Novas regras ??

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
mexilhão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta fev 05, 2010 5:53 pm

Novas regras ??

Mensagem por mexilhão »

boas, registei provisoriamente a minha microprodução em 19/12/2009 , fiz a compra e agora quero registar oficialmente , nao é que a regras alteraram e os valores pagos por kw são inferiores ao estudo, alguem tem algo a dizer rel. a isso?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Novas regras ??

Mensagem por sergiomms »

se os valores são inferiores ao estudo é porque o estudo estava mal feito!
no meu entender, os valores para este ano estão correctos (para as primeiras 3 secções).
sergiomms


Autor do tópico
mexilhão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta fev 05, 2010 5:53 pm

Re: Novas regras ??

Mensagem por mexilhão »

boas , o que eu queria dizer era que ,como fiz o pre registo em 2009 o preço a pagar seria 0,61 por kw mas agora quando fiz o registo so ja vao pagar a 0,58 por kw e algumas pessoas que registaram tb hoje vão ter 0,55 € por kw . ??? deve haver por alguem com o meu caso que se sente enganado ? não.?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Novas regras ??

Mensagem por sergiomms »

mexilhão Escreveu:boas , o que eu queria dizer era que ,como fiz o pre registo em 2009 o preço a pagar seria 0,61 por kw mas agora quando fiz o registo so ja vao pagar a 0,58 por kw e algumas pessoas que registaram tb hoje vão ter 0,55 € por kw . ??? deve haver por alguem com o meu caso que se sente enganado ? não.?
durante as 2 sessões de hoje e a sessão de amanhã de manhã, o preço a pagar por kw é de 0,5866€, amanhã à tarde e durante sexta feira, o preço é que desce aos 0,55€.
o facto de teres feito o pré-registo, não implica o pagamento ao preço do valor do ano em que o fizeste, o preço desce 5% em relação à tarifa de referência em cada ano ou cada vez que são atingidos 10mw de potência de ligação.
logo, só o facto de mudar de ano, já tens menos 5% na tarifa.
sergiomms


miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Novas regras ??

Mensagem por miguelanjosousa »

a partir de agora? dia 22 abrem novamente os pré-registos e depois quando irão abrir e a que valor? alguém sabe?

miguel

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Novas regras ??

Mensagem por sergiomms »

miguelanjosousa Escreveu:a partir de agora? dia 22 abrem novamente os pré-registos e depois quando irão abrir e a que valor? alguém sabe?

miguel
já li um boato de que a tarifa vai descer para metade!
sergiomms


Autor do tópico
mexilhão
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 4
Registado: sexta fev 05, 2010 5:53 pm

Re: Novas regras ??

Mensagem por mexilhão »

quando no interrese do ambiente seria ter o maximo de instalações fotovoltaicas , o governo esta a dar um bom contributo para o desinteresse de pequenos investidores. visto a menos de 0,55 € por kw torna se pouco economicamente viavel a produção de energia fotovoltaica .?

Avatar do Utilizador

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1351
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm
Localização: Almada

Re: Novas regras ??

Mensagem por sergiomms »

mexilhão Escreveu:quando no interrese do ambiente seria ter o maximo de instalações fotovoltaicas , o governo esta a dar um bom contributo para o desinteresse de pequenos investidores. visto a menos de 0,55 € por kw torna se pouco economicamente viavel a produção de energia fotovoltaica .?
o interesse é a redução da dependência energética e a redução do indicador de emissões de co2 para já, e uma coisa é a queda desse indicador outra é a redução efectiva dos gases. (é que podem ser coisas diferentes )
não nos esqueçamos que a edp também tem que dar lucro!
com a redução da tarifa, vai baixar o interesse no investimento sim, mas ainda mantém o lucro acima dos juros bancários, por enquanto.
sergiomms


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Novas regras ??

Mensagem por CrOhN »

já aqui o disse, e volto a dizer, cada redução de 5% na tarifa, representa mais ou menos 1000 eur a menos de retorno. não é muito significativo, um equipamento montado fora do angulo ideal pode representar isso e mais.

em relação aos bancos, existe outro problema. é que até à pouco, havia produtos especificos com condiçoes atractivas para a compra. agora, muitos bancos já acabaram com esses produtos, logo, mais juros a juntar a menos retorno. está a ficar lindo! claro, quem tem o dinheiro disponível, está "imune" a este problema.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: Novas regras ??

Mensagem por Tó Miguel »

pois é... parece que não podemos levar a sério as promessas dos governos de portugal e quando digo governos, não estou só a falar desde, estou a falar de todos.
aqui neste país só quem tem favores são os bancos e as gasolineiras.
e depois querem que a economia vá para a frente
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”