bereco 2500

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
konde
Membro
Membro
Registado: terça nov 09, 2010 4:06 pm

Re: bereco 2500

Mensagem por konde »

boas a todos!

antes de mais, quero apresentar desculpas por me ter explicado mal ou ter sido mal interpretado.

o meu objectivo ao aderir a este fórum (como já tinha sido enquanto visitante) não foi o de querer impor pontos de vista ou opiniões a outros, muito menos vindos de alguém a quem, como eu, o conhecimento técnico sobre motas resume-se a dar ao acelerador.

pelo contrário: estou à procura de um meio de transporte alternativo, eficaz, barato, de custo reduzido e, de preferência, ambientalmente sustentável. vi reunidas nas scooters eléctricas todos esses elementos e no fórum um local onde pudesse recolher informação de pessoas com experiência e conhecimentos.

para já, reparei que existe uma facção (se se pode usar este termo) de utilizadores de lítio e outros de chumbo, e ambos defendem a sua dama, por razões que a cada qual cabe explicar.

o que eu pretendo, no fundo, é aprender com todas as vossas opiniões e sugestões um pouco mais sobre este tema, para poder tomar uma decisão que se possa adequar o mais possível às minhas necessidades e capacidade financeira.

apenas isso. portanto, desde já, agradeço a vossa ajuda, sugestões e ensinamentos.

"comprimentos e larguras"

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

Mensagem por boostpt »

a minha humilde opinião de quem tem ve de litium à 1 dia e de quem ponderou as de chumbo:
n compres de chumbo. vais arrepender-te muito depressa. sei que o esforço financeiro é maior, mas espera mais 1 bocado e compras de litium. vais aperceber-te disso quando pegares nela para dar 1 passeio. mesmo que nem precisasses de ir tão longe, só a questão da mente estar sempre a relembrar-te que estas limitado e que poderás estragar o material prematuramente é asfixiante.

Autor do tópico
konde
Membro
Membro

Mensagem por konde »

viva boostpt!

então de litium há 1 dia? e que tal a menina?
suponho que antes desta tiveste uma de chumbo, não?

por acaso, acabei de receber agora o "caderno de encargos" do vendedor, que me chamou a atenção para o facto de, mensalmente, o encargo com uma lítio são poucos euros mais que uma de chumbo.

estou cada vez mais a inclinar-me para esta solução, só me pesa o custo de troca de baterias, que vai chegar, mais cedo ou mais tarde...

abraço

Autor do tópico
konde
Membro
Membro

Mensagem por konde »

boas pessoal!

que vos parece a batlight flash 2000 litio? parece que vem com travões de disco frente e trás e bms travagem regenerativa.

apesar de ser equiparada a 50cc, que vos parece em relação ao outros modelos equivalentes a chumbo, como esta, ou a bereco 2500 ou a ecoracer?

saudações eléctricas a todos. cheira-me que em breve vamos ter mais um a faiscar no porto...

boostpt
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda mar 01, 2010 2:48 am

Mensagem por boostpt »

konde Escreveu:viva boostpt!

então de litium há 1 dia? e que tal a menina?
suponho que antes desta tiveste uma de chumbo, não?

por acaso, acabei de receber agora o "caderno de encargos" do vendedor, que me chamou a atenção para o facto de, mensalmente, o encargo com uma lítio são poucos euros mais que uma de chumbo.

estou cada vez mais a inclinar-me para esta solução, só me pesa o custo de troca de baterias, que vai chegar, mais cedo ou mais tarde...

abraço
esta é a minha primeira ve.
só tentei rever-me numa situação usual se tivesse uma de chumbo.
repara: não deves deixar as baterias baixar mais de 50% para não lhes hipotecares a vida útil, então em traços largos, ficas com umas baterias de 20-30ah.
como deves ter lido em vários dbs as pessoas arrependem-se de não comprar as motas de 60ah. imagina tu o que vais pensar se comprares de chumbo.
para mim é prematuro dizer é suficiente ou insuficiente as de 40ah. mas uma coisa tenho a certeza, as de chumbo só me durariam +/- meio ano. findo esse período teria nova despesa e mais outro tanto de vida útil. as de litium, se deus quiser, ainda estão no inicio da sua vida util.

outro aspecto: valor de retoma se por acaso algum dia a quiseres vender.

mas claro isto é só a minha opinião e cada pessoa sabe das suas necessidades. não passa mesmo de uma opinião de um infantil nos ve

boa escolha e boa sorte.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

só um pequeno reparo ao konde:

aqui não a facção do chumbo e a facção do litio , o objectivo de todos é ter baterias de litio.

as baterias de chumbo são pesadas , não aguentam descargas profundas , são lentas a carregar, a vantagem é a de serem muito mais baratas que as de litio.

exemplo: a minha mota tem 1500w de potencia ,pesa 134kgs, é alimentada por 4 baterias de chumbo de 36ah que pesam no conjunto 64 kgs ( 16kgs cada ) se eu a passar para litio , levará 16 células de 40ah que pesarão no conjunto 25,6kgs(1,6kg cada )
fico com a mota a pesar cerca de 96kgs. perco peso , logo ganho velocidade e autonomia.

quando trocar as baterias de chumbo por chumbo custarão cerca de 600 euros.
se trocar as baterias de chumbo por litio custarão cerca de 1100 euros. ( sem contar com o bms e carregador )

a duração das baterias de chumbo na melhor das hipoteses será de cerca 10.000 kms
a duração das bateria de litio poderá atingir facilmente os 50.000kms

facilmente se vê que o melhor investimento é o litio, custa de inicio mas facilmente se recupera a diferença.
os que temos baterias de chumbo é porque não tivemos outra hipotese quando comprámos as motas ,mas a ideia será sempre um dia mais tarde colocar litio.

Autor do tópico
konde
Membro
Membro

Mensagem por konde »

sim, é o que eu estou a ver, as de lítio acabam por compensar no médio e longo prazo, apesar de custarem mais um xiripiti à cabeça.

scooteko
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jul 30, 2010 7:35 pm

Mensagem por scooteko »

tavares Escreveu:só um pequeno reparo ao konde:

aqui não a facção do chumbo e a facção do litio , o objectivo de todos é ter baterias de litio.

as baterias de chumbo são pesadas , não aguentam descargas profundas , são lentas a carregar, a vantagem é a de serem muito mais baratas que as de litio.

exemplo: a minha mota tem 1500w de potencia ,pesa 134kgs, é alimentada por 4 baterias de chumbo de 36ah que pesam no conjunto 64 kgs ( 16kgs cada ) se eu a passar para litio , levará 16 células de 40ah que pesarão no conjunto 25,6kgs(1,6kg cada )
fico com a mota a pesar cerca de 96kgs. perco peso , logo ganho velocidade e autonomia.

se trocar as baterias de chumbo por litio custarão cerca de 1100 euros. ( sem contar com o bms e carregador )

a duração das baterias de chumbo na melhor das hipoteses será de cerca 10.000 kms

facilmente se vê que o melhor investimento é o litio, custa de inicio mas facilmente se recupera a diferença.
os que temos baterias de chumbo é porque não tivemos outra hipotese quando comprámos as motas ,mas a ideia será sempre um dia mais tarde colocar litio.
subscrevo.
KM: Vendida com 46 centos Sem nunca ter chamado AV.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:só um pequeno reparo ao konde:

600 € para baterias de chumbo

no caso da scooter do tópico é bem menos -> http://www.ecomotores.com/store/index.p ... roductid=7
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

scooteko
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por scooteko »

no caso da scooter do tópico é bem menos -> http://www.ecomotores.com/store/index.p ... roductid=7
o pack são 8 baterias.
será que as ditas cabem lá?
Última edição por scooteko em sábado nov 13, 2010 1:01 pm, editado 1 vez no total.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

scooteko Escreveu:

o pack são 8 baterias.
neste caso são 4, o preço refere-se ao pack completo.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

jmal Escreveu:
scooteko Escreveu:

o pack são 8 baterias.
neste caso são 4, o preço refere-se ao pack completo.
se bem me lembro na altura que a tive era 1/4 do preço... mas isto são coisas que seria de lançamento talvez... claro que compensa a de litio, cada vez mais!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

jmal disse [quote} 600 € para baterias de chumbo

no caso da scooter do tópico é bem menos -> http://www.ecomotores.com/store/index.p ... roductid=7[/quote]

este preço foi-se fornecido pela evader e que por acaso é igual ao preço da batlight:

http://www.batlight.pt/paginas%20produt ... licone.htm

são baterias de 36ah da greensaver será que são melhores que essas tisong?

o preço foi meramente indicativo , porque tenciono pôr litio.

Autor do tópico
konde
Membro
Membro

Mensagem por konde »

caros colegas foristas:

depois de muito pensar, ponderar, repensar, comparar e... maturar, tomei uma decisão - tchan tchan tchan tchan!!!!

em vez de avançar agora para a compra de uma mota eléctrica, vou esperar mais uns meses, até que cheguem ao mercado (2011) as novas propostas de algumas marcas conceituadas, que vão apostar no segmento a sério, como podem ler aqui

http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... &itemid=51

ou então, mais recentemente, na reportagem da motojornal sobre o salão de milão. - yamaha, peugeot, sym, entre outras.
acredito sinceramente que esteja para breve uma acção de força no mercado por parte destas marcas, ainda por cima tratando-se portugal de um país onde esta estratégia vai arrancar em 2011, com o programa mobi-e e o nissan leaf, entre outras propostas.
por isso, é esperar para ver. só espero não ter que esperar... sentado.
vamos a ver.
saudações eléctricas

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

konde Escreveu:caros colegas foristas:

depois de muito pensar, ponderar, repensar, comparar e... maturar, tomei uma decisão - tchan tchan tchan tchan!!!!

em vez de avançar agora para a compra de uma mota eléctrica, vou esperar mais uns meses, até que cheguem ao mercado (2011) as novas propostas de algumas marcas conceituadas, que vão apostar no segmento a sério, como podem ler aqui

http://www.motociclismo.pt/index.php?op ... &itemid=51

ou então, mais recentemente, na reportagem da motojornal sobre o salão de milão. - yamaha, peugeot, sym, entre outras.
acredito sinceramente que esteja para breve uma acção de força no mercado por parte destas marcas, ainda por cima tratando-se portugal de um país onde esta estratégia vai arrancar em 2011, com o programa mobi-e e o nissan leaf, entre outras propostas.
por isso, é esperar para ver. só espero não ter que esperar... sentado.
vamos a ver.
saudações eléctricas
boas,
bom, parece-me que vais esperar, esperar, esperar, esperar, e depois esperar mais um pouco....

nissan leaf versão final apresentada a agosto de 2009, e ainda não temos carros em stands, e vamos ver quando teremos, e no caso do leaf até temos sorte pois somos um dos países pioneiros !!

fica bem....
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

eu acho que essa notícia é uma anedota... mas o que mais é que se há-de esperar das marcas que fazem ci's? .

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

scooteko
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por scooteko »

e para que preços virão... certamente valores astronómicos.

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”