Carregador para VE

Local ideal, para colocar dúvidas sobre Mota e/ou Carro Eléctrica/o

APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Entretanto, como tenho uma pessoa conhecida interessada em comprar um Zoe, falei agora com um vendedor. Não gosto de estar a incomodar sem necessidade, mas acho que neste caso se justificava.

Então é assim:
O carregador doméstico sempre foi opcional. Só que por norma era logo adicionado de fábrica a pedido dos concessionários.
Nos novos actuais, continua a ser opcional, mas só adicionado a pedido do cliente... a vantagem é que muitos clientes podem nem precisar e evitam gastar (599,99€), ou optar por um da concorrência bem mais barato, como o que é indicado acima...

O que vem incluído é o cabo Type 2... e actualmente uma Wallbox de 7,4kW de "oferta".


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/

Sobre carregar em casa, carregar a mais de 16A é interessante (maior rapidez) mas, para o dia-a-dia, com 7 a 10h horas de vazio, carregar a 16A será o ideal.
Isto porque não é necessário (em princípio) alterar nada em casa se optar por 16A.
Acima disso, terá de aumentar quase de certeza a taxa de potência contratada, maiores custos mensais, e aumentar a secção do cabo entre a tomada e o quadro elétrico, o que além de acarretar custos pode nem ser viável.

Carregar a 16A, 3,7kW, em 7h carrega 25,9kW (o que dá para uns 185km ou mais) em 10h carrega 37kW (o que dá para uns 250km ou mais).

Sobre opções de carga, pode contactar-me por PM :-)


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: terça set 15, 2020 8:43 pm Pelo que sei o carregador do carro é como um inversor e os inversores são mais eficientes na área superior de potência... Daí se falar que inversores solares não dever ser exageradamente sobre dimensionados pois perdem eficiência. O Pemifer acho que tem um post que testou eficiências em diversas potências... Foi daí que fiquei com esta ideia... E acho que já ouvi o Bjorn dizer algo do género também...
Sinceramente não sei se faz algum sentido comparar o funcionamento do carregador portátil do carro com um inversor solar.

Repara que no inversor solar a função e passar de corrente continua para a alternada.
No carregador entra alternada e sai alternada.... :?
Não percebo qual a relação entre estes dois dispositivos. Mas confesso que não sei bem o que o carregador portátil faz.


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am Sobre opções de carga, pode contactar-me por PM :-)
Aqui um cliente satisfeito :)

Offtopic: O puto (4 anos) é que no outro dia cortou a ligação do EVSE para a protecção de borracha (tampinha) do encaixe type2... felizmente foi só isso que cortou e como uso em modo wallbox com ficha type 2 a ficar encaixada no suporte parede type 2 fornecido, nem faço uso dessa borrachinha... mas quando vi miudo com o alicate de corte de volta do EVSE :shock: :? :cry: ainda por cima estava o evse ligado na CEE16...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

APHenriques Escreveu: quarta set 16, 2020 11:43 am Repara que no inversor solar a função e passar de corrente continua para a alternada.
No carregador entra alternada e sai alternada.... :?
Não percebo qual a relação entre estes dois dispositivos. Mas confesso que não sei bem o que o carregador portátil faz.
No carregador do carro tanto quanto sei entra AC e sai DC (para bateria do carro)... é um inversor inverso ao inversor solar simples,

O EVSE apenas faz o "handshake" com o carro acordando valor de carga e que tudo está OK antes e durante carregamento ...acho :P
Última edição por Freddy_krueger em quarta set 16, 2020 11:49 am, editado 1 vez no total.
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


Freddy_krueger
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1892
Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por Freddy_krueger »

mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!
Pois, foi cá um susto... é daquelas coisas...se calhar vou ter que colocar o suporte Type 2 (e os cabos do evse) mais acima a ver se não chega lá...
"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am No carregador do carro tanto quanto sei entra AC e sai DC (para bateria do carro)... é um inversor inverso ao inversor solar simples,
Pois, mas um inversor inverso :? não é um inversor.
É sim um transformador e rectificador de onda... pois recebe xxxV em AC e transforma em xxxV em CC (DC)

Certamente existem valores de potencia em que esses dispositivos e bateria serão mais eficientes... mas essa informação terá que ser fornecida pelo fabricante. Não se pode concluir sem saber todos os dados técnicos e será sempre diferente entre modelos diferentes.

Uma coisa é certa, o carregamento de baterias grandes com 10A será pouco pratico... por isso compreendo que cada vez mais uma wallbox, ou portátil de 16A (implicará sempre tomada CEE) ou mais, seja o mais útil para os novos VE.

Carregadores para tomada schuko faz sentido para plug in, mas pouco sentido para VE's de bateria maior.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta set 16, 2020 11:48 am
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!
Pois, foi cá um susto... é daquelas coisas...se calhar vou ter que colocar o suporte Type 2 (e os cabos do evse) mais acima a ver se não chega lá...
Com crianças todos os cuidados são poucos... mas é por essas e por outras que a ligação à terra e o diferencial de 30mA dedicados são absolutamente indispensáveis.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Freddy_krueger Escreveu: quarta set 16, 2020 11:48 am
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:46 am Medo!!!

Ainda bem que nada de mau aconteceu!
Pois, foi cá um susto... é daquelas coisas...se calhar vou ter que colocar o suporte Type 2 (e os cabos do evse) mais acima a ver se não chega lá...
Com crianças todos os cuidados são poucos... mas é por essas e por outras que a ligação à terra e o diferencial de 30mA dedicados são absolutamente indispensáveis.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
:shock: Estou chocado!
Confesso que não me apercebi da confusão que este artigo pode gerar.... foi preciso alguém referir este mesmo artigo noutro forum, para eu perceber que alguma coisa estava errada.
O autor, devia ser mais explicito... parece compreender do que fala mas a dada altura demonstra a própria confusão.

Com base nos cálculos feitos, o que está a ser comparado é a eficiência de carregamento em função do tempo.
Isso não tem relação nenhuma com eficiência energética.
E apenas tem relação com custos, se esse mesmo carregamento tiver um custo contabilizado em tempo e não em kWh.

Daqui surge uma conclusão absurda, mas compreensível, de algumas pessoas, interpretando isto como um desperdício de energia de, em algumas potências, mais de 30%.

Ou seja... num Renault Zoe, 30% dos electrões "evaporam-se"... :o ISTO ESTÁ ABSOLUTAMENTE ERRADO!

Esta confusão, resulta do pressuposto de que o carregamento é constante à potência indicada em todo o tempo de carregamento... isso não é verdade. Por exemplo o meu Outlander carrega em casa a 9A (2070W), mas tem momentos durante alguns minutos a meio do carregamento em que está abaixo dos 500W... também na parte final vai reduzindo progressivamente.... se fosse constante todo o tempo gastaria da tomada mais de 13kWh.... na verdade pouco passa dos 10kWh por uma carga completa.

Na tabela do Artigo também se mostra que a diferença de tempo de carga entre o R90 e o Q90 não é nenhuma a 11kW e apenas 2 minutos a 22kW... era nestas potências que poderia implicar custos diferentes nos PCN cobrados ao minuto...
No carregamento domestico não há diferença de custos ... na verdade um carregamento mais lento do Q90 pode ser vantajoso para quem tem painéis solares.

Por isto... eu vi o artigo, e seguiu para lixo... porque na verdade não diz absolutamente nada útil.
Só agora me apercebi na confusão que pode gerar para a maioria das pessoas...

Quem quer saber quanto gasta num carro, só tem que, depois de uma carga completa, registar os kms feitos, fazer nova carga contando os kWh e dividir estes pelos kms.
Esqueçam comparativos de eficiência absurdos que só lançam confusão.


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por JLMF »

APHenriques Escreveu: quinta set 24, 2020 12:12 pm
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
:shock: Estou chocado!

O autor, devia ser mais explicito... parece compreender do que fala mas a dada altura demonstra a própria confusão.

Com base nos cálculos feitos, o que está a ser comparado é a eficiência de carregamento em função do tempo.
Isso não tem relação nenhuma com eficiência energética.
E apenas tem relação com custos, se esse mesmo carregamento tiver um custo contabilizado em tempo e não em kWh.
A eficiência de carregamento não tem relação nenhuma com a eficiência energética de um veículo?
Não é uma das variáveis da equação?
Se no mesmo tempo á mesma intensidade de carregamento com a mesma quantidade de energia tomada da rede, um veículo carrega net na bateria 10kWh e outro carrega 15KWh o tempo não é considerado para determinar a unidade?

A eficiência da carga, apurando as respetivas perdas de cada sistema de carga dos diversos veículos não é determinante na eficiência energética destes?

Falamos indiferentemente de carga em casa ou no exterior em PCN/PCR pago ao minuto, ao KWh ou ambos, se o veículo A regista perdas no carregamento, diferença entre energia fornecida pela tomada e a que chega á bateria, superiores em 50% ao veículo B, estamos a falar de custo, tempo e energia., nas respetivas unidades, independentemente do que seja o método de carregamento em causa.
APHenriques Escreveu: quinta set 24, 2020 12:12 pm
mafgod Escreveu: quarta set 16, 2020 11:34 am O ZOE é muito pouco eficiente em cargas a baixa potência:
https://pushevs.com/2016/12/17/renault- ... fficiency/
Quem quer saber quanto gasta num carro, só tem que, depois de uma carga completa, registar os kms feitos, fazer nova carga contando os kWh e dividir estes pelos kms.
Esqueçam comparativos de eficiência absurdos que só lançam confusão.
Sejamos claros e precisos.

Quem quer saber quanto gasta num carro, só tem que, depois de uma carga completa, registar os kms feitos, fazer nova carga contando os kWh que passaram na tomada, não os que chegaram á bateria ou, carregando ao minuto saber quantos minutos a mais esteve ligado devida a perdas no carregamento para uma mesma quantidade de KWh entregues á bateria e dividir estes pelos kms.

Num IC a quantidade de combustível entrado no depósito é a que pagamos e utilizamos para rodar, entre a "bomba" e o depósito não há perdas. (salvo quando insistimos e nos molha os sapatos ou fica no chão ;) )

Num VE a quantidade de energia que sai da tomada é a que pagamos mas só utilizamos a que chega á bateria.

Se entre a tomada e a bateria existem perdas internas devido a eficiência do carregamento vamos ter menos energia para rodar.

Apesar de o veículo me informar que entraram na bateria X KWh e calcular no CB o consumo sobre estes X, eu terei de adicionar para cálculo de média real os Y que se perderam na carga e que eu paguei.

Aqui é que aparece a questão da eficiência do carregamento impactante na eficiência global porque há veículos cuja carga a 10A por exemplo é de 94% e outras onde se verifica que apenas 65% da energia que passa na tomada chega á bateria ficando mais caro (custo) seja o carregamento pago em minutos (mais tempo ligado á tomada com mais energia sacada da rede para a mesma quantidade de energia a utilizar) como em KWh (mais perdas em energia a adicionar ao realmente utilizado a rolar).


mafgod
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 226
Registado: segunda nov 13, 2006 6:23 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por mafgod »

Ok.... o artigo que indiquei até pode ser algo de várias interpretações.
Este estudo parece ser mais credível.
https://www.semanticscholar.org/paper/E ... c81bcc3e2e

Que tem um link para este pdf:
https://pdfs.semanticscholar.org/55e8/b ... 1600963303

Pag.8 Tabela1


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

JLMF Escreveu: quinta set 24, 2020 3:26 pm
A eficiência de carregamento não tem relação nenhuma com a eficiência energética de um veículo?
Não é uma das variáveis da equação?
Se no mesmo tempo á mesma intensidade de carregamento com a mesma quantidade de energia tomada da rede, um veículo carrega net na bateria 10kWh e outro carrega 15KWh o tempo não é considerado para determinar a unidade?
Pois ai é que está a confusão.
A eficiência de carregamento, em função do tempo, não tem relação nenhuma com a eficiência energética de um veículo?
O que é comparado no artigo é a diferença de tempo de carregamento.
O que é dito é que o R90 carrega mais rápido que o Q90. Mas isso não significa que da tomada saiam mais kWh... porque como já disse, a corrente varia durante o carregamento....
O facto de um carregar em 20 horas e o outro em 24h20m a 2,3kW. Não significa mais energia consumida.
É que o autor considera que o carregador está a consumir na tomada 2,3kWh constante... mas nem isso é constante nem se deve confundir kW com kWh.
O autor começou referindo inicialmente que se tratava de eficiência em função do tempo. Mas depois o próprio parece ter ficado baralhado.
JLMF Escreveu: quinta set 24, 2020 3:26 pm A eficiência da carga, apurando as respectivas perdas de cada sistema de carga dos diversos veículos não é determinante na eficiência energética destes?
Claro que é. Por isso a única coisa que podemos medir é a energia que pagamos e e os kms que fazemos com ela.
São duas variáveis facilmente determinadas.
O CB não nos dá informação fiável... e complicar essa analise com cálculos de eficiências simplistas não nos leva a nada. Tudo isso pode ser calculado matematicamente, mas é muito mais complexo e implica informações sobre os diversos equipamentos que não temos.
JLMF Escreveu: quinta set 24, 2020 3:26 pm Num IC a quantidade de combustível entrado no depósito é a que pagamos e utilizamos para rodar, entre a "bomba" e o depósito não há perdas. (salvo quando insistimos e nos molha os sapatos ou fica no chão ;) )

Num VE a quantidade de energia que sai da tomada é a que pagamos mas só utilizamos a que chega á bateria.
Se entre a tomada e a bateria existem perdas internas devido a eficiência do carregamento vamos ter menos energia para rodar.
Obviamente.... na prática o que temos de fazer é calcular da mesma forma o consumo. As perdas fazem parte do consumo.... e há perdas... mas não são as indicadas no artigo. Não se calcula assim. E nem são de tal magnitude.
Da mesma forma que alguns carros CI aproveitam melhor o combustível que pagamos na bomba. Também alguns EV aproveitam melhor a energia que sai da tomada para o carro. É por isso que alguns são mais económicos que outros. Mas isso não está em causa.
Aliás, nos EV por vezes pode ser necessário fazer arrefecimento activo da bateria durante a carga... nesses carregamentos o consumo de energia será muito maior.
JLMF Escreveu: quinta set 24, 2020 3:26 pm Apesar de o veículo me informar que entraram na bateria X KWh e calcular no CB o consumo sobre estes X, eu terei de adicionar para cálculo de média real os Y que se perderam na carga e que eu paguei.
Por isso não se usa informação do CB.
Nem o CB sabe exactamente quantos X kWh entraram na bateria, nem quantos lá estão. Alias, isso varia consoante a temperatura do momento. As baterias não são depósitos estanques.

Enfim... não vale a pena complicar o que é simples.
Também não é minha intenção defender o Zoe em relação a outros... mas tirar conclusões, baseada em dados falsos também não é justo.


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por JLMF »

mafgod Escreveu: quinta set 24, 2020 5:08 pm Ok.... o artigo que indiquei até pode ser algo de várias interpretações.
Este estudo parece ser mais credível.
https://www.semanticscholar.org/paper/E ... c81bcc3e2e

Que tem um link para este pdf:
https://pdfs.semanticscholar.org/55e8/b ... 1600963303

Pag.8 Tabela1
Existem vários estudos, análises o que lhe quisermos chamar que alertam exatamente para a desigualdade de eficiência de carregamento entre EVs.
Por esta razão, permito-me a ousadia de recém chegado, de discordar do utilizador APHenriques quando afirma: Esqueçam comparativos de eficiência absurdos que só lançam confusão, minimizando a questão.
Pessoalmente ainda tive a esperança que o recente protocolo de medição de consumos dos VEs tivesse em consideração não só o seu consumo em utilização mas toda a energia consumida incluindo a da recarga.
utilizando a fonte do utilizador mafgod no post citado temos:
Imagem
The results show a loss between 15 % and 40 %, which is far above the state of the art power converters. This is an unnecessary high consumption of electrical energy during charging, which not only affects the consumer financially, but also creates unnecessary load on the grid.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

mafgod Escreveu: quinta set 24, 2020 5:08 pm Ok.... o artigo que indiquei até pode ser algo de várias interpretações.
Este estudo parece ser mais credível.
https://www.semanticscholar.org/paper/E ... c81bcc3e2e

Que tem um link para este pdf:
https://pdfs.semanticscholar.org/55e8/b ... 1600963303

Pag.8 Tabela1
Obrigado pela partilha.... com tempo vou analisar.


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

JLMF Escreveu: quinta set 24, 2020 7:50 pm
Existem vários estudos, análises o que lhe quisermos chamar que alertam exatamente para a desigualdade de eficiência de carregamento entre EVs.
Por esta razão, permito-me a ousadia de recém chegado, de discordar do utilizador APHenriques quando afirma: Esqueçam comparativos de eficiência absurdos que só lançam confusão, minimizando a questão.
Eu não disse que não havia perdas de carregamento... todos os equipamentos eléctricos tem perda de energia que não é usada para a função especifica, mas perde-se normalmente em calor.
Mas não é 30% ou 40%

Em eficiência energética, teoricamente, espera-se o seguinte:
- o carregamento monofásico é menos eficiente que o trifásico.
- para a mesma tensão, quanto mais corrente, mais perdas. Ou seja, dissipa-se menos energia a 10A do que a 16A ou a 32A.
- O carregamento DC perde menos energia do que o AC.
- Todas as baterias perdem energia... por várias razões... a mais frequente é quando saem do intervalo térmico ideal.

Nada disto é novidade...
O que eu alerto é que não se pode tirar conclusões de forma leviana...
Por isso volto a dizer: a forma correta é medir os kms feitos e a energia fornecida na saída da tomada. É a relação entre o que pagamos e o proveito que temos que interessa.

Por acaso gostava de saber como são feitos os testes que dão o "consumo energético real" de cada carro na WattsOn.
Para o meu carro, o consumo indicado é muito aproximado às minhas medidas... ligeiramente superior. Mas considero, pela minha experiência que é muito realista.
Ora se o método é o mesmo para todos os carros, como é de esperar, tenho de considerar que para todos os outros carros também será aproximada a realidade.
No caso do Zoe, o consumo é perfeitamente aceitável... e bate certo com a experiência de uma pessoa que conheço proprietário de um Zoe.
Aproveitei para perguntar aqui no forum a um proprietário da versão anterior, sobre consumos.


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por JLMF »

Dentro do tema carregamento, deixo um artigo de uma conceituada revista auto que faz testes por jornalistas que penso estarem acima da média, pela metodologia e histórico.
Sei que noutros fóruns e neste, estes testes, estes estudos já foram considerados pelo utilizador APHenriques como ridículos, cujos resultados e conclusões o chocam, mitos urbanos, absurdos que só lançam confusão, sem nada que se aproveite, falsos, mas como sou teimoso na minha análise de interpretação, factual, cientifica o mais possível, argumentada e de metodologia abrangente, e depois de ter lido alguns posts (imensos) do utilizador APHenriques deu para aferir dos seus conhecimentos na matéria e fiquei decepcionado porque a expetativa que tinha criado em relação ao seu conhecimento de causa era muito alta considerando a quantidade de adjetivos qualificativos, normalmente depreciativos, em relação aos citados estudos e artigos e á quantidade de conselhos que frequentemente dispensa.

Este artigo para o APHenriques não é novidade, já o leu em 01/2020, já o considerou sem nada que se aproveite, mas infelizmente, existem outros testes com resultados semelhantes e com pouco ou nenhum contraditório, aliás com a marca a reconhecer que afinal as melhorias pretendidas para os modelos 2019/2020 R135, R110 em relação aos anteriores não resolveram por completo o problema.

Outras marcas houve nos últimos anos que resolveram completamente o problema e estão com perdas no carregamento na ordem dos 4 a 10%, Tesla, Kia, Hyundai, Nissan, etc, e porque é tomando consciência das questões e respeitando valorizando apreciando interpretando humildemente o trabalho de terceiros que as mentes se abrem, aqui vai:

Renault ZOE R110 R135 2019
Preocupações no carregamento
... Finalmente, nenhum milagre do lado da recarga. Se a Renault oferece, em opção (1000 €), a possibilidade de carregamento em terminal rápido em corrente contínua (até 50 kW máximo, recarga em 1h10 anunciada), este continua a ser o grande ponto fraco da Zoe . De acordo com nossas medições, em uma tomada doméstica (16A), como na geração anterior, o carregador degrada o desempenho. Portanto, quando você abastece a bateria com 52 kWh, o carro consome 20,5 kWh adicionais! Um apetite que, evidentemente, não é levado em consideração no consumo médio apresentado pelo computador de bordo.


Fonte; https://www.automobile-magazine.fr/tous ... t-zoe-r135
https://www.automobile-magazine.fr/voit ... os-mesures


JLMF
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 48
Registado: sexta jun 27, 2014 9:46 pm

Re: Carregador para VE

Mensagem por JLMF »

APHenriques Escreveu: sexta set 25, 2020 12:14 pm
Eu não disse que não havia perdas de carregamento... todos os equipamentos eléctricos tem perda de energia que não é usada para a função especifica, mas perde-se normalmente em calor.
Mas não é 30% ou 40%
Ai são são, e até mais de 40%, mas está melhor para quem se recusava a acreditar que havia perdas entre a tomada e a bateria e tinha como único credo o CB do veículo. ;)
Bem me queria parecer que o utilizador não teria ainda percebido, mas não custa nada ler com atenção e perguntar :) Há por aqui quem nos possa esclarecer e que sabe muito destes assuntos com quem temos muito a aprender.
Perdas devido ao "calor" quando falamos em carregamentos dos atuais VEs são irrelevantes, na condição de que a instalação eléctrica e estrutura de carregamento esteja elaborada conforme as regras elementares, já vi de tudo, o mais recente e muito assustador um amigo de amigo onde estive o passado fds e que aumentando a potencia contratada para 10.35 KVA colocou em modo bricolage uma linha direta do quadro com disjuntor e diferencial para 32A com respetiva tomada P17 (CE); tudo bem salvo que o cobre era de 4mm2 com a agravante ainda de uma distancia de mais de 25 metros.

As perdas que contam são do carregador/conversor um ou outro integrados no veículo. :shock:
Analisar a razão destas "perdas" é a questão, mas não é para nós que consumimos.

Agora observo no post, não sei se são duvidas se são afirmações, visto não estarem fundamentadas, penso serem dúvidas:

APHenriques Escreveu: sexta set 25, 2020 12:14 pm
Em eficiência energética, teoricamente, espera-se o seguinte:
- o carregamento monofásico é menos eficiente que o trifásico.

É como tomar como verdade absoluta que somos todos filhos de Deus, depende de que Deus, do Juíz e do ajuizado. :D
Carregar com uma fase ou com três fases só por si não é determinante.
Há as variáveis intensidade de corrente e com esta para que "zona" de optimização o conversor foi construído, em teoria sim mas não dou como verdade para todos o VEs.
(3*(10... 15)) ou (1*32 )hummm, :roll: talvez precise de ler/experimentar.

- para a mesma tensão, quanto mais corrente, mais perdas. Ou seja, dissipa-se menos energia a 10A do que a 16A ou a 32A.

Não falaria de tensão (salvo se em causa estiver AC ou DC)mas sim em intensidade A. Tudo tem a ver com o conversor e/ou carregador e respetivos rendimentos/eficiência versus para que intensidade estão optimizados. Dentro dos 20/80% de carga os casos de menor eficiência sim, teem-se verificado a menor intensidade, questão optimização e unidade de tempo.

- O carregamento DC perde menos energia do que o AC.

Pois... esta é lógica, queimamos uma etapa (quase). (ressalvo que "perder energia" é aceitável neste debate mas não em absoluto, tudo se transforma)

- Todas as baterias perdem energia... por várias razões... a mais frequente é quando saem do intervalo térmico ideal.

nas condições de utilização previstas as perdas de energia das baterias dos VEs, de uma forma geral são irrelevantes, já foi bem pior, dentro da utilização prevista do veículo e conforme um maior número de "limitadores" (garde-fous) existente no veículo para segurança destas. A tesla teve recentemente uma atualização para o seu sentinela que bombava alguma energia e confundia os donos, corrigido e segundo relatos a perda é inferior a 1% 24 horas desde que não fique estacionado com anterior carga a 100% o que de qualquer maneira é sempre desaconselhável, mas aqui sei que o utilizador não está de acordo comigo como vi noutro post. Já agora, um ciclo na vida de uma bateria é de 0 a 100% e não menos; dois carregamentos de 25 a 75% são um ciclo de carga.
Pode haver falta de condições para que a bateria devolva em boa forma a energia que recebeu, baixa disponibilidade, mas não a "perdeu"; assim como pode estar indisponível para receber, cansada de um longo trajeto ou descarga e teremos de esperar para que descanse (baterias sem arrefecimento forçado, liquido ou outro numa AE a meio de um percurso de 300 km, caso dos Leaf nomeadamente)

Nada disto é novidade...

Pois não...

O que eu alerto é que não se pode tirar conclusões de forma leviana...

Isso.

Por isso volto a dizer: a forma correta é medir os kms feitos e a energia fornecida na saída da tomada. É a relação entre o que pagamos e o proveito que temos que interessa.

Muito bem :lol: (Y) melhor que a anterior opinião que se baseava nos CBs e que aconselhava referenciação no spritmonitor (cujo mérito existe para os ICs e cuja "tomada" é a pistola da bomba, sem perdas... não bolas, há perdas, os vapores, mas acho que é irrelevante) fico feliz sempre que constato evolução, defeito profissional :(


APHenriques
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 681
Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am

Re: Carregador para VE

Mensagem por APHenriques »

Como se diz na minha terra: "leva lá a bicicleta, mas mete o capacete"

;)

Responder

Voltar para “Procura veículo eléctrico mas tem dúvidas? Coloque-as aqui”