Isolamento de paredes exteriores

Projecção e construção e edifícios amigos do ambiente

miguelanjosousa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 110
Registado: segunda fev 23, 2009 8:38 am

Re: Isolamento de paredes exteriores

Mensagem por miguelanjosousa »

se as paredes tiverem respiração entre o isolamento térmico e o pano exterior de alvenaria, nada disto acontece.

o melhor isolamento térmico é a cortiça e vamos dar ao mesmo valor com o wallmate, porque isolamento wallmate 3cm, corresponde a cortiça de 2cm, a nível de corte térmico

esta forma de revestir as casa pela parte exterior, tem as suas vantagens, numa alternativa de não ter solução de realizar paredes interiores e no caso de um único pano de tijolo.
foram apagadas as 2 ultimas frases por estarem fora de contexto.
todos somos livres, de expor as nossas ideias e os nossos conhecimentos, sem ter necessidade de ferir a susceptibilidade de alguém.
se existem outras técnicas melhores ou mais económicas de que tenhas conhecimento, o fórum fica à espera

tó miguel
ms
Última edição por Tó Miguel em sábado fev 20, 2010 4:21 pm, editado 1 vez no total.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por Tó Miguel »

para quem não quiser fazer o trabalho exteriormente, também é possível fazer pelo interior. neste caso vamos engrossar a parede pelo lado de dentro, com pladur e o isolamento será a lã rocha.
método de aplicação:
o perfil do pladur será aplicado directamente sobre a parede (com bucha e parafuso), os vãos serão preenchidos com a lã rocha e por fim fecha-se com as placas de pladur.

não é a melhor solução pois se a parede deixa entrar humidade, ela chegará atá à lã rocha e ao perfil, mas se o caso é só condensação resolve muito bem ao problema e fica muito mais económico e o acabamento será igual ao estuque, que bastará ser pintado com uma tinta de água lavável.
Anexos
IMGP2619 (Small).JPG
IMGP2619 (Small).JPG (76.26 KiB) Visto 16672 vezes
18-02-2006 (20) (Small).JPG
18-02-2006 (20) (Small).JPG (40.71 KiB) Visto 16674 vezes
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16


andpereira08
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 20, 2010 12:44 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por andpereira08 »

oi pessoal sou nova por aqui...
tenho andado a pesquisar sobre isolamento de paredes por injecção de poliuretano e estou interessada, gostava de saber se alguém tem contactos de empresas por vila nova de famalicão e preços aproximados do serviço...
vou comprar uma casa com prai uns 30anos e acho que isso é boa solução...


itisix
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 795
Registado: terça set 04, 2007 11:22 am

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por itisix »

uma alternativa à injecção é a aplicação de caoppotto pelo exterior. elimina completamente as pontes térmicas, fazendo com que a casa tenha um comportamento muito melhor.
tem como desvantagens o preço (uns 30 € / m2 ou mais) e o aumento das paredes por fora, o que em prédios (por exemplo) se torna impraticável.
a injecçãod e pu na caixa de ar é uma boa solução para o frio, mas talvez má para a humidade uma vez que vai impedir as paredes de "respirar". acresce que se mantem as pontes térmicas fazendo com que apareçam as "humidades" nos cantos dos pilares, que nada mais é que condensação. acontece sem a espuma, mas com a espuma pode agravar-se.

isolar por dentro é uma boa solução, mas perde-se uns 5 a 10 cm por parece e ainda fica caro (talvez também na ordem dos 30€ / m2). aqui já se eliminam pontes térmicas, mas mamtém-se o problema das humidades internas.

em todo o caso, qualquer um dos métodos é melhor que nenhum deles, há é que pesar os prós e contras.

em termos de preferências gerais (cada caso é um caso), coloco cappoto, isolamento interior, injecção de pu.

em casa dos meus sogros a casa tem injecção de pu nas paredes e pladur por dentro (sem isolamento). a coisa não está a correr bem este ano porque simplesmente a humidade não se consegue tirar de casa devido ao inverno particularmente humido.
nestes casos, desumidificador em cima.

hbalao: diz o que precisas que, apesar de não ser da área, tenho alguns contactos de empresas de construção. trabalho em ovar.


andpereira08
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: sábado fev 20, 2010 12:44 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por andpereira08 »

como a casa é um pouco antiga queria isola-la por causa do frio mas ainda não sei com o quê.. também pensei em meter aquecimento através de um recuperador de calor na sala, repartindo o calor pelos vários compartimentos só que deve ficar um pouco caro e se a casa não tiver isolamento termico pode não fazer efeito...


hsantos
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: terça mar 23, 2010 6:37 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por hsantos »

tó miguel Escreveu:penso que essa solução foi boa.
o cappotto ou sistema etics apresenta vantagens no caso de edifícios com isolamento térmico insuficiente, infiltrações ou aspecto degradado. além disto, pode diminuir o risco de ocorrência de condensações, tratando de certo modo as pontes térmicas.
têm sido desenvolvidos diversos sistemas de isolamento térmico de fachadas pelo exterior que são de utilização corrente em diversos países europeus, quer na reabilitação de edifícios cuja envolvente vertical apresente índices de isolamento térmico insatisfatórios, infiltrações ou aspecto degradado, quer em novas construções. estes sistemas constituem uma óptima solução, tanto do ponto de vista energético como do ponto de vista construtivo.
de um modo geral, os sistemas de isolamento pelo exterior são constituídos por uma camada de isolamento térmico aplicada sobre o suporte e um paramento exterior para protecção, em particular, das solicitações climáticas e mecânicas.

vantagens do sistema etics

o isolamento térmico pelo exterior é hoje reconhecido, de forma incontestável, como uma solução técnica de alta qualidade, pois permite:

» redução das pontes térmicas, o que se traduz por uma espessura de isolamento térmico mais reduzido para a obtenção de um mesmo coeficiente de transmissão térmica global da envolvente;
» diminuição do risco de condensações;
» aumento da inércia térmica interior dos edifícios, dado que a maior parte da massa das paredes se encontra pelo interior do isolamento térmico. este facto traduz-se na melhoria do conforto térmico de inverno, por aumento dos ganhos solares úteis, e também de verão devido à capacidade de regulação da temperatura interior;
» economia de energia devido à redução das necessidades de aquecimento e de arrefecimento do ambiente interior;
» diminuição da espessura das paredes exteriores, aumentando a área habitável;
» redução do peso das paredes e das cargas permanentes sobre a estrutura;
» aumento da protecção conferida ao tosco das paredes face às solicitações dos agentes atmosféricos (choque térmico, água líquida, radiação solar, etc.);
» diminuição do gradiente de temperaturas a que são sujeitas as camadas interiores das paredes;
» melhoria da impermeabilidade das paredes;
» possibilidade de mutação do aspecto das fachadas e colocação em obra sem perturbar os ocupantes dos edifícios, o que torna esta técnica de isolamento particularmente adequada na reabilitação de fachadas degradadas;
» grande variedade de soluções de acabamento;
» poupança energética e conforto interior.

boa tarde
moro na zona de palmela a minha moradia tem 2 anos de construçao e de r/c e 1º andar tem caixa de ar tem paredes duplas (complacas azuis por dentro) , portadas e vidros duplos sem corte termico,mas tenho um grave problema com humidade/condensaçao dentro de casa que vai desde as paredes ao tecto,pelo que tenho estado a ler aqui julgo que seja devido as pontes termicas pois os pilares nao estao isolados nem o telhado forrado.
este metodo de isolamento pelo exterior que aqui se fala sera que consegue resolver o meu problema e existe alguma empresa aqui no distrito de setubal que faça esse trabalho e qual sera os valores do metro quadado.
ou devo optar por uma pintura térmica



obrigado desde ja pela atençao

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por mauri »

[quote="hsantos"][/quote]
hsantos, bem vindo ao fórum! esta é a sua primeira intervenção no fórum.
seria conveniente antes de ter colocado a questão, que é importante para si, e espero que tenha solução, poderia se ter apresentado em apresentações.
aqui não poderão ser dados valores por m2 nem nome de firmas, mas só se poderá resolver a situação técnica e de que maneira o pode fazer. firmas e preços só nos classificados e coloque lá um anúncio com essa finalidade (é gratuita), em http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=10.
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: CONDENSAÇÃO

Mensagem por JoelM »

boa tarde
moro na zona de palmela a minha moradia tem 2 anos de construçao e de r/c e 1º andar tem caixa de ar tem paredes duplas (complacas azuis por dentro) , portadas e vidros duplos sem corte termico,mas tenho um grave problema com humidade/condensaçao dentro de casa que vai desde as paredes ao tecto,pelo que tenho estado a ler aqui julgo que seja devido as pontes termicas pois os pilares nao estao isolados nem o telhado forrado.
este metodo de isolamento pelo exterior que aqui se fala sera que consegue resolver o meu problema e existe alguma empresa aqui no distrito de setubal que faça esse trabalho e qual sera os valores do metro quadado.
ou devo optar por uma pintura térmica



obrigado desde ja pela atençao[/quote]
boa noite, ter caixa de ar e ter placas azuis entre as paredes não é a mesma coisa, as placas azuis são o isolamento térmico, a caixa de ar só o é considerado quando existe um espaço vazio entre as placas azuis e a alvenaria (parede) de tijolo exterior (normalmente).
o facto de ter humidade dentro de casa dificilmente terá a haver com isolamento térmico, as pontes térmicas (o facto dos pilares e o telhado não estarem forrados) faz com que a casa possa ser mais fria, mas não que tenha humidade... penso eu...


JoelM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 35
Registado: sexta nov 06, 2009 7:23 pm

Re: Isolamento de paredes por injecção de poliuretano

Mensagem por JoelM »

andpereira08 Escreveu:oi pessoal sou nova por aqui...
tenho andado a pesquisar sobre isolamento de paredes por injecção de poliuretano e estou interessada, gostava de saber se alguém tem contactos de empresas por vila nova de famalicão e preços aproximados do serviço...
vou comprar uma casa com prai uns 30anos e acho que isso é boa solução...
a injecção de poluiretano nas caixas de ar das alvenarias não é de todo a melhor solução, primeiro porque se a caixa de ar está lá é porque tem uma função e enche-la com poliuretano so vai criar uma ponte entre os dois panos de alvenaria, ou seja, caso alguma humidade entre em contacto com o pano exterior depressa chega ao pano interior através de capilaridade, e depois o sistema de injecção não é de todo fiável, no passado era bastante usado mas caiu em desuso porque sendo aplicado por através de furos, dificilmente consegue chegar a todos os pontos da parede, não ficando uniforme. normalmente fica pior de o que estava porque alem de continuar a nao isolar convenientemente ainda vai fazer com que a humidade atravesse do exterior para o interior.
de momento a melhor solução é sem duvida o capoto, resolve os problemas de isolamento e de impermeabilização!


SandraLopes
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: quinta mai 24, 2018 8:20 am

Re: Isolamento de paredes exteriores

Mensagem por SandraLopes »

Tendo em conta que esta discussão já é um bocado antiga, gostaria de saber em 2018 em que plano se encontra a utilização deste tipo de tecnologias em Portugal, entrei em contacto com algumas empresas portuguesas como a IsoTherm de forma a compreender melhor as suas aplicações e estudar orçamentos de modo a perceber a sua viabilidade, nomeadamente em vivendas sustentadas por energias renováveis (ex: solar).

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Isolamento de paredes exteriores

Mensagem por serges »

Boas,

Continuo a aconselhar a isolamento das paredes já existentes se não tem a possibilidade de parede dulpa exterior use o Capoto, Ideias de como o fazer ou o que é!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Arquitectura Bioclimática e Eco-construção”