quando recolho o óleo, deixo-o alguns dias a repousar, a primeira filtragem é feita quando se despeja o óleo para o depósito seguinte. tenho lá 2 coadores com malha de 0,25 mm. ao despejar o óleo tenho cuidado para despejar só óleo limpo. quando começa aparecer alguma sujidade, que está no fundo, esta vai para um outro bidão e é, oportunarmente, queimada na lareira com recuperador, junto com lenha e papel embebido com as sobras de gordura (o recuperador está ligado ao aquecimento central da casa e da água).

depois faço a filtragem de modo seguinte - no tubo de aspiração tenho uma malha, para evitar uma eventual sujidade de maior dimensão. o óleo é aspirado, através de uma bomba (arranjei na sucata, é uma bomba de óleo de motor) com accionamento por um berbequim com velocidade regulável. as rotações tem de ser baixas, a pressão do óleo não deve ultrapassar 3 bar, senão rebenta o filtro.
da bomba o óleo continua para o primeiro filtro. este é um filtro usado na filtragem da água. costumo envolver o cartucho em papel higiénico.
deste filtro o óleo continua para o filtro final, filtro de combustível igual ao do meu carro. aproveitei o suporte que substitui no meu carro por outro, com o elemento de aquecimento, e apliquei-lhe o manómetro para controlar a pressão no sistema.
assim o óleo sai limpinho e nunca mais precisei de mudar o filtro no carro (antes tinha de mudar com alguma frequência).
estes são bidões usados para recolha de óleo.

a parte para fazer misturas, com o óleo filtrado, gasóleo, gasolina (os pretos é óleo do motor usado, para ser levado à recolha).
