Inversor SMA 3800, Dúvida

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por pagf »

olá a todos,
tenho uma unidade de microgeração já instalada, mas só estou a pensar ligar à rede em janeiro,
visto que ainda falta um tempinho queria saber o seguinte:
1º se é possível ligar à rede de casa com este inversor?
2º tenho o sunny beam que não detecta o sunny boy, será normal? (com o inversor ligado mas desligado da rede)

obrigado


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por CrOhN »

é. se tiveres um contador analógico, quando estiveres aproduzir, começará a andar para traz. se for digital, penso que conta sempre para a frente.


Autor do tópico
pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por pagf »

obrigado pela resposta,
mas é o seguinte, liguei os cabos a uma tomada de casa mas o inversor não sincroniza
simplesmente não envia tensão nenhuma, tanto com o disjuntor da minha luz ligado com desligado, dá erro (divergence vac) será por ser na minha instalação, e só dá para ligar à rede pública?
nestas condições o sunny beam não detecta o sunny boy.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por CrOhN »

a tua instalação está ligada à rede publica. deveria dar perfeitamente. pelo erro parece que está programado para tensão diferente da tua. a quanto está a tensão em tua casa?


Jacob
Membro
Membro
Mensagens: 21
Registado: terça ago 19, 2008 10:18 am

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por Jacob »

em relação ao sunny beam, tem de ir ao menu do mesmo e conectar com o inversor, mas se o inversor não tiver energia, penso que a conexão não acontece...?

cumps.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por Valter Silva »

não brinques assinm com o inversor !!!
isso é para ligar à rede e não para alimentar uma casa.... sem a tensão da rede nunca sincronizará !!
deixa-te estar queito, senão vais ter dissabores!


quanto ao sunnybeam, está bem ligado internamente no inversor ? tem a placa de comunicação bem colocada no inversor?
a empresa que te montou o sistema deveria dar-te apoio no sunnybeam !!... afinal foi por isso que pagaste ....

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por pagf »

o técnico que me montou o sistema tinha dito que enquanto não ligava à rede dava para aproveitar a energia produzida,
injectando-a numa tomada de casa, pedi-lhe para deixar pronto para aproveitar essa energia, assim o fez só que foi depois do sol se por,
no dia seguinte verifiquei que nem energia nem sunny beam a funcionar, liguei-lhe a explicar a situação e a versão dele já foi outra, que só o kaco ou inversores da sma inferiores davam para ligar à casa, e que o sunny beam só funcionava quando ligasse à rede, achei e acho a explicação muito duvidosa por isso pedi ajuda a este forum,
quanto às ligações das placas mal ligadas do sunny beam não sei nem quero mexer no aparelho, simplesmente queria saber se é avaria ou é normal não detectar o sunny boy sem estar ligado à rede.

muito obrigado pelas respostas e conselhos


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por CrOhN »

continuo a dizer. a partir do momento que tenhas tensão da rede, é indiferente se está ligado na tomada, ou directo à rede. até porque, quando o inversor estiver ligado à rede, vai passar na mesma por disjuntores e contador.

entretanto lembrei-me de um pormenor, inverte as ligações na tomada (roda a ficha). já tive uma ups de dupla conversão que só funcionava com a fase ligada na fase, ligando ao contrário, não arrancava.


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por Valter Silva »

crohn Escreveu:continuo a dizer. a partir do momento que tenhas tensão da rede, é indiferente se está ligado na tomada, ou directo à rede. até porque, quando o inversor estiver ligado à rede, vai passar na mesma por disjuntores e contador.

entretanto lembrei-me de um pormenor, inverte as ligações na tomada (roda a ficha). já tive uma ups de dupla conversão que só funcionava com a fase ligada na fase, ligando ao contrário, não arrancava.
sem duvida uma excelente dica....
mas eu continuava a estar quieto... imagina que pifas o inversor ?? quem vai pagar ??.... a empresa vai sacudir-se.....
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por pagf »

mas eu até agora estive quieto. simplesmente quero tirar as dúvidas.
foi o técnico que deixou a ligação pronta, e na altura da ligação disse que não convinha trocar os fios (fase com neutro),
supostamente ele deixou fase com fase (eu só liguei o disjuntor), e não sei se há algum problema para o inversor em trocar os fios.
estou a ver que vou ter que esperar para a ligação à rede, o técnico parece que não quer aparecer antes disso, não estou a confiar muito neste técnico, só quer é dinheiro...
não queria ter problemas de produção nessa altura
e em relação ao sunnybeam será mesmo normal não detectar o inversor mesmo sem estar ligado à rede (mas ligado aos paineis)?

obrigado


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por Valter Silva »

pagf Escreveu: e em relação ao sunnybeam será mesmo normal não detectar o inversor mesmo sem estar ligado à rede (mas ligado aos paineis)?

obrigado
o inversor liga ? ou tens a parte dc desligada ?

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por pagf »

o inversor liga tanto de noite com a alimentação de casa como de dia com a energia gerada pelos painies, só que aparece a tal mensagem "disturbance vac-bfr", e o sunny beam tenta encontrar o sunny boy mas não o detecta.

cumprimentos


Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 404
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Localização: Curia - Anadia - Bairrada!

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por Valter Silva »

de noite o inversor tem de estar desligado, mesmo ligado à rede!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem


Autor do tópico
pagf
Membro
Membro
Mensagens: 8
Registado: segunda nov 16, 2009 12:02 am

Re: Inversor SMA 3800, Dúvida

Mensagem por pagf »

então estou a ver que o inversor não está a trabalhar em condições,
espero que o técnico venha consertar antes da ligação à rede,
obrigado pelas respostas,

cumprimentos

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”