Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Local para debater sobre o autoconsumo

Quintas2
Colaborador
Colaborador
Registado: terça mar 03, 2015 4:11 pm

Re: Projetos AutoConsumo, bons.... para engordar a EDP ?

Mensagem por Quintas2 »

Não entendo a tua fat., pois as contas aparecem sempre para €0,1587/kW mas em baixo aparecem consumos discriminados para tri-horária??? Ou tens tarifa normal mas o teu contador mede discriminado para tri-horária?

De qualquer forma, se tens tarifa tri-horária, parece-me ser má opção, se estou a interpretar bem a coisa.

Tens Ponta (135kW) + Cheias (322kW) + Vazio (271kW) = 728kW de consumo de 28janeiro a 26maio (118dias), logo 728/118=6,2kW/dia. Isto equivale a 2263kW/ano (Nesta fatura tens a última leitura real em 19maio2015. Podes ir buscar uma fat. antiga , ver a leitura real dessa altura e dividir a diferença pelos dias que medeiam entre essas duas faturas, obtendo o teu consumo médio diário e daí extrapolar para o anual).

Se na simulação que te mandaram diz que vais gastar 20% com origem no fotovoltaico, dá 0,20x2263kW=452,6kW/ano com origem no sol.

Fazendo da mesma forma que eu fiz atrás para o meu caso:
A €0,20 (c/IVA e outras taxas e taxinhas dependentes do consumo), dá 0,20x452,6=€90,52, por ano.
Como o preço deles é €1.296,00 (2 painéis), então, 1.296,00/90,52=14,3 anos para recuperar o investimento.
Na tua simulação da EDP, os ganhos no 1.º ano são de €140, o que daria um retorno do investimento em 9,3 anos, muito diferente dos 14,3 anos de cima.

Doutra forma, €140 de ganhos no 1.º ano equivalem a €140/€0,20/kW (valor do kW que usei atrás)=700kW. Mais uma vez se conclui que a produção potencial anual dos 2 painéis (750kW) terá que ser quase integralmente consumida, o que não creio ser fácil, apesar de teres também sempre gente em casa. Penso ser mais prudente contares com os 14,3 anos para recuperação do investimento. Faz as tuas contas, vê o que tens em casa a consumir e lembra-te que nas horas de pico de produção com céu limpo 2 painéis produzem cerca de 400Wh e nem sempre é fácil consumi-los.
Cumprimentos,
Quintas2

meira78
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 19, 2011 3:54 am

Mensagem por meira78 »

Tens um gasto de cerca de 73€ sem IVA. Ora, com IVA vais para os valores de cerca de 90€, mas como foi exercido em cima, o que interessa são os kWs gastos, medindo a tua leitura real anualmente.

A tua melhor poupança desde já é trocar para a Coopérnico, dado que pagas a electricidade a um valor bastante equivalente ao que tens na EDP Comercial, mesmo com os 10% de desconto, mas obténs uma poupança a nível da potência contratada que chega quase aos 20%.

Pesquisa na net sobe as tarifas da Coopérnico e verás que terás em números redondos uma poupança média adicional de cerca de 10% para o teu caso em específico.

masterchief
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta dez 11, 2013 1:16 pm

Mensagem por masterchief »

o contador é dqueles inteligentes
nao tenho bi horario nem tri horario

isidro.daniel
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jul 16, 2015 1:59 pm

Mensagem por isidro.daniel »

full.solar Escreveu:Vejamos, a ideia é boa, acredito que será o futuro.
Num futuro próximo todas as casas/edifícios serão Produtores de energia.

No entanto o modo como está pensada esta lei, faz com que todos os projectos < 1,5Kw sejam uma perda de dinheiro
e mais do que isso , um modo de engordar (ainda mais a EDP).

Não sei que "contas" fizeram , mas eis as minhas.

Vamos assumir:
1) kit the produção de 1Kw
2) um consumo mensal de 300Kw => 10Kw dia
3) um pico de utilização de manhã (15% do consumo diário) e à noite (35% de consumo diário)
4) sobram 50% de consumo que vamos distribuir pelas horas de vazio durante o dia e vamos assumir que essas horas são (24-2manhã-4noite) = 18horas
5) ou seja 5Kw / 24 = 200W/h de consumo médio
6) vamos assumir que existem picos ( dois frigorificos que se ligaram em simultaneo ) .... vamos passar de 200 para 500W.
7) ou seja a necessidade de energia durante o dia e portanto durante as horas de produção do sol ...será no máximo de 500W pico e 300w médio
8) Como sabem, uma instalação solar fotovoltaica produz energia durante o dia (e quando há sol) ...
Assumindo-se uma janela de produção de 4 horas média por dia...(2 no Invero, 6 no Verão )
Concentradas nas horas de sol alto ...vamos simplificar e assumir das 10h às 16h um pico de produção nos paineis
Que de acordo com as necessidades não ultrapassa os 500W.
9) vamos simplificar e assumir que o kit de 1Kw tem capacidade de produzir esses 300 ao longo das 6 horas ou seja = 1.8Kw.
10) esse valor será portanto o valor necessário para cobrir as necessidades e será o valor que vamos poupar 1.8Kw = 0,154ct = 27ct por dia
11) 27ct dia, 8 Eur mês, 99Eur ano.
12) ... no entanto....
13) os paineis produziram muito mais....assumindo as tais 4 horas *1kW = 4KW... ou seja 4-1.8 = 3.2Kw..
14) resultado : essa energia foi injectada na rede....e a edp deixou de vender 27ct e GANHOU 49ct ou seja (49-27) / 27 = 81% com o negócio !!!!
(bem na verdade o lucro foi infinito , porque o objectivo não era a EDP sequer ganhar qq com o processo )

Resultado,
1) ou se reduz a dimensão do kit...para optimizar a verdadeira necessidade do consumo durante as horas de sol.. por exemplo para 500W
2) ou então aumenta-se a produção para > 1.5 e desse modo já se pode vender.... e portanto aproveitar verdadeiramente o que se produz.

Existem no entanto algumas soluções "hibridas", criativas para produções < 1.5kw ( i.e. sem vender )
1) utilizar mais energia durante o dia (ligar as maq de lavar loiça e /ou roupa )
2) Aquecer o termoacumulador durante o dia com resistencia electrica.
3) outros que façam sentido (ligar o arcondicionado, ligar o aquecimento durante o dia)
4) utilização de baterias para usar durante a noite (ahh ...muito caro)

Em conclusão, autoconsumo sim, mas é preciso calcular, as necessidades de consumo, a sua maximização durante o dia e o retorno do projeto.

Curioso , curioso é que o payback destes projectos (aliás de todos, antes durante e depois, com bonificação ou não ) andam todos pelos 8-10anos.
Porque será ? que algoritmos são usados para dar sempre o mesmo resultado ? estranho ..ou talvez não.

Bem, lá vou voltar para minha folha de calculo a ver se encontro o MPPT deste projeto...
E o vosso ? como é que fizeram a vossa análise ?

Boas,

Concordo praticamente com tudo o que disse em cima.
Penso é qua a unica maneira de contornar a "oferta" de energia á EDP, passa pela automação de algumas tarefas em função da disponibilidade de energia instantânea.
Claro que isto não é uma solução "off the shelf" que se possa comprar em qualquer loja da esquina. Cada caso, é um caso, daí a unica maneira é fazer uma análise do que se pretende amortizar em termos de consumo vindo da EDP e direcionar esse consumo para quando há disponibilidade de energia solar.
Eu instalei a pouco tempo um kit com capacidade de 1,7Kw pico trifásico em casa dos meus pais, um bocado por brincadeira.
Como tenho um terreno grande, com jardim, horta, furo, piscina e termoacomulador a ideia é produzir o suficiente para o furo regar ou a bomba da piscina filtrar ou o termoacomulador aquecer as águas sanitárias.
Claro que só posso ter uma coisa de cada vez ligada e é que entra a automação.
Em primeiro lugar defini prioridades do que considero imperativo que funcione havendo energia suficiente ou que ache possivél de funcionar se ir buscar a EDP. Além disso defini também os tempos de funcionamento que cada equipamento deve funcionar e a lógia de encravamentos entre as várias cragas.
A ideia é medir a corrente de saida do inversor e colocar ou tirar de funcionamento cada uma das cargas seguindo a logica pré definida.
Essa parte ainda não implementei acabei a bocado de criar o programa para o PLC.
Vou usar um LOGO da Siemens com um sensor com uma saida 0-20mA para converter a saida do inversor num sinal analógico de modo a poder criar toda lógica em torno desse sinal. Penso que se resultar, consigo aproveitar mais de 90% da energia produzida, uma vez que tentei criar uma lógica de aproveitamento máximo da janela de luz solar tendo em consideração inclusivamente a estação do ano.
Penso também que o programa vai levar muitas alterações e vou passar muitas horas em afinção e ajustes, para definir os niveis ideais de produção para gerir as cargas.

Claro que o que descrevi em cima se resultar, prova que é possivél tirar o máximo partido da energia solar e não engordar tanto os chineses, eles comam mais arroz! :D
Mas, mesmo que consiga provar que funciona, o probleme é que não dá para criar uma solução gerneralista, porque cada casa, cada equipamento terminal tem caracteristicas próprias e cada familia tem habitos próprios. Não dá par fazer uma caixinha plug & play para isto.
Encomendar um projecto destes a alguém certificado para o fazer e implementar pode facilmente ficar mais caro que o kit de paineis solares, tornado isto básicamente num projecto de garagem que se tiver sorte pode pagar-se nalguns anos.

Prometo que quando implementar o sistema digo qualquer coisa sobre o resultado.

Daniel

Alves10
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta out 24, 2013 3:57 pm

Mensagem por Alves10 »

Daniel, concordo quase a 100% com a tua ideia, mas deixo-te uma dica passa por este sitio http://mk2pvrouter.co.uk/ , vai-te poupar muito trabalho de programação e afinações, eles vendem uns kits (em peças ou já montados) em que fazem o que pretendes, desviam a energia para as varias cargas, e posso garantir que funcionam, tenho um a trabalhar para 6 cargas.

shakkal
Membro
Membro
Registado: quarta set 02, 2015 10:22 pm

Mensagem por shakkal »

Olá a todos!

Sou Newbie nestas andanças, recebi na semana passada um folheto da EDP sobre este tema e tenho vindo a ler sobre o mesmo...

RNM Escreveu:Só para acrescentar 2 pontos importantes nesta discussão:

- Quem tiver um contador mecânico poderá pôr o contador a andar para trás ;)
- O auto-consumo faz todo o sentido para empresas.

Nestas 2 situações podemos estar a falar de retornos do investimento cerca de 5 anos.

Numa habitação particular dá direito a atestado de estupidez, com direito a factura. :lol:
Tenho algumas dúvidas que gostava que me ajudassem;

-Realmente a primeira é que em determinado altura do dia vamos estar a "oferecer" energia à EDP sem qualquer retorno por isso... Certo?

- O meu contador é mecânico, se colocar este sistema ele vai mesmo andar para trás??? Isto quando não tiver consumo interno?

Agradeço a vosso ajuda, entretanto vou continuar nas leituras... ;-)

Abraço
Shakkal

jmlflorencio
Membro Gold
Membro Gold
Registado: segunda jan 26, 2015 1:05 am

Mensagem por jmlflorencio »

Se ele andar mesmo para trás, tranca isso a sete chaves e não deixes que to troquem por nada deste mundo!!

Nesse caso, a electricidade excedente será efectivamente descontada na factura, e compensa ter um kit de autocunsumo...

Atenção que a mudança para bi-horário implicará automaticamente a troca do contador, por exemplo...

shakkal
Membro
Membro
Registado: quarta set 02, 2015 10:22 pm

Mensagem por shakkal »

jmlflorencio Escreveu:Se ele andar mesmo para trás, tranca isso a sete chaves e não deixes que to troquem por nada deste mundo!!

Nesse caso, a electricidade excedente será efectivamente descontada na factura, e compensa ter um kit de autocunsumo...

Atenção que a mudança para bi-horário implicará automaticamente a troca do contador, por exemplo...
A minha dúvida é essa, o contador tem cerca de 15 anos e é mecânico posso ter algumas "pistas" para saber se ele anda para trás ou não?

Agradeço a ajuda.

Shakkal

opção solar
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta mar 18, 2016 10:38 am

Mensagem por opção solar »

-Sem duvida que SÓ pode ser para engordar a já obeza EDP.
-Não estranham que, senda a EDP uma empresa vendedora de energia venha com propostas para nós, consumidores investir em sistemas de produção de energia fotovoltaica?? logo de borla???
-Pergunto: Faz sentido a EDP estar a matar a galinha dos ovos de ouro??
-Não digo mal, mas caramba amigos...
-Não fiquem bêbados com a campanha do 20€ por mês nem com o fantástico automóvel de oferta.

-FAÇAM AS CONTAS !!!!!!!!

-E leiam o numero 5

Código: Selecionar todos

Regra n.º 6 

Emanuel Couto
Moderador
Moderador
Registado: domingo jul 22, 2012 7:54 pm

Mensagem por Emanuel Couto »

opção solar tenha atenção às regras.... :roll:
Imagem

Sistema Para Autoconsumo Off-Gride com (2185wp) http://www.novaenergia.net/forum/viewto ... 11&t=16450

Adoro Fotografia... http://olhares.sapo.pt/ecc/

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Venham as novidades... Obbrigado
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

patrick
Membro
Membro
Registado: terça mai 29, 2007 9:28 pm

Mensagem por patrick »

serges Escreveu: sexta mai 24, 2024 12:35 pm Venham as novidades... Obbrigado
Eu criei o meu próprio sistema de auto consumo, desde o hardware até ao software. 2000W de painéis com 2 inversores de 500W cada e uma bateria de 2 a 3 kW.
agora estou a trocar as baterias da minha Brammo Empulse por novas e as velhas vao para o solar, até essas morrerem tambem

Responder

Voltar para “Autoconsumo”