Conselho bio-horario/potencia contratada

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Re: Conselho bio-horario/potencia contratada

Mensagem por Leinad1 »

isso assim teoricamente até parece bem, mas bastava ter 2 discos ligados, por exemplo uma panela de sopa e uma frigideira, para já se estar a atingir os tais 3kw...

claro que se o cilindro estiver ligado ao cozinhar e com o resto é meio caminho andado para disparar o disjuntor, mas isso só acontece às vezes. vou tratar do relógio para lhe aplicar o quanto antes. as maquinas de lavar também não estão a trabalhar quando se cozinha.

outra coisa, no disjuntor diferencial, tem la 3 janelinhas redondas, e atrves delas dá para ver o nº 20 em cada uma. será que aquilo está configurado para 20a por fase? supostamente deveria ser 3x15a (10kva), não? é que se aquilo está mesmo mal configurado, e mesmo assim o disjuntor dispara, então com 30a no total (6.9kva) nem quero imaginar...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

eu não sugeri que mudasse para 3kw apenas dei o meu exemplo de organizar as coisas com essa potencia. se o seu diferencial tem 20 nas janelinhas é porque tem disponivel 20a por fase! mas se tiver a instalação electrica mal distribuida pode acontecer que apenas uma passe esse valor. se isso acontecer é o suficiente para o diferencial disparar mesmo tendo as outras fases com 1a cada uma! se quer reduzir a potencia contratada deve somar a potencia de todos os electrodomesticos que vai utilizar em simultaneo! essa sim é a sua potencia que deve ter disponivel a um dado momento! tendo a sua instalação trifasica pode distribuir esses electrodomesticos pelas 3 fases de modo a explorar as 3 e não apenas 2 ou 1. por exemplo: disse que tinha 2 aquecedores e os utiliza em simultaneo. deve liga-los em fases distintas! a outra fase fica para outro/s electrodomestico/s que somem a mesma potencia de 1 aquecedor e seja vulgar usar quando os aquecedores estejam ligados. desta forma distribui 3 electrodomesticos e apenas consome 5a de cada fase ficando ainda com 15 disponiveis por fase. se os tivesse ligado na mesma já estaria perto de "mandar" o diferencial a baixo!!! não sei qual é o seu tipo de fogão mas já liguei um que dava a hipotese de se ligar todos os bicos na mesma fase, ligar cada bico a 2 fases em simultaneo e ainda a de ligar cada bico em fases distintas tendo de o quarto bico ser ligado a uma das anteriores. se o seu estiver ligado na forma da primeira hipotese facilmente atinge a amperagem limite nessa fase!
em resumo: estude quais os electrodomesticos vai ter a funcionar em simultaneo, distribua-os pelas fases e adquira a potencia contratada acima!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

tudo o que estiver ligado a um disjuntor destes, estará depois ligado a uma fase, correcto?

Imagem

é que um desses (10a) comanda forno (electrico) + placa vitro. provavelmente deveriam estar separados, mas como antes era um fogão eléctrico, ou seja era tudo junto, acabou por ficar assim. por vezes chega a disparar esse sozinho, mas é raro (1 vez ano), geralmente é o geral a disparar.

os aquecedores não os posso pôr em fases diferentes, porque as tomadas ligam todas a um disjuntor.

só faltava o disjuntor da cozinha estar ligado junto com o das tomadas da casa....

alguém que perceba de sistemas eléctricos pode-me dizer se à 1ª vista isto está bem?

Imagem

a ideia inicial era passar para monofasico, mas se isto esta mesmo configurado para 3x20a, passar para mono de 30a é uma grande descida. e depois a voltar seria sempre para pagar mais, já que isto parece estar mal configurado (deveria ser 3x15a e não 20)

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:tudo o que estiver ligado a um disjuntor destes, estará depois ligado a uma fase, correcto? sim. mas pode ter varios desses ligados a uma mesma fase. e isso é que pode sobrecarregar essa fase.
Imagem

é que um desses (10a) comanda forno (electrico) + placa vitro. provavelmente deveriam estar separados, mas como antes era um fogão eléctrico, ou seja era tudo junto, acabou por ficar assim. por vezes chega a disparar esse sozinho, mas é raro (1 vez ano), geralmente é o geral a disparar. se esse não dispara e tem 10a não é só por causa do fogão que tem problemas.

os aquecedores não os posso pôr em fases diferentes, porque as tomadas ligam todas a um disjuntor.

só faltava o disjuntor da cozinha estar ligado na mesma fase junto com o das tomadas da casa.... nesse caso devia separar e ligar na que tem livre, pois assim tinha o fogão numa, o cilindro noutra e os aquecedores na terceira.
alguém que perceba de sistemas eléctricos pode-me dizer se à 1ª vista isto está bem? infelizmente pelo exterior não se pode dizer nada, pois o que conta é o interior(como estão ligados)
Imagem
segundo esta imagem tem um diferencial regulado para 3*20a com uma sensibilidade de 0,5a de corrente de fuga. tem um geral trifasico que corta o neutro também. não se distingue mas se for este que dispara e não o diferencial tem de ver a potencia dele e a sensibilidade a corrente de fugas. pode ser de 25a por fase e ter uma sensibilidade de 0,3a. se for este o caso e for o geral e não o diferencial que dispara, tem algum electrodomestico com problemas, não sendo problema de potencia e sim de avaria.
a ideia inicial era passar para monofasico, mas se isto esta mesmo configurado para 3x20a, passar para mono de 30a é uma grande descida. eu não o fazia até ter esclarecido o porquê de ter o quadro a disparar! e depois a voltar seria sempre para pagar mais, já que isto parece estar mal configurado (deveria ser 3x15a e não 20)nesse caso está a ser beneficiado!
Última edição por Ferra em sexta jan 01, 2010 12:06 pm, editado 1 vez no total.

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

o que dispara é o da direita. então é mesmo um problema de potencia a ser consumida a mais...

não percebo é uma coisa. aqueles disjuntores pequenos têm lá escritos uma corrente, e 380v. isso quer dizer que eles disparam com essa corrente a 380v, e tenho de ver a sua potencia para saber a que corrente disparam com 230v?

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

não tem de ser um problema de potencia obrigatoriamente! quanto ao valor dos pequenos (disjuntores) e uma vez que não são eles que disparam, não vale a pena entrar por aí.
faça uma coisa, desligue todos os botões pequenos da esquerda (disjuntores). ficam ligados o da direita (diferencial) e o geral (a esquerda em baixo). depois ligue o primeiro de cima e anote tudo o que funciona (tomadas, luzes, electrodomesticos, enfim tudo o que tenha energia). deste modo está a descobrir como está distribuida a sua instalação. findo este passo, desligue o primeiro e ligue o segundo e anote tudo o que trabalha. (uma forma facil de ver que tomadas trabalham é ligar um candieiro nelas). depois desligue o segundo e ligue o terceiro e anote... e assim sucessivamente. deste modo já sabe quais são os electrodomesticos que tem ligados ao mesmo circuito (disjuntor)! no fim disto só falta mesmo descobrir qual a fase que liga a cada disjuntor, pois cada fase pode ligar a varios disjuntores e logo por azar serem os que têm mais carga a estarem na mesma fase! o proximo passo, ao qual aconselho ser um tecnico a efectua-lo, obriga a tirar uma das tampas, expor os fios e eventualmente a ter de usar um aparelho especializado. e se você não percebe disso e não se encontra a vontade, é perigoso (perigo de morte inclusive)!

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

fiz a 1ª parte que disseste, e cheguei a umas conclusões interessantes. as legendas no quadro são antigas porque a casa levou obras na cozinha a 7 anos. pelas legendas dá a entender que o fogão antigo seria trifásico. pessoalmente não me lembro...

se assim era, essas 3 fases foram separadas, ficando cada uma para:
1º - placa vitro
2º - forno
3º - m. louça + exaustor + 1 tomada da banca (para utensílios cozinha).

o cilindro tem um disjuntor exclusivo. depois aparece o disjuntor "luz", que é nada mais, nada menos que praticamente a casa toda. tudo o que é luz de tecto e tomadas de parede nas 2 salas, 3 quartos e wc está la tudo ligado. eu tenho a impressão que quando foram divididas as 3 fases na cozinha não houve o cuidado de ver em qual estava ligada a "luz", que por azar deve ter ficado junto com a placa.

depois o disjuntor "tomadas cozinha", que é o microondas e frigorífico. antes das obras tinha também as maquinas de lavar e secar roupa, daí os 25a. agora que elas foram para a marquise, foi posto um disjuntor novo (esquerdo).

conclusão: acho que isto de ligar as tomadas todas da casa a um disjuntor não dá com nada. não deveria ser separado até por questões de segurança e eventuais avarias? se eu tivesse monofásico de 30a, o que é que me impedia de ligar aparelhos ate fazerem 22a numa divisão? acho que os fios até deveriam derreter...a casa tem 30 anos, parece que era assim que se fazia antigamente, "à balda"...

e como os aquecedores ligados pela casa mandam a luz abaixo quando a placa esta ligada, têm de estar na mesma fase, é quase certo. vou por a "luz" junto com a m. louça.

o meu pai esta habituado a fazer pequenas instalações em quadros. colocar um disjuntor, por exemplo, portanto ele deve conseguir fazer essa 2ª parte.

se ele conseguir fazer, depois digo como ficou.

ps: sabem onde posso ser aconselhado na escolha de um combinado? é que o frigorífico tem as borrachas rasgadas e tem ferrugem na parte onde elas encostam, para alem de ganhar um pouquinho de gelo na parte de traz, mas por fora, por onde sai a serpentina. basicamente está todo estourado... o mar a 500mt não perdoa o metal...lol

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

já abrimos o quadro. só para confirmar, cada uma daquelas ligações de onde sai um fio preto, é uma fase, não é? aquilo por cima tem aqueles 7 disjuntores, e os fios pretos ligam lá.
Imagem

a distribuição de fases está assim:
fase 1: marquise (m. lavar roupa + m. secar roupa)
fase 2: frigorifico + microondas + m. louça
fase 3: cilindro + placa + forno + luz (tomadas todas da casa + luzes tecto)

nem vale a pena comentar esta distribuição...é como se tivesse contratado 20a à edp, basicamente...
para uma família de 4 com tudo eléctrico claro que fica curto...
devia ser indemnizado pelos gajos que fizeram esta boa distribuição.

vai já levar um ajuste dos grandes esta distribuição.

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:já abrimos o quadro. só para confirmar, cada uma daquelas ligações de onde sai um fio preto, é uma fase, não é? certo! exepto o fio azul que é o neutro. aquilo por cima tem aqueles 7 disjuntores, e os fios pretos ligam lá.
Imagem

a distribuição de fases está assim:
fase 1: marquise (m. lavar roupa + m. secar roupa)
fase 2: frigorifico + microondas + m. louça
fase 3: cilindro + placa + forno + luz (tomadas todas da casa + luzes tecto)
bom, se a fase 1 e 2 até não está mal, o mesmo não se pode dizer da 3...
nem vale a pena comentar esta distribuição...é como se tivesse contratado 20a à edp, basicamente... de facto, assim é!
para uma família de 4 com tudo eléctrico claro que fica curto...
devia ser indemnizado pelos gajos que fizeram esta boa distribuição.

vai já levar um ajuste dos grandes esta distribuição. agora que já sabe como tem distribuida a instalação já pode distribuir as cargas de modo a não ter electrodomésticos ligados em simultaneo e na mesma fase. como isso vai ser virtualmente impossivel e vai ter mais de um em simultaneo na mesma fase só tem de fazer contas e verificar qual a fase que tem mais carga. a potencia contratada ideal será o valor acima. depois é só uma questão de opções e sacrificio pessoal. por exemplo: se verificar que a fase mais carregada vai ser a que tem o cilindro e está apto a abdicar dele em certas alturas do dia, com o tal temporizador resolve a situação... mas isso são opções individuais suas. eu por exemplo para não contratar mais potencia abdico do aquecimento da agua da maquina de lavar para poder ter roupa a secar e como essa tenho outras opções... pessoalmente não abdicaria da trifasica mas baixava, se possivel, a potencia contratada pois como está deve ser carote.
quanto ao combinado acho que existem uns que possuem em vez de pintura uma pelicula plastica mais resistente a essas condições, mas são dificeis de encontrar. pessoalmente dou mais importancia à eficiencia pois é um electrodomestico permanentemente ligado e apesar de consumir relativamente pouco, ao fim de um ano já soma muito. de eficiencia a para cima é o meu conselho. apesar de mais caros acabam por compensar.

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

mas a potencia abaixo da minha seria os 3x10a. tendo a placa um disco de 2200w isso não dá logo ~10a?
acho que para baixar para os 6.9kva teria logo de passar para monofasico, senão a fase com a placa deixava logo de aguentar...

quanto ao combinado, tinha em mente escolher a+ e isto porque não ha muitos os a++. o problema é mesmo na escolha da marca. já vi pela net para ir para bosch, siemens, mielle, ballay e para evitar hotpoint/ariston.

podia ser que houvesse um fórum do género...

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

nao sei se esta actualizado, mas fica o link
http://www.topten.pt/index.php?page=instalacao_livres

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

leinad1 Escreveu:mas a potencia abaixo da minha seria os 3x10a. tendo a placa um disco de 2200w isso não dá logo ~10a?
sim, dá. mas disse que tem um disjuntor de 10a ligado a isso e não dispara. por isso tem uma fase para ele, e mais 2 fases com 10a cada, o que vai dar mais 20a para o resto. mas para já distribua a instalação e depois é que pode pensar nisso. mas se o que paga pela potencia contratada não lhe parece muito deixe como está, até porque está a ser beneficiado e se lhe alteram isso deixa de estar!acho que para baixar para os 6.9kva teria logo de passar para monofasico, senão a fase com a placa deixava logo de aguentar...

quanto ao combinado, tinha em mente escolher a+ e isto porque não ha muitos os a++. o problema é mesmo na escolha da marca. já vi pela net para ir para bosch, siemens, mielle, ballay e para evitar hotpoint/ariston. tenho um wirlpool a+ e quando o gás começa a circular faz um bocado de barulho. (as contrações e dilatações do material) mais que isso não lhe posso dizer... apenas que no meio das marcas é preciso ter sorte... como exemplo dou-lhe o meu. tenho um fiat punto (15 anos), um volvo (8 anos) e um peugeot (7 anos) apesar de o fiat ter má fama nunca me deixou a pé. teve uma vez uma avaria numa das bobines mas veio a 2 cilindros até casa! o mesmo não se pode dizer dos outros dois. o volvo na hora de almoço nem sinal dava. um dos bornes da bateria soltou-se. fiquei a pé e adivinhe quem me safou!? o fiat! o peugeot no alentejo rompeu uma rela. não fazia mais de 15 km sem que fosse preciso água! teve de vir de reboque! por isso penso que marcas são marcas... mas no fundo é a sorte!

podia ser que houvesse um fórum do género...
marcopns:
mesmo podendo estar desatualizado dá para ter uma ideia do que existe e das qualidades a ter em atenção! obrigado!

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

já fui buscar aquele pack de 3 relogios a ~10€ que está no aki. já pus um deles no termoacumulador, assm já devo poupar um pouco.

também já alterei as fases, ao fim de uns serões já devo saber como se porta isto.

agora tenho é de poupar energia. por ano são cerca de 10000kwh, o que já comprovei ser muito....

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

boas

fazendo o update da situação...

1º o disjuntor nunca mais disparou depois das fases terem sido distribuídas.
2º afinal não foi a edp que se enganou na potencia. li que quando a edp tem falta de condições, eles sugerem aos clientes o modelo em trifásico. e como o trifásico tem estes problemas de distribuir o consumo pelas fases, nestes casos eles deixam disponível a potencia acima da contratada. agora faz mais sentido.
3º a solução do termo-acumulador (cilindro) já está a dar problemas...
com a trovoada da semana e as faltas de electricidade, comecei a deixar de ter agua quente de manha, e depois lembrei-me que o relógio fica atrasado com essas faltas de energia. mas mesmo depois de o acertar, a agua não aquecia, e infelizmente o meu palpite da resistência do cilindro ter queimado estava certo.
ela não era assim tão antiga, durou para aí metade do tempo da anterior.

ao utilizar o bi-horário, ela em vez de passar curtos períodos de tempo ligada várias vezes ao dia, passa a estar ligada apenas uma vez por dia, mas durante varias horas seguidas. penso que foi por isso que ela foi há vida tão cedo...

será que não há resistências preparadas para este tipo de utilização?

a actual queimada é igual a esta aqui

Ferra
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Ferra »

1º- ainda bem!
2º-não sabia disso!
3º- não me parece que a resistência tenha queimado por ter passado a usar essa opção. repare que na opção antiga, se tomar banho ela vai estar horas seguidas ligada para aquecer a água! só que em vez de ser de noite é de dia! provavelmente foi algum problema de qualidade da resistência que tinha montado! essas com habilidade e um rebite dão para reparar, mas o melhor é uma nova! é mais seguro e mais garantido!

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Leinad1 »

já se comprou uma para o cilindro, e já está a funcionar de novo.

pelo preço que ela custa, mesmo que se avarie uma por ano, compensa a poupança que se faz ao utilizar apenas as horas de vazio.

aquilo parece simples de reparar, era apenas preciso arranjar aquele arame em espira. deve haver alguma casa no porto que faça isso para aí por 5€...

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

leinad1 Escreveu: ao utilizar o bi-horário, ela em vez de passar curtos períodos de tempo ligada várias vezes ao dia, passa a estar ligada apenas uma vez por dia, mas durante varias horas seguidas.
isso não é bem verdade, se estiver ligado durante todo o dia e se esgotar a água quente toda, o cilindro liga as tais 1 ou 2 horas para aquecer a água. e é exactamente o que acontece se for ligado apenas durante a noite: liga as tais 1 ou 2 horas.
a resistência eléctrica do cilindro vai-se desgastando com o tempo, como tudo na vida, mas o normal é durar mais de 1 ano, e pode durar 5 ou mais. se durar menos pode existir alguma imperfeição de fabrico.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

antoniomvprg
Novo membro
Novo membro
Registado: sábado mai 05, 2012 4:22 am

Mensagem por antoniomvprg »

Boa tarde

Até há uns dias tinha contratado à EDP 10,35 kVA trifásico. Após umas contas achei que estava a pagar demasiado por algo que não usufruía. Ainda tenho esquentador a gás, e nunca uso máquinas ao mesmo tempo que forno, etc... Depois de umas pequenas contas decidi baixar para os 5,75, ao que me disseram que o mínimo trifásico que podia baixar era 6,9. Avancei (erradamente) para o 6,9!
Neste momento nem a máquina de lavar consigo ter ligada. E aí decidi vasculhar mais um bocado para tentar perceber qual seria o problema. Pelo que percebi a uma das fases está ligada toda a iluminação de tecto, a outra está metade das tomadas (2 quartos, e sala) e na outra metade as restantes tomadas (cozinha, casas de banho, escritório).
Depois de chegar a esta conclusão percebi porque é que a potência contratada tinha que ser 10,35, mas sempre me tinha perguntado porque raio é que com um valor tão alto não consegui ter uma máquina ligada e 2 bicos da placa ligados quando os pcs do escritório estavam ligados...

Neste momento tenho:
cozinha: forno, placa com 2 bicos elécticos, frigorifico, pequena arca congeladora.
sala: tv, alguma iluminação, e o unico aquecedor da casa que costuma estar muito fraquinho
escritório: 2 pcs fixos
2 quarto: iluminação apenas

As minhas duas perguntas são:
Telefonei para a EDP, e eles disseram-me que alteravam sem qualquer custo para monofásico, mas que era preciso antes um electrecista alterar a instalação no quadro. Vão aqui duas fotografias. O que preciso de fazer?

Imagem
Imagem

Uma vez alterado para monofásico, e visto já estar bastante habituado a não utlizar muita cosia ao mesmo tempo, serão 5,75 suficientes ou é melhor 6,9?

Desde já obrigado pela ajuda
António

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

Quase de certeza que os 5.75 serão suficientes.

Em relação à alteração para monofásico, passa por substituir o diferencial por um monofásico. Depois é só ligares a parte de baixo dos disjuntores à mesma saida (fase) do diferencial.

Responder

Voltar para “Geral”