica ligar os plug in

Já nos PCR, em 15 minutos dá alguma energia que me permite o retorno a casa, em alguns dos meu percursos, sem usar gasolina. Mesmo só carregando a 22kW em DC.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: segunda set 14, 2020 3:48 pm Já nos PCR, em 15 minutos dá alguma energia que me permite o retorno a casa, em alguns dos meu percursos, sem usar gasolina. Mesmo só carregando a 22kW em DC.
Mas a 22kw potência, penso que um PCR ficará equiparado (senão mais caro) que a gasolina... posso estar enganado..
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: segunda set 14, 2020 4:21 pm
APHenriques Escreveu: segunda set 14, 2020 3:48 pm Já nos PCR, em 15 minutos dá alguma energia que me permite o retorno a casa, em alguns dos meu percursos, sem usar gasolina. Mesmo só carregando a 22kW em DC.
Mas a 22kw potência, penso que um PCR ficará equiparado (senão mais caro) que a gasolina... posso estar enganado..
Pelas minhas contas fica equiparado desde que o PCR não tenha um preço superior a 0,08€/min. Mas depende do percurso que se vai fazer a seguir. Na verdade há apenas um que me poderá ser util exporadicamente nesta situação.
Os do meu Concelho, que não uso, são todos de 0,10€/min e 0,12€/min... sai mais barato a gasolina.
E PCR faturados por kWh, são uma raridade.

Nos PCN é que não compensa mesmo usar se o preço ultrapassar os 0,01€/min... felizmente para os plug in alguns dos antigos PCN vão ter preços abaixo disso... como ainda hoje foi anunciado pela Power Dot.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »


APHenriques Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: segunda set 14, 2020 4:21 pm
APHenriques Escreveu: segunda set 14, 2020 3:48 pm Já nos PCR, em 15 minutos dá alguma energia que me permite o retorno a casa, em alguns dos meu percursos, sem usar gasolina. Mesmo só carregando a 22kW em DC.
Mas a 22kw potência, penso que um PCR ficará equiparado (senão mais caro) que a gasolina... posso estar enganado..
Pelas minhas contas fica equiparado desde que o PCR não tenha um preço superior a 0,08€/min.
Não devem ser muitos...

APHenriques Escreveu: Nos PCN é que não compensa mesmo usar se o preço ultrapassar os 0,01€/min... felizmente para os plug in alguns dos antigos PCN vão ter preços abaixo disso... como ainda hoje foi anunciado pela Power Dot.
Abaixo de 1 cêntimo/min ?!


Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk

Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

zeuz Escreveu: terça set 15, 2020 12:06 am
APHenriques Escreveu: Nos PCN é que não compensa mesmo usar se o preço ultrapassar os 0,01€/min... felizmente para os plug in alguns dos antigos PCN vão ter preços abaixo disso... como ainda hoje foi anunciado pela Power Dot.
Abaixo de 1 cêntimo/min ?!
Sim.
Por exemplo os GMR-90005, BRG-90009, STR-90006, tem preço de 0,005€/min.

Existe mesmo alguns como VNG-90008, por 0,004€/min.

Outros mantêm-se sem tarifa OPC. Veremos até quando.

Pelo menos enquanto os equipamentos não forem alterados e respectivas potências.

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »


APHenriques Escreveu:
zeuz Escreveu: terça set 15, 2020 12:06 am
APHenriques Escreveu: Nos PCN é que não compensa mesmo usar se o preço ultrapassar os 0,01€/min... felizmente para os plug in alguns dos antigos PCN vão ter preços abaixo disso... como ainda hoje foi anunciado pela Power Dot.
Abaixo de 1 cêntimo/min ?!
Sim.
Por exemplo os GMR-90005, BRG-90009, STR-90006, tem preço de 0,005€/min.

Existe mesmo alguns como VNG-90008, por 0,004€/min.

Outros mantêm-se sem tarifa OPC. Veremos até quando.

Pelo menos enquanto os equipamentos não forem alterados e respectivas potências.
Bem bom! Mas certamente que não vai durar muito... mais que não seja, quando forem forçados a substituir o PCN, por falta de peças, devem mudar para um de 22kWh, com o consequente ajuste no preço.

Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Última edição por zeuz em terça set 15, 2020 10:36 pm, editado 1 vez no total.
Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por rnlcarlov »

Acendam uma velinha para o Continente vir a instalar os carregadores deles perto de vocês ;)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

rnlcarlov Escreveu: quinta set 17, 2020 11:20 am Acendam uma velinha para o Continente vir a instalar os carregadores deles perto de vocês ;)
Num Continente Bom dia perto do trabalho tem lá o sítio desenhado, mas obras "niete".... normalmente durante hora de almoço faço compras/consumo...era na boa se pudesse lá "atestar" qualquer coisita se fosse borlix ou mais barato que em casa... mais caro, carrego em casa...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

será isto?

https://visao.sapo.pt/exame/2020-09-17- ... jWOMQoN3xc

Não menciona preços...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

app Continente Plug & Charge para mais info...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Mais info aqui : https://plugcharge.continente.pt/

Not bad
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

t3lmo
Moderador
Moderador
Mensagens: 2435
Registado: sábado nov 12, 2011 10:35 pm
Localização: Sintra

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por t3lmo »

e·carga   ekoway ML5000 Dez-2011 · 34.333km
             Outlander PHEV Dez-2014 · 70.000km
             Bmw C Evolution Set-2015 · 60.000km
             Peugeot iOn Jan-2017 · 50.000km


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Pelo que li parece interessante...só é pena não acumular os "coupons" e terem validade de 10 dias.. mas não se pode ter tudo..

No meu uso (leaf 40) ficaria o PCN (6,6kw) e o PCR (se conseguisse os 10min a 44kw)a vinte e poucos cêntimos/kwh
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

t3lmo Escreveu: quinta set 17, 2020 1:29 pm Inauguração de hoje: https://www.uve.pt/page/postos-carregamento-sonae/
Uma boa noticia...
Corresponde em tudo às minhas expectativas.
Carregadores rápidos e normais, tarifas diferenciadas pela potência, preços muito bons, crédito para carregamento em função de volume de compras e funcionando tudo pela aplicação.

Sobre os preços, a distinção de custo em função da potência faz toda a diferença. É o que a rede Mobie devia fazer.
Embora isso não aconteça nos postos rápidos... são poucos carros penalizados por isso, como o meu Outlander, que carrega a 22kW.

Atenção que o preço é: 0,1599€/min. Preço final.
Nos PCR da rede pública o preço indicado é apenas do OPC e sem IVA. Ou seja, dando como exemplo o PCR mais barato da minha zona (0,10€/min) o custo por kWh (considerando uma potencia constante de 50kW) é de 0,35€/kW final.
O carregador do Continente fica por: 0,20€/kW. É o pagamento da energia... Com taxa OPC de praticamente zero.

Nos carregadores normais, graças a distinção de potências, também se paga apenas a energia.

Agora estou curioso se algum dos continentes da minha zona estará para breve...
Já se conhece a lista das lojas contempladas para este ano?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Iniciais Matosinhos e Amadora...restantes acho que não se sabe..

Hoje noutro continente diferente do que mencionei vi uma área de estacionamento vedada...será que vâo lá fazer alguma obra?!hummm ... wait and see.

Até me faz falta no Leaf um carregamento PCR para "exercitar" bateria... último carregamento deste tipo foram 14 minutos em Fevereiro passado (entre 44kw e 35kw potência se bem me lembro)... carro já nem sabe o que é porta chademo :P

Os PCR's do LIDL também são dos competitivos (especialmente no interior), mas mais caros que estes do continente que não têm a dualidade CEME/OPC.... como sempre disse, este formato de duplo interveniente (e dupla margem no mesmo negócio) não me parece nada benéfico para consumidor....mas essa é outra discussão
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta set 17, 2020 5:09 pm Os PCR's do LIDL também são dos competitivos (especialmente no interior), mas mais caros que estes do continente que não têm a dualidade CEME/OPC.... como sempre disse, este formato de duplo interveniente (e dupla margem no mesmo negócio) não me parece nada benéfico para consumidor....mas essa é outra discussão
São coisas diferentes.... Não é por a Galp e a EDP, por exemplo serem CEME e OPC que vão cobrar menos nos seus postos.

O Continente é diferente... eles vão ganhar na venda de energia, como qualquer CEME, mas dispensar a parcela OPC, porque simplesmente não precisam. O negocio deles são os supermercados e atrair clientes para os supermercados...
Optaram e bem por investir e esperar a maior parcela de retorno pela fidelização de clientes.

O Lidl não investe nos postos... deixa isso com o OPC. Mas possivelmente também não cobra a ocupação do espaço no parque ao OPC. Isso implica que o OPC tenha que recuperar o investimento. E não há qualquer bónus para os clientes para além de aproveitarem para carregar a um preço um pouco melhor que outros PCR.

Isto porque há Câmaras Municipais como a minha que cobra ocupação de via publica ao OPC e ganha percentagem do OPC... Logo o preço final para o cliente é mais elevado.

Do Intermarche não espero nada de especial. A gestão das lojas é independente.
Mas o Auchan possivelmente fará algo do género do Continente.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu:
Freddy_krueger Escreveu: quinta set 17, 2020 5:09 pm Os PCR's do LIDL também são dos competitivos (especialmente no interior), mas mais caros que estes do continente que não têm a dualidade CEME/OPC.... como sempre disse, este formato de duplo interveniente (e dupla margem no mesmo negócio) não me parece nada benéfico para consumidor....mas essa é outra discussão
São coisas diferentes.... Não é por a Galp e a EDP, por exemplo serem CEME e OPC que vão cobrar menos nos seus postos.

O Continente é diferente... eles vão ganhar na venda de energia, como qualquer CEME, mas dispensar a parcela OPC, porque simplesmente não precisam. O negocio deles são os supermercados e atrair clientes para os supermercados...
Optaram e bem por investir e esperar a maior parcela de retorno pela fidelização de clientes.

O Lidl não investe nos postos... deixa isso com o OPC. Mas possivelmente também não cobra a ocupação do espaço no parque ao OPC. Isso implica que o OPC tenha que recuperar o investimento. E não há qualquer bónus para os clientes para além de aproveitarem para carregar a um preço um pouco melhor que outros PCR.

Isto porque há Câmaras Municipais como a minha que cobra ocupação de via publica ao OPC e ganha percentagem do OPC... Logo o preço final para o cliente é mais elevado.

Do Intermarche não espero nada de especial. A gestão das lojas é independente.
Mas o Auchan possivelmente fará algo do género do Continente.
Mas não estão no universo mobie...não se estão a reger pelas regras/limitações da mobie... É isso faz a diferença... Dispensar ceme ou dispensar opc, para cliente é igual... O continente consegue ver "a bigger picture"... A implementação do conceito mobie ceme+opc pode ser muito bonita na teoria, mas na prática não é competitiva (continente não dá nada a ninguém excepto na missão sorriso e mesmo assim....). Ter N apps e cartões é chato? .. É... Mas se for para ter preços competitivos é na boa... Eu já aderi...

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

E do que percebi continente limita uso a portadores cartão continente e registados na App... Não é abdicar de opc e cobrar ceme, é juntar os dois pois nos postos deles não há um sem o outro... Eu não posso lá carregar sem custo opc continente e usar cartão evaz... Eles estão como a tesla... À parte de toda a confusão de parcelas e parcelinhas das faturas que mobie e legislação exigem... Venham mais private networks destas....

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”