Custos de carregamento EV em postos públicos

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por gbento »

APHenriques Escreveu:
gbento Escreveu: segunda set 14, 2020 10:47 am Em Tomar, o carregador ainda em construção, apresenta preço já lá afixado de 0,25€/min. Não estou certo dos preços pois não tenho VE, mas não é carote?
Fiz as contas, 30 min da 7,5€, isso para mim dá-me para cerca de 150km de autonomia no meu poluidor.
Para VE isso da autonomia para quanto?
Se te referes ao TMR-90001, é um PCN e tem o custo de 0,025€/min. Não é dos mais baratos mas não é nada mau. Para os carros trifasicos é bom.
Hoje consegui lá passar e tens razão, preço 0,025 mais IVA.Imagem

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quinta set 17, 2020 6:46 pm E do que percebi continente limita uso a portadores cartão continente e registados na App... Não é abdicar de opc e cobrar ceme, é juntar os dois pois nos postos deles não há um sem o outro... Eu não posso lá carregar sem custo opc continente e usar cartão evaz... Eles estão como a tesla... À parte de toda a confusão de parcelas e parcelinhas das faturas que mobie e legislação exigem... Venham mais private networks destas....

Enviado do meu RNE-L21 através do Tapatalk
Compreendo o que queres dizer...
Repara que os carregadores da Tesla não dão lucro... o que dá lucro a Tesla é a venda de carros.
Os carregadores do Continente também não dão lucro... seria impossível recuperar o investimento pela sua utilização... o retorno vem das vendas das lojas. Isso é que paga o investimento.

No caso da rede Mobie não há nenhum negócio por detrás.... o investimento tem de ser rentável por si só. E acredita que não é fácil.

Eu estou aqui por carolice a reclamar dos preços dos OPC, mas eu próprio ponderei registar uma empresa como OPC. E acabei sempre por esbarrar no mesmo: é difícil rentabilizar. Especialmente porque grande parte das câmaras municipais não colaboram e já era esperada concorrência do Continente e outra entidades...

Repara que até a Ionity, apesar do suporte financeiro que tem, precisa de praticar preços mais elevados que a rede Mobie.

Como rede pública a Mobie permite-nos ter preços bons. Abaixo daquilo que será a média nestas redes, mas possivelmente insustentáveis a longo prazo.
Os preços terão que sofrer ajustes... o carregamento na via pública so será competitivo se for apoiado de alguma forma.... legislação poderá vir a exigir as câmaras municipais algum tipo de apoio. Especialmente para moradores urbanos sem locais privados de carga.
Por tudo isto... acho injusto reclamar do modelo que temos.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

gbento Escreveu: quinta set 17, 2020 7:34 pm
APHenriques Escreveu:
gbento Escreveu: segunda set 14, 2020 10:47 am Em Tomar, o carregador ainda em construção, apresenta preço já lá afixado de 0,25€/min. Não estou certo dos preços pois não tenho VE, mas não é carote?
Fiz as contas, 30 min da 7,5€, isso para mim dá-me para cerca de 150km de autonomia no meu poluidor.
Para VE isso da autonomia para quanto?
Se te referes ao TMR-90001, é um PCN e tem o custo de 0,025€/min. Não é dos mais baratos mas não é nada mau. Para os carros trifasicos é bom.
Hoje consegui lá passar e tens razão, preço 0,025 mais IVA.[
Obrigado pela confirmação...


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

a ver o que sai....se algo a sério ou apenas para ter mais apps no telemóvel....

https://www.dn.pt/dinheiro/carregar-vei ... 34031.html
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

De novidades, na verdade tivemos muito pouco.
Felizmente temos o Miio que já faz muitas das coisas que outros prometem.
O importante é não parar de evoluir.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

APHenriques Escreveu: terça set 08, 2020 3:37 pm Fui agora surpreendido com o anúncio de um novo PCR no Intermarche de Torres Vedras... um local que conheço bem.
Mas a surpresa, que poderia ser boa... passou a estranha ao ver o preço anunciado: 0,24€/min.
Ou seja, um custo de OPC com IVA de 17,71€/hora... fica o alerta para os distraídos. :)
Não sei se é erro, mas se não for é um novo recorde... parabéns Mobielectric! :twisted:

Pelo menos, pelo que sei, o recorde anterior era do OPC Propel - Cepsa com 0,15€/min.

Compreendo que seja difícil rentabilizar os PCR e PCN, mas com estes preços não sei se haverá muitos clientes interessados, uma vez que a algumas centenas de metros está em instalação outro PCR por 0,10€/min.

Uma coisa é certa... PCR instalados e desligados há meses é que não rendem nada.
Entretanto... o PCR que referi a 0,10€/min já abriu...
Mas entretanto, tive possibilidade de passar pelo do Intermarché, que já aparecia na Mobie com disponível... Na verdade ainda não existe... está na fase inicial da instalação. Continuo a achar que o preço de 0,24€/min é um erro. Veremos.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Segundo uma noticia que li hoje, os Supercharger da Testa passaram a ser cobrados hoje.
O preço é o esperado (0,30€/kWh)... é um preço bastante bom.
Uma coisa boa é a taxa de inactividade.


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por pedrosilva »

Mas passam a ser de acesso público?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

pedrosilva Escreveu: quarta out 14, 2020 3:50 pm Mas passam a ser de acesso público?
De certeza que não... Nenhum Supercarger dá acesso a outras marcas nem dará num futuro próximo...acho.

É um custo bem acessível para os utilizadores da marca...

Pena outras marcas não terem investido como esta numa infraestrutura (e as que investiram estarem mais preocupadas em "espremer" euros de clientes) de carregamento.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta out 14, 2020 5:42 pm
pedrosilva Escreveu: quarta out 14, 2020 3:50 pm Mas passam a ser de acesso público?
De certeza que não... Nenhum Supercarger dá acesso a outras marcas nem dará num futuro próximo...acho.
Claro que não... A Tesla não tem qualquer interesse nisso... nem os clientes da marca.
Eventualmente poderiam disponibilizar acesso a outros veículos, mas com um preço proibitivo... como a rede Ionity.
Mas não acredito que façam isso... não seria vantajoso para ninguém.


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Uma outra rede que nos pode interessar a todos é a do Continente.

Depois de Matosinhos e Amadora, alguém sabe de instalações a decorrer noutras lojas?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta out 14, 2020 9:27 pm Depois de Matosinhos e Amadora, alguém sabe de instalações a decorrer noutras lojas?
Segundo a notíicia inicial entre Hubs/postos não deverá haver mais de 100kms... ainda é uma distância grande.... só devem colocar nos principais continentes e não em quase todas as lojas... :(

A boa notícia é que estimam ter rede finalizada até final 2021... vamos ver.

notícia in: https://www.dinheirovivo.pt/empresas/co ... 96101.html
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

Ah, e a tal noticia dos custos dos supercharger da tesla:

https://abertoatedemadrugada.com/2020/1 ... pagar.html

Bem bons esses preços tendo em conta velocidade de carregamento destes face aos regulares PCR 50kw...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por pedrosilva »

" e com taxas acrescidas para quem por lá permanecer "estacionado" após o carregamento."

Ora aí está das poucas coisas onde eu utilizaria o "self drive" e onde reconheço grande valor, mas aquilo ainda não funciona pois não? E talvez nem venha a funcionar sem ninguém no carro!?


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

pedrosilva Escreveu: quinta out 15, 2020 9:30 am Ora aí está das poucas coisas onde eu utilizaria o "self drive" e onde reconheço grande valor, mas aquilo ainda não funciona pois não? E talvez nem venha a funcionar sem ninguém no carro!?
Hummm...no carregamento supercharger não vai funcionar autopilot ou summon ou algo do género que permita funcionamento autónomo do carro... o ligar e desligar da "mangueira"/cabo é um processo manual...

A Tesla tem um protótipo de um carregador "serpente" que faria ligação ao carro do cabo de carregamento sem qualquer intervenção humana, mas não se sabe bem o estado desse projecto... acho que faz parte dos planos deles pois faz todo o sentido no plano deles de terem frotas de robotaxi (taxis sem condutores, logo sem uma pessoa para os carregar)...alén disso é uma atividade que qulquer pessoa dispensa...enquanto vamos a algum lado, toca de mandar carro carregar para estar pronto para próxima viagem...faz mesmo todo o sentido... e isto sim será o verdadeiro smartcar :).
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Para carregamento autonomo o mais prático seria usar placas de indução. Terminando o carregamento o carro sairia da placa para um estacionamento normal. ;)


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quinta out 15, 2020 11:19 am Para carregamento autonomo o mais prático seria usar placas de indução. Terminando o carregamento o carro sairia da placa para um estacionamento normal. ;)
Em termos práticos sem dúvida... acho que seria relativamente simples fazer um retrofit ao carro com esse sistema e acho que a Bmw até já tem isso disponível incluindo o carregador... (ou li mal?)

Não sei é em termos de perdas elétricas, se não serão muito mais elevadas... não tenho mesmo conhecimentos nesta matéria (só do uso eficiente de placas de indução na cozinha :P para aquecimento de alimentos)
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Autor do tópico
APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por APHenriques »

Eu tenho um telemóvel que usei frequentemente o carregador de indução da marca... mas provocava um aquecimento bem mais elevado da bateria... resultado: bateria nova ao fim de um ano.

Agora já não uso... prefiro ligar cabo.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quinta out 15, 2020 2:46 pm Eu tenho um telemóvel que usei frequentemente o carregador de indução da marca... mas provocava um aquecimento bem mais elevado da bateria... resultado: bateria nova ao fim de um ano.
Acredito que tecnologia evolua.... mas neste momento também apenas topos (e lá perto) oferecem esta tecnologia mesmo nos telemóveis...

Acredito no entanto que num futuro próximo no entanto este carregamento seja a única forma de carregar gadgets... provavelmente as "portas" serão todas eliminadas (usb/lightning, 3,5mm - os que ainda têm)... é menos portas para avariar (que ainda tem algum desgaste do liga/desliga diário)... o carregador sem fios fica no interior do smartphone... mais protegido.... será também assim mais fácil os tão na moda "à prova de água"...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E

Avatar do Utilizador

zeuz
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1230
Registado: quinta out 17, 2013 10:52 am

Re: Custos de carregamento EV em postos públicos

Mensagem por zeuz »

Freddy_krueger Escreveu:Ah, e a tal noticia dos custos dos supercharger da tesla:

https://abertoatedemadrugada.com/2020/1 ... pagar.html

Bem bons esses preços tendo em conta velocidade de carregamento destes face aos regulares PCR 50kw...
No grupo Tesla Club Portugal (Facebook) há uns quantos a queixarem-se dos ~0,30€/kWh... foram vários os tópicos criados sobre o assunto, havendo até quem escrevesse que ficava mais caro que usar diesel...

Entretanto os restantes rezam e benzem-se para que os PCR estejam operacionais, vagos e o seu VE não sofra de #rapidgate !


Realmente... os problemas do primeiro mundo são uma trágico-comédia...



Sent from my Redmi Note 8 using Tapatalk


Imagem Vectrix VX-1 Li+ '11 (06/2014 - )
Imagem Opel Ampera 1.4i ECOTEC '12 (10/2017 - )

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”