Fotovoltaicas em escolas ??

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica

Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por antonio jardim »

a minha ideia das fotovoltaicas é que, embora em conceito sejam as mais lógicas (conversão directa) na realidade :
- ainda são muito caras em relação aos beneficios.
- têm rendimentos muito baixos, sobretudo com temperaturas acima dos 30 º c (alentejo etc.).
- a sua produção é altamente consumidora de energia, dizendo-se mesmo que os primeiros 2 anos é só para compensar.
- o retorno do investimento anda assim perto de infinito ou seja, nunca se paga.

fico assim altamente surpreendido pala insistência, em portugal e para já, neste tipo de renovável.
ainda ontem o pm disse que dava um "prémio" às autarquias que instalassem paineis nas escolas.

será que há qualquer razão que eu não saiba para a opção ?? algum fabricante nacional particularmente importante ??

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por mauri »

antonio jardim Escreveu:a minha ideia das fotovoltaicas é que, embora em conceito sejam as mais lógicas (conversão directa) na realidade :
- ainda são muito caras em relação aos beneficios.
- têm rendimentos muito baixos, sobretudo com temperaturas acima dos 30 º c (alentejo etc.).
- a sua produção é altamente consumidora de energia, dizendo-se mesmo que os primeiros 2 anos é só para compensar.
- o retorno do investimento anda assim perto de infinito ou seja, nunca se paga.

fico assim altamente surpreendido pala insistência, em portugal e para já, neste tipo de renovável.
ainda ontem o pm disse que dava um "prémio" às autarquias que instalassem paineis nas escolas.

será que há qualquer razão que eu não saiba para a opção ?? algum fabricante nacional particularmente importante ??
concordo consigo no tocante aos painéis solares serem muito caros assim como os aerogeradores. acho que o governo deveria dar incentivos a quem comprasse painéis solares ou aerogeradores tal como deu e dá aos carros eléctricos, não para grandes investimentos mas sim para pequenos investimentos, ou seja que o material fosse mais acessível.
mas quanto à sua rentabilidade já não concordo: no caso das escolas ainda mais, visto o seu consumo ser de dia, na altura da produção, não precisando de armazenamento (que é o mais caro).
eu próprio comprei um kit pequeno (sem comparticipação) e já tirei partido dele, pois utilizo lâmpadas leds de 0,5w e de 1w que já foi totalmente pago o investimento.
repare ainda no apagão que deu no brasil a mais de 50 milhões de pessoas: no caso de cada um ter seu painel e /ou aerogerador não se preocupa com o apagão!
isto sem falar do ambiente: falando só em economia. é necessário e urgente que haja painéis, aerogeradores e baterias mais económicos: assim o estado e o povo ganhava com isso!
sds!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 152
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por joseneves »

concordo plenamenta com a ultima mensagem...

como é possivel, neste pais que haja escolas, onde as crianças estejam ao frio.
onde uma haja uma grande despesa em energia (outras escolas), importada(gasoleo)
e que esse gasto se fosse direcionado para outros recursos, se calhar tinhamos outra escolas com indices de produtividade bem superior, com reflexos globais neste pais em todas as areas.


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por antonio jardim »

se não me estou a enganar nas contas um sistema fotovoltaico comercial com seguimento do sol ("tracking") produz
0,15 kw/m2 em pico, o que dá cerca de 0,21 kw/painel. claro que é interessante por exemplo para iluminação, sinalização,
retransmissores de telemóveis etc. (precisando no entanto sempre de acumulação para a noite e dias nublados) mas, de novo na minha opinião, nunca para aquecimento de escolas que precisam de 4 kw por sala. aliás e aproveitando a legislação o melhor seria sempre vender a produção toda à rede (taxa verde) e usar energia da rede para consumo (taxa normal).

aliás quando fizemos os primeiros aquecimentos de salas de aula com biomassa os custos operacionais em relação ao eléctrico
(à taxa normal) eram 10 vezes inferiores. agora são cerca de 6 vezes. não me parece assim tão boa ideia apostar nesta renovável de momento para consumos maciços, a não ser que haja outras razões.
até porque alguem vai ter que pagar e esse alguem somos nós.


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por CrOhN »

mauri, não sei os custos dos paineis no brasil, nem o custo da electricidade. mas não estou a ver com o já pudeste ter amortizado o teu investimento. se me puderes explicar, agradecia.

os dados que tenho, é que, neste momento, mesmo com os paineis a cerca de 2,5eur/w, o retorno do investimento de um sistema fotovoltaico, situa-se nos 20 anos. isto ligando directo à rede, porque se for baterias a coisa fica mais feia.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por mauri »

crohn Escreveu:mauri, não sei os custos dos paineis no brasil, nem o custo da electricidade. mas não estou a ver com o já pudeste ter amortizado o teu investimento. se me puderes explicar, agradecia.

os dados que tenho, é que, neste momento, mesmo com os paineis a cerca de 2,5eur/w, o retorno do investimento de um sistema fotovoltaico, situa-se nos 20 anos. isto ligando directo à rede, porque se for baterias a coisa fica mais feia.
vou tentar explicar:
quando comecei com as energias alternativas, em setembro de 2009, nada sabia nem tinha conhecimento sobre este assunto.
então comprei um kit completo que me custou €139 (incluindo painel, bateria, regulador e 2 lâmpadas). comecei a ver que o painel funcionava perfeitamente e mais, desde a claridade do dia até ao anoitecer. substitui muitas lâmpadas que tinha, tanto em casa como no quintal, por lâmpadas leds de 0,5w e de 1w: assim baixei a conta da electricidade. para complemento comecei a vender lâmpadas leds em quantidade (curiosamente até para os açores e não tive nenhuma reclamação). tive tão grande sucesso que no conjunto não só deu para o empate de capital como já ganhei com isso.
nunca falei em grande investimento. por isso eu insisto em querer um pequeno aerogerador para complemento de energia para consumo de noite e não utilizar as baterias.
não sou apologista de ligação à rede mas sim para consumo próprio (mais como complemento).
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1724
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por CrOhN »

ok, percebido. não foi com a produção eléctrica do sistema que amortizaste o capital, foi sim com a venda das lampadas de leds. pensei por momentos que tinhas preços fabulosos para os paineis.

sendo assim, o problema mantem-se. o investimento pura e simplesmente demora demasiado a rentabilizar-se! quanto mais compensar.

mas tocaste num ponto importante! mais importante que ter equipamento que produza é usar equipamento que consuma menos.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por marcopns »

em regime de micro-geração
ua já produz energia para consumo próprio
com 920 painéis solares fotovoltaicos já instalados em dois edifícios do campus, a universidade de aveiro está, desde 30 de novembro, a produzir energia para consumo próprio, em regime de micro-geração. implementado no âmbito do programa «eficiência energética na ua», co-financiado pelo governo, o projecto de micro-produção energética é uma das acções estruturantes do conjunto de intervenções que a ua está a desenvolver, no sentido de concretizar a sua responsabilidade social.

os trabalhos tiveram início em setembro deste ano e envolveram a preparação e o reforço das coberturas dos edifícios e o desenvolvimento e implantação de estruturas metálicas, específica e devidamente dimensionadas para a instalação dos painéis.

com um investimento de cerca de 700 mil euros e após alguns testes aos equipamentos responsáveis pela sincronização da produção fotovoltaica com a rede eléctrica de distribuição da ua, os 920 painéis solares instalados no complexo pedagógico, científico e tecnológico e no departamento de engenharia mecânica permitem produzir até 250 kwh (valor equivalente ao consumo médio de dois edifícios da ua).

a selecção destes primeiros dois edifícios teve em conta a disponibilidade / acessibilidade das coberturas e a proximidade dos edifícios às redes públicas de distribuição de electricidade. no entanto e tendo em conta que a generalidade dos edifícios da ua possui áreas de cobertura apreciáveis, na ordem dos 2 mil metros quadrados, totalmente desimpedidas e com boas condições de acesso e de intervenção, o plano de intervenção, que envolve um investimento de 9 milhões de euros, dos quais 6,5 são financiados pelo governo, integra, ainda, a instalação de painéis solares térmicos em vários edifícios dos campi de santiago, do crasto, da escola superior de tecnologia e gestão de águeda e do instituto superior de contabilidade e administração.

o projecto prevê ainda a captação de águas internas para redes de rega e bocas-de-incêndio e a desactivação automática de equipamentos em períodos temporais considerados mortos, a implementação de algumas medidas de correcção dos equipamentos de iluminação exterior e a monitorização de consumos energéticos.

importa salientar que o programa «eficiência energética na ua» resulta do protocolo assinado em junho passado, entre o governo e a universidade de aveiro, ao abrigo da iniciativa para o investimento e o emprego relativo à comparticipação pelo estado de obras a realizar com vista à melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.
fonte:http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=16609


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu:
em regime de micro-geração
ua já produz energia para consumo próprio
com 920 painéis solares fotovoltaicos já instalados em dois edifícios do campus, a universidade de aveiro está, desde 30 de novembro, a produzir energia para consumo próprio, em regime de micro-geração. implementado no âmbito do programa «eficiência energética na ua», co-financiado pelo governo, o projecto de micro-produção energética é uma das acções estruturantes do conjunto de intervenções que a ua está a desenvolver, no sentido de concretizar a sua responsabilidade social.

os trabalhos tiveram início em setembro deste ano e envolveram a preparação e o reforço das coberturas dos edifícios e o desenvolvimento e implantação de estruturas metálicas, específica e devidamente dimensionadas para a instalação dos painéis.

com um investimento de cerca de 700 mil euros e após alguns testes aos equipamentos responsáveis pela sincronização da produção fotovoltaica com a rede eléctrica de distribuição da ua, os 920 painéis solares instalados no complexo pedagógico, científico e tecnológico e no departamento de engenharia mecânica permitem produzir até 250 kwh (valor equivalente ao consumo médio de dois edifícios da ua).

a selecção destes primeiros dois edifícios teve em conta a disponibilidade / acessibilidade das coberturas e a proximidade dos edifícios às redes públicas de distribuição de electricidade. no entanto e tendo em conta que a generalidade dos edifícios da ua possui áreas de cobertura apreciáveis, na ordem dos 2 mil metros quadrados, totalmente desimpedidas e com boas condições de acesso e de intervenção, o plano de intervenção, que envolve um investimento de 9 milhões de euros, dos quais 6,5 são financiados pelo governo, integra, ainda, a instalação de painéis solares térmicos em vários edifícios dos campi de santiago, do crasto, da escola superior de tecnologia e gestão de águeda e do instituto superior de contabilidade e administração.

o projecto prevê ainda a captação de águas internas para redes de rega e bocas-de-incêndio e a desactivação automática de equipamentos em períodos temporais considerados mortos, a implementação de algumas medidas de correcção dos equipamentos de iluminação exterior e a monitorização de consumos energéticos.

importa salientar que o programa «eficiência energética na ua» resulta do protocolo assinado em junho passado, entre o governo e a universidade de aveiro, ao abrigo da iniciativa para o investimento e o emprego relativo à comparticipação pelo estado de obras a realizar com vista à melhoria da eficiência energética dos edifícios públicos.
fonte:http://uaonline.ua.pt/detail.asp?c=16609
eu sou aluno na ua e esta notícia na altura em que saiu, só me deu para rir.

informo-vos do seguinte:
- o campus é muito ventoso, situa-se frente a uma área aberta (ria)
- há um aerogerador de 20 kw instado há quase 2 anos que só funcionou (entenda-se rodou, descarregando a energia em resistências de aquecimento) durante 6 dias (espaçados temporalmente) em que figuras do governo visitaram a universidade para verem onde foi gasto o dinheiro que os estado transferiu para a mesma.
escusado será dizer que as figuras do governo não sabiam que estavam a ser ludibriadas, já que os aerogerador só rodou quando lá estavam e desperdiçou toda a electricidade que produziu a aquecer resistências, e com o expresso objectivo de ludibriar os visitantes (vulgo ficar bem para a fotografia).
- esta informação dada numa aula em que estive presente por um professor consciencioso que não se conforma com esta hipocrisia.

não se sabe se os painéis solares estão na mesma situação, porque os edifícios referidos na notícia, são muito altos (3 e 4 andares), têm muros em volta do terraço, e o acesso ao mesmo é feito por uma escadaria que está fechada ao público. como resultado, não há maneira sequer de confirmar que eles existem (não se vêm do chão e não se tem acesso ao terraço) e a existirem, estarão sem produzir electricidade como o aerogerador.

é escandaloso o desperdício de dinheiro que se fez, apenas para "green wash" numa instituição que ano após ano, cobra propinas no valor máximo permitido por lei.

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por mauri »

rjsc Escreveu: - há um aerogerador de 20 kw instado há quase 2 anos que só funcionou (entenda-se rodou, descarregando a energia em resistências de aquecimento) durante 6 dias (espaçados temporalmente).

... não há maneira sequer de confirmar que eles existem (não se vêm do chão e não se tem acesso ao terraço) e a existirem, estarão sem produzir electricidade como o aerogerador.
não pondo em causa tamanha acusação...acho um dever de cidadania saber perante quem manda na ua o que se passa na realidade.
se até agora ficou esquecido, as entidades responsáveis da ua devem responder sobre o assunto apresentado e se o rjsc mantém o que disse, a ua tem o dever de saber do conteúdo deste tópico.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por RJSC »

mauri Escreveu:
rjsc Escreveu: - há um aerogerador de 20 kw instado há quase 2 anos que só funcionou (entenda-se rodou, descarregando a energia em resistências de aquecimento) durante 6 dias (espaçados temporalmente).

... não há maneira sequer de confirmar que eles existem (não se vêm do chão e não se tem acesso ao terraço) e a existirem, estarão sem produzir electricidade como o aerogerador.
não pondo em causa tamanha acusação...acho um dever de cidadania saber perante quem manda na ua o que se passa na realidade.
se até agora ficou esquecido, as entidades responsáveis da ua devem responder sobre o assunto apresentado e se o rjsc mantém o que disse, a ua tem o dever de saber do conteúdo deste tópico.
quanto aos painéis, como disse, não há maneira de saber se estão instalados ou não, por isso, não posso afirmar que a notícia publicada seja falsa (uma vez que não fazem referência ao aerogerador). apenas disse (e é verdade) que não são visíveis. são visíveis sim, paineis solares térmicos, nos balneários do pavilhão desportivo e para aquecimento do jardim de infância interno.

quanto ao aerogerador, mantenho todas as acusações, ele está num local bem visível a toda a gente, à beira de uma estrada e toda a gente sabe que ele está parado.
já falei com professores que deveriam ter uma palavra a dizer sobre isso e uns dizem que é porque não têm inversor (demora tanto tempo comprar um?) outros dizem que é por questões burocráticas para a ligação à rede (se para os painéis não houve problema, porque haverá para o aerogerador?).

posso tirar uma foto do aerogerador em questão, e quando muito posso fazer pequenos vídeos em dias separados para provar as acusações.

peço a todos os utilizadores do fórum de aveiro que tenham já visto o aerogerador em questão, quantos o viram a funcionar.
eu, estudando lá, só o vi 3 dias a funcionar desde que foi colocado.


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por antonio jardim »

marcopsu :

alguma coisa está pouco precisa na noticia :
os 250 kwh são em quanto tempo e que condições ??
um investimento de 700.000 € para 920 paineis montados ?? fica muito mais barato que um solar térmico.
ou serão chineses (e mesmo assim) !

já me embaralhei com os estes numeros mas deve ser da hora.


marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1601
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por marcopns »

antonio jardim
250kw/ hora, é a potencia de pico, dividindo pelo numero de paineis dá 270w/h por painel. em relação ao preço, os 700 000€ devem incluir mão de obra, inversores, etc... mesmo assim dá um preço de 760€ por painel. não discuto se os valores divulgados são ou não reais.

rjsc
os painéis existem, eu já os vi da estrada. podes vê-los quando passas na estrada do iscaa. acredito que funcionem pois trata-se do regime de micro-geração que certamente terá tarifa bonificada. significa muitos €s para os cofres da ua
curiosamente... nunca vi o aero gerador...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu: rjsc
os painéis existem, eu já os vi da estrada. podes vê-los quando passas na estrada do iscaa. acredito que funcionem pois trata-se do regime de micro-geração que certamente terá tarifa bonificada. significa muitos €s para os cofres da ua
curiosamente... nunca vi o aero gerador...
nessa estrada onde passas vêm-se painéis solares térmicos de circulação forçada sobre o pavilhão desportivo.
o aerogerador está à beira estrada que passa entre a ria/salinas e a universidade de aveiro.


Autor do tópico
antonio jardim
Membro
Membro
Mensagens: 20
Registado: quarta fev 24, 2010 2:17 am

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por antonio jardim »

mauri :

a universidade portuguesa é de uma tal voracidade por subsidios venham da ue, do estado ou "whatever", que não me admira demasiado o que o rjsc disse. a questão é que estes casos deviam ser denunciados até para separar "o trigo do joio" no que respeita a este assunto das renováveis. não haverá um jornal em aveiro para investigar isto ???

marcopns :

a minha confusão era com as unidades mas já me esclareceu. é que potência costuma ser em kw e energia em kwh.
do que me diz, e como julgo que o sistema é fixo, devem produzir uns 350.000 kwh / ano no máximo, o que dá concerteza
para os 2 edificios de que falam. sobre o preço é que as minhas duvidas são enormes. se usarmos o valor de referência dos
tais 6 € / wpico montado, que embora desactualizado não está tanto assim, teriamos um investimento total da ordem dos
1.500.000 € ( 1630 € por painel montado ) o que já começa a parecer razoavel neste momento. os 700.000 € devem ser o investimento após receber um subsidio de 800.000 € . se assim não fôsse o investimento teria sido 761 € /painel montado, como já disse ou seja 2,8 €/wpico. desses quero já uma duzia !! e alem disso somos todos burros.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por RJSC »

cá está o aerogerador em questão
Anexos
IMAGE_002.jpg
IMAGE_002.jpg (69.56 KiB) Visto 4575 vezes
IMAGE_001.jpg
IMAGE_001.jpg (97.47 KiB) Visto 4575 vezes

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por mauri »

olha rjsc,
não sei se funciona se não, mas em frente à universidade é um monumento!
pelo menos para isso serve!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por RJSC »

o problema é que só está a servir mesmo para enfeitar enquanto a universidade continua a consumir energia da rede, energia essa que mais de metade é proveniente de fontes não renováveis.

isto é o típico caso de "green washing".


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por Ferra »

tudo leva a crer que está mesmo parado! ou então foi mesmo pontaria em tirar duas fotos e as pás estarem exatamente na mesma posição!
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Fotovoltaicas em escolas ??

Mensagem por RJSC »

parece que sempre que alguém de fora reclama e há comunicação social envolvida os problemas são resolvidos.

o mauri enviou-lhes um mail com um link para este tópico e para dois jornais e não é que o aerogerador já esteve a funcionar ontem e hoje?

pena que eles nunca oiçam a reclamações de dentro...

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”