Programa Energia Solar - Solahart

Secção para assuntos ligados ao aproveitamento da energia solar para aquecimento.

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Re: Programa Energia Solar - Solahart

Mensagem por system32 »

boas,
só para podermos comparar:
de que zona do pais é tu?
quanto litros é o deposito e quantas pessoas são em casa?

cumpr.

tugamor Escreveu:caros amigos,

as minhas 4 horas de resistência ligada durante a noite, apenas acontecem todos os dias de inverno, dado que, é evidente que após todos estes meses ainda existem algumas coisas a melhorar na instalação cá de casa, como por exemplo o controle da resistência vou ter de o colocar dentro de casa e não no sótão como ele se encontra, porque há dias em que se consegue verificar perfeitamente que só 2 horas seria suficiente, normalmente durante a semana, mas noutros sabemos bem que não, e isto de estar a ir ao sótão dia sim dia não, não é fácil, dado que o meu sotão ainda se encontra em estado "bruto"; mas para além desta situação tenho sentido também a necessidade de saber concretamente a temperatura a que se encontra a água no depósito para que ai sim conseguir saber da necessidade ou não de haver apoio por parte da resistência.
mas é de referenciar a minha satisfação com o equipamento, que me permitiu poupar bastante dinheiro em gáz anualmente, independentemente da conta da edp aumentar ligeiramente, sensivelmente 22,50 eur com 4 horas de ligação diárias nos 3 meses mais invernosos, dezembro, janeiro e fevereiro.

cumprimentos,
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado jun 06, 2009 2:44 pm

Mensagem por Tugamor »

boas,

moro na margem sul do tejo no concelho do seixal, perto da aroeira, zona muito fria de inverno, somos 4 pax em casa, 2 adultos e 2 crianças, e o meu depósito tem uma capacidade de 300litros.
de salientar que as contas apresentadas, são feitas levando em linha de conta que a resistência nesse periodo está sempre ligada o que pode até não acontecer, isso não ando a verificar.
mas para mim que consumia em média cerca de 6 a 7 botijas de 45kg, por ano a +-80 euros cada uma... é uma economia interessante, acho eu.

cumprimentos,
Vamos Tornar o Mundo Melhor...

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

mais uma achega,

sem gáz em casa, não há fugas de gáz, não há esquentador, não há monóxido de carbono, quando os miudos ficarem maiores, uma casa sem gáz é sem dúvida alguma mais segura, o que não quer dizer que os acidentes não aconteçam na mesma, mas as probabilidades são drásticamente reduzidas.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

não sei porque agora o gas passou a ser um perigo! os acidentes com gas são muito raros (desde que montado correctamente). até me atrevo a dizer que são mais os acidentes provocados pela electricidade do que pelo gas.
eu cá detesto os fogões electricos e quanto a ter um sistema solar com resistencia é um despredicio independentemente dos custos. estamos a aquecer e a manter um deposito quente quando não sabemos se necessitamos e quanto necessitamos!
até pode sair barato, mas é um consumo desnecessario! e arrisca-se a ficar sem agua quente se quizer tomar um banho ao fim da tarde/noite!

o caso ainda se torma mais gastador quando temos um deposito exterior exposto ao frio da noite e temos de o manter quente!!

quanto a sua localização , apesar de fria é uma zona com muito sol o que é muito util no inverno, pelo menos no meu caso basta haver sol para ter agua quente, mesmo com muito frio!

para já posso dizer que desde o natal que ainda mantenho a mesma bilha de 13kg que ainda tem gas. logo ainda poupo mais!

tugamor Escreveu:mais uma achega,

sem gáz em casa, não há fugas de gáz, não há esquentador, não há monóxido de carbono, quando os miudos ficarem maiores, uma casa sem gáz é sem dúvida alguma mais segura, o que não quer dizer que os acidentes não aconteçam na mesma, mas as probabilidades são drásticamente reduzidas.
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu:não sei porque agora o gas passou a ser um perigo! os acidentes com gas são muito raros (desde que montado correctamente). até me atrevo a dizer que são mais os acidentes provocados pela electricidade do que pelo gas.
eu cá detesto os fogões electricos e quanto a ter um sistema solar com resistencia é um despredicio independentemente dos custos. estamos a aquecer e a manter um deposito quente quando não sabemos se necessitamos e quanto necessitamos!
até pode sair barato, mas é um consumo desnecessario! e arrisca-se a ficar sem agua quente se quizer tomar um banho ao fim da tarde/noite!

o caso ainda se torma mais gastador quando temos um deposito exterior exposto ao frio da noite e temos de o manter quente!!
como tudo, depende do usa que se dá. no meu caso, como os banhos são matinais, tenho o relógio do meu acumulador a ligar das 4 às 7 da manhã, logo, o que aquecer, será gasto no máximo nas 3 horas seguintes. como tenho um contador dedicado ao acumulador, tenho tido dias que gasta 2-3kwh, depende de como esteve o dia anterior e do que se gastou ao longo do dia, estes ultimos dias de sol, apesar do relógio continuar ligado, o contador nem se mexeu. desde outubro até hoje, gastei cerca de 550kwh +-43eur.

comparando com os teus custos, estou a pagar 0,078 eur/kwh, tu na botija de gaz, estás a pagar , sem ter em conta a eficiência do esquentador, no minimo a 0,105 eur/kwh (densidade de +-13kwh/kg) tomando como referência o preço de 18eur por botija de 13kg. nem sei se é o preço actual, a ultima vez que comprei foi em agosto do ano passado.

isto para não falar no conforto do uso do acumulador: posso parar a água entre ensaboadelas que já não levo com a desagradável água fria do arranque do esquentador, cortar quase ao minimo o fluxo de água sem que o esquentador pare.

resumindo, esquentador, só se não houver mesmo alternativa nenhuma.

system32
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por system32 »

crohn Escreveu:
system32 Escreveu:não sei porque agora o gas passou a ser um perigo! os acidentes com gas são muito raros (desde que montado correctamente). até me atrevo a dizer que são mais os acidentes provocados pela electricidade do que pelo gas.

como tudo, depende do usa que se dá. no meu caso, como os banhos são matinais, tenho o relógio do meu acumulador a ligar das 4 às 7 da manhã, logo, o que aquecer, será gasto no máximo nas 3 horas seguintes. como tenho um contador dedicado ao acumulador, tenho tido dias que gasta 2-3kwh, depende de como esteve o dia anterior e do que se gastou ao longo do dia, estes ultimos dias de sol, apesar do relógio continuar ligado, o contador nem se mexeu. desde outubro até hoje, gastei cerca de 550kwh +-43eur.

comparando com os teus custos, estou a pagar 0,078 eur/kwh, tu na botija de gaz, estás a pagar , sem ter em conta a eficiência do esquentador, no minimo a 0,105 eur/kwh (densidade de +-13kwh/kg) tomando como referência o preço de 18eur por botija de 13kg. nem sei se é o preço actual, a ultima vez que comprei foi em agosto do ano passado.

isto para não falar no conforto do uso do acumulador: posso parar a água entre ensaboadelas que já não levo com a desagradável água fria do arranque do esquentador, cortar quase ao minimo o fluxo de água sem que o esquentador pare.

resumindo, esquentador, só se não houver mesmo alternativa nenhuma.

olha que com os esquentadores electronicos de hoje a agua vem logo quente e arrancam , muito cedo. eu, com as torneiras termoestaticas nascasas de banho nem sinto flutuações quando fecho a agua! e quase todos nos o fazemos!

e ainda tenho a maquina de lavar roupa ligada o deposito (não à caldeira), ou seja gasta agua quente , mas não gasta gas!

repara que gastei metade e poupei ainda mais em termos de kw!!
(não só de €€ devemos viver!!)

agora reafirmo que: lavar a loiça à noite ou um banho nocturno podem estar em causa...(dependo do tempo)!

mas o que é importante é que estamos muito melhores e mais verdes do que antes!!!

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

system32 Escreveu: repara que gastei metade e poupei ainda mais em termos de kw!!
(não só de €€ devemos viver!!)
não gastaste metade, o que eu mencionei que gastei, foi desde outubro. não se deve viver só de €, mas há que ter bom senso.
system32 Escreveu: agora reafirmo que: lavar a loiça à noite ou um banho nocturno podem estar em causa...(dependo do tempo)!
quando isso acontecer, não é nada que 1 hora com o acumulador ligado não resolva.
system32 Escreveu: mas o que é importante é que estamos muito melhores e mais verdes do que antes!!!
sem duvida que sim.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

bem cá vai mais um pequeno balanço do sistema,

após verificar a minha contabilidade em relação ao consumo energético até agora em relação ao mesmo periodo do ano passado, verifiquei apenas um acréscimo de 60,00 euros, o que não quer dizer que seja tudo em relação ao equipamento, mas é mais uma estatistica da minha parte.

aproveito para questionar a rapaziada que tem este sistema se alguem já teve algum problema em algum dos componentes ou se existe alguem insatisfeito com o mesmo, eu para já nada a dizer acerca do funcionamento e eficácia do mesmo.

cumprimentos

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

vou deixar aqui o meu primeiro balanço do meu solahart ts300l, cerca de um ano após a instalação.

posso dizer-vos que não podia estar mais satisfeito. zero problemas em relação ao funcionamento do sistema e uma economia de cerca de 75% a 80% em termos de €€€€€€.
optei por usar apoio eléctrico e gastei cerca de 65€ a mais de energia durante o ano. anteriormente gastava 4 botijas de gás propano de 45kg (cada uma custa cerca de 75€ ou mais dependendo da zona). tendo em consideração que moro no norte e junto à costa, e somos 5 pessoas cá em casa, acho que o rendimento do ts foi fantástico.
por outro lado, acabei com o uso de gás cá em casa.

durante o pico do inverno, apoio ligado das 5h00 ás 7h00 e das 22h00 ás 23h00 (não temos tempo para tomar banho os 5 pela manhã) foi mais que suficiente para que não faltasse água quente.

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

mamilcar
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 17, 2009 5:28 pm

Mensagem por mamilcar »

jotamira Escreveu:vou deixar aqui o meu primeiro balanço do meu solahart ts300l, cerca de um ano após a instalação.

posso dizer-vos que não podia estar mais satisfeito. zero problemas em relação ao funcionamento do sistema e uma economia de cerca de 75% a 80% em termos de €€€€€€.
optei por usar apoio eléctrico e gastei cerca de 65€ a mais de energia durante o ano. anteriormente gastava 4 botijas de gás propano de 45kg (cada uma custa cerca de 75€ ou mais dependendo da zona). tendo em consideração que moro no norte e junto à costa, e somos 5 pessoas cá em casa, acho que o rendimento do ts foi fantástico.

durante o pico do inverno, apoio ligado das 5h00 ás 7h00 e das 22h00 ás 23h00 (não temos tempo para tomar banho os 5 pela manhã) foi mais que suficiente para que não faltasse água quente.

jotamira

boas jotamira,

parabéns pelos objectivos alcançados!... mais economia e menos combustíveis.... fosseis...

felizmente os meus resultados também são muito bons o que mostra que tomamos decisões correctas ao investir em energias renováveis para aqs, embora com opções diferentes, já que continuei usar o gas como apoio bem como no fogão da cozinha (a minha maria assim o impôs)... de qualquer maneira o "homem do gás" cada vez menos vem cá a casa ....

agora faço a pergunto que já fiz noutro subforum:
já foste contactado pelo instalador/marca para fazer a manutenção anual?

oscar
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta jun 10, 2010 12:57 am

Mensagem por oscar »

boa noite.

sou novo no forum. pretendo instalar um kit solahart mas não sei se existe alguma vantagem no modelo 302k relativamente ao modelo 302j.

somos 4 pessoas em casa e não temos outro apoio (tipo gás).

poderiam ajudar-me.

obg.

jotamira
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jul 02, 2009 11:10 pm

Mensagem por jotamira »

mamilcar Escreveu:
jotamira Escreveu:vou deixar aqui o meu primeiro balanço do meu solahart ts300l, cerca de um ano após a instalação.

jotamira

boas jotamira,

parabéns pelos objectivos alcançados!... mais economia e menos combustíveis.... fosseis...

felizmente os meus resultados também são muito bons o que mostra que tomamos decisões correctas ao investir em energias renováveis para aqs, embora com opções diferentes, já que continuei usar o gas como apoio bem como no fogão da cozinha (a minha maria assim o impôs)... de qualquer maneira o "homem do gás" cada vez menos vem cá a casa ....

agora faço a pergunto que já fiz noutro subforum:
já foste contactado pelo instalador/marca para fazer a manutenção anual?
boas mamilcar,

quase acertavas em cheio. ontem à hora de almoço fui contactado pela digal para saber se já me tinham enviado o certificado com o contrato da manutenção. pelos vistos a pessoa que estava responsável pelos envios já não é a mesma e ao que parece eles não sabem para quem já enviaram (eu ainda não o recebi e a srª. que ligou disse-me que ia proceder ao envio do contrato.

quanto a marcação de uma data para a manutenção ainda não houve contactos por parte do instalador. também não sei se esta só será feita após o envio do respectivo contrato, assim como não sei se será o mesmo instalador a fazer a manutenção (será lógico que seja mas em portugal tudo é possível).

quando houver novidades em relação a este assunto dou notícias (já agora se alguém for contactado nesse sentido diga alguma coisa cá no fórum).

jotamira
por uma pegada cada vez mais verde

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

boas,

o contrato já me foi entregue pelo próprio instalador, não sei precisar há quanto tempo, mas ainda não houve qualquer tipo de contacto para a manutenção.
tambem não sei se terá que ser o instalador a marcar ou nós a pedir esse tipo de intervenção, vou tentar averiguar.

cumprimentos,

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

oscar Escreveu:boa noite.

sou novo no forum. pretendo instalar um kit solahart mas não sei se existe alguma vantagem no modelo 302k relativamente ao modelo 302j.

somos 4 pessoas em casa e não temos outro apoio (tipo gás).

poderiam ajudar-me.

obg.
boa tarde oscar,

penso estares a falar do modelo 302 kf, se é esse pelo que me foi explicado na altura tem um rendimento superior ao 302 j, o que normalmente os instaladores dizem é que quem tem crianças que normalmente têm maior dificuldade em regular o caudal de água quente é melhor esse sistema que é para não haver falta de água quente, em especial no inverno, eu também não tenho apoio a gás tenho a resistência eléctrica e tem funcionado bem.

cumprimentos,

cumprimentos,

nasc
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta jul 15, 2009 11:07 pm

Mensagem por nasc »

boa noite,

com a "tosta" que fez hoje aqui na minha área de residência (paços de ferreira), quando cheguei a casa, por volta das 20:00 e a temperatura exterior ainda rondava os 35º, começo a ouvir água a cair do telhado .....

como não estava a chover, era o painel solar a "libertar" água. fechei à agua no contador e fui verificar o que se passava. presumo que tenha sido a válvula que abriu com a elevada temperatura que a água deve ter atingido, pois só usamos água quente de manhã e ao final da tarde. por acaso quando aconteceu o meu filho estava a tomar banho.

penso que seja normal, para evitar males maiores, mas deixo aqui uma pergunta: se eu não estivesse em casa durante 1 ou 2 semanas a água iria estar ininterruptamente a sair do painel pela válvula e a entrar água nova, ou pararia quando a temperatura dento do depósito fosse mais baixa??

já aconteceu a alguém??

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

nasc Escreveu: penso que seja normal, para evitar males maiores, mas deixo aqui uma pergunta: se eu não estivesse em casa durante 1 ou 2 semanas a água iria estar ininterruptamente a sair do painel pela válvula e a entrar água nova, ou pararia quando a temperatura dento do depósito fosse mais baixa??
já aconteceu a alguém??
já a conteceu e é normal acontecer.

se a libertação se deve aos excesso de pressão motivado pelo aumento de temperatura, um vaso de expansão pode resolver o problema.
se a libertação se deve ao excesso de temperatura, não há nada a fazer. vai ter de entrar alguma água fria para fazer baixar a temperatura da água. logo que a água fique "menos quente" o processo é interrompido.

estranhamente o meu libertava mais água quando foi montado, do que agora em que as temperaturas estão mais altas e tambem era mais comum libertar água quando estava a ser utilizado.

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

nasc Escreveu:boa noite,

com a "tosta" que fez hoje aqui na minha área de residência (paços de ferreira), quando cheguei a casa, por volta das 20:00 e a temperatura exterior ainda rondava os 35º, começo a ouvir água a cair do telhado .....

como não estava a chover, era o painel solar a "libertar" água. fechei à agua no contador e fui verificar o que se passava. presumo que tenha sido a válvula que abriu com a elevada temperatura que a água deve ter atingido, pois só usamos água quente de manhã e ao final da tarde. por acaso quando aconteceu o meu filho estava a tomar banho.

penso que seja normal, para evitar males maiores, mas deixo aqui uma pergunta: se eu não estivesse em casa durante 1 ou 2 semanas a água iria estar ininterruptamente a sair do painel pela válvula e a entrar água nova, ou pararia quando a temperatura dento do depósito fosse mais baixa??

já aconteceu a alguém??
no meu caso ainda só uma vez dei por essa situação, foi num fim de semana que saimos, não utilizámos água quente no sábado, quando chegámos no domingo á tarde estava uma cascata de água quente, situação que não se voltou a repetir pelo menos que eu tenha dado conta, evidentemente que agora de verão quanto mais água quente se gastar menos hipóteses haverá de o sistema atingir temperaturas que obriguem a expulsar água quente para entrar água fria. água quente para temperar a piscina dos miudos, quando é necessário dar uma lavagem no quintal é melhor água quentinha, lavagens de chão interiores com água quente, agora é sempre a bombar água quente.

cumprimentos,

Hugo RSF
Membro
Membro
Registado: domingo mai 25, 2008 1:29 pm

Mensagem por Hugo RSF »

estive ontem na obra com um técnico da solahart e estivemos em "bate-papo" umas 3 horas... gostei da abordagem dele!!!

ele mostrou-me um ts da solahart que vai fazer 18 anos em novembro! e está ali para as curvas. eu não fazia ideia se o instalador era bom ou mau porque enviei um mail para a digal e eles é que me indicaram este instalador da minha zona. escolhi solahart porque vejo muitos e por alguma razão deve ser. este instalador está nisto dos painéis há mais de 25 anos... tive sorte com o instalador presumo!

2 situações que tenho visto aqui no forum dizerem mal são:

1- os tubos não estarem protegidos contra sol/uv.
2- alguns suportes ficarem "soltos" em coberturas planas (como a minha).

as 2 situações estão contempladas e até o tal ts com 18 anos tinha os tubos protegidos contra uv o que me deixou ainda mais descansado!

agora relativamente a esta questão das "descargas" o que ele me referiu é que até 2009 sempre instalaram o modelo j e não o kf. só começaram a utilizar o kf o ano passado por causa do apoio do governo que deixou de fora o j. ele diz que tem tido algumas pessoas a queixarem-se realmente das descargas e isso deve-se precisamente à efeciciência do painel! indicou-me mesmo um caso onde um cliente lhe ligou a dizer que chegou a casa e aquilo estava a deitar água e estava a olhar para o do visinho, que também tinha sido instalado por eles, e estava sequinho. porque o dele era kf e o do visinho era um j.

claro está que olharmos para o coeficiente energético/rendimento o kf é melhor (por isso foi escolhido no programa do governo), mas se calhar, para determinadas zonas do país o j é mais indicado até que o kf e até custa menos 200€.

pelo relato que tenho visto aqui no forum e pela conversa com o técnico estou inclinado para o j. ele até tinha interesse em vender o kf porque ganhava mais, mas explicou a questão que tem acontcido com uma certa frequência com os kf...

pergunto: alguém que tenha tido este problema de descargas tem um j?

Autor do tópico
Tugamor
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Tugamor »

independentemente das descargas de água do kf em relação ao j, como já vi escrito algures no forum, no verão até um saco preto aquece a água e penso que não devemos pensar muito no verão, mas sim quando as temperaturas começarem a descer e o número de horas de exposição solar diminuir, ai parece que teremos vantagem com o kf, corrijam-me se estiver enganado.
mas estas coisas dos painéis solares necessitam como tudo de uma fase de aprendizagem e de habituação, referindo-me ás descargas efectuadas pelo kf penso que devemos pensar nesta altura do campeonato em usar e abusar da água quente, evidentemente só a necessária ao nosso dia a dia, onde normalmente usamos água fria toca a usar água quente e desta forma acho que os desperdicios de água para arrefecer o reservatório, através das referidas descargas serão eliminadas.

cumprimentos a todos,

c_s_amaral
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta set 11, 2009 11:07 am

Mensagem por c_s_amaral »

estou com um problema no meu solahart

estou de férias e como é natural sem consumo o painel tem feito algumas descargas.

o problema é que quando começa a descarregar nunca mais para. esta noite ficou a deitar água a noite toda.

a solução tem sido cortar a água no contador e assim a valvula fecha e só volta a abrir 2 dias depois quando a temperarura subir até aos 95 graus.

o pior é que não posso ter a agua cortada por causa da relva.

Responder

Voltar para “Energia solar - AQS”