Saudações a todos.
Adjudiquei uma instalação fotovoltaica a uma empresa certificada. Na imagem 1 vê-se o resultado da instalação. Os painéis ao início da manhã e ao início da tarde faziam sombra uns nos outros. Constatei que contrariamente ao que me tinham dito que iam fazer, os painéis não ficaram com uma inclinação de 35⁰ mas sim de 20⁰. Aquando a instalação questionei se os painéis não estariam muito próximos um dos outros, ao que me responderam que se estivessem a 2.5 m nunca haveria problema.
Após reclamar, a empresa comprometeu-se a resolver o problema.
Na imagem 2 está a actual solução. Com relutância dos técnicos consegui que o painel do meio ficasse mais à direita do que estavam a querer deixar. A minha sugestão tinha sido para ficar centrado entre os outros dois. No final percebi que esta relutância estaria associada ao comprimento dos cabos. Como se pode constatar na imagem 3, o cabo deixou de poder estar ligado à estrutura ficando ao solto (ao sabor do vento).
Para resolverem a questão da inclinação, deixaram-me os painéis assentes em espigões (ficou no ar). Ver imagem 4.
Outra situação que tinha mencionado não estar bem e ficou na mesma é a questão dos painéis não estarem paralelos uns aos outros, ainda que os técnicos insistam que estão como se pode constatar nas várias imagens especialmente a 5.
Gostava de ouvir a vossa opinião. Alguém já viu algo do género? Será prática comum? Quantos de vós aceitaria como finalizada a instalação?
Desde já agradeço o vosso contributo.
Instalação Aceitável?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm
-
- Novo membro
- Registado: quinta out 14, 2021 1:42 pm
Re: Instalação Aceitável?
Bom dia, efetivamente a avaliar pelas imagens não parece ter sido garantido o paralelismo entre as fileiras de painéis. A solução de colocar espigões também não parece ser a melhor nem a correta. Deviam ter refeito a estrutura vertical de forma a compensar o desnível do telhado. Tenho observado outras instalações e é a primeira que vejo em que a estrutura inclinada de painéis assenta sobre espigões (pelas imagens parece varão roscado) que são claramente menos resistentes. O cabo elétrico também devia estra protegido de outra forma pois é suposto durar muitos anos.
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Realmente não é um trabalho bem feito...
O cabo realmente deveria estar mais protegido e a inclinação e disposição dos painéis podia estar melhor.
Enfim... Ditos profissionais em que podiam fazer tão melhor.
O cabo realmente deveria estar mais protegido e a inclinação e disposição dos painéis podia estar melhor.
Enfim... Ditos profissionais em que podiam fazer tão melhor.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado set 25, 2021 10:49 pm
Seria importante também ouvir historias de quem tenha ficado satisfeito com a empresa que instala.
Não me parece que seja difícil deixar boa impressão num cliente. Saber se está satisfeito ou não. Perceber onde podem melhorar. Obviamente não me refiro a entregar soluções como esta que relatei.
O que me custa aqui é que o responsável pela instalação não tenha detectado nenhum problema. Ainda não tinha referido que me deixaram a instalação com um disjuntor que não era o indicado no manual. A indicação é para ser colocado um disjuntor bi-polar de 25A e inicialmente ficou um de 16 A. Quando o responsável procedeu à troca continua a insistir que não ganho nada com isto. Entretanto já fui contactado por outras pessoas que instalaram painéis recentemente e estão aperceber que podiam ter sistemas a produzir mais. A um, o instalador disse que deixou o sistema optimizado para o Verão. A empresa que me instalou também me disse algo desse género depois de mostrar que a inclinação dos painéis não era a que achavam que era. Ainda estou para conhecer alguém do auto-consumo que queira que o sistema seja mais eficiente no verão do que no inverno.
A configuração do inversor também ficou deficiente. Deixaram-me num fuso horário do outro lado do mundo. O meu sistema dava indicação de estar a produzir à noite!
Há coisas aqui que são de resolução fácil mas tem sido tudo o cliente a dizer... Há coisas que não deviam passar no crivo da qualidade das empresas.
Não me parece que seja difícil deixar boa impressão num cliente. Saber se está satisfeito ou não. Perceber onde podem melhorar. Obviamente não me refiro a entregar soluções como esta que relatei.
O que me custa aqui é que o responsável pela instalação não tenha detectado nenhum problema. Ainda não tinha referido que me deixaram a instalação com um disjuntor que não era o indicado no manual. A indicação é para ser colocado um disjuntor bi-polar de 25A e inicialmente ficou um de 16 A. Quando o responsável procedeu à troca continua a insistir que não ganho nada com isto. Entretanto já fui contactado por outras pessoas que instalaram painéis recentemente e estão aperceber que podiam ter sistemas a produzir mais. A um, o instalador disse que deixou o sistema optimizado para o Verão. A empresa que me instalou também me disse algo desse género depois de mostrar que a inclinação dos painéis não era a que achavam que era. Ainda estou para conhecer alguém do auto-consumo que queira que o sistema seja mais eficiente no verão do que no inverno.
A configuração do inversor também ficou deficiente. Deixaram-me num fuso horário do outro lado do mundo. O meu sistema dava indicação de estar a produzir à noite!
Há coisas aqui que são de resolução fácil mas tem sido tudo o cliente a dizer... Há coisas que não deviam passar no crivo da qualidade das empresas.