Quintas2 Escreveu: ↑terça dez 14, 2021 7:01 pm
Por causa do NETmetering, os valores que aparecem nas faturas são inferiores aos do portal da E-Redes. Já foram processados, fazendo os balanços quarto-horários.
Com um bocado de trabalho, podes descarregar os valores em Excel e fazer as contas de todos os quartos de hora (consumos e produção) de todos os dias entre duas faturas. Em teoria terá que bater certo com o valor faturado.
Eu estive a fazer contas. Há dois meses atrás detectei falta de registos nos ficheiros da E-Redes.
Ontem voltei a descarregar os ficheiros correspondentes aos valores deste ano. Desta vez já me aparecem os dias todos.
Todos os dias têm 96 registos (24 x 4) excepto 28 de Março que tem 92 registos (menos 1 hora, houve mudança de hora, adiantou 1 hora às 01:00 am).
Já tinha feito comparações com o meu Shelly e tinha constatado que se fizesse leituras manuais os valores batiam certo. Quando comparava com faturas nem sempre era verdade. Mesmo a comparar documentos do meu fornecedor de energia, nunca consigo ter valores 100% iguais na globalidade.
No anexo tenho a comparação das leituras do contador da E-Redes com um extracto que tira da minha área de cliente (1). Os valores a azul são provenientes do ficheiro de leituras.
A última linha deve ser ignorada porque ainda não descarreguei os dados de 2020, estão 4 dias em falta na comparação.
No (2) tenho a comparação dos dados das leituras com os consumos extraídos da E-Redes. Só Março e Junho é que estão 100%. As diferenças não são grandes mas estranho diferenças acima de 3. Como temos três parâmetros, cada um deles pode contribuir com um erro de +/- 1. No meu ver, nunca deveria ter um erro maior que 3 se a origem for do mesmo aparelho.
Quando utilizo os registos de consumo, estou assumir que o consumo é relativo à hora de registo, ie, um consumo com a hora 01:15 para mim foi um consumo que iniciou às 01:00:00 e terminou às 01:14:59.
Assim sendo, um registo das 00:00 do dia 1 de Abril, para mim deve ser imputado a 31 de Março.
Parece bem?
Voltando ao (1), ainda me lembro de estar a questionar o suporte da EDP e de ouvir que não posso validar as faturas com os dados que leio no contador mas sim olhar apenas para o que vem escrito de uma fatura para a outra.