Barulho ao utilizar energia

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
lfms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 26, 2010 11:30 pm

Barulho ao utilizar energia

Mensagem por lfms »

alguém me sabe dizer se é normal existir barulho produzido pelos materiais ao utilizar a energia acumulada em baterias?
tenho o inversor directamente ligado à bateria, aliás este já é o segundo que adquiro. 1º tive um de 12v - 230v 300w e agora tenho um de 12v-220v 800w e em ambos, sempre que ligo algo, tipo lâmpada ou tv existe um ruído irritante de fundo e ainda elevado. é normal?
o que se pode fazer para eliminar o ruído?

p.s. quando ligo o equipamento à rede eléctrica o tal barulho não existe.

ls


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Barulho ao utilizar energia

Mensagem por RJSC »

se é por serem inversores de onda quadrada, só trocar por um de onda sinusoidal...
em alguns sistemas de som o ruído dos harmónicos altos da onda quadrada passa para as colunas, mas nunca vi um inversor de onda quadrada fazer barulho em lâmpadas sejam elas incandescentes os fluorescentes compactas, talvez com fluorescentes convencionais o núcleo de ferro do balastro faça barulho, mas também penso que não.
o que me acontece é quando alimento umas colunas para computador com amplificador interno com onda quadrada de uma ups o ruído saí nos altifalantes.


Autor do tópico
lfms
Membro
Membro
Mensagens: 13
Registado: quarta mai 26, 2010 11:30 pm

Re: Barulho ao utilizar energia

Mensagem por lfms »

arranjei um inversor de onda sinoidal pura e o barulho desapareceu. o problema era mesmo do inversor de corrente com onda modificada.

obrigado pela ajuda,
luís s.


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Barulho ao utilizar energia

Mensagem por RJSC »

lfms Escreveu:arranjei um inversor de onda sinoidal pura e o barulho desapareceu. o problema era mesmo do inversor de corrente com onda modificada.

obrigado pela ajuda,
luís s.
pois, onda modificada é mais barato mas não é para todo o tipo de aparelhos.


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: Barulho ao utilizar energia

Mensagem por Ferra »

eu tenho uma de onda quadrada modificada e também faz barulho nas fluorescente. nas compactas o barulho é mais discreto mas também existe. a minha ups está ligada ao circuito de iluminação do meu apartamento. as lampadas fluorescente têm dificuldade a acender caso as tenha que ligar com a energia da ups, se a energia da ups for só para repor a energia da rede que faltou e a lampada já se encontrava acesa ela mantém-se acesa. nas compactas não existe o problema.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Barulho ao utilizar energia

Mensagem por RJSC »

as fluorescentes compactas internamente rectificam a corrente alterna, e trabalham com corrente contínua, por isso, o facto de ser onda quadrada não influência, já o balastro electromecânico das flourescentes depende mesmo de corrente sinusoidal.
mesmo quando arrancamos com elas na rede eléctrica pública e depois passamos para a ups, o seu consumo quando alimentadas por onda quadrada dispara. a solução é mudar o candeeiro para fluorescentes compactas ou meter um balastro electrónico no candeeiro, que faz com que ele fique a funcionar exactamente como as fluorescentes compactas.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”