senge Escreveu:boas,
não sei se repararam, mas esse exemplo é outro que o senhor utilizou uma bobine de automóvel e colocou apenas imans permanentes e já esta 300w.
estou a ficar tentado em arranjar um alternador sacar aquilo tudo de dentro e colocar uns imans permanentes e ver se aquilo tem bons resultados....lol
os alternadores de caminhão são maiores????
cumps
observem uma inconsistência que verifiquei no referido projeto:
potência
os aerogeradores desenvolvem uma potência média de 300watts. conforme cláudio, o trabalho de um dia de “bons ventos” é suficiente para o cata-vento abastecer, eletricamente, seis lâmpadas fluorescentes, uma tv de 14 polegadas e um receptor de antena parabólica, tudo ao mesmo tempo num intervalo de cinco a seis horas. pouco, se comparado às necessidades atuais de uma residência, mas é comparável à energia produzida pelas placas de energia solar, outra fonte limpa e renovável de energia. “é uma boa economia, principalmente do jeito que a energia tá custando caro”.
fazendo as contas da carga:
6 lâmpadas de 15w ---------> 90w
1 tv 14" --------------------> 40w
1 receptor ant. parabólica-> 20w
total --------------------> 150w x 5h = 750w/dia.
considerando o tempo de funcionamento de 10 horas por dia de uma turbina de 300w teríamos 300w x 10h = 3000w/dia, o que é bastante dentro da realidade. como foi informado, na região onde o referido catavento está sendo usado (litoral nordeste do brasil) possui vento em abundância, isso seria o mínimo de se esperar, entretanto a carga informada é de apenas 750w/dia, o que me leva a duvidar que o catavento mostrado realmente produza 300w/h.
se ele produz 750w/dia, então a potência nominal dele é de 750w/10h = 75w, e não 300w.