DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Já tenho uma estimativa de custos (462 EUR), mas ainda falta saber grau de comparticipação que marca eventualmente dê (perguntaram ao stand se tinha feito todas as revisões lá).... mas estão mesmo a querer pôr-se de fora. de pagarem tudo... quando souber preço final ponderarei colocar na marca ou procurar fora..... carro está funcional mas para carregar preciso abrir capot e meter a mão toda esticada e rodar uma roda dentada para ajudar a prender cabo tipo2.... não é sempre (ontem nem foi preciso)... mas acaba por ser algo chato pois tenho de abrir capot sempre antes de abrir porta de carregamento (mesmo junto ao capot)... se tento sem abrir capot e não funciona, tenho de fechar porta de carregamento para depois conseguir abrir capot....daquelas coisas que deviam estar ligeiramente mais afastadas para se conseguir abrir independentemente uma coisa da outra.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

E com um pouco de bricolage não consegues ver se o motor trabalha? Diria que desmontavas isso e colcavas 12v nos terminais do motor, pode ser um mau contacto apenas. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Ele vai trabalhando... mas noto que está ali alguma coisa (nas engrenagens) que já não está perfeito.... tipo alguma roda dentada que já não deve ter dentes todos ou assim... se não fosse uma coisa essencial para poder carregar em AC em casa, tentava abrir a coisa a ver....mas como presciso disso...
A Nissan segundo a concessão propôs um desconto de 25% ficanndo algo a rondar 350 EUR.... entretanto contactei via net diretamente nissan iberia a mostrar descontentamento e a falar novamente no erro no quadrante "reparar sistema EV"....se meteram lá isso e se sistema EV tem 5 anos de garantia, que se amanhem com algo mais que 25%... a ver no que dá
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Pois, fazes bem em tentar a garantia, vai é sondando o mercado de peças usadas.
Já viste no youtube ou assim se existem relatos parecidos com o teu?
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: segunda jan 16, 2023 12:35 pm Pois, fazes bem em tentar a garantia, vai é sondando o mercado de peças usadas.
Já viste no youtube ou assim se existem relatos parecidos com o teu?
Vi no FB que cá em PT já aconteceu pelo menos 2 ou 3x.... sem garantia chegaram a pedir 799 EUR mas na altura disseram que era preciso substituir a porta toda :( deviam perceber bem do assunto (substituam este texto por emoji de facepalm :p ).... outros casos em garantia geral dos 3 anos, sem qualquer stress para Nissan assumir.
Parece ser uma coisa mais ou menos "normal" de acontecer com o tempo (por acaso carreguei quase sempre diariamente (pouco tempo) o carro...devia ter mas é espaçado mais de 2 ou de 3 em 3 dias... :( )... um bocado como a PCM ou a cena do aperto de porcas transmissão e peça de apoio motor... do que tenho visto, principais cenas do Leaf 40kwh (tirando é claro o problema da bateria inchar).
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Desses traumas todos não colocaria tudo no mesmo patamar, pois das porcas todos tiveram esse problema, já no resto... O inchamento das baterias também é mais ou menos unanime que só acontece quem força muito tempo a temperatura destas.
Mas sim, são as principais possibilidades de avaria, tirava o PDM, pois essa avaria está muito mal contada, pelo menos as que vi, uma delas era simplesmente o fusivel de entrada queimado e a Nissan queria substituir tudo, cerca de 4000€, não acho que seja uma avaria cronica, mas qualquer coisa a ver com a utilização, como se queima um fusivel de entrada e muda-se e nunca mais acontece?
Há muita coisa que só acontece por pouco conhecimento das oficinas, vamos tendo fé nas "evolution" deste país que se cultivem.
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Freddy_krueger
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Bem, pelo menos boas notícias:
Nissan decidiu assumir 100% da peça e mão deobra...acabei por pagar apenas 22 EUR do diagnóstico...quem não chora não mama como se diz.... claro que das primeiras coisas que Nissan procurou ao stand era se fazia as revisões ON TIME.... vou continuar a fazê-las pelo menos até ao final do 6º ano pois tenho os 5 anos plano manutenção (acaba agora em Maio última) e depois ainda tenho 1 revisão de oferta Nissan Iberia por um problema dificil de resolver no carro na altura com 1 mês (fuga no ac mas dificil de identificar - teve de ser em Aveiro pois meteu mexer no sistema HV)....para já não me posso queixar muito da Nissan.

Quanto aos problemas do Leaf: sim, detalhaste-os de melhor forma (em termos de incidência e assim).... por acaso a mim ainda não aconteceu isso do aperto das porcas....o "tipo" lá em Sunderland deve ter feito um bom trabalho nessa linha :)....

Today is a Good DAY :)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Ainda bem que tudo se resolveu mexendo pouco na carteira. (Y)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por CoolZeroFCP »

Ainda bem que se resolveu da melhor forma!

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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Da minha experiência com a Nissan posso dizer:
- Assistência ao cliente - sempre 5* apesar de que temos que nos saber mexer senão podemos incorrer em despesas desnecessariamente....
- Oficina - tirando demora em entrega de peças (lembro-me que esperei por um párachoques mais umas pecitas mais de 3 meses a determinada altura....) tudo mais ou menos OK...pena não haver em todas as concessões pelo menos um perito EV.
- Nissan Leaf 40kwh - tem as suas falhas, como amplamente presentes em foruns e assim, mas tem sido uma proposta honesta e na altura que comprei e com apoio fundo ambiental, ficou a um preço porreiro para equipamento presente (vidros escuros, travão accionamento eletrico, propilot) +/- 27,5KEUR
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

Ui, já não faço update aqui há muito tempo....

-Carro vai agora com 103.000kms...sem grandes problemas excepto os relatados (arranjo ac em grantia, mudança suspensão fora de garantia, negociação arranjo motor porta de carregamento sem custos). e pneus e escovas..

Fiz foi agora um update em casa que vou testar no fdsemana... em vez de PV 1500w passei a ter 3840wp (estrategicamente abaixo dos 4000w potencia instalada) tendo tido ontem (primeiro dia completo do sistema) pico de 2980w (tenho paineis antigos sujos e inclinação tb não deve estar perfeita para esta altura do ano). vai ser maravilha testar amanhã o carregar do carro em energia unicamente de paineis e sem recurso à rede :P
Neste momento, tendo apenas uma bomba de calor para fazer balanceamento de carga (via um dummy scheduling na bomba de calor), estou a dar energia à e-redes, mas conto o excesso (que apenas acontece entre meio de Maio e meio Outubro) seja vendido à ezu ou outro comprador de eletricidade.... o inversor hibrido com dois strings (um para cada conjunto de paineis) da huawei vai permitir tb ter baterias (se bem que apenas da própria marca que atualmente preços algo proibitivos - pode ser que mude mas para avaliar no futuro, para já ROI não possível) e até modo "ilha" com backup power ou seja desligado da rede elétrica.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

No sábado tinha compromissos divversos e fui "obrigado" a levar Nissan mais perto dos limites que costume....segue breve relato:
- Acabei de carregar Leaf a 100% meia horita antes de sair (viva o APREVSE) de manhºa;
- Saimos de arredores de Ovar com destino a Leiria via A29/A17 (mais calma que A1) a 90kmh com A/C e chegámos com 28%... ainda tinhamos almoço e não consegui carregar. mais umas voltitas e na Feira de Leiria consegui repôr de 24 a 38% num posto daqueles de 2012 :).... quando saí de lá todos os 6 postos estavam ocupados.
- Depois, antes de sair, carregamento rápido (de 35% a 76%) no LIDL (enquanto fiz umas pequenas compras para o BancoAlimentar)
- Retorno a Ovar pelo mesmo caminho a 90kmh - chegámos com 6%;
- Breve paragem com APREVSE a carregar a 15amp e reposição de 3% para 9%;
- Carregamento rápido bosch Ovar de 6 a 25%;
- Deslocação a Porto onde chegámos mais que atrasados com 7% - aí ficou assim umas 3h;
- Carregamento rápido Repsol mota Galiza de 7 a 25%.
- Chegada a casa já no Domingo :P com 10%... ficou a carregar a 10amp até domingo de manhã e depois até 80% a 6amp para aproveitar o solar.
Resumo - andar no limite um pouco stressante, pois há sempre um posto que não funciona quando precisamos ou outro ocupado... mas fez-se sem perdas significativas de tempo (talvez uns 10min). O leaf não foi feito para estas aventuras, mas fez-la....
Estas viagens são raras.... mesmo. Senão já teria pensado noutra solução mais rápido (ainda espero aguentar leaf como carro principal da família mais uns 2/4 anos).
Logo após 1º carregamento, temperatura foi logo para cima de meio (que raramente vejo no leaf).... mas nunca chegou a limites (se bem que no segundo só carregou a 38/39kw pelo que já deve ter tido rapidgate), no 3º, bateria tinha descansado e carregou normalmente (43-44kw)...estes 2 ultimos foram carregamentos curtos.. tenho ideia que não aqueceram muito bateria.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por zeuz »

Se tivesses feito a auto-estrada a 100km/h já terias tido problema na velocidade de carregamento, além de muito provavelmente teres ido a 0%.

Valeu-te a experiência/conhecimento com o/do Nissan LEAF!

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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

zeuz Escreveu: segunda mai 27, 2024 12:09 pm Se tivesses feito a auto-estrada a 100km/h já terias tido problema na velocidade de carregamento, além de muito provavelmente teres ido a 0%.
Valeu-te a experiência/conhecimento com o/do Nissan LEAF! Imagem
yeahp... infelizmente num dos primeiros relatos aqui no DB fui a Lisboa e no regresso sem nenhum planeamento e uns erros de navegação, tive rapidgate a 18kw mesmo em Dezembro...foi desesperante... ainda por cima com um puto pequeno na altura.

O Leaf a velocidades mais altas e com o A/C ainda por cima, já ia fazer rapidgate, sem dúvida,,, e desde quase o início, em todas as viagens tenho tentado seguir essa velocidade em AE...pois acho que a ideal para o Leaf.... se tivesse um carro com mais autonomia, provavelmente esticava aos 100kmh reais (105 kmh no quadrante), mas no Leaf melhor tomar mais conta dele...só é chato por causa dos camiões a ultrapassar o carro que não dá muita sensação de segurança, preferiria ir um pouco mais velocidade que eles por essa razão. Mesmo no ICE antes do Leaf já costumava andar nos 100/110...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por civic »

Eu para evitar isso preferia andar sempre em nacional, coisa que com o i4 mantenho, tudo o que é viagem de lazer é sempre por nacional, só mesmo quando não há alternativa é que opto pela AE.
A ultima foi a Almeirin provar a sopa da pedra, o valor das AE quase que deram para o almoço.
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

civic Escreveu: terça mai 28, 2024 8:40 am Eu para evitar isso preferia andar sempre em nacional, coisa que com o i4 mantenho, tudo o que é viagem de lazer é sempre por nacional, só mesmo quando não há alternativa é que opto pela AE.
A ultima foi a Almeirin provar a sopa da pedra, o valor das AE quase que deram para o almoço.
Tanto eu como a esposa apreciamos as nacionais :) , mas com miudos pequenos (8 e 1 ano) é complicado gerir tanto tempo sentado e depois voltar ao carro mesmo depois de uma curta pausa.... no percurso Ovar/Leiria a diferença ainda é relevante indo a 90kmh AE ou nacional (à velocidade que der)....diria que 1 horita a mais de 1:45 para 2:45 roughly... mesmo a 1h45 já MUITO dificil de gerir especialmente com bébé.

No caso da ida e volta seriam 2h que não tinhamos...
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Eu prefiro a nacional porque ando sempre a parar. :lol:
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

Mensagem por Freddy_krueger »

by the way, na semana passada também levei carro ao limite com uma ida ao Porto em trabalho não programada.... resultado - cheguei a trabalho (onde pude carregar a 32amp :) ) com 1% bateria e com --- kms :).... 500m antes de chegar, tem uma subida relevante de uns 500/600m com alguma inclinação... ao olhar para potência disponível notei que ainda não tinha qualquer limitação de potência - esta é visível no Leaf (como nos teslas) quando vamos fundo no pack, certo? ou simplesmente aparece a tartaruga?
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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O LEAF tem muita carga escondida. Podes ver nos videos mais antigos do Bjorn. ;)
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Re: DB Nissan Leaf 40kwh Black Voltage

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Freddy_krueger Escreveu: O Leaf a velocidades mais altas e com o A/C ainda por cima, já ia fazer rapidgate, sem dúvida,,, e desde quase o início, em todas as viagens tenho tentado seguir essa velocidade em AE...pois acho que a ideal para o Leaf....
Tendo em conta que é um carro do segmento C, deveria ser capaz de circular a 110km/h sem problemas...
Freddy_krueger Escreveu: se tivesse um carro com mais autonomia, provavelmente esticava aos 100kmh reais (105 kmh no quadrante), mas no Leaf melhor tomar mais conta dele...
Os ~240km de autonomia não são maus! O problema é mesmo a falta de refrigeração!

Um Hyundai Ioniq 28kWh faz menos quilómetros, mas permite circular a 110km/h sem que isso tenha impacto na velocidade de carregamento ou na degradação da bateria.
Freddy_krueger Escreveu: Mesmo no ICE antes do Leaf já costumava andar nos 100/110...
Eu acerto a velocidade em auto-estrada pelo conta-rotações, mas geralmente mantenho-me também nesse ritmo, principalmente quando são viagens usuais.

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