Tópico de projectos de Veículos Eléctricos
-
Sun_rise_pt
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: sábado jul 14, 2007 6:51 pm
Tópico de projectos de Veículos Eléctricos
pessoalmente acho que este site merecerá uma sub-secção especialmente técnica destinada exclusivamente à ajuda abrangente dos hobistas que possuem alguma vontade de fazer algo de real.
deixo a ideia à consideração do moderador da secção dos ev's...
...e também algumas sugestões iniciais de sites que certamente trarão mais-valias aos que pretendem começar a trabalhar ou a melhorar o que já fizeram:
http://www.thebackshed.com/windmill/for ... =384&pn=14
http://maeaa.org/links.html
deixo a ideia à consideração do moderador da secção dos ev's...
...e também algumas sugestões iniciais de sites que certamente trarão mais-valias aos que pretendem começar a trabalhar ou a melhorar o que já fizeram:
http://www.thebackshed.com/windmill/for ... =384&pn=14
http://maeaa.org/links.html
-
serges
- Administrador

- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Re: Tópico de projectos de Veículos Eléctricos
explica a tua ideia um pouco melhor...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Sun_rise_pt

de facto, à semelhança de outros sites congéneres, penso que melhoraria a página novaenergia se existisse uma secção exclusivamente técnica construtiva, especialmente nas vertentes mecânica e eléctrica/electrónica, ( no caso, abrangendo ve's, mas deveria ser alagada à eólica, solar, etc... ), pois haverá certamente algum pessoal mais interessado neste(s) importante(s) assunto(s) do que noutros de cariz mais do interesse do utilizador, do curioso por notícias, e por aí, que não serão de menosprezar, mas de importância menor para outros, que poderão ser ajudados com cruzamentos de ideias e discussões exclusivamente técnicas sobre o assunto...
pessoalmente (que me perdoem os que pensam diferente!) pois convenhamos que há muito pouco de concreto para quem se dedica sériamente à auto-construção que é muito mais aliciante (também mais "dolorosa") do que o mero uso ou a compra de algo que pouco se conhece.
estarei errado?
pessoalmente (que me perdoem os que pensam diferente!) pois convenhamos que há muito pouco de concreto para quem se dedica sériamente à auto-construção que é muito mais aliciante (também mais "dolorosa") do que o mero uso ou a compra de algo que pouco se conhece.
estarei errado?
-
serges
- Administrador

estás certo, uma espécie de "faça você mesmo!"
mas em eléctricos já temos uns quantos aventureiros...
nas outras poderíamos sim realmente começar a alargar tal, mas creio que já existem os projectos...
mas em eléctricos já temos uns quantos aventureiros...
nas outras poderíamos sim realmente começar a alargar tal, mas creio que já existem os projectos...
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
tavares
- Membro Gold

- Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm
o colega sun_rise_pt tem toda a razão , a auto-construção é muito mais motivante que a simples utilização de qualquer produto, mas o problema são os custos .
eu para construir uma mota eléctrica a meu gosto facilmente gastaria o equivalente a uma predator ou até mesmo uma vectrix, e isso dá para pensar duas vezes, mas também não sou dos que facilmente desistem.
para começar cá vai:
todo o ve precisa de um motor , então o projecto que tenho neste momento em mãos e espero ter um protótipo feito até ao fim do ano é um motor brushless adaptável para ve´s com potencia nominal de 7 kw e pico de 18kw, neste momento aguardo a chegada dos imans o que deverá acontecer até á proxima quarta-feira, e depois começa a construção.
eu para construir uma mota eléctrica a meu gosto facilmente gastaria o equivalente a uma predator ou até mesmo uma vectrix, e isso dá para pensar duas vezes, mas também não sou dos que facilmente desistem.
para começar cá vai:
todo o ve precisa de um motor , então o projecto que tenho neste momento em mãos e espero ter um protótipo feito até ao fim do ano é um motor brushless adaptável para ve´s com potencia nominal de 7 kw e pico de 18kw, neste momento aguardo a chegada dos imans o que deverá acontecer até á proxima quarta-feira, e depois começa a construção.
-
Bluesky
- Membro Platinium

- Registado: domingo set 30, 2007 11:33 pm
concordo inteiramente com o sunrise, por exemplo circuitos de controlo é uma coisa que desperta interesse e não são fáceis, se alguem quiser partilhar seria fantástico. força nisso!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
-
serges
- Administrador

que tal uma subsecção a semelhança dos diários de bordo, mas só com projectos de construção, tal como o toze e o rapaz da conversão da suzuki!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Sun_rise_pt

um local de partilha técnica e de divulgação de projectos, sites técnicos, etc., será super-interessante a meu ver.
de facto apenas consegui ver aqui muito poucos projectos em andamento ou finalizados, havendo as excepções que todos conhecemos.
ou modificar um motor de indução daqueles com carcassa de alumúnio, já com redutor de engrenagens incorporado e tudo?
se bem que há por aí motores de muita qualidade por valor interessante até 10kw nominais (e de lindo aspecto apropriados para o fim em vista, com os sensores de efeito hall e tudo!...) quando comparado ao que se gastará (€€€) fazendo. estou a falar dos brushless, que são os que por cá tenho e que melhor conheço, pois nunca fui grande adepto da "fricção das escovas"...
os controladores não são difíceis de construir, apesar de algo caros no que envolve mosfet ou igbt. porém, procurando pacientemente nos sucateiros, vão-se encontrando estes componentes em ups grandinhas fora de uso. a outra alternativa boa (usada em muitos controladores comerciais) são mosfet de preço acessível ligados em paralelo.
os chassis de veículos convenientes para motorizar também não são difíceis de encontar, especialmente se o interessado tiver a consciência de ponderar que um veículo eléctrico de pretação optimizada não pode ser um chassis qualquer onde tradicionalmente o peso eo tamanho pouco contam, "energéticamente falando".
quem sabe, até poderá haver um projecto "open-source" aqui na novaenergia? certamente há por cá entendidos na vertente mecânica, na electrónica, na eléctrica, no design...
dependerá de nós todos!
então??? vamos em frente?
de facto apenas consegui ver aqui muito poucos projectos em andamento ou finalizados, havendo as excepções que todos conhecemos.
aí está acima uma idéia interessante, em que há muito venho pensando: porque não construir um motor brushless (até fácilmente expansível em potência, pelas características) baseado extatamente no sistema muito divulgado dos alternadores de aerogerador de construção em panqueca com rotores mágneticos de disco e as bobinas embebidas em resina?todo o ve precisa de um motor , então o projecto que tenho neste momento em mãos e espero ter um protótipo feito até ao fim do ano é um motor brushless adaptável para ve´s com potencia nominal de 7 kw e pico de 18kw, neste momento aguardo a chegada dos imans o que deverá acontecer até á proxima quarta-feira, e depois começa a construção.
ou modificar um motor de indução daqueles com carcassa de alumúnio, já com redutor de engrenagens incorporado e tudo?
se bem que há por aí motores de muita qualidade por valor interessante até 10kw nominais (e de lindo aspecto apropriados para o fim em vista, com os sensores de efeito hall e tudo!...) quando comparado ao que se gastará (€€€) fazendo. estou a falar dos brushless, que são os que por cá tenho e que melhor conheço, pois nunca fui grande adepto da "fricção das escovas"...
os controladores não são difíceis de construir, apesar de algo caros no que envolve mosfet ou igbt. porém, procurando pacientemente nos sucateiros, vão-se encontrando estes componentes em ups grandinhas fora de uso. a outra alternativa boa (usada em muitos controladores comerciais) são mosfet de preço acessível ligados em paralelo.
os chassis de veículos convenientes para motorizar também não são difíceis de encontar, especialmente se o interessado tiver a consciência de ponderar que um veículo eléctrico de pretação optimizada não pode ser um chassis qualquer onde tradicionalmente o peso eo tamanho pouco contam, "energéticamente falando".
quem sabe, até poderá haver um projecto "open-source" aqui na novaenergia? certamente há por cá entendidos na vertente mecânica, na electrónica, na eléctrica, no design...
dependerá de nós todos!
Última edição por Sun_rise_pt em quinta nov 04, 2010 3:57 pm, editado 4 vezes no total.
-
serges
- Administrador

vou sugerir aos supra sumos para ser criado mais uma subsecção com o nome de:
mandem ideias para colocar!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
hmgp
- Membro Gold

- Registado: terça jun 17, 2008 11:31 am
faça você mesmoserges Escreveu:vou sugerir aos supra sumos para ser criado mais uma subsecção com o nome de:
ou o mais generalizado
diy
ou
partilha de conhecimentos
Blogue.
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
+22222Km
"Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores."
Bruce Calvert
"O futuro dependerá daquilo que fazemos no presente."
Gandhi
-
Romi
- Membro Silver

- Registado: domingo out 19, 2008 12:42 pm
projectos v.e.
(simples e conciso)
(simples e conciso)
Há + de 40000 km's a virar frangos 
-
serges
- Administrador

que dizem?
o romi a presidência??? gostei do titulo!
o romi a presidência??? gostei do titulo!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Bluesky
- Membro Platinium

vamos nisso. eu já comecei, estou muito entusiasmado com a ideia. gostei das tuas ideias base, sunrise. penso que temos substancia para avançar algo verdadeiramente inovador, cada um contribuindo com as suas ideias. o motor que idealizo tem de ser construido de base, nada que não se faça.quem sabe, até poderá haver um projecto "open-source" aqui na novaenergia? certamente há por cá entendidos na vertente mecânica, na electrónica, na eléctrica, no design...
dependerá de nós todos!
-
Njay
- Membro Gold

- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
-
serges
- Administrador

então fica projectos v.e.???
que dizem???
que dizem???
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Bluesky
- Membro Platinium

projectos electricos - faça voce mesmo
-
Barrocas
- Membro Gold

- Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am
vamos nessa!
as boas ideias são para levar em diante!
as boas ideias são para levar em diante!
-
serges
- Administrador

romi Escreveu:projectos v.e.
(simples e conciso)
bem eu sei que não se pode agradar a todos mas vai este!
Mapa dos pontos de carga
Mapa dos pontos de carga
-
Luciano Kaefer
- Membro Platinium

- Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm
atendendo os pedidos, já cá está: http://novaenergia.net/forum/viewforum.php?f=192
a moderação vai movendo os tópicos alojados nos ve para o novo local. para facilitar, solicitamos que informem à um moderador algum tópico ainda não movido, que trate essencialmente de projeto.
sds
luciano
a moderação vai movendo os tópicos alojados nos ve para o novo local. para facilitar, solicitamos que informem à um moderador algum tópico ainda não movido, que trate essencialmente de projeto.
sds
luciano
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.
-
miniUMM
- Membro Dedicado

- Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am
gosto disto