Prova Oral Antena3 Dia 6-4-2010 19h

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am

Re: Prova Oral Antena3 Dia 6-4-2010 19h

Mensagem por EnergiaDiesel »

jmal Escreveu:
marcopns Escreveu: (...), mas pelo que ouvi e li no blog do programa à pessoal que não vale a pena tentar explicar, como a tal cena da produção de um ve é muito mais poluente que os outros, (...)
reduzem o problema à reciclagem das baterias, dos ve , que neste caso nem é necessário o fazer, pois pelo que ouvi estas no fim da dita vida útil destas previstas pelo fabricante há é uma perda de aproveitamento de disponibilidade de fornecer energia na casa dos 20%, resta ainda 80%, ou seja ainda há aproveitamento financeiro para o utilizador.

como foi referido há que fornecer toda a informação de energia dispendida no processo de colocar na rede de distribuição os elementos energéticos e não reduzir-se a discussão a uma única operação do processo.

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Mensagem por Brunus »

energiadiesel Escreveu:pelo que ouvi, o programa foi bom na exposição do assunto a um público mais vasto, já o tinha sido num anterior realizado com um painel de membros do fne não me recordo em que canal da rádio mas na vertente do bd e afins,

neste tipo de programas há que ter algum sentido objectivo nos argumentos apresentados aos ouvintes, que até podem ter acesso a informação, mas por vezes é a leitura desta e sua apresentação algo difusa que por vezes levam a uma interpertação errada dos factos.

uma questão, nas motorizadas ditas eléctricas há limite de potência/kw para se poder conduzir com a categora b/lei das 125cc?,
a lei diz que o limite é 125cc ou 11kw. acho que o máximo que se encontra à venda em pt, no que diz respeito a motociclos eléctricos é 5 ou 7 kw.

em relação ao programa, todos estiveram bem, e penso que foram muito esclarecedores.
apenas acho que ficou muito por dizer. a conversa centrou-se muito na autonomia, e baterias ou seja o ponto mais fraco destes veículos neste momento. aliás, é um pouco comum na prova oral se divagar um pouco nos temas, e não ir mais ao âmago das questões.
com isto, não se falou muito das vantagens:

* manutenção muito reduzida, limitada praticamente à lubrificação da suspensão, afinação de travões, e cuidados com as baterias.
* inexistência de ruído e vibrações provocadas pelos motores ci, o que melhora a experiência de condução. neste ponto, só se falou na falta de ruído como algo negativo para os peões. acho rídiculo este argumento, se excluirmos os invisuais, todos devem olhar antes de atravessar uma estrada! os surdos que o digam...
* eficiência do motor eléctrico na ordem dos 80% a 90% se não mais nalguns casos.
* o facto de o motor não ter practicamente qualquer tipo de desgaste! este ponto é importante. se as baterias podem ter um limite de vida, trocando-as o veículo fica quase como era em novo.
* possibilidade de declarar 30% até cerca de 800€ do valor do veículo para efeitos do irs.

entre outros...

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

amanhã post aqui o autógrafo do alvim pro pessoal da nova energia!
obrigado a todos os que nos apoiaram antes de entrar, depois de entrar e que continuam connosco neste luta!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

aqui vai pro pessoal do forum um abraço eléctrico do alvim!
Anexos
alvim.jpg
alvim.jpg (6.67 KiB) Visto 3493 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

hmgp
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am

Mensagem por hmgp »

boas pessoal.

só para agradecer os comentários positivos sobre a nossa participação ontem no "prova oral".

espero não ter deixado ficar mal a nossa comunidade e a nossa causa.

Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

faltou-me agradecer à sw e ao orlando por me terem convidado para este evento.

obrigado orlando. na próxima o jantar é por minha conta
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
Gandhi

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

pergunta idiota alguém tem o consumo de co2 para produzir um 1 kwh pois só encontro os valores mais antigos!

pois aquela do polo de forma nenhuma está correcta já que se falou e bem de todo o processo do petróleo até chegar ao nosso carro...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

klinzter
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jul 18, 2006 1:56 am

Mensagem por klinzter »

serges,

na factura da edp aparece lá
A bordo desde 2012 numa scooter legacy A Queimar electrões :)
A caminho dos 92.000km
Antes de abrir um novo tópico utilize a Pesquisa

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

penso que são 250 gramas por kwh.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

adorei a resposta ao "anti-electrico" que estava em linha, sobre a fábrica que produzia o híbrido não sei aonde... para o carro a combustão já não era eficiente.

não sei quem disse, mas aí parti-me a rir... estiveram bem.

nessa altura deu-me uma vontade de ligar... sempre a dizer mal do eléctrico!!! e que combustão é bom e coisa e tal... se enfiassem um tubo no escape e colocassem dentro do carro, depois queria ver se a opinião continuava ou não.

enfim... estamos em portugal. e mais não digo para não vos chatear.
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

volt Escreveu:penso que são 250 gramas por kwh.
continuando... não sei quanto consome o polo, mas devem ser umas 100 gramas por km. ora, cada kwh dá-nos para uns 20 kms. logo, o polo consumiria 2000 gramas em cada 250 nossas.

penso que não me estou a enganar nas contas, apesar de não ter os dados concretos, não devem fugir muito daqui. .

A_mais
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 15, 2008 2:16 pm

Mensagem por A_mais »

serges Escreveu:pergunta idiota alguém tem o consumo de co2 para produzir um 1 kwh pois só encontro os valores mais antigos!

pois aquela do polo de forma nenhuma está correcta já que se falou e bem de todo o processo do petróleo até chegar ao nosso carro...

viva,

deixo aqui também os meus parabéns aos gladiadores que foram à prova oral.

serges, há uns meses fiz as contas tendo em conta o que vem mencionado na factura da edp kw/co2, não me lembro muito bem mas tenho ideia que 100km num eléctrico equivale a 2 ou 3 km num ci que emita ±150gr co2/km ou seja, para os tais 5kw, são produzidos ± 500gr de co2 se, se fizermos a média do consumo/emissões da edp, mas como sabem, à noite a produção de energia é predominantemente de fontes renováveis (eolica e hídrica).

para chegarem aos tais valores de 80gr/km têm que entrar para a conta coisas que nem nos passam pela cabeça, tipo o co2 de emissões para a produção da caneta do ceo da empresa que fabrica os eléctricos, que apesar de ser a mesma que dos ci, só contam as emissões se for para os eléctricos.

ainda temos muitos velhos do restelo e talvez "petroleiros" encapotados em portugal, infelizmente, não procuram bases para as informações que afirmam. digam que é lento e que não tem autonomia ( vejam os exemplos do wrightspeed x1, dos teslas ), digam o que disserem, eu sou pelos eléctricos feios, com pouca autonomia, ..., ..., o que quiserem, mas tenho (temos) a consciência tranquila e a certeza que não é com os ci que vamos a algum lado....

... sim e também aquele gozo inexplicável de quando passamos por uma bomba de gasolina ou nos perguntam onde carregamos (impagável)
ponto de carga 24h para quem precisar

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

volt Escreveu:
continuando... não sei quanto consome o polo, mas devem ser umas 100 gramas por km. ora, cada kwh dá-nos para uns 20 kms. logo, o polo consumiria 2000 gramas em cada 250 nossas.

penso que não me estou a enganar nas contas, apesar de não ter os dados concretos, não devem fugir muito daqui. .
tás um bocadinho enganado. se o polo consumir 100g por km, consome 10000g aos 100km.

se temos 250g por kwh e se consumimos cerca de 5kwh para 100km então nós consumimos 1250g.

temos assim que o polo emite mais 8x co2 que nós por cada 100km.
Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

lol. hmgp, faz lá as contas outra vez...

ps: é que bateu mesmo em cheio... 2000 a dividir por 250 são 8...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

serges Escreveu:pergunta idiota alguém tem o consumo de co2 para produzir um 1 kwh pois só encontro os valores mais antigos!

esses dados não são fáceis de encontrar, já perdi algum tempo a procurar e nada, o pessoal pensa que a gasolina e o gasóleo nasce em pomares de fruto, ali mesmo ao lado da bomba de combustivel, tanto que disseram por lá que "as baterias de lítio precisam do lítio que tem de ser transportado e tal", como se a gasolina e até o petróleo viessem do pomar ali ao lado, e os seus motores são feitos de cera, depois basta derreter e fazer outro, quanto ao óleo, sim ninguém se lembra disto, os novos diesel consumem à média de 1 litro de óleo por 1000 kms, fora o gasto normal por muda, não existe reciclagem para ele, é enterrado, entre outros coisas que só polui nos eléctricos.

de qualquer maneira
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por O_volt »

volt, não te esqueças da foto!
isso sim é para recordar, não esses petrolomaniacos! só lhe faltava dizer que andar de bicleta é um perigo, porque tb ninguém as ouve!!!
Última edição por O_volt em quarta abr 07, 2010 11:57 am, editado 1 vez no total.
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Foto 1
Foto 1
CIMG0630.JPG (531 KiB) Visto 3304 vezes
Foto 2
Foto 2
CIMG0631.JPG (517.31 KiB) Visto 3304 vezes

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

hmgp Escreveu:
volt Escreveu:

tás um bocadinho enganado. se o polo consumir 100g por km, consome 10000g aos 100km.

se temos 250g por kwh e se consumimos cerca de 5kwh para 100km então nós consumimos 1250g.

temos assim que o polo emite mais 8x co2 que nós por cada 100km.

as pessoas dizem isso por dizer, a libertação de co2 tem a ver com o consumo de energia, se uma eléctrica consome entre 7 a 10 vezes menos, naturalmente que a relação de libertação será inferior a isso, porque uma central tem mais rendimento que um motor ci num veiculo. nas especificações dos veículos ci é assim que fazem a conta, ninguém está lá com uma balança a pesar o co2, ora consume tanto, x gramas por litro de combustível / 100 = co2 / km

garanto-vos que se libertassem mais co2, não andavam de eléctricas, saia-vos muito caro, mais que a gasolina.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

hmgp
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por hmgp »

volt Escreveu:lol. hmgp, faz lá as contas outra vez...

ps: é que bateu mesmo em cheio... 2000 a dividir por 250 são 8...
mea culpa! não estava a ver (ler) a tua mensagem por esse prisma

Blogue.
+22222Km
Bruce Calvert
Gandhi

mix
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jun 08, 2008 3:12 pm

Mensagem por mix »

em 2008 foi de aproximadamente 388g de co2 por kwh. podem confirmar aqui.
esses valores são do país inteiro, se quisermos saber o que realmente poluímos com o consumo em nossa casa o ideal é ver na factura da edp como já tinha dito o volt.
no meu caso que vivo perto de uma barragem (aguieira) e tenho bastantes eólicas à volta a minha "pegada" anda perto dos 150g de co2 por kwh, mas as pessoas que vivem por exemplo em sines já devem passar e bem dos 400g.

sou um pouco contra a utilização do co2 como referencia para medir a poluição de um veiculo pois um carro a diesel emite menos co2 que um a gasolina embora um carro a diesel, mesmo com filtro de partículas, seja muito mais poluente que um a gasolina.
mesmo um carro a gasolina enquanto o carro está "frio" (os primeiros 5 a 10km) e o canalizador não aquece emite resíduos da má combustão como gasolina por queimar etc, que são poluentes muito mais perigosos, basta pensar que a função do canalizador é transformar esses resíduos em co2. ora eu que faço 20km por dia 10-10, só quando estou quase a chegar ao destino é que o carro aqueceu e nem faço ideia da poluição que estou a provocar...

[[]]
13000km a electrões
Sócio nº 60

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”