Fica assim, o exemplo dos primeiros dados:

A ideia é mesmo ter essa noção do consumo na ficha/carregador em vez de ver o que o carro diz, tanto em termos de perdas com a carga como com a degradação da bateria, acho que vamos ter muitas surpresas em algumas marcas.Freddy_krueger Escreveu: ↑sexta fev 09, 2024 10:38 am Bom tema...e muito pertinente...é sabido que por exemplo Renault's Zoe's com motor/carregador "Continental" (os que carregavam em AC 43kw) tinham perdas enormes em AC monofásico por exemplo... já não sei onde li mas era um estudo muito interessante pois tinha perdas com diversos níveis de carregamento![]()
A ideia é só verificar a diferença entre o que o carro dá e a realidade, isto nas diversas situações de carga, 10A, 16A, 32A e até em DC, desta forma conseguimos perceber melhor o que mais nos convem quando estamos a pagar.CoolZeroFCP Escreveu: ↑sábado fev 10, 2024 12:05 pm Pois tens razão, já não me lembrava que também dá para ver neste evse. Na altura comprei o contador dedicado que era mais preciso e acho que ainda não tinha este.
Vou testar mas poderá não ser preciso por causa daquilo que disse quanto ao consumo estacionado.
Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk
Se reparares estes testes fornecem-te precisamente essas respostas, mas já vi que estás pela critica, se não achas que seja importante não ligues.CoolZeroFCP Escreveu: ↑domingo fev 11, 2024 7:56 pm Lá está, e que conclusão se aproveita desse teste?
Algo bem feito era saber se por exemplo:
-carregar entre os 20 e 80 ou até 70/80% é mais eficiente/menos perdas(acredito que sim);
- carregar com o carro totalmente desligado deverá ser mais eficiente (quando mais eficiente será?);
-serao carregadores de 50kw mais eficientes que os de 150kw ou de 250kw? E se forem? Em viagem temos escolha?
-se os de 250kw forem mais eficientes? A diferença brutal de preços compensa essa eficiência?
-e a diferença de marca do carregador? E modelos diferentes? Mais uma vez isso interessa em viagem? Temos escolha?
-a temperatura e condições de viagem também mudam, por exemplo já vi várias vezes o aviso de condicionamento da bateria devido ao frio e no final do carregamento condicionamento da bateria para a restante viagem que ia fazer de mais 350 ou mais km. Ou seja mais perdas por ter a viagem planeada na navegação. Mas será que essas perdas irão compensar na condução.
Diferença de preços como num CI? Dou um exemplo que me aconteceu no verão passado. Estava em viagem e apareceu um aviso no carro a informar que o carregador da Tesla para onde me dirigia estava lotado e teria de esperar 5m. Foi ver na Mio e tinha um carregador de 120kw perto mas iria pagar o dobro da Tesla pelo que preferi esperar 5m.
Conclusão, não sei o da Tesla seria mais ou menos eficiente, mas o modelo de negócio dos carregamentos em Portugal estão totalmente errados.
Enviado do meu POCOPHONE F1 através do Tapatalk