DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
É um país bastante maior, por isso inerentemente mais difícil de fazer crescer a rede de carregamento.
A última vez que vi um mapa de carregadores fiquei com a sensação que se concentravam na maioria em Madrid e Barcelona.
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A última vez que vi um mapa de carregadores fiquei com a sensação que se concentravam na maioria em Madrid e Barcelona.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Também para os preços da Ionity, não são postos atractivos. A rede da Iberdrola é que tem crescido imenso neste último ano. Com PCRs de 50kW a 0,30/kWh e de 80kW a 0,40/kWh, instalados lado a lado, torna-se uma rede bem mais interessante.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta set 23, 2020 8:57 am Em termos de ionity também não está fácil, apenas com 3 postos lá...
Têm o problema dos múltiplos operadores, mas também uma certa liberalização com preços para todas as carteiras.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
PCR a 0,30kWh ... quem diria que isso é possível...rnlcarlov Escreveu:Também para os preços da Ionity, não são postos atractivos. A rede da Iberdrola é que tem crescido imenso neste último ano. Com PCRs de 50kW a 0,30/kWh e de 80kW a 0,40/kWh, instalados lado a lado, torna-se uma rede bem mais interessante.Freddy_krueger Escreveu: ↑quarta set 23, 2020 8:57 am Em termos de ionity também não está fácil, apenas com 3 postos lá...
Têm o problema dos múltiplos operadores, mas também uma certa liberalização com preços para todas as carteiras.

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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Na minha opinião, isso só se torna possível sem o modelo mobie+ceme+opc+taxas e taxinhas... enquanto isso não for alterado é impossível esse custo em PT a não ser que OPC decida por e simplesmente perder dinheiro oferecendo carga
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Exacto, vejam lá se o Continente não está com preços +/- 0,21€/kWh nos PCRs deles.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta set 25, 2020 1:32 pmNa minha opinião, isso só se torna possível sem o modelo mobie+ceme+opc+taxas e taxinhas... enquanto isso não for alterado é impossível esse custo em PT a não ser que OPC decida por e simplesmente perder dinheiro oferecendo carga
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Não percebi qual a parte do comentário do Freddy_krueger com que estás a concordar...rnlcarlov Escreveu:Exacto, vejam lá se o Continente não está com preços +/- 0,21€/kWh nos PCRs deles.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta set 25, 2020 1:32 pmNa minha opinião, isso só se torna possível sem o modelo mobie+ceme+opc+taxas e taxinhas... enquanto isso não for alterado é impossível esse custo em PT a não ser que OPC decida por e simplesmente perder dinheiro oferecendo carga
Se for a última - "a não ser que OPC decida por e simplesmente perder dinheiro oferecendo carga" - dúvido, seriamente, que o Continente perca dinheiro nos carregamentos... e sim, estou a ter em conta o que ganham indirectamente com a disponibilização dos carregadores. Por exemplo, dúvido que percam dinheiro com alguém que apenas use os carregadores e mais nenhum serviço do Continente. Também tenho as minhas dúvidas que não façam lucro, embora acredite que seja marginal.
Se te referias à primeira parte - isso só se torna possível sem o modelo mobie+ceme+opc+taxas e taxinhas - também concordo e, aparentemente, muitas mais pessoas... vale-nos poder usar um só cartão em toda a rede... desde que essa rede esteja operacional e a reconhecer o nosso cartão...

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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Fiquei baralhada..........
Voces falam em 0,40/0,50€/Kwh como se fosse barato. Acho um roubo e so afasta mais pessoas para aquisicao de EV's.
Podem nao concordar comigo mas um EV e mais caro que um carro a combustivel na AQUISICAO mas tirando isso acaba por ficar igual. Digo isto (ja sei que nao concordam mas e a realidade) porque quando avariar algum componente eletrico fora da garantia custa o preco do ouro, ha por ai um post de um Ampera com problemas de medicao de temp. nas batts, e ainda nao temos carros "velhos" que precisam de batts, motores etc. etc. Enquanto vejo EV's da marca T com 4-5 anos e uma carrada de kms a preco de um BMW 420 NOVO nao acredito que que os EV irao ter um futuro muito brilhante e nem falo de incntivos para o user privado. Ainda por cima com precos tao atrativos que temos nos postos de carga desde 0,04€/min ate precos ja mencionados............
Enfim e mais uma maneira de enriquecer muita gente e acaba por ser sempre o pobre a pagar......
Beco
Voces falam em 0,40/0,50€/Kwh como se fosse barato. Acho um roubo e so afasta mais pessoas para aquisicao de EV's.
Podem nao concordar comigo mas um EV e mais caro que um carro a combustivel na AQUISICAO mas tirando isso acaba por ficar igual. Digo isto (ja sei que nao concordam mas e a realidade) porque quando avariar algum componente eletrico fora da garantia custa o preco do ouro, ha por ai um post de um Ampera com problemas de medicao de temp. nas batts, e ainda nao temos carros "velhos" que precisam de batts, motores etc. etc. Enquanto vejo EV's da marca T com 4-5 anos e uma carrada de kms a preco de um BMW 420 NOVO nao acredito que que os EV irao ter um futuro muito brilhante e nem falo de incntivos para o user privado. Ainda por cima com precos tao atrativos que temos nos postos de carga desde 0,04€/min ate precos ja mencionados............
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Prazer de conducao e ir pelo caminho mais longo para chegar ao destino.....
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Não creio que alguém tenha dito aqui que 0,40€ ou 0,50€/kWh seja barato. Barato considero por exemplo os PCRs do continente. Considero os 0,30€/kWh nos PCRs de 50kW como valores justos, tal como os 0,40€ nos UPCR.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Sim, há que ter em conta que o PCR não faz simplesmente entrega energia, há uma conversão, um pico de potência,rentabilização de equipamento, sua manutenção... para 50kw potÊncia acho que 0,20 a 0,30 EUR/kwh não é caro... nós como consumidores facilmente pagamos a 0,17EUR/kwh...
a 0,30 EUR/kwh*15kwh/100kms= 4,50 EUR /100kms... não é descabido este custo no meu entender especialmente tendo em conta que é (no meu caso) um uso muito ocasional... último carregamento PCR que usei foi em Fevereiro...
a 0,30 EUR/kwh*15kwh/100kms= 4,50 EUR /100kms... não é descabido este custo no meu entender especialmente tendo em conta que é (no meu caso) um uso muito ocasional... último carregamento PCR que usei foi em Fevereiro...
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Enfim pode ser que o Continente com estes preçários pode vir a ajudar a mobilidade electrica libertando se de muitas taxas e taxinhas…
Quem sabe, para já o mais justo inclusive nos Lentos…
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Sim...venham é mais estações de carga...para já só ainda em Matosinhos e Amadora (os mais antigos Continente curiosamente)....
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Já lá fui carregar duas vezes. Uma vez com o Hyôiô e outra com o morangwatt (este coitado não ia a uma rapidinha há 2 anos
). Mas ambas de 10min a usar as "borlas" do continente" 


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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
A ideia é mesmo essa.... isso ou em viagens programadas pois são os postos rápidos mais baratos...
Aqui o de Matosinhos ainda longe...uns 50/60kms.... quando der uma passada por lá após uma compra continente testo...
"Freddy Krueger"
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
O Hyôiô está neste momento na Catalunha, a 1300km de casa, feitos em dois dias, com pernoita a meio.
A primeira parte do percurso já era conhecida do ano passado. Primeira paragem em Évora, mas desta vez no PCR do Continente, já que até tinha minutos para gastar. Ainda tinha PTSD da seca de 1h30 à espera de um Tesla em Évora no ano passado, logo assim que vi um Tesla na área de carregamentos, o meu coração deu um salto. Mas felizmente era só no PCN ao lado
Carreguei até 70% e abalei para Badajoz, tendo lá chegado com 20%.

Ao chegar ao PCR, um Tesla! Era desta que ia esperar... só que não, estava a carregar na tomada AC. Melhor para mim. Foi só passar token eletromaps e carregar à borla. Enquanto fui e vi ao CC El Faro para uma paragem técnica, já tinha mais de 70% e abalei para Cáceres. Estava num horário apertado, pois tinha a informação que o carregador municipal de Cáceres estava num parque que só estava aberto até às 15h15. Segui por nacional até Cáceres e cheguei lá às 14h45 e fui logo por a carregar enquanto comia o farnel (novamente carga gratuita).


Aparentemente não fechou até essa hora, logo não sei se as 15h era hora especial covid ou não.
Carreguei o máximo que pude (94%) pois ainda eram 145km com relevo desfavorável. O ABRP estimava que passaria em Navalmora de la Mata com 27% (onde havia outro carregador de recurso caso o consumo estivesse muito alto) e a Oropesa com 10%, mas cheguei com 18%. Era um hub de PCN, PCR e PCUR da Iberdrola, e resolvi experimentar um PCUR pela primeira vez (0,40€/kWh)


Foi engraçado ver carregar acima de 60kW, mas depois apercebi-me que não foi boa ideia usar um PCUR na 4ª carga rápida, pois pouco depois o carro tinha limitado a carga possivelmente por a temperatura média da bateria estar nos 48,5ºC. Quando fui ver novamente estava nos 33kW. Logo devia ter usado o PCR de 50kWh, pois não ganhei tempo nenhum, talvez até tenha sido mais demorado.
Dali seguir com 94% para a última paragem do dia, já perto de Madrid. Pelo caminho apanhei um grande engarrafamento na A5, devido a barreira policial que estava a fazer passar os carros devagar numa única fila. Passado esse obstáculo, cheguei a Móstoles, onde carreguei no PCR da Repsol que funcionava com a app da Iberdrola (e preço Iberdrola 0,30€/kWh). Entretanto a bateria tinha arrefecido o suficiente para carregar à velocidade normal o tempo todo.


Daí até Alcalá de Henares eram poucos kms, logo carreguei só até 45%. Passar Madrid é que foi uma chatice. Queria usar a M-45 para contornar Madrid, mas a estrada não estava muito bem indicada, e o GPS não ajuda nestes casos. Acabei por ir parar à M-40, onde havia mais trânsito, mas segundo o Google não era assim uma grande fila. O problema foi que entretanto alguém se espetou uns kms mais à frente e criou novo engarrafamento, esse sim bem grande. Por mim lá consegui seguir caminho e chegar bastante mais tarde a Acalá de Henares do que tinha planeado. O alojamente era mesmo na praça central da cidade, mas tinha visto que mesmo ao pé existe um parque subterrâneo com carregadores de 7kW. Pagando 6,95€ dá para lá estacionar um dia e carregar gratuitamente.
No dia seguinte saí de Acalá a 100% e fiz a primeira paragem a 153km, com umas boas subidas acima de 1000m pelo meio. O ARBP estimava chegar com 10% sempre nas velocidades legais, cheguei com 18%.

Utilizei pela primeira vez a rede Cargacoches, cuja app funciona bastante bem (melhor do que a Iberdrola, que desde que passou a ser paga com cartão de crédito e não saldo carregado dá alguns bugs). O preço também era bastante bom 0,29€/kWh.

A paragem seguinte foi em Saragoça, para o carro e os ocupantes comerem. A carga foi novamente num posto da Repsol com roaming da Iberdrola, onde ficou até 94%, de forma a atravessar o maior deserto de carregadores do percurso, até Lérida. A AP-2 desde o íncio do mês de Setembro que deixou de ser paga logo fui por ela descontraidamente. O plano era carregar num PCR gratuito dentro de Lérida, mas estava a ver que ia ser muito à pele, logo parei para carregar a uns 20km antes, onde se pagava 0,20€/kWh.

Estava lá uma eNV200 na Chademo, mas aguardei um pouco e a carga parou, pelo que liguei a CCS e iniciei carga. A potência média esteve nos 35kW (100A), e devia ser limitação do posto, pois todos os postos daquela marca que encontrei só carregaram a essa amperagem. Entretanto apareceu o dono da eNV200, surpreendido por a carga ter parado antes de estar cheio. Ele não estava muito ao corrente que os Leafs e eNV200 param a carga automaticamente aos 80% e depois é necessário nova ativação do posto.
Com a conversa até já estava eu com 89% de carga, logo segui viagem. A próxima paragem foi numa terra chamada Calaf, agora sim num posto gratuito da aliança de municípios da Catalunha, ativado com o token eletromaps. Verifiquei novamente a limitação dos 35kW.


Carreguei até 84% e segui viagem. Planeei parar mais uma vez para uma carga curta em Vilobi D'Onyar com o eletromaps. Ao chegar pareceu-me que tinha bateria suficiente para chegar ao destino (29%), mas resolvi parar para carregar. Fiqui-me pelos 45% e seguir para Lloret de Mar, onde cheguei com cerca de 30% (o relevo ajudou bastante nestes últimos troços).
Por cá existem alguns PCNs que se ativam com o token do eletromaps. Apesar de aparecem como 7kW, na realidade debitam perto de 3kW. Também existe um centro comerical com 6 carregadores de 7kW a funcionar com qualquer RFID, esses sim a debitar a potência esperada.
A primeira parte do percurso já era conhecida do ano passado. Primeira paragem em Évora, mas desta vez no PCR do Continente, já que até tinha minutos para gastar. Ainda tinha PTSD da seca de 1h30 à espera de um Tesla em Évora no ano passado, logo assim que vi um Tesla na área de carregamentos, o meu coração deu um salto. Mas felizmente era só no PCN ao lado

Carreguei até 70% e abalei para Badajoz, tendo lá chegado com 20%.

Ao chegar ao PCR, um Tesla! Era desta que ia esperar... só que não, estava a carregar na tomada AC. Melhor para mim. Foi só passar token eletromaps e carregar à borla. Enquanto fui e vi ao CC El Faro para uma paragem técnica, já tinha mais de 70% e abalei para Cáceres. Estava num horário apertado, pois tinha a informação que o carregador municipal de Cáceres estava num parque que só estava aberto até às 15h15. Segui por nacional até Cáceres e cheguei lá às 14h45 e fui logo por a carregar enquanto comia o farnel (novamente carga gratuita).


Aparentemente não fechou até essa hora, logo não sei se as 15h era hora especial covid ou não.
Carreguei o máximo que pude (94%) pois ainda eram 145km com relevo desfavorável. O ABRP estimava que passaria em Navalmora de la Mata com 27% (onde havia outro carregador de recurso caso o consumo estivesse muito alto) e a Oropesa com 10%, mas cheguei com 18%. Era um hub de PCN, PCR e PCUR da Iberdrola, e resolvi experimentar um PCUR pela primeira vez (0,40€/kWh)


Foi engraçado ver carregar acima de 60kW, mas depois apercebi-me que não foi boa ideia usar um PCUR na 4ª carga rápida, pois pouco depois o carro tinha limitado a carga possivelmente por a temperatura média da bateria estar nos 48,5ºC. Quando fui ver novamente estava nos 33kW. Logo devia ter usado o PCR de 50kWh, pois não ganhei tempo nenhum, talvez até tenha sido mais demorado.
Dali seguir com 94% para a última paragem do dia, já perto de Madrid. Pelo caminho apanhei um grande engarrafamento na A5, devido a barreira policial que estava a fazer passar os carros devagar numa única fila. Passado esse obstáculo, cheguei a Móstoles, onde carreguei no PCR da Repsol que funcionava com a app da Iberdrola (e preço Iberdrola 0,30€/kWh). Entretanto a bateria tinha arrefecido o suficiente para carregar à velocidade normal o tempo todo.


Daí até Alcalá de Henares eram poucos kms, logo carreguei só até 45%. Passar Madrid é que foi uma chatice. Queria usar a M-45 para contornar Madrid, mas a estrada não estava muito bem indicada, e o GPS não ajuda nestes casos. Acabei por ir parar à M-40, onde havia mais trânsito, mas segundo o Google não era assim uma grande fila. O problema foi que entretanto alguém se espetou uns kms mais à frente e criou novo engarrafamento, esse sim bem grande. Por mim lá consegui seguir caminho e chegar bastante mais tarde a Acalá de Henares do que tinha planeado. O alojamente era mesmo na praça central da cidade, mas tinha visto que mesmo ao pé existe um parque subterrâneo com carregadores de 7kW. Pagando 6,95€ dá para lá estacionar um dia e carregar gratuitamente.
No dia seguinte saí de Acalá a 100% e fiz a primeira paragem a 153km, com umas boas subidas acima de 1000m pelo meio. O ARBP estimava chegar com 10% sempre nas velocidades legais, cheguei com 18%.

Utilizei pela primeira vez a rede Cargacoches, cuja app funciona bastante bem (melhor do que a Iberdrola, que desde que passou a ser paga com cartão de crédito e não saldo carregado dá alguns bugs). O preço também era bastante bom 0,29€/kWh.

A paragem seguinte foi em Saragoça, para o carro e os ocupantes comerem. A carga foi novamente num posto da Repsol com roaming da Iberdrola, onde ficou até 94%, de forma a atravessar o maior deserto de carregadores do percurso, até Lérida. A AP-2 desde o íncio do mês de Setembro que deixou de ser paga logo fui por ela descontraidamente. O plano era carregar num PCR gratuito dentro de Lérida, mas estava a ver que ia ser muito à pele, logo parei para carregar a uns 20km antes, onde se pagava 0,20€/kWh.

Estava lá uma eNV200 na Chademo, mas aguardei um pouco e a carga parou, pelo que liguei a CCS e iniciei carga. A potência média esteve nos 35kW (100A), e devia ser limitação do posto, pois todos os postos daquela marca que encontrei só carregaram a essa amperagem. Entretanto apareceu o dono da eNV200, surpreendido por a carga ter parado antes de estar cheio. Ele não estava muito ao corrente que os Leafs e eNV200 param a carga automaticamente aos 80% e depois é necessário nova ativação do posto.
Com a conversa até já estava eu com 89% de carga, logo segui viagem. A próxima paragem foi numa terra chamada Calaf, agora sim num posto gratuito da aliança de municípios da Catalunha, ativado com o token eletromaps. Verifiquei novamente a limitação dos 35kW.


Carreguei até 84% e segui viagem. Planeei parar mais uma vez para uma carga curta em Vilobi D'Onyar com o eletromaps. Ao chegar pareceu-me que tinha bateria suficiente para chegar ao destino (29%), mas resolvi parar para carregar. Fiqui-me pelos 45% e seguir para Lloret de Mar, onde cheguei com cerca de 30% (o relevo ajudou bastante nestes últimos troços).
Por cá existem alguns PCNs que se ativam com o token do eletromaps. Apesar de aparecem como 7kW, na realidade debitam perto de 3kW. Também existe um centro comerical com 6 carregadores de 7kW a funcionar com qualquer RFID, esses sim a debitar a potência esperada.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Ui, nem quero pensar nos rapidgates que ia ter com o Leaf com tanto carregamento 

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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Sim, com um Leaf 40 não dá hipótese. Até com o Ioniq vi pela primeira vez rapidgate, mas foi necessário um PCUR na 4º carga com temperatura exterior de ~30ºC.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta set 10, 2021 9:01 am Ui, nem quero pensar nos rapidgates que ia ter com o Leaf com tanto carregamento![]()
Por alguma razão o teste do Bjorn mostrou que o Leaf demorava muito tempo a fazer 1000km. E com temperaturas mais baixas.
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Sim, e era o leaf 62kwh.... ele nem testou o 40kwh pois disse que era perda de tempo - se o de 62kwh já demorava aquele tempo todo.
Infelizmente (ou felizmente para o Leaf), minha esposa tem alguns problemas de costas pelo que muitas horas de carro seguidas não pode ser.... normalmente limitamos km diária a 300/400kms máximo.... o Leaf safa-se :p
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Eu de mota era daqueles tolos dos passeios.... combinei com 2 colegas (eu a sair de SMFeira, outro de Aveiro e outro de Leiria), irmos tomar um café à Torre numa Sexta-feira à noite de Novembro.... Saí do trabalho e lá fui final da tarde.... Encontrámo-nos ES Vizela, jantámos numa esplanada Mac de Viseu (estavam uns 5º e tudo lá dentro a olhar para nós como ET's), subimos à torre, estava tudo naturalmente fechado, , voltámos a descer e fomos ao café a Seia e depois cada um voltou para casa... cheguei era umas 2am
...
Eram passeios malucos.... uma vez para ir de SMFeira ao Fundão, fiz um desviozinho por Lisboa e Leiria.... noutra vez para ir para Sanábria (a norte de bragança), fui a Aveiro (indo de SMFeira) só para arranjar companhia na A25 e A24

Eram passeios malucos.... uma vez para ir de SMFeira ao Fundão, fiz um desviozinho por Lisboa e Leiria.... noutra vez para ir para Sanábria (a norte de bragança), fui a Aveiro (indo de SMFeira) só para arranjar companhia na A25 e A24

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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
A minha passageira não caminha para jovem e viagens grandes também são duras para ela. Sobretudo porque tendo várias restrições alimentares e com a história do covid, nunca comemos fora. Logo jornadas de 650km, chegar, fazer o jantar, preparar as coisas para o almoço do dia seguinte e repetir a mesma distância no dia a seguir acabar por pesar. No regresso vamos fazer em três jornadas, para ter mais tempo para descansar.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta set 10, 2021 1:58 pm Sim, e era o leaf 62kwh.... ele nem testou o 40kwh pois disse que era perda de tempo - se o de 62kwh já demorava aquele tempo todo.
Infelizmente (ou felizmente para o Leaf), minha esposa tem alguns problemas de costas pelo que muitas horas de carro seguidas não pode ser.... normalmente limitamos km diária a 300/400kms máximo.... o Leaf safa-se :p
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Re: DB do Hyôiô - Hyundai Ioniq 28kWh
Pois...caminhamos todos para o mesmo
....

"Freddy Krueger"
PV: 3600w Autoconsumo (Inv. Hib. Huawei Sun2000)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh+EVSE Intelig. APR
AC: B. Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
AQS: Vulcano Aquasmart HP270-3 E
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