Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
-
- Membro Gold
- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
Re: Suzuki GSX-R 750 1993 --- Conversão Total
ora está um bom trabalho, eu que nas horas vagas me dedico á restauração de automóveis clássicos sei bem dar o valor ao que estão a fazer e o trabalho que dá , quantos ás horas que dedicam a isso o melhor é nem as contabilizarem, são para esquecer.
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
estou a gostar do desenvolvimento. continuem o excelente relatório
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
- Membro Silver
- Registado: sábado out 17, 2009 4:12 pm
excelente trabalho...
quem dera ter conhecimentos e tempo para um coisa semelhante, é muito bom ver as coisas evoluírem com o cuidado e atenção que lhes estão a dar.
parabéns
quem dera ter conhecimentos e tempo para um coisa semelhante, é muito bom ver as coisas evoluírem com o cuidado e atenção que lhes estão a dar.
parabéns
"Temos de nos tornar na mudança que queremos ver "
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
Mohandas Karamchand Gandhi
BlueThunder=5800 Km
Thunder=17500 Km
Vectrix=35000 Km
Total= 58300 km em VE
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: sexta jul 24, 2009 11:57 pm
caros amigos,
porque considero, e valorizo muito os vossos comentários e as palavras de incentivo que aqui têm deixado, vamos tentar, dentro do possível, fazer pequenas actualizações semanais do andamento dos trabalhos, c/algumas fotos e filmes à “mistura”.
vamos também juntar alguma informação, relativamente aos materiais usados na reparação dos componentes, e das peças que vão sendo renovadas e substituídas.
hoje fica aqui mais um “cheirinho”, das últimas novidades do projecto. a suzuki está quase como um puzzle, dividida em dezenas de peças que em breve (esperamos), serão novamente reinstaladas no seu devido lugar. sem stress.
começamos pelas jantes, que foram repintadas na cor “cobre”, com acabamento brilhante graças a duas demão de verniz e ao calor da estufa. receberam pneus novos, da marca bridgestone, modelo battlax 023, de fabrico japonês, como eu gosto.
aproveito para recomendar a todos os que utilizam diariamente veículos de 2 rodas, para pensarem em adquirir bons pneus, podem fazer a diferença entre o susto e a queda, em particular para as motos chinesas que ao usarem pneus chinocas constituem uma mistura "explosiva". sei do que falo por experiência própria.
à frente, 120/70 zr 17 58w (conforme especificação de homologação da moto)
os disco foram recuperados e os centros repintados na mesma cor das maxilas (cor bronze de alta temperatura), e o aspecto do conjunto ficou assim,

atrás, 170/60 zr 17 (conforme especificação de homologação)
esta série corresponde à última geração de pneus lançados pela bridgestone na europa(2010), para motos deste tipo. o disco traseiro foi substituído devido ao desgaste do original.

ficam também aqui algumas peças que já foram adquiridas (para substituir as danificadas, desgastadas, maltratadas, etc) para melhorar o aspecto estético, e acima de tudo aumentar a segurança do veículo.

os materiais expostos vão ser usados para substituir os circuitos de óleo de travagem nomeadamente parafusos e terminais cromados, da marca goodridge, tubo em malha de aço e uma nova manete de travão para substituir a original que está bastante danificada.

por hoje ficamos por aqui, esperamos que estejam a gostar da evolução do projecto e para a semana cá estaremos com mais novidades.
abraço a todos
porque considero, e valorizo muito os vossos comentários e as palavras de incentivo que aqui têm deixado, vamos tentar, dentro do possível, fazer pequenas actualizações semanais do andamento dos trabalhos, c/algumas fotos e filmes à “mistura”.
vamos também juntar alguma informação, relativamente aos materiais usados na reparação dos componentes, e das peças que vão sendo renovadas e substituídas.
hoje fica aqui mais um “cheirinho”, das últimas novidades do projecto. a suzuki está quase como um puzzle, dividida em dezenas de peças que em breve (esperamos), serão novamente reinstaladas no seu devido lugar. sem stress.
começamos pelas jantes, que foram repintadas na cor “cobre”, com acabamento brilhante graças a duas demão de verniz e ao calor da estufa. receberam pneus novos, da marca bridgestone, modelo battlax 023, de fabrico japonês, como eu gosto.
aproveito para recomendar a todos os que utilizam diariamente veículos de 2 rodas, para pensarem em adquirir bons pneus, podem fazer a diferença entre o susto e a queda, em particular para as motos chinesas que ao usarem pneus chinocas constituem uma mistura "explosiva". sei do que falo por experiência própria.
à frente, 120/70 zr 17 58w (conforme especificação de homologação da moto)
os disco foram recuperados e os centros repintados na mesma cor das maxilas (cor bronze de alta temperatura), e o aspecto do conjunto ficou assim,

atrás, 170/60 zr 17 (conforme especificação de homologação)
esta série corresponde à última geração de pneus lançados pela bridgestone na europa(2010), para motos deste tipo. o disco traseiro foi substituído devido ao desgaste do original.

ficam também aqui algumas peças que já foram adquiridas (para substituir as danificadas, desgastadas, maltratadas, etc) para melhorar o aspecto estético, e acima de tudo aumentar a segurança do veículo.

os materiais expostos vão ser usados para substituir os circuitos de óleo de travagem nomeadamente parafusos e terminais cromados, da marca goodridge, tubo em malha de aço e uma nova manete de travão para substituir a original que está bastante danificada.

por hoje ficamos por aqui, esperamos que estejam a gostar da evolução do projecto e para a semana cá estaremos com mais novidades.
abraço a todos
-
- Membro Silver
- Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
- Contacto:
muito fixe, muito detalhe, excelente trabalho.
um pergunta, o trabalho de pintura és tu que fazes ou pedes a um pro ?
um pergunta, o trabalho de pintura és tu que fazes ou pedes a um pro ?
-
- Membro Silver
- Registado: sexta ago 21, 2009 8:47 pm
impecável!
bom trabalho!
bom trabalho!
Vectrix VX-1 Li+
Auto-consumo 1500W
Auto-consumo 1500W
-
- Membro Platinium
- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
estou a gostar, já percebi que no fim terás uma mota muito melhor que a original. quem me dera ter os teus conhecimentos sobre que peças a adquirir e tens bom gosto tambem. em relação aos rolamentos, ouvi falar nuns ceramicos que dão mais gás, que dizes?
http://www.ceramicbearings.net/
http://www.engineersedge.com/bearing/ce ... arings.htm
http://www.bocabearings.com/bearing-inf ... ball-types
Link
Link
esta deve ter o perno empenado
Link
http://www.ceramicbearings.net/
http://www.engineersedge.com/bearing/ce ... arings.htm
http://www.bocabearings.com/bearing-inf ... ball-types
Link
Link
esta deve ter o perno empenado
Link
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
pensei em nem dizer nada porque só me podia repetir em relação aos outros, mas não consigo.
excelente trabalho!!!
excelente trabalho!!!
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
olá bluesky,bluesky Escreveu:estou a gostar, já percebi que no fim terás uma mota muito melhor que a original. quem me dera ter os teus conhecimentos sobre que peças a adquirir e tens bom gosto tambem. em relação aos rolamentos, ouvi falar nuns ceramicos que dão mais gás, que dizes?
muito interessante o teu coment.
sobre os rolamentos cerâmicos os meus parabéns pela tua pesquisa. realmente o nível de fricção é bastante diferente quando comparado com os de aço, muito melhores.
estou quase convencido em relação à melhoria nas prestações, pena é o preço ser bastante elevado.
talvez já existam em portugal. vou investigar.
abraço
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo out 08, 2006 4:34 am
os rolamentos de cerâmica são do melhor são os rolamentos utilizados em patins de velocidade e eu digo-vos que já tive uns patins de velocidade é uma diferença enorme mesmo. eu passava de patins por carros que iam a 70 e os homens ficavam parvos por ver um gajo de patins a ultrapassa-los.carlos.g Escreveu:olá bluesky,bluesky Escreveu:estou a gostar, já percebi que no fim terás uma mota muito melhor que a original. quem me dera ter os teus conhecimentos sobre que peças a adquirir e tens bom gosto tambem. em relação aos rolamentos, ouvi falar nuns ceramicos que dão mais gás, que dizes?
muito interessante o teu coment.
sobre os rolamentos cerâmicos os meus parabéns pela tua pesquisa. realmente o nível de fricção é bastante diferente quando comparado com os de aço, muito melhores.
estou quase convencido em relação à melhoria nas prestações, pena é o preço ser bastante elevado.
talvez já existam em portugal. vou investigar.
abraço
-
depois de alguma pesquisa, e também do testemunho aqui deixado em 1ª mão pelo amigo murias, tenho a certeza que este tipo de rolamentos é muito superior aos usados pelos construtores de motos nas versões cliente, mesmo sendo das melhores marcas como a koio ou a skf.os rolamentos de cerâmica são do melhor são os rolamentos utilizados em patins de velocidade e eu digo-vos que já tive uns patins de velocidade é uma diferença enorme mesmo. eu passava de patins por carros que iam a 70 e os homens ficavam parvos por ver um gajo de patins a ultrapassa-los.
mas aqui a minha única questão é mesmo o preço que chega a ser 20x mais caro que os de aço já com as especificações para a industria automóvel.
só para terem uma ideia, a skf, tem a mesma referência dos que eu comprei ( koio 6203 2rs c3) cada unidade custou cerca de 12€, em versão hibrida - anéis em aço e esferas em cerâmica (nitreto de silício) custam mais de 200€.
por isso meus caros, a contenção sobrepõe-se ao "topo de gama", porque ainda á muita despesa pelo caminho.
talvez num próximo projecto....quem sabe.
fiquem bem
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
mas com rolamentos ceramicos precisas de menos baterias,menos motor,menos robustes para a mesma velocidade e autonomia talvês deste modo ficasse mais barato
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
- Membro Platinium
exactamente, os rolamentos são muito importante. mas tambem acho o preço absurdo... talvez na china fabriquem a um preço mais "humano"... pesquisa requer-se. a exploração graça no mundo ocidental, uma vergonha! não desistam de procurar...
-
meus caros,
cá estamos novamente com as ultimas novidades sobre a evolução do projecto (já na fase final da revisão geral, e de restauro).
hoje (finalmente!!!) chegaram os primeiros componentes para a grande metamorfose que se vai passar a seguir. transformar a suzuki numa máquina verdadeiramente verde e ecológica.
a lista dos equipamentos já “estacionados” na garagem é a seguinte:
• motor eléctrico dc mars 0709
• controlador kelly kd72401 (72v, 400a)
• placa com diversos componentes já montados; controlador, contactor principal, fusível de potencia, conector de ligação,
• punho acelerador

relativamente à revisão geral que ainda está em execução, estas ultimas duas semanas foram pouco produtivas devido ao pouco tempo disponível. vamos aproveitar este fim-de-semana para avançar ao máximo com a montagem do “puzzle”.

o quadro está totalmente limpo e pronto para a montagem final.
deixamos aqui mais algumas fotos de materiais entretanto adquiridos na suzuki, para assegurar o bom funcionamento de um dos sistemas mais importantes numa mota: os travões.
tudo material de origem suzuki.

sangrador em inox.

vedantes entre placas para as pinças da frente
aproveito para deixar aqui mais uma palavra de agradecimento ao nelson silva da jomotos (representante suzuki em pombal), que nos deu uma grande ajuda a encontrar as peças certas para as pinças de travão. ao longo desta, ainda pequena aventura, tenho encontrado muitas pessoas que pela sua disponibilidade e vontade de ajudar, não posso esquecer de maneira alguma. mas também já existiram algumas portas fechadas pelo caminho. vamos continuar impávidos e serenos….. no final contamos tudo.
fiquem bem.
cá estamos novamente com as ultimas novidades sobre a evolução do projecto (já na fase final da revisão geral, e de restauro).
hoje (finalmente!!!) chegaram os primeiros componentes para a grande metamorfose que se vai passar a seguir. transformar a suzuki numa máquina verdadeiramente verde e ecológica.
a lista dos equipamentos já “estacionados” na garagem é a seguinte:
• motor eléctrico dc mars 0709
• controlador kelly kd72401 (72v, 400a)
• placa com diversos componentes já montados; controlador, contactor principal, fusível de potencia, conector de ligação,
• punho acelerador

relativamente à revisão geral que ainda está em execução, estas ultimas duas semanas foram pouco produtivas devido ao pouco tempo disponível. vamos aproveitar este fim-de-semana para avançar ao máximo com a montagem do “puzzle”.

o quadro está totalmente limpo e pronto para a montagem final.
deixamos aqui mais algumas fotos de materiais entretanto adquiridos na suzuki, para assegurar o bom funcionamento de um dos sistemas mais importantes numa mota: os travões.
tudo material de origem suzuki.

sangrador em inox.

vedantes entre placas para as pinças da frente
aproveito para deixar aqui mais uma palavra de agradecimento ao nelson silva da jomotos (representante suzuki em pombal), que nos deu uma grande ajuda a encontrar as peças certas para as pinças de travão. ao longo desta, ainda pequena aventura, tenho encontrado muitas pessoas que pela sua disponibilidade e vontade de ajudar, não posso esquecer de maneira alguma. mas também já existiram algumas portas fechadas pelo caminho. vamos continuar impávidos e serenos….. no final contamos tudo.
fiquem bem.
-
- Membro Platinium
por cada porta que se fecha outra se abre. bom trabalho!
-
- Membro Gold
- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
que baterias vais usar?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...

-
essa "secção " ainda não está decidida, depende dos testes que entretanto forem feitos (com recurso a material emprestado para o efeito).rufus Escreveu:que baterias vais usar?
neste momento ainda estamos concentrados nos trabalhos de revisão e recuperação da suzuki.
quando chegar o momento certo será tomada a decisão sobre essa parte - muito importante - do projecto.
-
em primeiro lugar gostaríamos de deixar aqui o nosso pesar relativamente à triste notícia do falecimento de um dos elementos mais carismáticos que participava no fórum. mesmo sem conhecer-mos pessoalmente o ari., é com profunda tristeza que vemos partir alguém que partilha connosco os mesmos ideais e entusiasmo em relação aos veículos eléctricos. para a família, uma palavra – coragem.
quanto ao andamento do nosso projecto, decidimos não escrever muito e fizemos mais um filme com as ultimas actualizações.
Link
até breve.
quanto ao andamento do nosso projecto, decidimos não escrever muito e fizemos mais um filme com as ultimas actualizações.
Link
até breve.
-
- Membro Platinium
é lá, amigo carlos, tu no video pareces muito apagado, parece que não estás muito convencido do que andas a fazer. ninguem pense que seja facil pois não é, e quem seja perfeccionista como parece ser o caso pior, ou seja, melhor. anima-te, pá, morre de uma vez e ressuscita. a morte não é o fim, só o principio. os que estão para lá tão melhores que nós. que se lixe o tempo, quando a companhia é boa... tens ai uma menina que é uma formosura, mas quanto pesa ela agora? tens de adicionar o peso da carenagem e guarda-lamas, baterias e suportes, esse motor tem sumo para isso tudo? bom trabalho, tou a gostar animo e coragem!
-
bluesky Escreveu:é lá, amigo carlos, tu no video pareces muito apagado, parece que não estás muito convencido do que andas a fazer. ninguem pense que seja facil pois não é, e quem seja perfeccionista como parece ser o caso pior, ou seja, melhor. anima-te, pá, morre de uma vez e ressuscita. a morte não é o fim, só o principio. os que estão para lá tão melhores que nós. que se lixe o tempo, quando a companhia é boa... tens ai uma menina que é uma formosura, mas quanto pesa ela agora? tens de adicionar o peso da carenagem e guarda-lamas, baterias e suportes, esse motor tem sumo para isso tudo? bom trabalho, tou a gostar animo e coragem!
olá bluesky.
parece que não gostaste muito da nossa “prestação” cinematográfica. espero que tanto azedume não tenha nada a ver com o desaire futebolístico de alguns clubes este fim de semana.
em relação às tuas “queixas” para além das imagens a única coisa que podes “ver”, são as (boas) consequências do cansaço normal, fruto de varias horas de trabalho em prol da causa.
só existe cansaço, nada de desgaste psicológico, nem dúvidas em relação aos nossos propósitos e objectivos. numa coisa acertaste em cheio, gostamos de fazer as coisas bem feitas.
está tudo a ser feito com muita tranquilidade e sem pressas.
sobre a tua questão relacionada com o peso da moto, se verificares no inicio do projecto, fizemos uma pesagem já sem o motor de combustão e ao outras peças correspondentes retiradas (escape, radiador, suportes etc.) e o resultado foi de +- 95 kg.
o peso final após a conversão depende muito do pack de baterias que for escolhido, mas pela estimativa que fiz, mesmo com 24 células ts de 60ah, fica abaixo dos 190 kg.
o motor deve chegar para uma condução calma, “ecológica” e sem grandes pressas.
vamos ver.