Problema com caldeira

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro
Registado: sábado dez 12, 2009 3:45 pm

Problema com caldeira

Mensagem por biomodder »

boa tarde

estou com um problema na minha caldeira e gostava que me dessem uma ajuda...

a caldeira esta localizada num compartimento da casa com 4m2 e alem da saída de fumos tem também uma janela sempre aberta 24 h por dia, as botijas de gás encontram-se fora de casa com os tubos externos presos á parede com um revestimento térmico. o gás que uso actualmente é repsol mas já usei galp e continuei com o mesmo problema.

problema no inverno:

-baixa temperatura da agua baixa drasticamente depois de estar ligada 1 min....
-actualmente estou sem agua quente para a parte sanitária devido ao problema acima mencionado , mas com o aquecimento central a funcionar a 100%
-o problema que eu verifico é que quando ela tenta ligar demora bastante tempo principalmente naquela parte que a faisca esta a tentar fazer a combustão (mais do triplo do tempo do aquecimento), alem de demorar mais tempo depois de estar ligado com muita frequência vai abaixo(passado 20/30 segundos) e tenta ligar novamente.(no manipulo do controlo da temperatura esta no máximo! )
-incrivelmente este problema só não acontece no verão.

intervenções que já fiz:
limpei o pó que estava dentro da caldeira
esvaziei a caldeira 3 vezes

ps:já chamei um técnico, +/- há 1 ano e quando cá esteve funcionou bem, mas foi só naquele dia depois como era verão funcionava razoavelmente (entre os 60ºc a 70ºc mas sempre com o manipulo da temp no maximo.....que supostamente devia de sair a 100ºc )

todos os comentários são bem vindos!
obrigado a todos
e desculpem o testamento

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Re: Problema com caldeira

Mensagem por raposo »

como e da praxe em fóruns e nesta casa também poderia fazer a sua apresentação na secção respectiva.

aconselho a chamar um técnico da marca, pela sua explicação, poderá ser um problema interno do corpo de caldeira.

possível:
sensores.
detecção de caudal.

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro

Mensagem por biomodder »

boas raposo

sry esqueci-me de registar.

mas estou a chegar á mesma conclusão que tu chegaste...infelizmente

obrigado na mesma

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro

Mensagem por biomodder »

raposo por acaso sabes a q temperatura o gás butano ou propano congelam?

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

eu posso responder com a ajuda da nossa amiga wikipedia

gas butano
ponto de ebulição (estado liquido - estado gasoso) -0,5º
ponto de fusao (estado solido - estado liquido) -138,4º

gas propano
ponto de ebulição (estado liquido - estado gasoso) -42,1º
ponto de fusao (estado solido - estado liquido) -187,6º

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro

Mensagem por biomodder »

tks

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

marcopns Escreveu:
gas butano
ponto de ebulição (estado liquido - estado gasoso) -0,5º

gas propano
ponto de ebulição (estado liquido - estado gasoso) -42,1º
eu diria que estes é que podem interferir no rendimento da caldeira. o facto de ter os tubos com isolamento não influencía. o que influencía é a passagem do gás do estado liquido para gasoso, e isso ocorre dentro da garrafa. esta passagem baixa a temperatura da garrafa e se a temperatura exterior é baixa, ainda fica mais baixa até que fica dificil a evaporação! (vulgarmente diz-se que congela, mas o que ocorre é na verdade, deixar de evaporar) nos tubos já passa em gás. tenho em casa um esquentador e quando está muito tempo seguido em funcionamento, no inverno, começa a "perder potencia". como uso butano isso facilmente acontece. resultado: arranjei maneira de a manter quentinha! mas sem que passe dos 50º pois existe o perigo de explosão. regulei para 30º. problema resolvido.
com isto não estou a dizer que a caldeira não esteja avariada... mas como é relativamente facil de testar esta hipotese, eu experimentava. atenção que está-se a mexer com gás, nada de lhe acender uma fogueira ao pé!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Kad
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo dez 27, 2009 12:39 am

Mensagem por Kad »

boas, posso antes de mais perguntar a marca da caldeira ?

realmente o seu caso é um tanto ou nada "esquesito" uma vez que só acontece no verão.

tire-me aqui só uma dúvida, quando trocou de marca de gás o problema melhorou ou ficou exactamente na mesma ?

a única coisa que já me aconteceu várias vezes (mas no meu caso era inverno ou verão, a diferença é que de verão não necessitamos de tanta água quente, logo parece que o problema não está lá) era a próprio redutor estar danificado, o que acontecia é que a pressão de gás era "insuficiente".

algo que também ja apanhei foi, tubagens de gás extremamente entupidas, isto graças ao facto dos contrutores deixarem o cobre aberto a espera que alguem faça a instalação.

eu no seu caso começava por trocar o redutor para ver se faz diferença, acredite que pode parecer uma solução parva mas olhe que pode estar ai o seu problema!

cumps.

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro

Mensagem por biomodder »

tenho noticias....infelizmente n sao boas...

agora deixou mesmo de funcionar (antigamente só a torneira a deitar metade do fluxo da agua ainda ia dando agua quente), agora ja nem liga
kad Escreveu:boas, posso antes de mais perguntar a marca da caldeira ?

ariston
modelo: genus

realmente o seu caso é um tanto ou nada "esquesito" uma vez que só acontece no verão.

tire-me aqui só uma dúvida, quando trocou de marca de gás o problema melhorou ou ficou exactamente na mesma ?

ficou igual

a única coisa que já me aconteceu várias vezes (mas no meu caso era inverno ou verão, a diferença é que de verão não necessitamos de tanta água quente, logo parece que o problema não está lá) era a próprio redutor estar danificado, o que acontecia é que a pressão de gás era "insuficiente".

algo que também ja apanhei foi, tubagens de gás extremamente entupidas, isto graças ao facto dos contrutores deixarem o cobre aberto a espera que alguem faça a instalação.

eu no seu caso começava por trocar o redutor para ver se faz diferença, acredite que pode parecer uma solução parva mas olhe que pode estar ai o seu problema!

talvez....

cumps.

mas o aquecimento central funciona bem, a agua quente é q deixou mesmo de funcionar...

sera que um sensor para a minha caldeira fica caro?ou detector de caudal?

obrigado por tudo

raposo
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 03, 2008 6:12 am

Mensagem por raposo »

qual e marca da caldeira'?

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro

Mensagem por biomodder »

raposo Escreveu:qual e marca da caldeira'?
marca: ariston
modelo: genus

Munky Boy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 26, 2007 10:00 pm

Mensagem por Munky Boy »

oi pessoal..

eu ja tive um problema semelhante numa caldeira aqui em portalegre, mas essa funcionava a gas de cidade.
o problema nunca pode ser do gás, senão nao funcionava nada, e segundo percebi, a parte do aquecimento funciona.

esse tipo de caldeiras por norma tem sensores de fluxo e temperatura separados para ambas as saidas (aquecimento e aqs).

há varias avarias que causam esses sintomas:
1- o sensor de fluxo ou temperatura da aqs, esta avariado e da informações eradas a centralina da caldeira(caso seja electronica).
2- a tubagem de saida de agua para a aqs esta obstruida, o que pode provocar excesso de pressão, e a caldeira nao arrancar.
3- a valvula bi-direccional automatica( mecanica ou electrica) esta presa ou avariada, o que pode provocar uma diminuiçao de fluxo de agua.

já agora o acumulador de agua quente é interno ou externo?
Todas as poupanças tem dois fins, o bolso e o ambiente...

Autor do tópico
biomodder
Membro
Membro

Mensagem por biomodder »

munky boy Escreveu: já agora o acumulador de agua quente é interno ou externo?
interno.

e os preços para todos esses tópicos são muito elevados? andam para q valores +/-?

Responder

Voltar para “Geral”