Aerogerador AQS

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
franco
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta set 17, 2009 10:25 am

Aerogerador AQS

Mensagem por franco »

aqui vai uma ideia que não me parece descabida e estou disposto a experimentar se tiver o mínimo de viabilidade económica, agradeço os vossos comentários.
-tenho um sistema solar térmico para produção de aqs que me garante a produção total (sem apoio) entre maio e setembro.
-vivo numa moradia em zona costeira muito exposta a ventos. considerando que nos meses em que não está garantida a produção de aqs pelo solar térmico é raro o dia que não existam ventos superiores a 5m/s pretendia estudar um solução que me garantisse a restante produção de aqs directamente através de aerogerador.
material:
-aerogerador
-controlador de carga
-bateria 12v
-resistência de imerssão 12v para introduzir directamente no depósito do solar
dúvidas:
penso que não posso ligar o aerogerador directamente à resitência pois em situações de ventos fortes pode queimar, por isso proponho a bateria.
posso utilizar uma bateria normal de carro só para garantir a estabilização de corrente, uma vez que não pertendo acumular energia?
considerando que preciso de cerca de 60wh/litro de água a aquecer e que para 3 ocupantes preciso 120l/dia, vou precisar de um sistema que me forneça 7kwh por dia nos dias mais desfavoráveis. considerando 12 horas de produção à potência média preciso de um aerogerador de 600w.

já alguém testou uma solução deste género?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: Aerogerador AQS

Mensagem por Volt »

viva.

se puderes, passa pela secção das apresentações.

quanto ao que falas, eu não sou a melhor pessoa para falar nisso, visto que não tenho experiência com aerogeradores. no entanto, estou a estranhar a capacidade de um aerogerador de 600w fazer 7kw por dia...

mas, mais uma vez, eu não percebo muito disso. só estou a falar do que parece-me ouvir vindo da conversa de outros. .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

volt Escreveu:no entanto, estou a estranhar a capacidade de um aerogerador de 600w fazer 7kw por dia...
sinceramente, eu tambem não. tinha que ser um dia mesmo ventoso.

eu sugeria-te antes de te meteres em aventuras que arranjasses uma estação meteorológica que te fizesse o registo do vento ao longo do ano. se o vento for adequado, não vejo necessidade de controladores nem nada do género, basta que a resistência seja mais potente que a potência máxima que o gerador debitar.

Autor do tópico
franco
Novo membro
Novo membro
Registado: quinta set 17, 2009 10:25 am

Mensagem por franco »

volt Escreveu: no entanto, estou a estranhar a capacidade de um aerogerador de 600w fazer 7kw por dia...
na prática não perciso de 7kwh por dia pois parte já é garantido pelo solar térmico. nos 2 meses mais frios vou precisar de 4-5 kwh por dia pois o resto é contributo do solar térmico.
vou ver se consigo valor da velocidade média do vento em dezembro e janeiro e ver que aerogerador preciso para garantir a potência com esse vento.
crohn Escreveu:se o vento for adequado, não vejo necessidade de controladores nem nada do género, basta que a resistência seja mais potente que a potência máxima que o gerador debitar.
acho que vi em algum sítio que a voltagem com ventos fortes aumenta substancialmente e que poderá queimar a resistência, confirmam isto?

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

se a carga estiver lá, e for dimensionada para suportar mais que a potência máxima do gerador, julgo que não terás problemas.

dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am

Mensagem por dmachado »

boas.

temos então situações parecidas, também tenho uma moraidia em zona costeira, e já me lembrei do aerogerador, no meu caso daria também apoio ao aquecimento central, mas o princípio seria o mesmo.

o problema de aerogeradores convencionais hawt em moradias, é o barulho que podem fazer, mais o mastro de 10 metros de altura ou coisa que o valha, e por esse motivo penso que uma vawt é mais interessante. no entanto e até hoje, nunca tive tempo/coragem/outra coisa qualquer para pensar nisso e tentar construir uma.

aquilo de que falas é da necessidade de um regulador de carga: carrega as baterias que alimentam a resistência eléctrica do depósito, e no caso de ter as baterias carregadas (idealmente devem estar sempre a alimentar a resistência) ou no caso de uma descarga do aerogerador, tens o "dump load" ou descarga, que pode ser outra resistência no depósito (penso que não pode ser a mesma que é alimentada pelas baterias...).

hei-de ganhar coragem para fazer um protótipo de alternador, e depois passar à vawt, para a qual já tenho umas ideias.

de qualquer forma, penso que o vento costeiro é uma excelente fonte de energia, seja o das tempestades de inverno seja o da famosa nortada aqui de vila do conde e arredores...

cumprimentos.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por CrOhN »

continuo a dizer, não vejo qualquer vantagem em usar baterias neste tipo de aplicação. tudo o que o gerador produzir é usado para aquecer a água, nada mais simples

dmachado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta fev 28, 2007 11:13 am

Mensagem por dmachado »

bom dia,

no meu caso tenho autonomia energética total de meados de abril a meados/final de outubro (72 tubos de vácuo e 800 litros de termoacumulador), e durante esse período acho mais interessante acumular a electricidade e usá-la por exemplo para a iluminação exterior da casa ou para a bomba do circuito solar.

acho que, a planear um sistema destes, deve ficar o mais completo e flexível possível, e não é difícil de fazer.

cumprimentos.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”