Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Boa tarde, ando a estudar meter painéis fotovoltaicos em casa para autoconsumo e já tenho dois orçamentos, para o meu consumo que é bastante elevado foi me sugerido uma potência de 6160Wp ( 14 painéis de 440wp ) e um Inversor trifasico de 5Kw. Como muito do consumo é feito durante o dia o sistema será rentabilizado no período normal de 5/6 anos, agora a minha grande dúvida é a quem entregar o trabalho pois nós dois orçamentos que tenho já existe uma grande diferença de preços, e quanto mais poupar melhor, mas também não me sinto à vontade para ser eu a fazê-lo.
Para já o melhor orçamento sendo que o inversor é a maior parte do bolo e foi usado o Solax X3 Hybrid 5Kw é de 6.600€ já com Iva.
Quem é que vocês recomendam para pedir mais orçamentos visto a zona ser no Norte ( Braga )?
Para já o melhor orçamento sendo que o inversor é a maior parte do bolo e foi usado o Solax X3 Hybrid 5Kw é de 6.600€ já com Iva.
Quem é que vocês recomendam para pedir mais orçamentos visto a zona ser no Norte ( Braga )?
-
papacurvas
- Membro Silver

- Mensagens: 125
- Registado: quarta set 17, 2014 7:05 pm
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Se quer opiniões tem de colocar aqui os dois orçamentos.
-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
[mention]papacurvas [/mention] acho que não vale a pena colocar os dois porque um deles o inversor não faz o pretendido e ainda era mais caro, mas coloco o que tem o inversor em causa e é o melhor preço para já.


-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Boa noite malta!
Já pedi mais orçamentos esta semana aqui na minha zona mas ainda não obtive resposta de ninguém. Enquanto aguardo deixo aqui mais umas questões para os entendidos, existe algum problema em ter o quadro muito longe dos painéis solares? Eu pergunto isto porque sendo que os painéis vão ficar no telhado ( Piso 2 ) e o quadro é no piso 0, e visto ser uma instalação trifasica preciso de injectar num quadro que tenha as três fases, e só tenho quadros com as três fases no piso 0, não sei se há perdas por ser distante e consequentemente não sei se deva levar a energia até ao piso 0 em DC, ou se meta o inversor lá em cima e traga a corrente para baixo em AC. Por fim necessito saber se posso injectar a corrente em qualquer quadro que tenha as três fases ou se o devo fazer no quadro principal, isto também porque como os tubos onde posso passar cabos do telhado para o interior da casa já estarem bastante saturados, e ser mais fácil trazer a corrente para baixo por um tubo externo e fazer a ligação num quadro onde tenho a bomba de calor, ou se deva fazer essa injeção no quadro principal. Para esta última questão eu acho que o posso fazer em qualquer quadro que tenha as três fases, mas não custa nada perguntar.
Já pedi mais orçamentos esta semana aqui na minha zona mas ainda não obtive resposta de ninguém. Enquanto aguardo deixo aqui mais umas questões para os entendidos, existe algum problema em ter o quadro muito longe dos painéis solares? Eu pergunto isto porque sendo que os painéis vão ficar no telhado ( Piso 2 ) e o quadro é no piso 0, e visto ser uma instalação trifasica preciso de injectar num quadro que tenha as três fases, e só tenho quadros com as três fases no piso 0, não sei se há perdas por ser distante e consequentemente não sei se deva levar a energia até ao piso 0 em DC, ou se meta o inversor lá em cima e traga a corrente para baixo em AC. Por fim necessito saber se posso injectar a corrente em qualquer quadro que tenha as três fases ou se o devo fazer no quadro principal, isto também porque como os tubos onde posso passar cabos do telhado para o interior da casa já estarem bastante saturados, e ser mais fácil trazer a corrente para baixo por um tubo externo e fazer a ligação num quadro onde tenho a bomba de calor, ou se deva fazer essa injeção no quadro principal. Para esta última questão eu acho que o posso fazer em qualquer quadro que tenha as três fases, mas não custa nada perguntar.
-
d.pereira
- Membro Dedicado

- Mensagens: 33
- Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Perdas terá sempre, mas para minimizar terá de fazer a instalação com cabos de secção adequada ao comprimento. Isso tem de ser previsto em fase de projeto.
Reparei também que esse inversor não é o mais adequado para a quantidade de painéis propostos. Então estão a propor 6160 W em painéis e depois instalam um inversor de 5000 W? Como é que chegaram à conclusão de que essa potência é a adequada?
Reparei também que esse inversor não é o mais adequado para a quantidade de painéis propostos. Então estão a propor 6160 W em painéis e depois instalam um inversor de 5000 W? Como é que chegaram à conclusão de que essa potência é a adequada?
-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
[mention]d.pereira [/mention] É uma boa questão, também já me tinha questionado sobre isso, poderá ser porque os painéis tenham menos um pouco de potência que o anunciado, ou que o inversor suporte mais um pouco que o anunciado, mas isso sou eu que não percebo nada disto a supor!
-
Freddy_krueger
- Membro Gold

- Mensagens: 1458
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Pois não sei mas parece-me algo comum acontecer....
Na região de Aveiro também me instalaram 6 paineis ligados em pares a microinversores 500w e salvoerro eram paineis de 270/280w... talvez seja comum
algum entendido na matéria que se chegue à frente.
Na região de Aveiro também me instalaram 6 paineis ligados em pares a microinversores 500w e salvoerro eram paineis de 270/280w... talvez seja comum
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
-
d.pereira
- Membro Dedicado

- Mensagens: 33
- Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Isso não faz qualquer sentido. A mim o que me parece é que é uma clara estratégia para vender.Morcegolas Escreveu: ↑segunda jan 04, 2021 1:29 pm [mention]d.pereira [/mention] É uma boa questão, também já me tinha questionado sobre isso, poderá ser porque os painéis tenham menos um pouco de potência que o anunciado, ou que o inversor suporte mais um pouco que o anunciado, mas isso sou eu que não percebo nada disto a supor!
A potência do(s) inversor(es) tem de ser ajustada à potência total dos painéis.
Como é que chegaram à conclusão de qual a potencia adequada a instalar?
-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
[mention]d.pereira [/mention]quando pedi o orçamento entreguei também a última factura da luz e eles fizeram o cálculo, mas penso que é inferior ao que necessito por estar limitado no espaço para a colocação dos painéis solares, o telhado não é muito grande e tem clarabóias que também não ajudam nada.
Quanto ao inversor também podem ter dado o orçamento para esse por a diferença para o superior ser grande e depois não o estar a aproveitar não sei...
Quanto ao inversor também podem ter dado o orçamento para esse por a diferença para o superior ser grande e depois não o estar a aproveitar não sei...
-
d.pereira
- Membro Dedicado

- Mensagens: 33
- Registado: terça abr 02, 2019 9:13 pm
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Para este tipo de potência e valores parece-me pouco rigoroso e arriscado fazer o cálculo apenas com base na fatura...
O outro orçamento que tem é para a mesma potência?
O outro orçamento que tem é para a mesma potência?
-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Sim, até tenho mais do que um porque entretanto houve mais uma empresa que me respondeu, mas os valores são bem mais caros.
-
Quintas2
- Colaborador

- Mensagens: 842
- Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Embora antigo e possivelmente com algumas imprecisões de linguagem: viewtopic.php?f=196&t=18839
De resto, é pesquisar na NET sobredimensionamento de painéis em relação ao inversor.
De resto, é pesquisar na NET sobredimensionamento de painéis em relação ao inversor.
Cumprimentos,
Quintas2
Quintas2
-
Morcegolas
Autor do tópico - Membro

- Mensagens: 13
- Registado: sábado nov 28, 2020 12:27 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Sim, potência nominal 5Kw, potência pico 6,66Kw.
Mas tanto um inversor como o outro ( ambos de 5Kw ) tem nas especificações ‘Max. DC Input Power (W)’ um tem 6.000 o outro 6.500
Mas tanto um inversor como o outro ( ambos de 5Kw ) tem nas especificações ‘Max. DC Input Power (W)’ um tem 6.000 o outro 6.500
-
Freddy_krueger
- Membro Gold

- Mensagens: 1458
- Registado: terça nov 07, 2017 8:33 am
- Estado: Desligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
Concordo... deves tentar medir teus consumos durante o dia (quando há na realidade sol), para melhores adequar o investimento.
Não serve de nada teres # paineis com #consumo mensal kwh se quase totalidade deste consumo for à noite e logo não aproveitares os paineis (a não ser que compres a bateria mencionada no orçamento.... aí tentava colocar o máximo de paineis possiveis até 4kw - a partir daí é preciso investimentos adicionais para ter a instalação legal). Eu estou a pensar mudar a minha instalação de 1500w para os 3,9kw mas ainda em estudo...
"Freddy Krueger"
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
PV: 1500w Autoconsumo (3 microinversores APSystems YC500)
EV: Nissan Leaf 2018 40Kwh
A.C.:Bomba Calor Daikin 16kw + Ventiloconvectores
-
APHenriques
- Membro Silver

- Mensagens: 591
- Registado: domingo nov 06, 2016 11:19 am
- Estado: Ligado
Re: Ajuda em projecto de autoconsumo 6160w
A mim parece-me que há algumas coisas que podem e devem ser bem pensadas.Morcegolas Escreveu: ↑segunda jan 04, 2021 4:45 pm [mention]d.pereira [/mention]quando pedi o orçamento entreguei também a última factura da luz e eles fizeram o cálculo, mas penso que é inferior ao que necessito por estar limitado no espaço para a colocação dos painéis solares, o telhado não é muito grande e tem clarabóias que também não ajudam nada.
Quanto ao inversor também podem ter dado o orçamento para esse por a diferença para o superior ser grande e depois não o estar a aproveitar não sei...
Quando dizes que o consumo é elevado estamos a falar de quantos kWh por mês.
Qual a potencia actual da instalação?
A que horas do dia há mais consumo?
Que aparelhos fazem esse consumo?
De qualquer forma, um sistema de autoconsumo com previsão de rentabilização de mais de 6 anos, considerando os preços actuais do equipamento, é logo um alerta para que alguma coisa está muito errado.
Eu estou a aumentar a potencia instalada do meu sistema de autoconsumo... e espero rentabilizar em 3 anos e meio.

