Meu projeto de geração solar...

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por jmal »

se é para injectares a corrente na tua rede, ele nunca vai dissipar energia nenhuma, e mesmo que carregue as baterias, essa energia não é dissipada, simplesmente desliga a carga da bateria, ou por outras palavras fica em circuito aberto, mas ele faz isso automaticamente, assim que tensão baixar dos 14.4v ele volta a ligar a carga nas baterias. mas não te preocupes com isso, se meteres baterias tens obrigatoriamente meter um regulador.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

entendi agora.
então não vale a pena, pois não vou aproveitar a energia dos painéis quando as baterias estiverem carregadas.
eu pensei que após carregada as baterias, o regulador iria fornecer a energia diretamente dos painéis para a carga, regulando em 28.8v.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por jmal »

smarley Escreveu:entendi agora.
então não vale a pena, pois não vou aproveitar a energia dos painéis quando as baterias estiverem carregadas.
eu pensei que após carregada as baterias, o regulador iria fornecer a energia diretamente dos painéis para a carga, regulando em 28.8v.
não é bem assim, se o inversor estiver ligado, a tensão nunca sobe a mais de 28.8v, a meu ver vais aproveitar muito mais com baterias do que sem elas. não sei se me fiz entender, apenas irás carregar completamente as baterias se desligares o inversor, até lá, a tensão nunca subirá acima dos 28.8v, só sobe se a energia fornecida pelo inversor seja muito menor do que a gerada pelos painéis.

ou seja, imagina um deposito de água, onde tens sempre uma quantidade a entrar e outra a sair, se a de entrada for maior que a de saída, ele irá vazar, se o contrário, o depósito fornece à saída o que falta na entrada (nuvens), e este vai despejar, mas assim que o fornecimento de água aumentar e reposto que falta encher (quando vier sol). agora imagina isto sem o depósito, obviamente que o depósito no teu caso é a bateria.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

jmal

ficou 100% a sua explicação agora.
esta é a dúvida que eu tinha!!!
eu não sabia se o regulador alimentaria a carga enquanto carregava. agora eu sei que sim.
e eu achava que a tensão que ficaria na bateria enquanto carregava seria os 36v.
mas pelo que tu falou, o inversor vai sempre pegar a tensão da bateria, e a tensão que vem dos painéis pouco importa para ele. se é 28, 30 ou 36v. é isso certo?

mas o ideal para mim seria um regulador que cortasse em menos do que 28v, mas agora este ja está comprado.vou fazer uns testes com ele.

escrevi sobre o projeto no meu site, caso os amigos queiram dar uma olhada.

eu vou criar um novo tópico aqui, assim que estiver com as células em mãos e ja alguma coisa montada.
vou atualizar no site também.

abraços

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por jmal »

sim, é isso, para o regulador a tensão de entrada apenas tem de ser maior que a máxima de carga das baterias, os tais 28.8 volts, ele regula a tensão que está nas baterias, não deixando que a tensão destas não subam além dos 28.8v para não danificar as baterias, além disso a saída do regulador faz o mesmo, mas para descarga, não deixa que a tensão nestas não desça abaixo dos 10.5v * 2 baterias = 21 volts, salvo erro, este serve para proteger as baterias, como sabes não se pode descarregar as baterias até 0v nem carrega-las acima do permitido.

a saída do regulador está sempre com corrente, desde que claro a tensão das baterias seja superior a 21 volts no teu caso, portanto se optares por esta solução tens de o adquirir para 24v.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Tó Miguel »

agora desfeitas as dúvidas, só falta o smarley começar a construção e postar aqui as fotos da evolução do projecto.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Tó Miguel »

agora desfeitas as dúvidas, só falta o smarley começar a construção e postar aqui as fotos da evolução do projecto.
parece que este tópico, criou uma grande pesquisa, que até esta data não havia sido feita aqui no fórum, na área fotovoltaica.
é disto que o nosso fórum necessita, para continuar agradável e interessante a sua utilização.
pena é, que este tema tenha poucos adeptos, mas estou certo, que com o tempo os amantes dos eléctricos, vão se render também a este tipo de energia sustentável e inesgotável e acima de tudo uma maneira 100% ecológica de carregar as baterias das suas máquinas.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

com certeza tó miguel!

o objetivo do fórum é a troca de conhecimentos e a aprendizagem.
faço questão de postar tudo o que descobrir aqui.

a minha encomenda ainda não chegou ao brasil. a minha previsão era para ter chegado ontem.
tomara que chegue até quarta da semana que vem. aí quinta feira já posto fotos pra vocês!

sobre o regulador e as baterias eu vou ver como está a grana aqui, pois uma bateria de 12v 60ah de boa qualidade custa r$250,00 cerca de 100 euros. como é o preço das baterias ai?

abraços!


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:pois uma bateria de 12v 60ah de boa qualidade custa r$250,00 cerca de 100 euros. como é o preço das baterias ai?

abraços!
por cá ronda mais ou menos o mesmo preço 100€ (+-)
mas porque não usas baterias de 100ah

consulta este site: http://www.energycasa-pt.com/index_fich ... taico.html
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

se eu for usar bateria acho que vai ser de no mínimo 200ah. vou utilizar bateria para carreta ou de trator.
depende do $$ disponível para elas.
o problema é o preço delas:
60ah - r$270,00
100ah - r$500,00
150ah - r$550,00
170ah - r$660,00
200ah - r$800,00

vou procurar uma outra marca, não tão boa quanto esta.
o problema é que vou ter que comprar duas.
se eu comprar uma bateria de grande capacidade vai ser para adicionar mais painéis e manter um inversor.
Última edição por Smarley em domingo jan 17, 2010 12:43 am, editado 1 vez no total.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:se eu for usar bateria acho que vai ser de no mínimo 200ah. vou utilizar bateria para carreta ou de trator.
depende do $$ disponível para elas.
uma bateria de maior potência como estas sai em torno de r$400,00.
o problema é que vou ter que comprar duas.
se eu comprar uma bateria de grande capacidade vai ser para adicionar mais painéis e manter um inversor.
o factor economico sempre a estragar o nossos projectos
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

hoje eu recebi um livro, edifícios solares fotovoltaicos de ricardo rüther da ufsc(universidade federal de santa catarina).
neste livro ele explica tudo sobre a geração de energia solar e conexão a rede, a um nível bem acessível para todos. também fala sobre a legislação brasileira quando a isso e o que é necessário para legalizá-la.
uma pena que não temos este livro digitalizado, mas eu vou mandar um email ao professor rüther e perguntar se posso digitalizar o livro dele.
vou ter de conseguir um scaner, ou tirar fotos das página com uma resolução boa.
aí eu posto aqui pra vocês, pois é um livro muito interessante!

abraços!


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

eu acho que os vendedores estão um pouco enganados.
pois eu perguntei a um vendedor do controlador de carga xantrex c60. no qual xantrex é uma das marcas mais famosas.
e ele me informou que este controlador não pode ser inserido 36v dos painéis para carregar baterias de 24v. ele falou que precisaria de um controlador mppt.
achei estranho isso.
hello, this charge controller has adjustable settings for charging batteries, you can read the full range at http://www.xantrex.com/web/id/63/docserve.aspx . you will need an mppt controller if you want to charge 24v batteries from a 36v solar panel, this controller does not convert the voltage. thank you for your inquiry, dave


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Tó Miguel »

smarley estou certo que o professor rüther não irá autorizar a digitalização, visto ele estar a comercializar o livro.
mas já agora pergunta se está a ser comercializado em portugal.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

não miguel, creio eu que o livro dele não esta sendo comercializado.
pois não encontrei em nenhum lugar a venda.
e ele me enviou de cortesia o livro, sem custos nenhum.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por jmal »

smarley Escreveu:eu acho que os vendedores estão um pouco enganados.
pois eu perguntei a um vendedor do controlador de carga xantrex c60. no qual xantrex é uma das marcas mais famosas.
e ele me informou que este controlador não pode ser inserido 36v dos painéis para carregar baterias de 24v. ele falou que precisaria de um controlador mppt.
achei estranho isso.
hello, this charge controller has adjustable settings for charging batteries, you can read the full range at http://www.xantrex.com/web/id/63/docserve.aspx . you will need an mppt controller if you want to charge 24v batteries from a 36v solar panel, this controller does not convert the voltage. thank you for your inquiry, dave

mas os teus painéis não são para 24v e dão 32.5v, em aberto ??
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

jmal, desculpe eu me expressei errado.

deixa eu explicar melhor:

se eu for conectar os painéis direto no inversor, montarei painéis de 25v que dão 32.5v em aberto.

se eu for montar os painéis para carregar baterias de 24v, creio eu que 25v serão insuficientes não achas?
por isso falei em 36v. se eu for montar painéis para carregar baterias de 24v pensei em montá-los com 36v.

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por jmal »

smarley Escreveu:jmal, desculpe eu me expressei errado.

deixa eu explicar melhor:

se eu for conectar os painéis direto no inversor, montarei painéis de 25v que dão 32.5v em aberto.

se eu for montar os painéis para carregar baterias de 24v, creio eu que 25v serão insuficientes não achas?
por isso falei em 36v. se eu for montar painéis para carregar baterias de 24v pensei em montá-los com 36v.
ok, certo, podes montar à vontade, desde que os 36v seja em aberto.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms


Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Smarley »

não os 36v seria nominal.
eu pensei em montar com 36v pois li que para baterias de 12v o nominal deveria de 18v.
então pensei eu que para o dobro de baterias, 24v, o nominal deveria ser o dobro, 36v.
não é isso?
qual o nominal recomendado para 24v?


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Meu projeto de geração solar. Algumas dúvidas...

Mensagem por Tó Miguel »

smarley Escreveu:não miguel, creio eu que o livro dele não esta sendo comercializado.
pois não encontrei em nenhum lugar a venda.
e ele me enviou de cortesia o livro, sem custos nenhum.
então o professor pertence ao grupo dos benfeitores da humanidade e apenas quer difundir os seus conhecimentos é uma espécie em vias de extinção.
devias de lhe apresentar o nosso fórum, ele iria gostar de saber, que há mais seres, que se interessam pela preservação do nosso planeta.
seria um documento, para ser colocado num tópico inamovível aqui do fórum, para ser consultado por todos, que assim o desejassem.
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”