preciso de um circuito para controlar uma turbina hidraulica

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
semionovas
Membro
Membro
Registado: quarta mai 19, 2010 2:33 pm

preciso de um circuito para controlar uma turbina hidraulica

Mensagem por semionovas »

já venho acompanhando a tempos o forum nova energia ,e estou nescessitando de ajuda em um circuito controlador de carga para baterias.
tenho um amigo que tem uma casa em paraty , a duas horas de barco da cidade ,sem esperança de ser ligado a rede de energia convencional .
foi instalado um gerador eólico de 400 w comercial e um conjunto de baterias automotivas de 600 amperes .
o consumo e muito baixo pois só utilizava ,aproximadamene uns 8 dias por mês , 12 lampadas de 9 wats /12v fluorecentes e um equipamento de som e carregadores de celulares ligados a um inversor .
o maior problema e a falta de ventos na área pois fica muito proximo aos morros e as baterias não recaregavam .
foi subistituido o gerador eólico por duas placas solares de 140w o sistema começou a funcionar por 6 meses até as placas queimarem.
estou construindo uma turbina à água para girar um alternador automotivo com imãs permanentes no rotor o qual vou modificar o enrolamento conforme os tópicos , calculo que 150 w seja suficientes pois a quantidade de água disponível e pequena apesar do desnivel ser muito grande , mais de quarenta metros .
o que imagino e um circuito que opera um rele de 12v e conta tempo para retornar .
o rele opera com a tenção da bateria chegando aos 14,5 volts .
este rele vai desligar o alternador da carga da bateria e ligar uma polia magnetica de um compressor de refrigeração que vai produzir frio em um freezer evitando da turbina rodar sem carga.
o circuito começa a contar tempo e depois de 45 minutos a uma hora o circuito volta a ligar o alternador ás baterias e desliga o compresor
neste interim ,as baterias esfriaram e sua tenção caiu para proximo de 12.3 volts .
se não teve consumo de energia das baterias em ninutos a tenção das baterias volta a 14,5 volts e o relé volta a operar mudando para o compresor, se houve consumo este tempo vai ser maior para repor este consumo .
não estou pensando em regular a tenção do alternador , a quantidade de baterias e muito grande em relação a capacidade do alternador , o compresor de refrigeração vai absorver o exceso de energia gerado pela turbina pois quanto mais frio ficar o freezer menor e o rendimento da unidade frigorifica .

semionovas

Responder

Voltar para “Geral”