Crise em Portugal tema de documentário Espanhol

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
luimio
Mensagens: 2150
Registado: terça jan 24, 2006 6:59 pm

Crise em Portugal tema de documentário Espanhol

Mensagem por luimio »

acho que esta noticia merece ser discutida aqui:

país descrito como "o mais desigual da europa"
crise em portugal foi tema de documentário transmitido pela televisão espanhola

a crise em portugal foi tema de um documentário de 45 minutos transmitido ontem à noite no programa "en portada", um dos principais espaços de grande reportagem do canal 2 da televisão espanhola, tve.

a descrição foi a de um país que "é o mais desigual da europa, onde 20 por cento da população roça a pobreza" e no qual a população vive "com a auto-estima mais baixa da ue a 25", num clima de "depressão e desânimo".

percorrendo portugal de norte a sul e registando declarações de membros do governo, especialistas, académicos, autarcas e cidadãos anónimos o programa abordou alguns dos aspectos mais preocupantes da realidade social e económica portuguesa.

temas como a desertificação, o isolamento do interior, o fecho de serviços de saúde e escolas devido ao despovoamento de várias regiões, a burocracia, os atrasos nas obras e as perdas de empregos na indústria marcaram a viagem da equipa de reportagem espanhola.

o documentário visitou, entre outras, povoações como escalhão, próximo do vale do côa, onde um pastor dizia que "até as pedras levam", numa referência à venda de granito para espanha.

a aldeia de rabal, bragança, a cidade de mirandela, em trás-os-montes, as lotas de peniche e de lagos foram algumas das regiões percorridas. ao longo dos 45 minutos, o documentário descreveu a situação que vivem povoações isoladas "onde o ciclo vicioso" do despovoamento levou os habitantes a sentirem-se isolados e esquecidos pelos centros de poder.

"a economia expandiu-se, com a adesão à europa, mas não se modernizou", referia o documentário, notando, por exemplo, a falta de modernização de algumas fábricas têxteis ou as dificuldades da frota de pesca portuguesa que trás para terra apenas 25 por cento do que o país consome.

o documentário incluiu referências aos 60 milhões de euros acima do previsto que custaram os estádios do euro 2004, aos atrasos na extensão do metro e no túnel do marquês.

difícil situação económica

com declarações de victor constâncio, sobre o défice das contas públicas, do ministro da economia manuel pinho, sobre os objectivos do governo de "ajustar as contas públicas e estimular empresas privadas", o documentário procurou apresentar um retrato da situação económica em portugal.

referiu, por exemplo, que "no meio da crise o sector da banca registou um aumento de 30 por cento nos lucros" e que, "numa contradição evidente" portugal tem "um dos espaços comerciais maiores da europa"."apesar de tudo o consumo teima em não baixar", comentou o autor da reportagem.

aludindo à governação de josé sócrates, o documentário referiu que o primeiro-ministro "não tem contestação no governo", que as críticas da oposição "são débeis" e que, ao fim do mandato "o sucesso ou o falhanço da agenda de governação dependerá exclusivamente do chefe do governo".

apesar da crise, o documentário dá conta dos esforços em várias áreas para ultrapassar a situação, modernizar a indústria, requalificar zonas turísticas no algarve e reforçar o investimento em investigação e tecnologia.

como exemplo cita o sucesso de algumas fábricas de têxtil e calçado, o modelo adoptado na autoeuropa e os avanços no sector da cortiça, visitando ainda o centro de formação de famalicão.

igualmente a merecer atenção a tentativa de várias zonas mais isoladas do interior português de apostarem em acções conjuntas transfronteiriças com vizinhas espanholas, no intuito de criar "euro-regiões" que possam beneficiar de mais apoios europeus.

"é um país sereno, educado, por vezes lento, que luta à sua maneira para sair da crise. das várias crises", conclui o documentário.

fonte:
http://www.publico.clix.pt/shownews.asp ... idcanal=63
[/img]

Avatar do Utilizador

escalavardo
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 1290
Registado: quarta mar 22, 2006 12:45 pm
Localização: Algarve, Marrocos

Mensagem por escalavardo »

por acaso não foram às aldeizinhas de espanha, onde o diabo perdeu as botas e que são tão isoladas e pobres quanto as nossas, ou foram..?

e normalmente nessas entrevistas escolhem sempre as pessoas com baixa escolaridade e pior aparência.. porque será?

querem transmitir um portugal pobre e deprimido, logo que lugar melhor para retratar isso do que uma aldeia, em que se entrevista um pastor, que nem deve saber ler..

advogados e jornalistas deviam ir todos à guilhotina..
3º sócio novaenergia

Avatar do Utilizador

pequenomonstro
Membro
Membro
Mensagens: 16
Registado: segunda set 18, 2006 9:20 pm
Localização: LISBOA

Mensagem por pequenomonstro »

apoiado escalavardo;

e, aínda há mais alguns que a guilhotina lhes vinha mesmo a matar.

saudações.

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

a verdade é que os espanhóis nunca nos vão perdoar sermos independentes. uns com raiva, outros com inveja.
sabendo da veracidade da situação retratada também concordo que deviam ir a algumas aldeias (e até cidades da galiza) ou da extremadura para filmarem a situação local.

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16156
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Mensagem por serges »

enfim o que eu digo é dor de cotovelo, agora dos galegos tenho pena pois esses serão sempre os "pretos", salvo seja, dos espanhois.
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

boas
que raio de mania usar as nossas aldeias para passar a imagem do nosso pais la fora. quanto aos espanhois esses sempre tiveram a mania de serem superiores, mas afinal sao iguais nós. se eles pagassem os mesmos impostos que nos e vissem o mesmo resultado que nós, de certeza que nao teriam o animo tao elevado, seria bem pior que o nosso.
eles tambem têm problemas e alguns bem mais graves que nós (terrorismo). têm sim politicos mais eficazesque os nossos (nao quero dizer melhores) onde tudo o que têm a fazer e feito antes e nao depois, nós por cá e ao contrario em tudo.


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

sabem qual é o negocio mais rentável, que existe???
é comprar um espanhol pelo peço, que ele vale e vende-lo pelo preço, que ele diz que vale...
quem não governa a sua casa quer vir dar pitaites na casa dos outros
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

Sa
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 237
Registado: quarta set 13, 2006 11:51 am
Localização: BERÇO DO LEITÃO À BAIRRADA

Mensagem por Sa »

exelente ideia a tua.
provalvelmente essa seria o nosso golpe de mestre


Tó Miguel
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 3727
Registado: terça mai 30, 2006 8:19 pm
Localização: Montijo/PORTUGAL

Mensagem por Tó Miguel »

estes senhores lá porque tiveram um crescimento economico acima da média europeia pensam que são alguém, mas no fim andam sempre a reboque dos portuguese, tal como nos descobrimentos, nós descobriamos e eles e os ingleses sacavam
"ECOnomia também pode ser ECOlogia"
Sócio ANE Nº 16

Avatar do Utilizador

EnergiaDiesel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 419
Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
Localização: Portugal Continental

Mensagem por EnergiaDiesel »

duas palavras simples do vocabulário português : sem comentários

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”