Emissões de Dióxido de Carbono

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Captain
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 85
Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
Localização: FigFoz
Contacto:

Emissões de Dióxido de Carbono

Mensagem por Captain »

notícia fresquinha de 5/11/06 às 18:00 do "correio da manhã"

a associação de fabricantes automóveis europeus rejeitou este domingo a introdução de legislação para reduzir o nível de emissões de dióxido de carbono (co2) dos veículos novos, defendida pela comissão europeia. a associação quer aplicar o seu próprio plano de redução.

em comunicado hoje divulgado, a associação diz "reconhecer que a diminuição das emissões de co2 abrandou recentemente", mas atribui o facto de os consumidores ignorarem os veículos menos poluentes.

na sexta-feira, a comissão europeia ameaçou avançar com medidas legislativas se os construtores não realizarem o compromisso de diminuir as emissões dos veículos.

em 2004, as viaturas vendidas na europa emitiam, em média 161 gramas de dióxido carbono por quilómetro, valor que deverá baixar para 140 gramas até 2008 e 120 gramas até 2012, de acordo com o compromisso assumido pelos construtores.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16140
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

é um bom objectivo mas não creio que seja realizavel pelo menos por terras lusitanas...

cada vez mais se olha ao preço e menos ao co2, ou melhor se calhar uma penissima parte olhava ao dito...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

para reduzir o co2 tem de se consumir menos combustível. há vinte anos atrás tinha um renault 5 que fazia médias de 5,5l aos 100 e era a carburador. vinte anos passados com toda a evolução tecnológica, quantos carros há no mercado que façam menos que isso? demasiado poucos. a indústria automóvel e a petrolífera constituem um lobby muito forte e os estados também têm responsabilidade, pois vão mamar em cada litrinho que se vende. são todos hipócritas.

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

confirma-se (infelizmente ) tal cenário a nível europeu.

"emissões poluentes continuam aquém do estipulado na ue

esta é a conclusão de um relatório da federação europeia de transportes e ambiente.
três quartos das 20 marcas automóveis à venda na europa, no ano passado, falharam o objectivo de reduzir a média de emissões de dióxido de carbono para valores iguais ou superiores a 140 gramas por quilómetro, conforme o compromisso estabelecido em 1998. estes dados constam num relatório da federação europeia de transportes e ambiente (t&e).
de acordo com este organismo, 75% dos construtores não estão a conseguir reduzir as emissões suficientemente rápido. o pior desempenho foi registado pela nissan seguida da suzuki, da mazda, da audi, da volvo, da bmw e da volkswagen. estas sete marcas ficaram a menos de metade de cumprirem o seu compromisso.
a fiat é a marca com os melhores desempenhos em termos de emissões, logo seguida da citroën, da renault, da ford e da peugeot.
o relatório da t&e menciona o facto da toyota não estar a conseguir melhorar os seus níveis de emissões, para os valores desejados. *daqui, conclui que para que as metas de emissões sejam cumpridas, as marcas têm de melhorar a eficiência ambiental de toda a gama e não apenas de um modelo ou dois. informações adicionais sobre este relatório poderão ser obtidas acedendo ao website http://www.transportenvironment.org.


notícia in autohoje em 25/10/2006

* ponto importantissímo a meu ver a ser resolvido pela indústria automóvel e não o será pela publicidade(agressiva) feita pelas marcas de automóveis.

Avatar do Utilizador

Brandara
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 122
Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
Localização: Ponte de Lima

Mensagem por Brandara »

já se verifica no ia um agravamento do imposto dependendo da emissões de co2, pode ser que com estas medidas e outras que se avizinhem as marcas tomem medidas para diminuir as emissões.

Responder

Voltar para “Geral”