Duvidas, ajuda
-
elav
Autor do tópico - Membro Dedicado

- Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am
Duvidas, ajuda
depois de passar algumas horas a ler este forum como a pensar que uma scooter electrica é optima para o ambiente e tambem para a nossa carteira......
estou a pensar seriamente em adquirir uma scooter electrica, gostava qiue me pudesse tirar algumas duvidas.
quais as melhores baterias e porquê (litio, ni-nh,......)?
qual o tempo medio de vida util de um motor?
moro a 30km do meu local de trabalho, e trabalho numa serra logo são 30km sempre a subir, e 30km a descer que perfaz um total de 60km diarios, gostaria de fazer o percurso a media de 80km/h, que scooter recomendam?
cumprimentos
estou a pensar seriamente em adquirir uma scooter electrica, gostava qiue me pudesse tirar algumas duvidas.
quais as melhores baterias e porquê (litio, ni-nh,......)?
qual o tempo medio de vida util de um motor?
moro a 30km do meu local de trabalho, e trabalho numa serra logo são 30km sempre a subir, e 30km a descer que perfaz um total de 60km diarios, gostaria de fazer o percurso a media de 80km/h, que scooter recomendam?
cumprimentos
-
hmgp
- Membro Gold

- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
Re: Duvidas, ajuda
boas e bem vindo ao fórum.
eu tenho uma predator e também moro a 30km do trablho e recomendo, mas para fazeres os 60km (30 a subir) e a médias de 80kmh então nada menos que 60ah para estares à vontade e esforçares menos as baterias. a não ser que possa carregar no local de trabalho e aí os 40ah já servem (que é o meu caso) ou tens as de 60ah a trabalhar sem esforço de descargas profundas constantes.
mas para podermos opinar melhor podias dizer que tipo de estrada é suposto fazeres? nacional, ic, ae?
eu tenho uma predator e também moro a 30km do trablho e recomendo, mas para fazeres os 60km (30 a subir) e a médias de 80kmh então nada menos que 60ah para estares à vontade e esforçares menos as baterias. a não ser que possa carregar no local de trabalho e aí os 40ah já servem (que é o meu caso) ou tens as de 60ah a trabalhar sem esforço de descargas profundas constantes.
mas para podermos opinar melhor podias dizer que tipo de estrada é suposto fazeres? nacional, ic, ae?
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
viva.
primeiro, devias te apresentar no tópico das apresentações. .
segundo, há que experimentar. não compres nenhuma mota sem primeiro andares numa igual.
terceiro, escolhe as baterias que te dêem segurança. neste momento, o lítio é a melhor escolha, mas as nimh também estão a cumprir a sua função... eu cá, não me chateava muito com isso. chateava-me mais se o importador não cumprisse com a garantia.
quarto, não sou o maior entendedor, mas acho que um motor dura muito muito muito tempo... além de ser uma peça "barata" quando comparada com as baterias... mas isto é tudo à base do ouvi dizer... há aqui companheiros que sabem mais disto que eu.
primeiro, devias te apresentar no tópico das apresentações. .
segundo, há que experimentar. não compres nenhuma mota sem primeiro andares numa igual.
terceiro, escolhe as baterias que te dêem segurança. neste momento, o lítio é a melhor escolha, mas as nimh também estão a cumprir a sua função... eu cá, não me chateava muito com isso. chateava-me mais se o importador não cumprisse com a garantia.
quarto, não sou o maior entendedor, mas acho que um motor dura muito muito muito tempo... além de ser uma peça "barata" quando comparada com as baterias... mas isto é tudo à base do ouvi dizer... há aqui companheiros que sabem mais disto que eu.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
elav

o trajecto é sempre por estrada nacional, com alguns semaforos.......
sim não vou comprar nenhuma sem experimentar.
estive no site da batlight (http://www.batlight.pt/paginas%20produt ... ithium.htm) e la vendem baterias de 100 ah por 137€ mais iva, é possivel comprar uma scooter de 60 ah e depois se não for suficiente substituir a bateria de 60 ah por uma de 100ah.
em termos de fiabilidade que marcas recomndam
sim não vou comprar nenhuma sem experimentar.
estive no site da batlight (http://www.batlight.pt/paginas%20produt ... ithium.htm) e la vendem baterias de 100 ah por 137€ mais iva, é possivel comprar uma scooter de 60 ah e depois se não for suficiente substituir a bateria de 60 ah por uma de 100ah.
em termos de fiabilidade que marcas recomndam
-
hmgp
- Membro Gold

em principio é possível, a electrónica de uma deve suportar a outra, mas depois os tempos de carga alteram-se (também se arranja, haja €'s ) e desde que haja espaço, pois as de 100 são maiores que as de 60, enfim envolve sempre um investimento ... digamos ... elevado. mas disso saberás melhor que eu, claro. desde que haja €'s, tudo se faz. as thundersky não são más mas há melhores, é sempre uma questão de €'s.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
bem, acho que não viste bem o preço da bateria... ou melhor, isso deve ser 137 vezes 22 ou 24 (não sei ao certo quantas são). mais uma vez, há aqui gente mais competente para te ajudar. o meu conselho era para ires mesmo por aí. já há aqui alguns diários de bordo dessas motas. pelo menos uma está no activo (a do barrocas). as predators também são do mesmo campeonato, podes investigar esses diários de bordo também (ou o site da swenergy).
no entanto, as marcas que estão há mais tempo no mercado são a vectrix (uma espécie de topo de gama), a bereco (também é chinesa) e a emax.
enfim, atira-te aos diários de bordo e fala com os autores. certamente ficarás melhor informado.
no entanto, as marcas que estão há mais tempo no mercado são a vectrix (uma espécie de topo de gama), a bereco (também é chinesa) e a emax.
enfim, atira-te aos diários de bordo e fala com os autores. certamente ficarás melhor informado.
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
hmgp
- Membro Gold

ops! em relação à bateria o volt tem mais que razão. considera bateria um conjunto dessas "baterias" que deste o link. ou seja esse link é o preço de uma célula que em conjunto perfaz uma bateria. não sei se me explico bem...
dou-te o caso da minha mota, tem baterias dessa marca mas de 40ah, na realidade tem 24x"uma unidade dessas" que tens no site da batlight. logo a minha bateria para ter os 100ah custaria 24x137+iva.
dou-te o caso da minha mota, tem baterias dessa marca mas de 40ah, na realidade tem 24x"uma unidade dessas" que tens no site da batlight. logo a minha bateria para ter os 100ah custaria 24x137+iva.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
elav

obrigado, já estou mais elucidado e assustado.....
e pelo k vi só dão 2 nos de garantia.... ou estou errado?
quais as baterias com mais duabiulidade?
-
hmgp
- Membro Gold

teoricamente, as de lítio, se bem que as níquel (que encontras nas vectrix) também têm já um historial de aguentarem bem (existem ve's como os toyota rav4 que fizeram umas largas dezenas de milhares de quilómetros e estão aí para as curvas) são é mais propensas a cuidados extra como temperaturas, etc.elav Escreveu:obrigado, já estou mais elucidado e assustado.....
um exemplo, as thundersky (de lítio) estão contempladas com 3000 ciclos de 80% dod, quer isto dizer que se gastares 80% da carga e voltares a carregar podes fazer 3000 ciclos desse tipo e no fim desses 3000 ciclos as baterias ainda te dão 80% da autonomia, se só descarregares 70% já dão para 5000 ciclos até atingires os 80% de autonomia... repara que ao fim dos 3000 ou 5000 ciclos as baterias não estão estragadas, o que o fabricante garante é que ainda dão 80% da autonomia que te davam.
mais uma vez estarei a ser confuso...
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
daí as motas terem um preço a primeira vista elevado... as baterias são caras. normalmente tem 2 anos de garantia, com limite de kms, 80 000km na bereco, 120 000km a batlight ou a sw sem limite. a tunder sky anuncia entre 3 a 5 mil ciclos de carga, multiplica por uns 60-100km por ciclo no caso das 60ah.
tendo em conta que as manutenção são quase inexistentes, os custos de electricidade são insignificantes cerca de 30€ por 10 000km em bi-horario, podes fazer as tuas contas... ao fim dos 2 anos da garantia tens a mota quase paga
tendo em conta que as manutenção são quase inexistentes, os custos de electricidade são insignificantes cerca de 30€ por 10 000km em bi-horario, podes fazer as tuas contas... ao fim dos 2 anos da garantia tens a mota quase paga
-
elav

a uma media de 60 km por ciclo devem de fazer cerca de 180000km, e alguem sabe o porque da garantia só incluir 2 anos.
só devo de fazer uns 18000km por ano, logo poupo cerca de 900€ ano em gasoleo e o planeta e agradece.
obrigado pessoal, vou optar por uma da mesma gama da vectrix ou mesmo a vectrix.
mas 30 km a subir a serra e mais 30 km a descê-la tenho medo que ela não se aguente..... alguem aqui da zona de portimão?
só devo de fazer uns 18000km por ano, logo poupo cerca de 900€ ano em gasoleo e o planeta e agradece.
obrigado pessoal, vou optar por uma da mesma gama da vectrix ou mesmo a vectrix.
mas 30 km a subir a serra e mais 30 km a descê-la tenho medo que ela não se aguente..... alguem aqui da zona de portimão?
-
Ricardo_Santos
- Membro Silver

- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
boas elav!
acho que 30 km é fazível com a predator! ainda por cima a descer depois todos os santos ajudam.
se tiveres um sítio onde recarregar no trabalho ainda era melhor. mas uma vez que depois é sempre a descer a travagem regenerativa também te dá alguma ajuda se bem que não muita. na minha opinião ganha-se mais em ir com ela "desengatada" em muitas circunstâncias...
mas claro, só experimentando. não tenho muita experiência em subidas/descidas, aqui no montijo é tudo muito plano!
no entanto o hmgp anda com a dele na serra de sintra frequentemente. ninguém melhor que ele para dar uma opinião acerca da predator.
abraço
acho que 30 km é fazível com a predator! ainda por cima a descer depois todos os santos ajudam.
se tiveres um sítio onde recarregar no trabalho ainda era melhor. mas uma vez que depois é sempre a descer a travagem regenerativa também te dá alguma ajuda se bem que não muita. na minha opinião ganha-se mais em ir com ela "desengatada" em muitas circunstâncias...
mas claro, só experimentando. não tenho muita experiência em subidas/descidas, aqui no montijo é tudo muito plano!
no entanto o hmgp anda com a dele na serra de sintra frequentemente. ninguém melhor que ele para dar uma opinião acerca da predator.
abraço
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W
-
hmgp
- Membro Gold

boas elav.
da minha experiência ou tens onde carregar nessa metade do percurso de 30+30, ou então vai para baterias de 60ah.
é a minha opinião. serra a subir e com velocidade média/alta implica um gasto grande e para não haver surpresas é melhor que: ou tens 60ah que já deverá ser suficiente sem recarregares a meio, ou tens 40ah mas tens que recarregar após os primeiros 30km.
um exemplo, eu apanho com subidas aqui pela serra de sintra, e algumas no ic19 a caminho de lisboa, mas não são 30km a subir nem nada que se pareça, mas não deixo a mota morrer, se entra a 80 sai a 80 ou 90 ! . se não recarregar, os 30km de volta não podem ser, digamos, "à vontade" em relação à utilização do punho. já teria que ser muito controlado para chegar a casa. faz-se porque já testei e deu (morreu após ter passado 150m da minha porta quando a tentava esgotar) mas não é coisa para o dia-a-dia.
conclusão: ou podes carregar e os 40ah chegam, ou aconselho os 60ah.
faltou-me dizer que o meu percurso, em distancia, é 100% igual ao teu 30+30!
p.s.: quando tiver um bocadinho de tempo conto a minha novela de ontem. só para dar um cheirinho, fiquei sem bateria a caminho de casa
da minha experiência ou tens onde carregar nessa metade do percurso de 30+30, ou então vai para baterias de 60ah.
é a minha opinião. serra a subir e com velocidade média/alta implica um gasto grande e para não haver surpresas é melhor que: ou tens 60ah que já deverá ser suficiente sem recarregares a meio, ou tens 40ah mas tens que recarregar após os primeiros 30km.
um exemplo, eu apanho com subidas aqui pela serra de sintra, e algumas no ic19 a caminho de lisboa, mas não são 30km a subir nem nada que se pareça, mas não deixo a mota morrer, se entra a 80 sai a 80 ou 90 ! . se não recarregar, os 30km de volta não podem ser, digamos, "à vontade" em relação à utilização do punho. já teria que ser muito controlado para chegar a casa. faz-se porque já testei e deu (morreu após ter passado 150m da minha porta quando a tentava esgotar) mas não é coisa para o dia-a-dia.
conclusão: ou podes carregar e os 40ah chegam, ou aconselho os 60ah.
faltou-me dizer que o meu percurso, em distancia, é 100% igual ao teu 30+30!
p.s.: quando tiver um bocadinho de tempo conto a minha novela de ontem. só para dar um cheirinho, fiquei sem bateria a caminho de casa
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi
-
easy
- Membro Silver

- Registado: domingo out 21, 2007 6:23 pm
deve ser o mínimo exigido por lei, caso contrário acho que nem dois anos havia. dizer que as baterias thunder sky aguentam 2000 ciclos é uma coisa, garantir isso é outra completamente diferente.elav Escreveu:e alguem sabe o porque da garantia só incluir 2 anos.
cada célula destas baterias é bastante sensível. basta pesquisar um pouquinho pelo fórum e ver o que aconteceu a scooters que não tinham bms ou que o tinham mal configurado. estes problemas aconteceram em meia dúzia de ciclos. mesmo tomando todos os cuidados em cargas, descargas, temperaturas de funcionamento, etc.. ainda não tenho conhecimento de ninguém que tenha efectivamente atingido o nº de ciclos anunciados pelo fabricante, mas já há alguns exemplos de quem não tenha chegado lá.
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
não sei se nestas baterias de lifepo4 acontece o mesmo que nas de iões de lítio a partir do momento que saem da fábrica começam a perder performance, há quem diga que só duram 2 ou 3 anos (they start degrading as soon as they leave the factory. they will only last two or three years from the date of manufacture whether you use them or not. fonte)
mas também acredito que esse tempo de vida aumente com o evoluir da tecnologia e até já pode ser superior a isso.
[[]]
mas também acredito que esse tempo de vida aumente com o evoluir da tecnologia e até já pode ser superior a isso.
[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
não concordo com essa frase, a tecnologia lifepo4 é muito diferente da lion, nas lifepo4 quando em novas não têm a performance total, só depois de algumas dezenas de ciclos alcançam a performance total e a partir dai começa a decair, mas nada que se note, pelo menos ao fim de um ano que é o meu caso.mix Escreveu:não sei se nestas baterias de lifepo4 acontece o mesmo que nas de iões de lítio a partir do momento que saem da fábrica começam a perder performance, há quem diga que só duram 2 ou 3 anos (they start degrading as soon as they leave the factory. they will only last two or three years from the date of manufacture whether you use them or not. fonte)
[[]]
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
mix
- Membro Silver

- Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm
sim eu disse que não sabia se as lifepo4 se comportam como as iões de lítio, apenas que no caso de se comportarem, que parece não ser o caso, e se o artigo estiver correcto/actualizado é normal que a garantia não passe dos 2 anos para as baterias.
apenas a experiência nos dirá!
[[]]
edit: pesquisei um pouco e encontrei isto na wiki
apenas a experiência nos dirá!
[[]]
edit: pesquisei um pouco e encontrei isto na wiki
while lifepo4 cells have lower voltage and energy density than normal, licoo2 li-ion cells, this disadvantage is offset over time by the slower rate of capacity loss (aka greater calendar-life) of lifepo4 when compared with other lithium-ion battery chemistries (such as licoo2 cobalt or limn2o4 manganese spinel based lithium-ion polymer batteries or lithium-ion batteries).[7][8] for example:
* after one year of use, a lifepo4 cell typically has approximately the same energy density as a normal, licoo2 li-ion cell.
* beyond one year of use, a lifepo4 cell is likely to have higher energy density than a normal, licoo2 li-ion cell due to the differences in their respective calendar-lives.
13000km a electrões
Sócio nº 60
Sócio nº 60
-
elav

na vossa opinião e experiencia, quais sao as melhores:
lifepo4
gel
a123
lifepo4
gel
a123
-
marcopns
- Membro Gold

- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
eu posso falar da minha experiência com os pequenos dispositivos electrónicos... tenho uma camera de vídeo sony com baterias lion há mais de 6 anos e as baterias continuam boas. noto um decréscimo de autonomia mas nada que ponha em causa a normal utilização da camera.. estas baterias fizeram poucos ciclos, mas passam a maior parte do seu tempo descarregadas.jmal Escreveu: não concordo com essa frase, a tecnologia lifepo4 é muito diferente da lion, nas lifepo4 quando em novas não têm a performance total, só depois de algumas dezenas de ciclos alcançam a performance total e a partir dai começa a decair, mas nada que se note, pelo menos ao fim de um ano que é o meu caso.
o meu portátil também ja tem 4 anos... por isso a duração em tempo de 3 anos parece-me pessimista
gel... para fazer 30km a subir...nem pensarelav Escreveu:na vossa opinião e experiência, quais são as melhores:
lifepo4
gel
a123
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
ainda estás um pouco verde nas baterias, a123 são uma marca de baterias da tecnologia lifepo4, gel são baterias de chumbo, não vale pena tentar comparar baterias de chumbo com baterias de lítio-ferro (lifepo4), mas respondendo à tua pergunta as a123 são as melhores das melhores que se vendem no mercado.elav Escreveu:na vossa opinião e experiencia, quais sao as melhores:
lifepo4
gel
a123
Cumps Inovadores