Contador EDP e autoconsumo

Local para debater sobre o autoconsumo

Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

Boa tarde a todos,

Decidi investir num sistema fotovoltaico para autoconsumo de 570Wp.

Alguém consegue confirmar se este contador já está preparado para autoconsumo? Ou seja, não incrementa a energia produzida como consumo?

Imagem

Obrigado!
Última edição por serges em quinta nov 05, 2020 11:46 am, editado 1 vez no total.
Razão: imagem visivel


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por gbento »

d.pereira Escreveu:Boa tarde a todos,

Decidi investir num sistema fotovoltaico para autoconsumo de 570Wp.

Alguém consegue confirmar se este contador já está preparado para autoconsumo? Ou seja, não incrementa a energia produzida como consumo?

Imagem[/url]
[url=https://imgbb.com/]host images online free[/img]

Obrigado!
Parece igual ao meu, acho que sim, mas o melhor e ligar para EDP distribuição e confirmar.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

Não estou a conseguir anexar a foto, mas o contador é um Landis GYR zcxe110cruol3d2.03 s3

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por serges »

Assim já se vê, sim é parecido com o meu e o mesmo modelo mas convém sempre ligar a EDP e confirmar!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

Diria que é igualzinho ao da minha mãe, e sim esse já dá para detetar consumo da rede e injeção na rede.


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

Liguei para a EDP a perguntar se este contador já estaria preparado para a instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo, ou seja, para perceber se o eventual excedente de energia injetada na rede não seria incrementado à leitura e ser contabilizado como consumo.

Confirmaram que o contador está preparado, ou seja, é um contador bi-direcional e a energia injetada não será contabilizada como consumo. No entanto, foi-me dito que o contador teria de ser substituído por um outro que permitisse contabilizar a energia injetada na rede, de forma a ser descontada na fatura e que teria o custo de 29.90€ (acho eu).

Já alguém solicitou a troca de contador? Conhecem que contador será esse?


pedrosilva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 438
Registado: terça abr 23, 2013 9:50 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por pedrosilva »

O contador de autoconsumo deve descontar o que é injectado na rede em períodos de 15minutos, mas só em termos de consumo líquido. Se no total desses 15 minutos injectar mais do que consome não recebe nada por isso, nem será descontado em consumos noutros períodos de 15minutos mesmo que imediatamente a seguir ou antes a esse período. Este é o esquema versão pobre/deturpada de "consumo líquido" que existe.

Contador para venda do excedente não tenho experiência própria para comentar.


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

pedrosilva Escreveu: segunda nov 09, 2020 12:43 pm O contador de autoconsumo deve descontar o que é injectado na rede em períodos de 15minutos, mas só em termos de consumo líquido. Se no total desses 15 minutos injectar mais do que consome não recebe nada por isso, nem será descontado em consumos noutros períodos de 15minutos mesmo que imediatamente a seguir ou antes a esse período. Este é o esquema versão pobre/deturpada de "consumo líquido" que existe.

Contador para venda do excedente não tenho experiência própria para comentar.
Também era essa a idea que tinha. Vou fazer o registo e depois logo se vê.


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por gbento »

d.pereira Escreveu:Liguei para a EDP a perguntar se este contador já estaria preparado para a instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo, ou seja, para perceber se o eventual excedente de energia injetada na rede não seria incrementado à leitura e ser contabilizado como consumo.

Confirmaram que o contador está preparado, ou seja, é um contador bi-direcional e a energia injetada não será contabilizada como consumo. No entanto, foi-me dito que o contador teria de ser substituído por um outro que permitisse contabilizar a energia injetada na rede, de forma a ser descontada na fatura e que teria o custo de 29.90€ (acho eu).

Já alguém solicitou a troca de contador? Conhecem que contador será esse?
No meu caso, ando desde agosto a pedir para q seja contado a produção, dizem que vão resolver mas parece que não. Para onde posso reclamar?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

gbento Escreveu: terça nov 10, 2020 2:20 pm
d.pereira Escreveu:Liguei para a EDP a perguntar se este contador já estaria preparado para a instalação de painéis solares fotovoltaicos para autoconsumo, ou seja, para perceber se o eventual excedente de energia injetada na rede não seria incrementado à leitura e ser contabilizado como consumo.

Confirmaram que o contador está preparado, ou seja, é um contador bi-direcional e a energia injetada não será contabilizada como consumo. No entanto, foi-me dito que o contador teria de ser substituído por um outro que permitisse contabilizar a energia injetada na rede, de forma a ser descontada na fatura e que teria o custo de 29.90€ (acho eu).

Já alguém solicitou a troca de contador? Conhecem que contador será esse?
No meu caso, ando desde agosto a pedir para q seja contado a produção, dizem que vão resolver mas parece que não. Para onde posso reclamar?

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
A pedir que seja contado o excedente injetado na rede?


gbento
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 252
Registado: terça nov 26, 2013 3:08 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por gbento »

Sim, aquela coisa dos 15 min

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk



apmendes
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 93
Registado: terça mai 03, 2016 10:33 am

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por apmendes »

Isso ainda está muito no ar. pesquisem um pouco na net e chegam á conclusãoque de momento é dar um tiro no escuro. Eu tenho paineis e nem me preocupo com o que injeto na rede, pois o que vou pagar vai demorar anos a recuperar.


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »

apmendes Escreveu: domingo nov 15, 2020 9:59 am Isso ainda está muito no ar. pesquisem um pouco na net e chegam á conclusãoque de momento é dar um tiro no escuro. Eu tenho paineis e nem me preocupo com o que injeto na rede, pois o que vou pagar vai demorar anos a recuperar.
Mas quanto é que vai pagar?


Autor do tópico
d.pereira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 34
Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por d.pereira »



SACS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 22, 2020 7:34 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por SACS »

boa noite, estou com o mesmo problema, instalei 2 painéis fotovoltaicos e hoje a confirmar leituras de consumos vs produção verifiquei que estou a incrementar a injeção.

o problema agora reside em perceber como fazer para trocarem o cantador de forma a não incrementar o excesso?

Avatar do Utilizador

rnlcarlov
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1070
Registado: quinta jan 23, 2014 5:59 pm
Localização: Lisboa

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por rnlcarlov »

SACS Escreveu: domingo nov 22, 2020 7:45 pm boa noite, estou com o mesmo problema, instalei 2 painéis fotovoltaicos e hoje a confirmar leituras de consumos vs produção verifiquei que estou a incrementar a injeção.

o problema agora reside em perceber como fazer para trocarem o cantador de forma a não incrementar o excesso?

Registou a instalação de autoconsumo? Geralmente isso faz com que eles venham trocar o contador.


SACS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 22, 2020 7:34 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por SACS »

rnlcarlov Escreveu: segunda nov 23, 2020 3:56 pm
SACS Escreveu: domingo nov 22, 2020 7:45 pm boa noite, estou com o mesmo problema, instalei 2 painéis fotovoltaicos e hoje a confirmar leituras de consumos vs produção verifiquei que estou a incrementar a injeção.

o problema agora reside em perceber como fazer para trocarem o cantador de forma a não incrementar o excesso?

Registou a instalação de autoconsumo? Geralmente isso faz com que eles venham trocar o contador.
Não, não fiz o registo até porque a lei só obriga acima dos 350w.
Eu tendo uma potência inferior não sou obrigado a fazer!
Hoje já contactei a EDP distribuição, mas não está fácil.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por serges »

Pois se é inferior a esse valor tem de pedir para substituir o dito... Não há forma ou volta a dar
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga


SACS
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 3
Registado: domingo nov 22, 2020 7:34 pm

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por SACS »

serges Escreveu: segunda nov 23, 2020 6:06 pm Pois se é inferior a esse valor tem de pedir para substituir o dito... Não há forma ou volta a dar
Segundo quem me atendeu se tivesse o registo faziam o pedido por tlf.
Como não tenho registo só por e-mail!
Depois há que ter fé que alguém responda e dê seguimento... :oops:

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Contador EDP e autoconsumo

Mensagem por serges »

SACS Escreveu:
serges Escreveu: segunda nov 23, 2020 6:06 pm Pois se é inferior a esse valor tem de pedir para substituir o dito... Não há forma ou volta a dar
Segundo quem me atendeu se tivesse o registo faziam o pedido por tlf.
Como não tenho registo só por e-mail!
Depois há que ter fé que alguém responda e dê seguimento... :oops:
Eu sou cliente da ylce e foi só pedir ao meu operador, demorou 15 dias em que depois a EDP contactou me e agendou o melhor dia para ambos. Resolvido e marcado foi no total 3 semanas.

Para mim foi fácil....
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Autoconsumo”