Correio da Manhã - Biodiesel
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Autor do tópico - Membro Dedicado
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Correio da Manhã - Biodiesel
hoje há um artigo sobre biodisel no correio da manhã. é uma oportunidade para quem pretender pronunciar-se na secção dos comentários pela net. e talvez divulgar o forum.... há muita gente que lê esses comentários.
Ana
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- Mensagens: 2150
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
Olá Ana!|
o artigo é este em:
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... dcanal=219
http://www.correiomanha.pt/noticia.asp? ... dcanal=219
biodiesel
energia vegetariana
nas estradas de lisboa já circulam 18 autocarros da carris, movidos com combustível feito de plantas. este ‘gasóleo vegetariano’ está a conquistar cada vez mais terreno e até é mais barato do que os derivados do petróleo. um dos grandes entraves ao seu desenvolvimento tem sido a forma pouco eficiente como era obtido. mas a evolução tecnológica nesta área está a dar passos largos e, recentemente, foram desenvolvidos novos processos de produção que permitem fabricar este produto de forma mais eficaz.
até agora o biodiesel tem sido feito a partir de plantas de colza, soja, palma e óleos alimentares. em geral, é misturado no gasóleo convencional, em percentagens que variam de 5 % a 30%, mas também pode ser usado puro. esse é um dos seus grandes trunfos, pois não exige grandes adaptações nos motores que existem actualmente. a união europeia decidiu estimular o desenvolvimento deste ‘gasóleo verde’ e obrigar os estados a aumentar o seu consumo: até 2010, o biodiesel terá de atingir 5,75% da quota de mercado dos combustíveis.
espaço
o maior problema é que a produção deste combustível exige muito espaço agrícola. mesmo assim, e segundo os cálculos dos cientistas, é possível produzir 1500 litros de biodiesel de colza por hectare, 2500 litros se for trigo e o dobro usando beterraba. neste caso, a quantidade não significa qualidade e o preferido pela indústria é o primeiro. os novos métodos desenvolvidos em laboratório permitem obter muito mais produto a partir da mesma matéria-prima.
amigo do ambiente
o ambiente agradece a mudança. “a utilização de biodiesel nos motores automóveis reduz a emissão de gases poluentes, nomeadamente o dióxido de carbono responsável pelo efeito de estufa que está a contribuir para o aquecimento global da terra” explica rui berkemeier, da associação ambientalista quercus. outro dos passos fundamentais tem sido o desenvolvimento de novas plantas geneticamente modificadas, de forma a serem mais resistentes, produzindo mais combustível.
os empresários também já descobriram o potencial do ‘gasóleo verde’. até agora, era essencialmente feito por pequenos produtores que encaminhavam a matéria-prima para as indústrias transformadoras. mas, recentemente, foi anunciado que portugal vai apostar forte neste sector. a empresa braval associou-se ao instituto de desenvolvimento e inovação tecnológica do minho para investir 400 mil euros numa fábrica em braga. e deve começar a laborar já no próximo ano.
da frigideira para o motor
o biodiesel pode também ser obtido a partir da reciclagem de resíduos e lixos domésticos. um dos melhores exemplos são os óleos de fritar alimentos, no fundo estes produtos são resíduos resultantes da utilização de óleos vegetais na confecção de alimentos, encontram-se no grupo de substâncias capazes de fornecer uma matéria-prima atractiva para o fabrico deste combustível ecológico. e além disso, evita-se a sua deposição em aterros sanitários e estações de tratamento de lixos, com elevados custos de gestão ambientais.
recentemente, passou por portugal um ecologista escocês que está a percorrer a europa num carro movido a biodiesel, obtido a partir de óleo alimentar reciclado. o objectivo é promover a ‘energia vegetariana’.
perguntas
- o que é o biodiesel?
- o que é o biodiesel?
- qual a utilidade?
- pode ser usado nos carros actuais: o gasóleo convencional pode incluir uma percentagem de 5% a 30% de biodiesel.
- como se obtém?
- pode ser usado nos carros actuais: o gasóleo convencional pode incluir uma percentagem de 5% a 30% de biodiesel.
- quais as vantagens?
- é biodegradável, renovável e mais barato do que os derivados do petróleo e não é tão tóxico.
depois do gás natural, a nova geração de transportes públicos ‘amigos do ambiente’ deverá ser composta por autocarros movidos a biodiesel, combustível que reduz a emissão de gases poluentes responsáveis pelo aquecimento global
Última edição por luimio em sábado out 21, 2006 10:49 pm, editado 1 vez no total.
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- Membro Silver
- Mensagens: 181
- Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am
boas,
não são esses os mesmos do seguinte post???
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1115
sendo que o artigo na maioria é um copy past do que está no website da carris e de outros e houve o cuidado de não mencionar que esses 18 autocarros estão a trabalhar com b10 de forma a aumentar o impacto da noticia como se fosse 100% energia verde e não 90% de diesel convencional
se existe algum sr. jornalista a ler o meu post, por favor use de rigor e tente ser o mais exacto possivel.
abraço
não são esses os mesmos do seguinte post???
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1115
sendo que o artigo na maioria é um copy past do que está no website da carris e de outros e houve o cuidado de não mencionar que esses 18 autocarros estão a trabalhar com b10 de forma a aumentar o impacto da noticia como se fosse 100% energia verde e não 90% de diesel convencional
se existe algum sr. jornalista a ler o meu post, por favor use de rigor e tente ser o mais exacto possivel.
abraço
Verde por Excelência
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- Mensagens: 2150
- Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm
sim, parecem que são os mesmos autocarros do outro post:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1115
quanto á informação revelada nesta noticia, realmente não tranmite realmente a verdade. ocupa quase duas páginas do jornal. alguma informação parece que foi retirada até deste forum e do site da carris, mas contra isso nada. até fico contente, mas podiam ter referido os 10% e evitar dar a ideia que é a 100%. mas também não dizem que é a 100%
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?t=1115
quanto á informação revelada nesta noticia, realmente não tranmite realmente a verdade. ocupa quase duas páginas do jornal. alguma informação parece que foi retirada até deste forum e do site da carris, mas contra isso nada. até fico contente, mas podiam ter referido os 10% e evitar dar a ideia que é a 100%. mas também não dizem que é a 100%
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- Membro Silver
- Mensagens: 181
- Registado: terça ago 15, 2006 11:32 am
boas
pois, isso de sugerir nas entrelinhas b100 sem o escreverem directamente, ou seja, informações incorrectas é uma "qualidade" jornalistica.
assim se constroem mitos e se afundam instituições.
eu preferiria uma postura correcta/exacta porque no final só poderia revelar uma realidade, que os projectos piloto a sério no consumo deste produto em percentagens elevadas somos nós e com produção independente, sem qualquer subsidio, ou beneficio que não seja o que tiramos a nivel económico poupando da aquisição de diesel convencional sendo eficientes na produção de bio e a nivel moral, optando por uma posição ecológica mais correcta.
abraço
pois, isso de sugerir nas entrelinhas b100 sem o escreverem directamente, ou seja, informações incorrectas é uma "qualidade" jornalistica.
assim se constroem mitos e se afundam instituições.
eu preferiria uma postura correcta/exacta porque no final só poderia revelar uma realidade, que os projectos piloto a sério no consumo deste produto em percentagens elevadas somos nós e com produção independente, sem qualquer subsidio, ou beneficio que não seja o que tiramos a nivel económico poupando da aquisição de diesel convencional sendo eficientes na produção de bio e a nivel moral, optando por uma posição ecológica mais correcta.
abraço
Verde por Excelência
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- Membro Dedicado
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- Registado: sábado out 14, 2006 11:38 pm
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- Localização: Algures por aí...
não é de estranhar que este forum seja em portugal, a melhor referência, se não a única, em todos os aspectos na utilização do biodiesel ou óleo vegetal directo.
todas as dúvidas que existem, estão aqui muito bem especificadas quanto á sua utilização e fabrico.
somos nós que por nossa própria conta e risco, testamos formas de o fabricar a nivel caseiro e de o utilizar em percentagens elevadas, provando que é compativel com os motores diesel e quais.
somos nós, participantes deste forum, que desenvolvemos pesquisas e testes.
somos nós, produtores caseiros, que pomos em causa os nossos carrinhos, provando que é possivel a reciclagem de óleos usados na combustão, sem colocar em risco a fiabilidade e a longividade dos motores.
todas as opiniões que por aí surgem nos média, por vezes não têm qualquer sentido. os jornalistas manifestam uma certa dificuldade em expôr o assunto e os artigos por vezes não têm qualquer credibilidade ou sentido.
incorporar 10% de biodiesel no gasoleo, é divulgado como sendo uma grande novidade
abraços
todas as dúvidas que existem, estão aqui muito bem especificadas quanto á sua utilização e fabrico.
somos nós que por nossa própria conta e risco, testamos formas de o fabricar a nivel caseiro e de o utilizar em percentagens elevadas, provando que é compativel com os motores diesel e quais.
somos nós, participantes deste forum, que desenvolvemos pesquisas e testes.
somos nós, produtores caseiros, que pomos em causa os nossos carrinhos, provando que é possivel a reciclagem de óleos usados na combustão, sem colocar em risco a fiabilidade e a longividade dos motores.
todas as opiniões que por aí surgem nos média, por vezes não têm qualquer sentido. os jornalistas manifestam uma certa dificuldade em expôr o assunto e os artigos por vezes não têm qualquer credibilidade ou sentido.
incorporar 10% de biodiesel no gasoleo, é divulgado como sendo uma grande novidade
abraços
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4
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