MPPT, alguém aqui usa?

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Smarley
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: quarta jan 13, 2010 5:51 pm
Localização: Alegrete/RS

MPPT, alguém aqui usa?

Mensagem por Smarley »

olá pessoal!
como vocês sabem, montei uma pequena geração de energia. e como já contei a vocês, o resultado não foi o esperado. comprei células achando que teria mais de 200w, mas consegui apenas 127w.
se eu tivesse comprado células novas, teria gastado mais $/célula mas acredito que conseguiria mais ou a mesma potência ocupando bem menos espaço e material. e gastaria menos $/w.
ontem eu estava pesquisando na internet sobre mppt, rastreamento do máximo ponto de potência. é uma técnica na qual o circuito vai determinar qual a melhor tensão a ser utilizada para conseguir o máximo de potência.
eu gostaria de saber se algum amigo aqui do fórum utiliza esta técnica e quais os resultados que teve, com e sem ela.
na minha faculdade eu falei com um professor e ele disse que tem um doutorando que utilizou este tema no seu mestrado.
ele já me passou o nome dele só que não consegui encontrá-lo hoje. segunda-feira conseguirei falar com ele pessoalmente para pegar algumas dicas.

abraços!

Avatar do Utilizador

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 7877
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Localização: Amadora

Re: MPPT, alguém aqui usa?

Mensagem por mauri »

parece que ninguém usa (ou não respondeu até agora), mas pelo que vi na net, já está à venda, pelo menos proveniente da china e com estas características:
#a característica a mais importante deste controlador é inteligente seguindo a tensão de entrada do painel solar, que poderia deixar o painel solar que trabalha sempre no ponto de poder máximo da curva do v-a. comparado com o controlador solar normal da carga, este controlador de mppt podia aumentar 10%-30%

corrente eléctrica usando a eficiência do painel solar.

função: este controlador de mppt é não somente ter função especial acima mencionada, ao mesmo tempo incluindo funções completamente da protecção e de controlo"...
ele se chama controlador solar da carga de mppt
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Re: MPPT, alguém aqui usa?

Mensagem por Tó Miguel »

boas smarley
a tua ausência do fórum era preocupante e pelos vistos o projecto não está a funcionar como previsto
pois por estes lados ainda não li nada sobre o assunto mppt, mas pela pesquisa que fiz acho que deve de ser assim
parece interessante, vamos lá ver se o aumento de rendimento ser mesmo esse
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

xptosempre
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 195
Registado: segunda jan 29, 2007 12:34 am
Localização: Lisboa

Re: MPPT, alguém aqui usa?

Mensagem por xptosempre »

olá, estive a procurar no ebay e já se encontram alguns controladores relativamente baratos, acho que vale a pena 30% que equivale a ter uma montagem de 1000w pelo preço de uma de 1300w e acho que compensa principalmente quando temos limitação de espaço.
http://cgi.ebay.com/ebayisapii.dll?view ... 0428380062


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: MPPT, alguém aqui usa?

Mensagem por RJSC »

pelo contrário, muita gente usa!
todos os inversores de microproduções com venda à rede eléctrica têm mppt.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”