Andam sempre comigo

Concordo, se o EVSE original, mesmo não tirando partido de toda a capacidade a que o carro possa carregar, desde que cumpra com o que necessitamos para o regular uso do veículo, não considero a wallbox indispensávelcivic Escreveu: ↑domingo jan 10, 2021 6:03 pm
Ainda não entendi porque tanta gente quer uma wallbox, na minha opinião é o pior que se pode comprar, pois não ganha nada em relação a um EVSE portátil, ou estou a ver mal alguma coisa?
NEste caso nem ganha nada em relação a um cabo type1/type2 e respectivo adaptador, pois isso seria aumentar as possibilidades de carregamento fora de casa, no caso da Wallbox apenas ganharia na velocidade de carregamento, mas pelos vistos não será muito importante, sobretudo em casa.
Se teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
Faz lá as contas, eu estive de férias em Quarteira e carreguei sempre em PCNs, ficava um bocado mais barato do que em PCR, além do que fazem às baterias. Quanto o tempo não é relevante escolho sempre PCN.Freddy_krueger Escreveu: ↑segunda jan 11, 2021 4:31 pmSe teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
No caso do carro em questão carrega apenas a 3,7kw... nos nossos já carrega a 6,6kw (dobro) em qualquer PCN faturado ao minuto o custo é o dobro, quase de certeza que vai ficar carissimo... salvo em raros casos em que faturação OPC é ao kwh em vez de tempo...
Eu antes, quando a rede de carregamento era *só* a rede piloto e os 5 PCR, também julgava muito mais útil um EVSE portátil, regulável, mas hoje em dia em que a rede de PCR está em franco crescimento e parece ser a aposta dos OPC...civic Escreveu:Ainda não entendi porque tanta gente quer uma wallbox, na minha opinião é o pior que se pode comprar, pois não ganha nada em relação a um EVSE portátil, ou estou a ver mal alguma coisa?zeuz Escreveu: ↑domingo jan 10, 2021 4:21 pmNão sei se o @GooseTwo se ajeita a montar a ficha, mas de qualquer maneira há que contar com ~60€ para uma ficha Mennekes na hora da troca. Nessa altura o cabo pode vir com o novo VE ou os cabos Type 2 - Type 2 custarem menos de 100€.civic Escreveu: Claro que iria por aí, a questão é que seria um investimento para o futuro, não um investimento para este carro, alem de que é mais uma alternativa de carregamento.
Não sou contra a ideia de ter outras alternativas de carregamento, mas dado o cenário actual e previsível da ME em Portugal nos próximos tempos, gastar dinheiro nesse extra deve ser muito bem ponderado!
P.S.:
Hoje em dia parece-me fazer mais sentido investir numa wallbox e deixar o EVSE no carro.
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NEste caso nem ganha nada em relação a um cabo type1/type2 e respectivo adaptador, pois isso seria aumentar as possibilidades de carregamento fora de casa, no caso da Wallbox apenas ganharia na velocidade de carregamento, mas pelos vistos não será muito importante, sobretudo em casa.
Até um dia...
Recebi a factura de um carregamento feito em Novembro, em Trancoso. Só há um PCN e é de 22kW.Freddy_krueger Escreveu:Se teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
Devia ser um PCN sem componente OPC. Podes confirmar, sff ?civic Escreveu:Faz lá as contas, eu estive de férias em Quarteira e carreguei sempre em PCNs, ficava um bocado mais barato do que em PCR, além do que fazem às baterias. Quanto o tempo não é relevante escolho sempre PCN.Freddy_krueger Escreveu: ↑segunda jan 11, 2021 4:31 pmSe teu carro só carrega a 3,7kw, e face a custo do cabo e PCN's, realmente melhor solução parece-me (caso estritamente necessário), optar por PCR (se houver na área), pois realmente atual rede PCN apenas pensada para Zoe e sua capacidade carga (22kw)....
Aqui é um no carro...um comigo... (mais ninguém carrega cá em casa como já ninguém metia combustivel antes
Teres um cartão no carro já é bom, mas já aconteceu um cartão dar e outro não.
Por isso mandei vir o 2º cartão... como disse normalmente quando ando de carro (a não ser que me esqueça da carteira), os 2 cartões andam sempre comigo.
Não estou a ver que vantagens são essas da Wallbox em relação a um EVSE portátil, pois é mais barato na aquisição e continua a ter o comodismo de ficar em casa (chegar, ligar, desligar, pendurar cabo)e também de preservar o EVSE original sempre no carro, tirando isto tens todas as outras vantagens associadas à portabilidade, poderes ter mais do que uma potência de carga onde o quiseres utilizar.zeuz Escreveu: ↑terça jan 12, 2021 9:50 pm
Eu antes, quando a rede de carregamento era *só* a rede piloto e os 5 PCR, também julgava muito mais útil um EVSE portátil, regulável, mas hoje em dia em que a rede de PCR está em franco crescimento e parece ser a aposta dos OPC...
Quantas vezes é que se consegue usar um EVSE portátil fora de casa ? No hotel que fez o favor de deixar carregar ? Basta o EVSE original! No parque de campismo ? Basta o EVSE original! Na casa de um amigo/familiar ? Basta o EVSE original!
São cada vez mais os restaurantes, hotéis, etc. que disponibilizam PCNs ligados às rede Mobi.e . Nesses sítios usasse o cabo Type 1 - Type 2 e não o EVSE portátil!
Mas dado o preço praticado em muitos PCN, só se não houver um PCR na zona!
A tabela que o alexmol fez mostra bem que carregar a 3,7kWh só se não tiver componente OPC ou em desespero.
A vantagem da wallbox, a meu ver, são duas :
* comodidade ( chegar, ligar, desligar, pendurar cabo )
* preservar o EVSE original e facilitar mantê-lo dentro do carro
Posso estar a ser mal interpretado, por isso repito :
Não sou contra a ideia de comprar um Type 1 - Type 2 , mas a evolução da rede de carregamento e respectivo custo de utilização, sugerem que muitas vezes será mais vantajoso usar um PCR. Acresce que a tomada Type 1 não é a norma adoptada na Europa, o que diminui a possibilidade de revender o cabo.
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Sim, talvez fosse isso, foi no verão e ainda havia muitos nessa situação.
Compensa se eles existirem, pois nem todos têm PCRs.