Isolar sótão.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta nov 09, 2007 10:29 pm
Re: Isolar sótão.
estarei a ver mal ou furos na placa seguidos de injecção de um mastique tipo prego químico com introdução de bucha plástica resolve a situação? quando das obras para adequação da instalação eléctrica de contador e portinhola até portões ficaram bem seguros com esses produtos embora fosse em buracos em alvenaria.
e, se ao furar forem encontradas bases mais seguras, tijolo ou madeira, melhor.
mas antes do mais os meus sinceros parabéns pela óptima obra realizada.
saudações
saudações
Tendes a LIBERDADE de vossas acções nunca a de suas consequências
-
- Membro Silver
- Registado: segunda fev 02, 2009 12:18 pm
não dá ajosemor, as placas não têm resistência necessáriaajosemor Escreveu:estarei a ver mal ou furos na placa seguidos de injecção de um mastique tipo prego químico com introdução de bucha plástica resolve a situação? quando das obras para adequação da instalação eléctrica de contador e portinhola até portões ficaram bem seguros com esses produtos embora fosse em buracos em alvenaria.
saudações
acho que talvez a solução passe por colocar duas ripas pararelas e perpendiculares às que suportam as placas, de forma a que possam mais tarde servir de base. não sei é se será muito prática...estava à procura de algo mais simples.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
bom, dependendo do peso dos candieiros tem varias hipoteses...
a melhor é escolher os leves pois até os pode colocar no lambrim.
as reguas transversais são uma hipotese mas tem de ter cuidado para se certificar que não vão empenar.
depois tem a hipotese de como já disseram o tira pregos, uma cola de poliuretano em cima das placas e depois uma chapa para reforço, há uns ganchos que entram fechados e depois abrem quando passam as placas (penso que era isto que o serges falava) mas se puder levantar as telhas e o sitio do candieiro não for rigoroso só precisa de as levantar e fazer um furo a atravessar a viga e as placas no sitio mais proximo onde está o fio. passa um vergalhão roscado e já está.
são só ideias...
a melhor é escolher os leves pois até os pode colocar no lambrim.
as reguas transversais são uma hipotese mas tem de ter cuidado para se certificar que não vão empenar.
depois tem a hipotese de como já disseram o tira pregos, uma cola de poliuretano em cima das placas e depois uma chapa para reforço, há uns ganchos que entram fechados e depois abrem quando passam as placas (penso que era isto que o serges falava) mas se puder levantar as telhas e o sitio do candieiro não for rigoroso só precisa de as levantar e fazer um furo a atravessar a viga e as placas no sitio mais proximo onde está o fio. passa um vergalhão roscado e já está.
são só ideias...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Silver
bem, cá estou de novo:)
comecei a colocar as placas de pladur, à parte de ter furado um fio eléctrico (deu para testar as seguranças e pelos vistos funcionaram) e ter que remendar a situação até correu bastante bem, de facto foi mais fácil do que estava à espera.
claro que não é nenhum trabalho profissional, mas modéstia à parte até acho que ficou bastante razoável para a primeira vez
agora vamos acabar o resto...
comecei a colocar as placas de pladur, à parte de ter furado um fio eléctrico (deu para testar as seguranças e pelos vistos funcionaram) e ter que remendar a situação até correu bastante bem, de facto foi mais fácil do que estava à espera.
claro que não é nenhum trabalho profissional, mas modéstia à parte até acho que ficou bastante razoável para a primeira vez
agora vamos acabar o resto...
- Anexos
-
- Image1.jpg (116.44 KiB) Visto 9073 vezes
-
- Image2.jpg (119.29 KiB) Visto 9073 vezes
-
- Image3.jpg (113.5 KiB) Visto 9073 vezes
-
- Membro Silver
tive um fim de semana em grande...
já há uns tempos para cá que tinha a sensação (quase certeza) que algo andava por baixo das telhas e por cima do isolamento, posto isto resolvi ir à caça e encontro um ninho com ovos e tudo
o ranhoso do pássaro entrava por baixo de uma telha junto à caleira da chaminé (que também me parece não estar muito bem feita...) e fez ninho num buraco que abriu no esferovite com as patas.
andei a pôr rede de galinheiro em tudo o que é buraco (vamos ver se resulta!) estou com um pó aos pássaros que nem posso vê-los...
já há uns tempos para cá que tinha a sensação (quase certeza) que algo andava por baixo das telhas e por cima do isolamento, posto isto resolvi ir à caça e encontro um ninho com ovos e tudo
o ranhoso do pássaro entrava por baixo de uma telha junto à caleira da chaminé (que também me parece não estar muito bem feita...) e fez ninho num buraco que abriu no esferovite com as patas.
andei a pôr rede de galinheiro em tudo o que é buraco (vamos ver se resulta!) estou com um pó aos pássaros que nem posso vê-los...
- Anexos
-
- Image3.jpg (127.51 KiB) Visto 8961 vezes
-
- Image2.jpg (124.65 KiB) Visto 8961 vezes
-
- Image1.jpg (116.3 KiB) Visto 8961 vezes
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
os passarinhos também têm direito a viver e a ter uma casa condigna!cimento Escreveu: ir à caça e encontro um ninho com ovos e tudo
debaixo das telhas é onde estão mais seguros! coitado esse não teve sorte!
(é de se fazer queixa à protectora das aves!).
-
- Novo membro
- Registado: sábado abr 24, 2010 7:33 pm
boas, sou novo no fórum e estive a ler um pouco deste topic uma vez que tenho um grande problema entre mãos...
comprei casa com um anexo remodelado com wc e uma divisão que serve de quarto, mas devido aos fracos materiais e deficiente construção tenho muita húmidade interna e infiltrações externas várias para além do quarto ser extremamente frio de inverno.
resolvemos fazer uma remodelação completa (deitar abaixo todo o telhado, pladors das paredes e do tecto falso) e fazer tudo de raiz, mas como somos leigos em materiais de construção ando a recolher informações para poder pedir orçamentos para uma obra em condições com bons materiais.
tive visita de um empreiteiro que me apresentou por alto a seguinte solução.
- telha isoladora que é feita de aço (nome a confirmar... )
- roofmate
- plador verde como tecto falso no quarto
- lã de rocha nas paredes com plador rosa
- colocação de uma ventax no wc
- lambrim branco como tecto falso no wc
queria pedir por favor a vossa opinião para saber quais os materiais e soluções que recomendariam, pois não percebo minimamente de materiais nem de obras e vamos aproveitar o bom tempo e fazer as obras em junho.
agradecia bastante qualquer opinião. cumpriemntos
comprei casa com um anexo remodelado com wc e uma divisão que serve de quarto, mas devido aos fracos materiais e deficiente construção tenho muita húmidade interna e infiltrações externas várias para além do quarto ser extremamente frio de inverno.
resolvemos fazer uma remodelação completa (deitar abaixo todo o telhado, pladors das paredes e do tecto falso) e fazer tudo de raiz, mas como somos leigos em materiais de construção ando a recolher informações para poder pedir orçamentos para uma obra em condições com bons materiais.
- roofmate
queria pedir por favor a vossa opinião para saber quais os materiais e soluções que recomendariam, pois não percebo minimamente de materiais nem de obras e vamos aproveitar o bom tempo e fazer as obras em junho.
-
- Membro Silver
depois da passarada, consegui aplicar o pladur nas duas paredes e já iniciei a 1ª demão de barramento na maior
não me pareceu ser complicado, contudo tive algumas dificuldades na aplicação das fitas de papel nas juntas de alguns pontos, pois criaram um género de bolhas que julgo não serem normais (alguma coisa não fiz bem, e acho que foi falta de massa). na segunda demão vou furar estas bolhas e ver se resolve.
não me pareceu ser complicado, contudo tive algumas dificuldades na aplicação das fitas de papel nas juntas de alguns pontos, pois criaram um género de bolhas que julgo não serem normais (alguma coisa não fiz bem, e acho que foi falta de massa). na segunda demão vou furar estas bolhas e ver se resolve.
- Anexos
-
- Fotografia0103.jpg (137.06 KiB) Visto 8687 vezes
-
- Fotografia0109.jpg (135.1 KiB) Visto 8687 vezes
-
- Fotografia0105.jpg (136.02 KiB) Visto 8687 vezes
-
- Membro Silver
olá pessoal
acabei as paredes de pladur, retirei as bandas que estavam mal aplicadas (com bolhas) e coloquei novas, nos casos em que tal não foi possível cortei as bolhas e enchi com massa.
lixei tudo tudo (faz cá uma poeirada) e tenho as paredes prontas para receber a pintura, a superfície ficou bastante aceitável
já comprei a tinta que vou aplicar em todo o sotão, barbot dioplaste anti fungos e algas(15l 55€ com 60% desconto) e primário anpal sodulax (15l 45€). estava inclinado para comprar daquelas tintas mais baratas (tipo continente) mas resolvi gastar mais algum e comprar algo em condições.
estive a libertar algum espaço para iniciar as pinturas, e só vos digo que ainda não consegui , é tanta tralha, lixo e pó que não fazia ideia. tenho que ir lá acima com o aspirador para tirar pelo menos a camada superficial do pó
acabei as paredes de pladur, retirei as bandas que estavam mal aplicadas (com bolhas) e coloquei novas, nos casos em que tal não foi possível cortei as bolhas e enchi com massa.
lixei tudo tudo (faz cá uma poeirada) e tenho as paredes prontas para receber a pintura, a superfície ficou bastante aceitável
já comprei a tinta que vou aplicar em todo o sotão, barbot dioplaste anti fungos e algas(15l 55€ com 60% desconto) e primário anpal sodulax (15l 45€). estava inclinado para comprar daquelas tintas mais baratas (tipo continente) mas resolvi gastar mais algum e comprar algo em condições.
estive a libertar algum espaço para iniciar as pinturas, e só vos digo que ainda não consegui , é tanta tralha, lixo e pó que não fazia ideia. tenho que ir lá acima com o aspirador para tirar pelo menos a camada superficial do pó
- Anexos
-
- Image4.jpg (75.84 KiB) Visto 8619 vezes
-
- Image2.jpg (78.22 KiB) Visto 8619 vezes
-
- Image1.jpg (75.85 KiB) Visto 8619 vezes
-
- Membro Silver
pelos vistos este tópico até tem algumas visitas, contudo o pessoal nunca se manifesta, provavelmente são tímidos...
vá lá, coloquem as vossas questões, deixem as vossas sugestões sempre bem vindas, critiquem à vontade e exponham os vossos projectos e trabalhos, não custa nada e felizmente não se paga (ainda)
da minha parte gostaria imenso de ver outras experiências e dificuldades, já sabem que naquilo que puder ajudar disponham à vontade
vá lá, coloquem as vossas questões, deixem as vossas sugestões sempre bem vindas, critiquem à vontade e exponham os vossos projectos e trabalhos, não custa nada e felizmente não se paga (ainda)
da minha parte gostaria imenso de ver outras experiências e dificuldades, já sabem que naquilo que puder ajudar disponham à vontade
-
- Membro Silver
já iniciei as pinturas, comecei por aplicar o primário nas paredes de pladur.
foi aplicado o primário diluido com 5l água para 15 l primário, quando o comprei achei estranho tanta água, mas o sujeito disse que tinha que ser porque era a 1ª vez que as paredes iam ser pintadas e tal, e se fosse sem diluição depois as tintas podiam não agarrar porque o primário faria uma reacção qualquer...o que é certo é que nas paredes de pladur o cobertura ficou muito transparente mas nas de gesso a transparência nota-se muito pouco.
para a tinta aconselhou-me 1 l para 15 l, é mesmo necessário diluir a tinta ? não se pode dar pura para ter que dar menos demãos ?
no fim vou ter que retocar novamente algumas bolhas que escaparam e que agora se vão notando mais
foi aplicado o primário diluido com 5l água para 15 l primário, quando o comprei achei estranho tanta água, mas o sujeito disse que tinha que ser porque era a 1ª vez que as paredes iam ser pintadas e tal, e se fosse sem diluição depois as tintas podiam não agarrar porque o primário faria uma reacção qualquer...o que é certo é que nas paredes de pladur o cobertura ficou muito transparente mas nas de gesso a transparência nota-se muito pouco.
para a tinta aconselhou-me 1 l para 15 l, é mesmo necessário diluir a tinta ? não se pode dar pura para ter que dar menos demãos ?
no fim vou ter que retocar novamente algumas bolhas que escaparam e que agora se vão notando mais
- Anexos
-
- Image3.jpg (149.17 KiB) Visto 8414 vezes
-
- Image2.jpg (120.08 KiB) Visto 8414 vezes
-
- Image1.jpg (122.11 KiB) Visto 8414 vezes
-
- Novo membro
ninguém me pode dar uma ajudinha?sg86 Escreveu:boas, sou novo no fórum e estive a ler um pouco deste topic uma vez que tenho um grande problema entre mãos...
- roofmate
já agora o tecto de aço, é suficiente um roofmate para isolar acústicamente?
qual o melhor tecto falso para colocar no quarto? pladur verde ou lambrim em pvc a imitar madeira?
cumprimentos
-
- Membro Silver
a solução parece-me bem, se os paineis forem sandwich (com isolamento no meio - espuma poliuretano), se não forem acho melhor pensarem noutra alternativa dado que térmicamente e acústicamente esses paineis são 0.sg86 Escreveu:ninguém me pode dar uma ajudinha?sg86 Escreveu:boas, sou novo no fórum e estive a ler um pouco deste topic uma vez que tenho um grande problema entre mãos...
- roofmate
já agora o tecto de aço, é suficiente um roofmate para isolar acústicamente?
qual o melhor tecto falso para colocar no quarto? pladur verde ou lambrim em pvc a imitar madeira?
cumprimentos
quanto ao lambrim/pladur, é uma questão de gosto e ver se a estutura do telhado aguenta com peso.
-
- Novo membro
muito obrigado pela resposta!cimento Escreveu: a solução parece-me bem, se os paineis forem sandwich (com isolamento no meio - espuma poliuretano), se não forem acho melhor pensarem noutra alternativa dado que térmicamente e acústicamente esses paineis são 0.
quanto ao lambrim/pladur, é uma questão de gosto e ver se a estutura do telhado aguenta com peso.
duas questões que outras soluções recomendaria?
e o que é isso de páines em sandwish?
cumprimentos
-
- Membro Silver
em termos de soluções acho que não há muito mais por onde inventar
quanto ao painel sandwich, já referi atrás , são duas placas de chapa unidas com espuma isoladora no meio.
quanto ao painel sandwich, já referi atrás , são duas placas de chapa unidas com espuma isoladora no meio.
-
- Membro
- Registado: terça jan 12, 2010 12:04 am
viva.
antes de mais quero dar os parabéns a todos que tem participado neste tópico, em especial ao cimento, como devem compreender, pois tem sido um grande exemplo, na partilha do seu trabalho e conhecimento.
o motivo da minha vinda até aqui e espero também vir a ajudar em alguma outra situação, é o de pedir a confirmação para o meu sótão.
eu não pretendo utilizar a área, até porque não é alto o suficiente para utilizar. somente melhorar a questão térmica, pois tenho o clássico problema que muitos têm, 1º piso quente no verão e frio no inverno e é ver o calor no inverno a fugir, dado que tenho aqc.
as minhas perguntas são:
- é suficiente isolar o telhado conforme imagem com roofmate pt-a?
- qual a espessura a usar?
- posso usar espuma de poliesturano para aplicar o roofmate nas vigas de betão? ou tem de ser com parafusos? ou outro tipo de sistema de fixação?
- não é necessário aplicar nada no chão do sótão para ajudar mais ao isolamento?
agradeço a vossa colaboração e compreensão.
ps. assim que tenha o trabalho realizado, irei deixar as fotos do meu testemunho e as dificuldades que possa ter tido, assim como os valores que gastei e qual a mão de obra empregue na empreitada
antes de mais quero dar os parabéns a todos que tem participado neste tópico, em especial ao cimento, como devem compreender, pois tem sido um grande exemplo, na partilha do seu trabalho e conhecimento.
o motivo da minha vinda até aqui e espero também vir a ajudar em alguma outra situação, é o de pedir a confirmação para o meu sótão.
eu não pretendo utilizar a área, até porque não é alto o suficiente para utilizar. somente melhorar a questão térmica, pois tenho o clássico problema que muitos têm, 1º piso quente no verão e frio no inverno e é ver o calor no inverno a fugir, dado que tenho aqc.
as minhas perguntas são:
- posso usar espuma de poliesturano para aplicar o roofmate nas vigas de betão? ou tem de ser com parafusos? ou outro tipo de sistema de fixação?
- não é necessário aplicar nada no chão do sótão para ajudar mais ao isolamento?
ps. assim que tenha o trabalho realizado, irei deixar as fotos do meu testemunho e as dificuldades que possa ter tido, assim como os valores que gastei e qual a mão de obra empregue na empreitada
- Anexos
-
- P1080098.JPG (32.94 KiB) Visto 7661 vezes
-
- P1080094.JPG (34.29 KiB) Visto 7661 vezes
-
- P1080093.JPG (29.39 KiB) Visto 7661 vezes
-
- Administrador
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
olá
creio ver uma fotocopia do que aconteceu aqui nos outros projectos... aguarda por respostas...
um abraço!
creio ver uma fotocopia do que aconteceu aqui nos outros projectos... aguarda por respostas...
um abraço!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
naps Escreveu:viva.
as minhas perguntas são:
olá naps e bem vindo.
obrigado pelo elogio na parte que me toca
se o sótão não é para utilizar, eu pessoalmente nem me dava ao trabalho de colocar o isolamento no tecto, punha directamente no chão.
-
- Membro
- Registado: terça jan 12, 2010 12:04 am
viva cimento.
mas colocava no chão o roofmate directamente? se sim, colocava a espuma para fixar as placas lateralmente na parede?
para além do roofmate, pode aconselhar algo mais em conta €€€? sem ser a lã de rocha?
bem haja.
nuno silva.
mas colocava no chão o roofmate directamente? se sim, colocava a espuma para fixar as placas lateralmente na parede?
para além do roofmate, pode aconselhar algo mais em conta €€€? sem ser a lã de rocha?
bem haja.
nuno silva.
-
- Membro Silver
sim, colocava directamente no chão, e já agora pesquise outras opções como o wallmate e floormate, pois podem ter rendimentos maiores (caso do wallmate) e custos mais baixos.naps Escreveu:viva cimento.
bem haja.
nuno silva.
a solução de rematar as placas com espuma é válida.
mais barato e com o mesmo desempenho não conheço outro material.