utilizei 8 ventoinhas de pc, onde shuntei os diodos d1 que evitam os retornos, mas cheguei à conclusão que estes aerogeradores são muito ineficientes, por isso apliquei aquela fraca corrente para um stop do meu automovel que apliquei na parte frontal da vela.
a vela foi construida com um tubo pvc o que a transforma numa cwat e leva um estabilizador ou cauda direccional feita em plastico de poliuretano. o tubo, onde ficam situados os aerogeradores, roda sobre um prato de um antigo harddisk.
os aerogeradores sao as ventoinhas de refrigeração como já disse onde os cones são hemi-esferas de bolas de ping-pong cortadas para melhor performance.
a cauda direccionadora ficou fixada na torre.
na parte da frente ficou então fixado os leds de iluminação, pois não consegui a potencia necessária para alimentar um motor electrico que fará mover a base - a futura plataforma do veiculo. a razão prende-se com um diametro insuficiente das pás, um iman de ferrite fraco e bobinas demasiado pequenas. futuramente irei criar um aerogerador com motores de iman permanente e pás de maior diametro. em média cada ventoinha estava a produzir pouco menos de 1,5 v e com correntes com escassos ma.
a fonte do vento tem sido um ventilador para o verão.
