ola..
sou ciclista e tinha um problema muito sério. para manter minhas luzes de alerta funcionando tinha de usar as famigeradas pilhas. em pouco tem percebi que já tinha acumulado 1kg de pilhas usadas. resolvi projetar um dinamo para transformar a energia mecanica em eletrica, porém a maioria dos projetos que vi esbarra em um problema sério - desgaste. procuranda na internet achei esse projeto http://www.instructables.com/id/contact ... ty-lights/. porém ao meu ver ele é muito rudimentar. no próprio video da pra perceber que ele não funciona direito.
será que com a ajuda de vcs podemos melhorar esse projeto pois preciso que ele faça o seguinte:
- seja capaz de recarregar pilhas de nicd 3,6v 600ma. se conseguir mais melhor.
- de preferencia utilize componentes já existentes (vamos reciclar não consumir mais).
- precisar ser compacto como o projeto do instructable, pois numa bike espaço é pouco.
obrigado pela atenção...
----------------- ps.: a um tópico parecido no eolica, porém a outra solução que pensei seria um mini aerogerador -------------------------------------------------------
Bicicleta de indução magnetica
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda abr 26, 2010 8:55 pm
Bicicleta de indução magnetica
Geração Elétrica do Brasil
Hidroelétrica - 79% Termoelétrica - 18% Termonuclear - 2% Outras - 1%

-
- Membro Silver
- Registado: segunda fev 01, 2010 12:00 pm
Re: Bicicleta de indução magnetica
e por que não usar o velho dinamo encostado á roda que se usava nos meus tempos de juventude não para alimentar as lampadas mas para carregar as baterias ?
pendo que ainda se vende isso por cá... todas as minha bicicletas de "miudo" tinham luzes sem baterias
pendo que ainda se vende isso por cá... todas as minha bicicletas de "miudo" tinham luzes sem baterias
-
Autor do tópico - Membro
pois bem..
pq nao usar um dinamo convencional? tenho 3 motivos:
1º - desgaste das peças da bicicleta - esse dinamo antigo que ficava encostado na roda corroia o pneu, podendo causar acidentes caso o pneu estourasse.
2º - desgaste das peças do dinamo - pensei em outras soluções como adaptar um motor de passo através de uma correia a roda, mas ai entra o fator desgaste das peças do proprio motor. devido aos impactos sofrido pela bicicleta, as altas rotações que o motor iria sofrer e os longos periodos de atividade não achoa a melhor solução.
3º - perda de rendimento - qualquer sistema mecanico me traria uma perda de redimento nas pedaladas, oq pode nao ser muito, mas em um subida ingreme faria um pouco de diferença.
além de q com a tecnolia atual regredir aos dinamos usados há 20 anos é como usar uma maquina de escrever pra enviar um e-mail (apesar de já ter visto adaptações de maquinas de escrever como teclado!!!!!)
obrigado pela atenção.
pq nao usar um dinamo convencional? tenho 3 motivos:
1º - desgaste das peças da bicicleta - esse dinamo antigo que ficava encostado na roda corroia o pneu, podendo causar acidentes caso o pneu estourasse.
2º - desgaste das peças do dinamo - pensei em outras soluções como adaptar um motor de passo através de uma correia a roda, mas ai entra o fator desgaste das peças do proprio motor. devido aos impactos sofrido pela bicicleta, as altas rotações que o motor iria sofrer e os longos periodos de atividade não achoa a melhor solução.
3º - perda de rendimento - qualquer sistema mecanico me traria uma perda de redimento nas pedaladas, oq pode nao ser muito, mas em um subida ingreme faria um pouco de diferença.
além de q com a tecnolia atual regredir aos dinamos usados há 20 anos é como usar uma maquina de escrever pra enviar um e-mail (apesar de já ter visto adaptações de maquinas de escrever como teclado!!!!!)
obrigado pela atenção.

-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
e que tal usar pilhas recarregáveis?!!!
usar, sem prejuizo para a mecânica ou corpo, e recarregar!
tive umas que me duraram 10 anos. neste momento só nos relógios cá de casa é que uso as alcalinas, todas as outras são recarregáveis.
tive umas que me duraram 10 anos. neste momento só nos relógios cá de casa é que uso as alcalinas, todas as outras são recarregáveis.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
Autor do tópico - Membro
pilhas de nicd são pilhas recarregaveis daquelas q vão em telefones sem fio... a intenção é recarrega-las enquanto a bicicleta anda. pois as vezes numa cicloviagem energia eletrica e carregador são artigos de luxo.ferra Escreveu:e que tal usar pilhas recarregáveis?!!!

-
- Membro Silver
- Registado: sábado fev 10, 2007 3:29 pm
estão hoje no lidl, pelo menos aqui no centro, umas lanternas com bateria e celulas foto electricas.
as celulas fotoelectricas carregam a bateria.
penso que nem sequer precisavas de desmontar a lanterna, era mesmo só aplicar na bicicleta.
a lanterna tem as dimensoes aproximadas de um iphone se bem que mais grossa. e acho que era 4.9€
estive mesmo para trazer, mas como não era à prova de agua, não dava para o fim que eu pretendia.
as celulas fotoelectricas carregam a bateria.
penso que nem sequer precisavas de desmontar a lanterna, era mesmo só aplicar na bicicleta.
a lanterna tem as dimensoes aproximadas de um iphone se bem que mais grossa. e acho que era 4.9€
estive mesmo para trazer, mas como não era à prova de agua, não dava para o fim que eu pretendia.