Faro 2010 - este ano vamos de moto eléctrica!
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Faro 2010 - este ano vamos de moto eléctrica!
nah..... cá para mim vai tudo de ................................... viper.
não o dodge, mas a sw viper
-
uggabugga
- Membro Silver

- Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm
isso é que era coragem...tavares Escreveu:nah..... cá para mim vai tudo de ................................... viper.
-
jmap
- Membro Platinium

- Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm
xiii, lá se vai a aventura eléctrica...uggabugga Escreveu:então?... vai tudo de bm?o_volt Escreveu: e não vamos levar nenhuma predator!
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
jmap Escreveu:xiii, lá se vai a aventura eléctrica...uggabugga Escreveu:então?... vai tudo de bm?o_volt Escreveu: e não vamos levar nenhuma predator!
não me parece , acho que vai ser é a verdadeira aventura eléctrica.
se eu soubesse que isto ia levar este ritmo , tinha litizado a minha black bike e aí é que era. heheheheh
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
jmap, bm é o nome da nossa sw bm! que por sinal é um verdadeiro bm das estradas!jmap Escreveu:xiii, lá se vai a aventura eléctrica...uggabugga Escreveu:então?... vai tudo de bm?o_volt Escreveu: e não vamos levar nenhuma predator!
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
gostava já de sugerir aqui uma almoçarada com todos no sábado...que dizem?
jantar é complicado pois penso que o pessoal queira estar na concentração à hora de jantar que é qd há animação por lá...
no domingo quem vier de ve terá de regressar cedo e será também complicado...
que dizem? eu tratarei de procurar um restaurante que nos garanta electrões durante a almoçarada!!!
cumps
jantar é complicado pois penso que o pessoal queira estar na concentração à hora de jantar que é qd há animação por lá...
no domingo quem vier de ve terá de regressar cedo e será também complicado...
que dizem? eu tratarei de procurar um restaurante que nos garanta electrões durante a almoçarada!!!
cumps
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
fantástico trabalho...
como vos invejo, não vou poder ir pois aqui deste lado é tudo ao mesmo tempo e tenho de optar... trabalho e casorio...
desejo vos sorte e posso voz ajudar no que precisarem sou o vosso sos para pontos de carga, avisem o que querem que tento ligar...
mas como já vi que está tudo lançado... desejo vos sorte com muita pena minha não posso ir!
obrigado pelo convite e desejo vos sorte! boa sorte camaradas!
como vos invejo, não vou poder ir pois aqui deste lado é tudo ao mesmo tempo e tenho de optar... trabalho e casorio...
desejo vos sorte e posso voz ajudar no que precisarem sou o vosso sos para pontos de carga, avisem o que querem que tento ligar...
mas como já vi que está tudo lançado... desejo vos sorte com muita pena minha não posso ir!
obrigado pelo convite e desejo vos sorte! boa sorte camaradas!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
monicasalgado
- Membro Gold

- Registado: terça jun 22, 2010 9:21 am
que inveja
adorava ir com a malta num passeio grande, mas não sou mesmo do tipo destas concentrações.
vou seguindo este tópico com entusiasmo e espero que corra tudo pelo melhor.
não se esqueçam de dar notícias - que tal planearem levar maquina fotográfica e acesso a pc e internet para fazer ainda mais inveja aos que ficam?
isso é que era !!! e eu a roer-me
boa sorte !!
adorava ir com a malta num passeio grande, mas não sou mesmo do tipo destas concentrações.
vou seguindo este tópico com entusiasmo e espero que corra tudo pelo melhor.
não se esqueçam de dar notícias - que tal planearem levar maquina fotográfica e acesso a pc e internet para fazer ainda mais inveja aos que ficam?
isso é que era !!! e eu a roer-me
boa sorte !!
Mónica Salgado - Bombando...(fujam !!!)
6200Km ML5000 + 8090 SW Predator de muitos que virão !!!!
DESEJO A TODOS UMA BOA CONDUÇÃO!!
-
jmap
- Membro Platinium

ah, pensava que íam de bmw... assim está bem...o_volt Escreveu: jmap, bm é o nome da nossa sw bm! que por sinal é um verdadeiro bm das estradas!
olha, estou a considerar ir, mas ainda tenho muita coisa a resolver e a acautelar... não quero que me aconteça o que aconteceu ao destemido nergais que até derreteu fios (e as baterias devem ter perdido metade do tempo de vida)... o problema é que as minhas contas aconselham fazer carregamentos de 50 em 50km e já para não falar em encontrar pontos de carga, a viagem vai levar uma eternidade.
partilho convosco as preocupações dos utilizadores das vectrix (e principalmente para ti volt):
pequenas contas puramente teóricas.... o que é preferível fazer com a vectrix?
40 km/h = 105 km
56 km/h = 87 km
64 km/h = 77 km
72 km/h = 71 km
81 km/h = 58 km
97 km/h = 32 km
pressupondo 2h30 para carga (tudo imediato e sem problemas), teríamos numa viagem de 300km:
a 40km/h = 7,5h da viagem + 7,5h de cargas = 15 horas;
a 56km/h = 5,4h da viagem + 10 h de cargas = 15,4 horas;
a 64 km/h = 4,7h da viagem + 10h de cargas = 14,7 horas;
a 72km/h = 4,2h de viagem + 12,5h de cargas = 16,7 horas;
a 81km/h = 3,7h de viagem + 15h de cargas = 18,7 horas;
a 97 km/h = 3,1h da viagem + 25h de cargas = 28,1 horas.
parece-me que numa primeira abordagem teórica, se verifica que a melhor opção rondará os 60km/h.
mas a realidade é que o terreno não é plano, os testes foram feitos sem carga (peso extra), sem calor excessivo, sabe-se que estas as descargas completas são nocivas/dramáticas, principalmente quando numa viagem em que não se fazem equalizações. sabe-se também que os últimos 20% de carregamento das ni-mh, é muito mais lento e gera muito calor, calor esse que pode desequilibrar dramaticamente o equilíbrio e saúde das células.
portanto o saudável para esta viagem, parece-me que seria usar margens de segurança em relação à manipulação da carga. parece-me que deveria ser mantida entre 20% a 90%, eventualmente 100% se a temperatura de carga nesse momento estiver abaixo dos 35ºc.
quer isto dizer, que ficaríamos com 70% de carga e que a autonomia de 64km/h desceria para de 77 para 54km. o que nos daria novas contas de:
a 64 km/h = 4,7h da viagem + 15h de 6 cargas = 19,7 horas.
ora volt, como é que querias sair às 11h e chegar às 24h (13h)? nem no melhor dos enquadramentos teóricos, o conseguirias.
em cima disto ainda se tem o problema de poder não haver pontos de carga de 54 em 54km, o que poderá aumentar ainda mais o número de cargas em 1 ou 2.
portanto acho que provei que o trajecto lisboa-faro em vectrix é aventura para 24horas, como muito “descanso alentejano” pelo caminho. só falta mesmo o garrafão de tintol, um canivete e um naco de pão com chouriço.
dito isto parece-me fazer sentido pernoitar a meio da viagem porque carregamentos nocturnos ainda vão ser mais complicados… estou errado?
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado
-
serges
- Administrador

creio que estás certo jmap, pois para a saude das vectrix aconselho o mesmo!
adorava fazer parte do comboio mas infelizmente é me impossivel!
adorava fazer parte do comboio mas infelizmente é me impossivel!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
a minha preocupação será a mesma do jmap, mesmo no meu caso, será o aquecimento das baterias com as cargas e descargas sucessivas, no entanto já fiz alguns testes e estou confiante, no domingo fiz umas viagens sempre de punho enrolado onde tive uma autonomia de apenas 70 kms, e assim que parei liguei à carga no modo rápido, no final tinha uma temperatura de 37-38ºc , penso não ser muito, considerando que no inicio da carga já estavam a 31 ºc.
mas como vou ter de rodar a +- 65-70 kmh, elas não chegam a passar da temperatura ambiente, logo tenho mais espaço de manobra, de qualquer modo o bms corta a carga/descarga aos 45ºc, portanto o que pode acontecer é de pedir gelo pelo caminho.
mas como vou ter de rodar a +- 65-70 kmh, elas não chegam a passar da temperatura ambiente, logo tenho mais espaço de manobra, de qualquer modo o bms corta a carga/descarga aos 45ºc, portanto o que pode acontecer é de pedir gelo pelo caminho.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
serges
- Administrador

pois é, devem ter em atenção a temperatura das baterias!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
O_volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm
sem dúvida, vai a 60kmh!jmap Escreveu:ah, pensava que íam de bmw... assim está bem...o_volt Escreveu: jmap, bm é o nome da nossa sw bm! que por sinal é um verdadeiro bm das estradas!
olha, estou a considerar ir, mas ainda tenho muita coisa a resolver e a acautelar... não quero que me aconteça o que aconteceu ao destemido nergais que até derreteu fios (e as baterias devem ter perdido metade do tempo de vida)... o problema é que as minhas contas aconselham fazer carregamentos de 50 em 50km e já para não falar em encontrar pontos de carga, a viagem vai levar uma eternidade.
partilho convosco as preocupações dos utilizadores das vectrix (e principalmente para ti volt):
pequenas contas puramente teóricas.... o que é preferível fazer com a vectrix?
40 km/h = 105 km
56 km/h = 87 km
64 km/h = 77 km
72 km/h = 71 km
81 km/h = 58 km
97 km/h = 32 km
pressupondo 2h30 para carga (tudo imediato e sem problemas), teríamos numa viagem de 300km:
a 40km/h = 7,5h da viagem + 7,5h de cargas = 15 horas;
a 56km/h = 5,4h da viagem + 10 h de cargas = 15,4 horas;
a 64 km/h = 4,7h da viagem + 10h de cargas = 14,7 horas;
a 72km/h = 4,2h de viagem + 12,5h de cargas = 16,7 horas;
a 81km/h = 3,7h de viagem + 15h de cargas = 18,7 horas;
a 97 km/h = 3,1h da viagem + 25h de cargas = 28,1 horas.
parece-me que numa primeira abordagem teórica, se verifica que a melhor opção rondará os 60km/h.
mas a realidade é que o terreno não é plano, os testes foram feitos sem carga (peso extra), sem calor excessivo, sabe-se que estas as descargas completas são nocivas/dramáticas, principalmente quando numa viagem em que não se fazem equalizações. sabe-se também que os últimos 20% de carregamento das ni-mh, é muito mais lento e gera muito calor, calor esse que pode desequilibrar dramaticamente o equilíbrio e saúde das células.
portanto o saudável para esta viagem, parece-me que seria usar margens de segurança em relação à manipulação da carga. parece-me que deveria ser mantida entre 20% a 90%, eventualmente 100% se a temperatura de carga nesse momento estiver abaixo dos 35ºc.
quer isto dizer, que ficaríamos com 70% de carga e que a autonomia de 64km/h desceria para de 77 para 54km. o que nos daria novas contas de:
a 64 km/h = 4,7h da viagem + 15h de 6 cargas = 19,7 horas.
ora volt, como é que querias sair às 11h e chegar às 24h (13h)? nem no melhor dos enquadramentos teóricos, o conseguirias.
em cima disto ainda se tem o problema de poder não haver pontos de carga de 54 em 54km, o que poderá aumentar ainda mais o número de cargas em 1 ou 2.
portanto acho que provei que o trajecto lisboa-faro em vectrix é aventura para 24horas, como muito “descanso alentejano” pelo caminho. só falta mesmo o garrafão de tintol, um canivete e um naco de pão com chouriço.
dito isto parece-me fazer sentido pernoitar a meio da viagem porque carregamentos nocturnos ainda vão ser mais complicados… estou errado?
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+
-
Volt
- Membro Platinium

- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
jmap, eu fiz as contas... a minha viagem tem menos 30 kms que a tua e menos uma paragem de carga... mas conta com meia-hora de arrefecimento das baterias.
.
.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
serges
- Administrador

vai com confiança mas não exageres... homem a gente quer o teu bem para poderes ser a mota com mais kms e de bem de saude de preferencia ou queres outra visita ao armando...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
jmap
- Membro Platinium

esta viagem é um teste de paciência... temos de falar (se ainda quiseres) para ver se conseguimos concordar na abordagem a ela. pode-se dar o caso de termos abordagens demasiado diferentes. eu previlegio a saúde da minha zev.volt Escreveu:jmap, eu fiz as contas... a minha viagem tem menos 30 kms que a tua e menos uma paragem de carga... mas conta com meia-hora de arrefecimento das baterias.
.
-
monicasalgado
- Membro Gold

desculpem a ignorância ... mas o que é essa meia hora de arrefecimento das baterias?
elas têm que arrefecer antes de carregar? depois de carregar?
-
jmap
- Membro Platinium

se estiverem muito acima da temperatura ambiente, convém. as baterias nimh gostam da mesma temperatura que nós humanos. acima de 40ºc começam a ficar afectadas e acima dos 50ºc com danos permanentes (salvoerro são essas as temperaturas).monicasalgado Escreveu:desculpem a ignorância ... mas o que é essa meia hora de arrefecimento das baterias?
-
monicasalgado
- Membro Gold

sim... mas quando é que é preciso deixá-las arrefecer?
-
jmap
- Membro Platinium

só antes dos carregamentos.monicasalgado Escreveu:sim... mas quando é que é preciso deixá-las arrefecer?