Um ar condicionado para todo o apartamento

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente
Responder

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Ferra »

bom dia.
como vivo num apartamento só tenho dois métodos de aquecimento que me satisfazem:
o gas natural ou o ar condicionado. depois de pensar que o gas me ia acrescer em mais uma taxa (contador) escolhi o ar condicionado pois alem de já ter electicidade em casa ainda me arrefecia o apartamento!
então pensei nesta configuração, pois deste modo só ia precisar de 1 para todo o apartamento!
isto porque o hall de entrada é comum a todo o apartamento! passo a explicar:
a azul tenho duas vigas que são a unica dificuldade. a ideia é montar um ar condicionado no tecto do hall com condutas de ar para as diversas divisões, isto porque se estou na cozinha nao estou no quarto nem na sala, e se estou na sala não estou na cozinha... enfim, só estou numa divisão de cada vez. as condutas iriam ter valvulas para fechar a circulação para as divisões. constuindo um tecto falso isto iria ficar tudo oculto exepto a zona de conduta que passa por baixo da viga! existe nesta zona 10 cm de altura entre a viga e a porta que permite a instalação da grelha.
peço a vossa opinião e mandem lá uns bitaites dos problemas e da forma que poderei melhorar o sistema!
http://img3.imageshack.us/img3/1552/apartamento.jpg
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Laranjeiro »

tive a mesma ideia mas para aplicar a um recuperador de calor, o sistema vai ter uma ventilação própria para ar quente e através de válvulas automatizadas conseguimos um controlo termostático individual em casa divisão.
o recuperador já está a funcionar, fiz a caixa de comando, encomendei as válvulas e comprei os automatismos para associar ás válvulas mas ainda não montei a parte de controlo nem comprei o ventilador...por enquanto é cedo para contribuir com mais dicas mas essa ideia faz sentido...
Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Ferra »

sim eu também pensei que era uma boa ideia, pois permitia que só tivesse que comprar um ar condicionado e nem tivesse que reforçar a energia contratada pois era só um a trabalhar! só que estou desconfiado que deve haver algum problema, pois de outro modo poderia ser aplicado noutros casos similares e eu nunca vi nenhum! por isso pedi a ajuda pois pode haver promenores que me estejam a passar ao lado e alguém se aperceba! mas obrigado pelo contributo, pois desse modo é mais um com uma ideia parecida!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Laranjeiro »

é normal que não se veja muito a não ser nas instalações grandes onde há uma maior optimização de recursos, mas nas instalações domésticas as empresas preferem um trabalho rápido e uma conta grande, ou seja o interesse do vendedor é inverso ao interesse do cliente...
mas tecnicamente no caso dos ac's é mais complicado fazer a adaptação porque temos a função das válvulas que tem de ser invertida com os modos “aquecer” e “arrefecer”, depois temos o controlo do compressor que já tem um controlo de fábrica e é muito complicado interferir na gestão existente (no caso dos antigos sem electrónica é bem mais fácil porque tudo é feito de forma básica com componentes eléctricos)
usar um ac com permuta para agua torna tudo muito mais simples, depois é só aplicar electroválvulas aos ventilo convectores ou permutadores de piso radiante ou termoacumuladores etc etc.
no meu caso sendo recuperador tenho só de lidar com pouco mais do que válvulas e respectivos termóstatos

mas ai o simples simples seria um tubo a ramificar para cada divisão com grelhas de abertura manual e colocar o comando acessível no centro da casa...existem unidades internas de ac um pouco mais caras mas para serem ligadas a condutas de ventilação...
Chernobyl corria Windows


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Ferra »

laranjeiro Escreveu:mas ai o simples simples seria um tubo a ramificar para cada divisão com grelhas de abertura manual e colocar o comando acessível no centro da casa...existem unidades internas de ac um pouco mais caras mas para serem ligadas a condutas de ventilação...
a ideia é mesmo essa! punha o ac a trabalhar e o que servia para distribuir o fluxo eram as condutas! fechava as que iam para as divisões que não queria e abria as que iam para as divisões que queria condicionadas. devido a ter divisões com diferentes dimensões punha uma valvula que ia limitar o fluxo numa conduta para que a outra recebesse mais. de forma análoga aos radiadores de aquecimento que possuem uma valvula que é regulada na instalação e é selada, e outra que vai ser a que vai comandar se se quer o radiador a trabalhar ou não!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por itisix »

só ponho um problema.

o equipamento para fazer essa área toda terá de ter uma potência (btu) elevada, e considerando a área total.
não seria melhor comprar um multisplit, com 1 unidade externa e 5 internas mais pequenas. penso que em termos energéticos seria melhor, mas mais cara a instalação.
atenção também que pode ser preciso aumentar a potência do contador para aguentar com tanto.


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Ferra »

itisix Escreveu:só ponho um problema.

o equipamento para fazer essa área toda terá de ter uma potência (btu) elevada, e considerando a área total.
não seria melhor comprar um multisplit, com 1 unidade externa e 5 internas mais pequenas. penso que em termos energéticos seria melhor, mas mais cara a instalação.
atenção também que pode ser preciso aumentar a potência do contador para aguentar com tanto.
pois aí é que está, não preciso de calcular a potencia pela área do apartamento porque se estou levantado só preciso de aquecimento na sala ou cozinha! se me vou deitar não preciso na sala e cozinha e passo a precisar nos quartos! agora precisar em todas as divisões ao mesmo tempo é que vai ser practicamente irreal! se usar o multisplit a potencia terá de ser calculáda de acordo com a área do apartamento mesmo que todos os evaporadores internos não estejam a funcionar ao mesmo tempo! multisplit obriga a ter potencia para quatro mesmo que use só um de cada vez! por isso é que pensei nesta solução!
no meu caso a temperatura minima registada no interior do apartamento foi de 9,5 e o máximo foi de 28 graus. tendo como base no inverno 18 graus e no verão 22 não estou a antever uma necessidade muito grande de energia até porque o apartamento tem somente 100 metros quadrados. há algum multisplit que permita o uso em 5 divisões e só precise da potencia normalmente gasta por 2?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


Fernanda
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: sexta dez 11, 2009 2:01 pm

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Fernanda »

eu fiz algo parecido na minha casa, mas foi parecido com a/c central de predio corporativo, com o equipamento na rua e vindo por tubulação normal de a/c, mas só frio, porque aqui no sul do brasil no inverno é frio mas não gosto de aquecimento por a/c. mas sua idéia é possível de realizar. abraço!
AgenteImóvel - Buscador de Imóveis


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por marcopns »

acho que apanhas um choque térmico cada vez que vais para uma divisão diferente. depois certamente vais mudar varias vezes de divisao, isto significa que o compressor vai funcionar continuamente durante o tempo que estas em casa. nao necessitas de mais potencia, mas o consumo será parecido

nao quero dizer que é mau, mas quando li a tua ideia, lembrei-me logo destes 2 inconvenientes


Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Ferra »

marcopns Escreveu:acho que apanhas um choque térmico cada vez que vais para uma divisão diferente. depois certamente vais mudar varias vezes de divisao, isto significa que o compressor vai funcionar continuamente durante o tempo que estas em casa. nao necessitas de mais potencia, mas o consumo será parecido

nao quero dizer que é mau, mas quando li a tua ideia, lembrei-me logo destes 2 inconvenientes
bom quanto ao choque termico isso é verdade mas já o tenho com o radiador a oleo na sala, que é a divisão onde passo mais tempo. depois tenho um aquecedor a halogenio no quarto que aquece rapido para me vestir, despir e algo mais... (dá uma luz suave) e que mudo para a casa de banho sempre que necessario! na cozinha tenho o forno e o fogão!
quanto ao consumo ser parecido para mim é irrelevante! o que é relevante é ter de pagar uma tarifa ao longo de todo o ano e só necessitar realmente dela nos 3 meses de inverno! era isso que pretendia evitar!

soube entretanto que o ar condicionado baixa muito de rendimento quando a temperatura exterior é baixa. isso é mito ou é uma realidade? é que é nessa situação que ele vai ser mais solicitado! e se não vou tirar vantagem do cop dele prefiro manter o irradiador a oleo baratinho!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Master »

sou fâ incondicional de ar condicionado.
e sim no inverno o rendimento é menor com temperaturas inferiores aos 5º exteriores e com temperaturas negativas ele não compensa estar ligado, pois simplesmente não aquece o suficiente, ontem á noite deviam estar uns 7º no exterior e senti que o meu não estava a aquecer o suficiente, apesar de aquecer.
Dos Fracos Não Reza a História...


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por CrOhN »

nesse caso, convem verificares se o ac ainda tem o gaz necessário. um teste rápido poderá ser a acumulação de gelo anormal no evaporador exterior num dia muito frio. neste caso, poderá mesmo entrar em ciclos de inversão, para descongelar.


sergyio
Membro
Membro
Mensagens: 24
Registado: sexta mar 06, 2009 12:28 pm

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por sergyio »

laranjeiro Escreveu:tive a mesma ideia mas para aplicar a um recuperador de calor, o sistema vai ter uma ventilação própria para ar quente e através de válvulas automatizadas conseguimos um controlo termostático individual em casa divisão.
o recuperador já está a funcionar, fiz a caixa de comando, encomendei as válvulas e comprei os automatismos para associar ás válvulas mas ainda não montei a parte de controlo nem comprei o ventilador...por enquanto é cedo para contribuir com mais dicas mas essa ideia faz sentido...

boas, será que poderia explicar melhor o sistema de funcionamento? também vou aplicar na minha moradia um recuperador de calor com distribuição de ar quente.

obrigado


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por itisix »

ferra Escreveu:
marcopns Escreveu:acho que apanhas um choque térmico cada vez que vais para uma divisão diferente. depois certamente vais mudar varias vezes de divisao, isto significa que o compressor vai funcionar continuamente durante o tempo que estas em casa. nao necessitas de mais potencia, mas o consumo será parecido

nao quero dizer que é mau, mas quando li a tua ideia, lembrei-me logo destes 2 inconvenientes
bom quanto ao choque termico isso é verdade mas já o tenho com o radiador a oleo na sala, que é a divisão onde passo mais tempo. depois tenho um aquecedor a halogenio no quarto que aquece rapido para me vestir, despir e algo mais... (dá uma luz suave) e que mudo para a casa de banho sempre que necessario! na cozinha tenho o forno e o fogão!
quanto ao consumo ser parecido para mim é irrelevante! o que é relevante é ter de pagar uma tarifa ao longo de todo o ano e só necessitar realmente dela nos 3 meses de inverno! era isso que pretendia evitar!

soube entretanto que o ar condicionado baixa muito de rendimento quando a temperatura exterior é baixa. isso é mito ou é uma realidade? é que é nessa situação que ele vai ser mais solicitado! e se não vou tirar vantagem do cop dele prefiro manter o irradiador a oleo baratinho!
isso é falta de potência da bomba de calor ou então alguma anomalia (aconteceu-nos uma vez aquecer mal e era problema do compressor que foi trocado).
na empresa temos equipamentos do tipo doméstico para várias salas pequenas. uns são "individuais" e outros multi. sempre tem aquecido bem. mas raramento temos temperaturas negativas.
as salas têm entre uns 15 e 30 m2, que é um tamanho normal numa casa.
agora, claro está que com muito frio os consumos serão maiores, mas um bom posicionamento das unidades exteriores ajuda. se for mais usado no inverno que no verão, o ideal é estarem onde apanhem mais sol.

pessoalmente sou adepto de vários aparelhos, usando-os conforme os usos que se dá aos espaços.


Laranjeiro
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 97
Registado: segunda mar 17, 2008 4:17 pm

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Laranjeiro »

boas, será que poderia explicar melhor o sistema de funcionamento? também vou aplicar na minha moradia um recuperador de calor com distribuição de ar quente.

obrigado
olá sergyio
tenho as válvulas que basicamente são borboletas axiais dentro de uma secção de tubo mas na hora de juntar os automatismos ás válvulas vi que os automatismos precisam de comutadores de fim de curso, comecei a pensar que vai ser muito trabalhoso montar tudo e ainda ter que fazer correcções de problemas que sempre aparecem sem contar com a tolerância ao calor que não faço a menor ideia se aguenta a temperatura do ar do recuperador....acabei por desistir, estou mesmo a ver que iria ficar pouco fiável e vou simplesmente instalar a distribuição de ar quente sem controlo termostático...
ainda estive a ver válvulas já prontas numa empresa de gaia mas não fiquei com vontade de pagar o que eles querem...
mas quanto às ligações depende de como as automatismos funcionam, ah uns que com sinal abrem sem sinal fecham, outros que dependem da polaridade da alimentação etc. mas no fundo a minha ideia é simples, um termóstato e válvula para cada divisão (garantir um escape de ar quente para o caso de todas as válvulas estarem fechadas, alguns outros cuidados e pronto)
Chernobyl corria Windows

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Um ar condicionado para todo o apartamento

Mensagem por Master »

"nesse caso, convem verificares se o ac ainda tem o gaz necessário. um teste rápido poderá ser a acumulação de gelo anormal no evaporador exterior num dia muito frio. neste caso, poderá mesmo entrar em ciclos de inversão, para descongelar."

olá crohn
obrigado pela dica
sim, por vezes o a.c. entra em ciclos de descongelamento, ou seja deixa de enviar o calor para o interior e manda para o exterior.
não sei se é anormal.
isso só acontece em temperaturas quase negativas, sempre pensei que era normal, mas n sendo tenho que falar com alguém que vá fazer o checkup ao aparelho.
esse aparelho tem 10 anos, e nunca fez nenhum checkup.
Dos Fracos Não Reza a História...

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”