Tensão Elevada - Distância de Injecção na Linha
-
aduque
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sábado ago 16, 2008 11:55 pm
Tensão Elevada - Distância de Injecção na Linha
estou a pensar em fazer uma micro geração. tenho de decidir onde se situa a nova baixada da edp. tenho duas alternativas:
1) - fazer a nova baixada no ramal que dista 1,5 km do posto de transformação da edp. este ramal ´já tem a fase l1 e l2 com duas microgerações ligadas. a nova baixada terá 1,5km + 0,03km, sendo o fim de linha com mais 0,04km. a fase l3 tem mede cerca de 245 v e está sem microprodução.
2) - alternativamente seria optar por outro ramal de rua no lado oposto do terreno, que dista também 1,5km do pt, mas neste caso é mesmo fim de linha.
a minha dúvida é se devo optar por fazer o ramal em 1) ou em 2). isto porque receio que a injecção da microprodução no fim de linha os problemas de sobretensão sejam mais graves que que não no fim de linha, pois ainda existe um "stub" para ambos os lados para escoar a corrente e tensão.
deixo então aqui o desafio aos microprodutores de analizarem a distancia em que as suas microproduções se ligam na rede em termos de distancia para o lado do pt e para o lado de fim de linha (último consumidor), com relevância para os que têm problemas de tensão na rede e para eventuais problemas que possam surgir com novas instalações de microprodução
1) - fazer a nova baixada no ramal que dista 1,5 km do posto de transformação da edp. este ramal ´já tem a fase l1 e l2 com duas microgerações ligadas. a nova baixada terá 1,5km + 0,03km, sendo o fim de linha com mais 0,04km. a fase l3 tem mede cerca de 245 v e está sem microprodução.
2) - alternativamente seria optar por outro ramal de rua no lado oposto do terreno, que dista também 1,5km do pt, mas neste caso é mesmo fim de linha.
a minha dúvida é se devo optar por fazer o ramal em 1) ou em 2). isto porque receio que a injecção da microprodução no fim de linha os problemas de sobretensão sejam mais graves que que não no fim de linha, pois ainda existe um "stub" para ambos os lados para escoar a corrente e tensão.
deixo então aqui o desafio aos microprodutores de analizarem a distancia em que as suas microproduções se ligam na rede em termos de distancia para o lado do pt e para o lado de fim de linha (último consumidor), com relevância para os que têm problemas de tensão na rede e para eventuais problemas que possam surgir com novas instalações de microprodução
-
cmm
- Membro Dedicado

- Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm
Re: Tensão Elevada - Distância de Injecção na Linha
boa tarde, o microprodutor não tem que se preocopar com esses permenores, de local de injecção na rede.
mas sim executar o mais próximo da rede possivel, para assim reduzir ao máximo as despesas com a instalação.
se pretender um estudo ao local contacte. que venha sol.
mas sim executar o mais próximo da rede possivel, para assim reduzir ao máximo as despesas com a instalação.
-
RJSC
- Membro Platinium

- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
isso é o que você pensa. com distâncias grandes do local de produção ao posto de transformação a linhas, vulgarmente feitas de alumínio e não de cobre apresentam uma impedância bastante alta.cmm Escreveu:boa tarde, o microprodutor não tem que se preocopar com esses permenores, de local de injecção na rede.
na casa dos meus pais, a apenas 500 m de cabo (400 m em linha recta) do posto de transformação da aldeia a não ser que toda a energia seja consumida na nossa casa e na do vizinho mais próximo ligado na mesma fase, a tensão sobe acima de 260v na nossa caixa de portinhola e o inversor entre as 10:30h e as 14:30h em dias de sol estava sempre a desligar-se da rede.
após várias tentativas de convencer a edp a mudar a cablagem para outra com mais diâmetro ou duplica-la em paralelo fracassarem a única solução foi ajustar o inversor para cortar a produção atingidos os 270v.
durante a noite passa-se o contrário: não há produção na vizinhança, as pessoas chegam a casa, ligam as luzes, a tv, etc e a tensão no nosso ramal cai para 190v. se se ligar o forno eléctrico, ou um aquecedor, ou arrancar a bomba de água do furo lá vai ela para 180v e já medi 175v nos piores dias.
sinal da impedância elevada da rede: nem a energia produzida consegue chegar ao posto de transformação, nem à noite consegue chegar do posto de transformação até casa.
apenas 1% do prémio mensal do antónio mexia chegava e sobrava para instalar 500m de cabo com secção suficiente para suportar as necessidades da aldeia, mas com esta edp, nada se faz!
-
jose jose
- Membro Dedicado

- Registado: quarta out 21, 2009 7:58 am
eu estou á quatro meses á espera que a edp me resolva o problema tensao a mais na rede telefonemas mais cartas e até ao momento nao resolveram nada .rjsc Escreveu:isso é o que você pensa. com distâncias grandes do local de produção ao posto de transformação a linhas, vulgarmente feitas de alumínio e não de cobre apresentam uma impedância bastante alta.cmm Escreveu:boa tarde, o microprodutor não tem que se preocopar com esses permenores, de local de injecção na rede.
na casa dos meus pais, a apenas 500 m de cabo (400 m em linha recta) do posto de transformação da aldeia a não ser que toda a energia seja consumida na nossa casa e na do vizinho mais próximo ligado na mesma fase, a tensão sobe acima de 260v na nossa caixa de portinhola e o inversor entre as 10:30h e as 14:30h em dias de sol estava sempre a desligar-se da rede.
após várias tentativas de convencer a edp a mudar a cablagem para outra com mais diâmetro ou duplica-la em paralelo fracassarem a única solução foi ajustar o inversor para cortar a produção atingidos os 270v.
durante a noite passa-se o contrário: não há produção na vizinhança, as pessoas chegam a casa, ligam as luzes, a tv, etc e a tensão no nosso ramal cai para 190v. se se ligar o forno eléctrico, ou um aquecedor, ou arrancar a bomba de água do furo lá vai ela para 180v e já medi 175v nos piores dias.
sinal da impedância elevada da rede: nem a energia produzida consegue chegar ao posto de transformação, nem à noite consegue chegar do posto de transformação até casa.
apenas 1% do prémio mensal do antónio mexia chegava e sobrava para instalar 500m de cabo com secção suficiente para suportar as necessidades da aldeia, mas com esta edp, nada se faz!
ja paguei uma deslocaçao do piquete.
acho de devem pensar vem nos progectos.
-
cmm
- Membro Dedicado

- Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm
boa tarde, então não tem qualquer chegada nessa zona, segundo entendo a rede mais proxima está a 1500m.
nesse caso terá que solicitar uma expanção de rede à edp e não fica nada barato.
para esta distância tera que ser um cabo lxs4*70 mm e provavelmente terá que levar apois de betão.
como é evidente não pode haver quebras te tensão superiores a 3%.
qanto à resolução por parte da edp vai ter que ter muita paciência visto eu ter trabalhado para a edp 25 anos e sei bem como funciona, mas insista.
mais alguma dúvida desponha.
nesse caso terá que solicitar uma expanção de rede à edp e não fica nada barato.
para esta distância tera que ser um cabo lxs4*70 mm e provavelmente terá que levar apois de betão.
como é evidente não pode haver quebras te tensão superiores a 3%.
qanto à resolução por parte da edp vai ter que ter muita paciência visto eu ter trabalhado para a edp 25 anos e sei bem como funciona, mas insista.
mais alguma dúvida desponha.
-
aduque
Autor do tópico - Novo membro

- Registado: sábado ago 16, 2008 11:55 pm
optei por cautela fazer a ligação no ramal da edp que não tem microproduções já instaladas. isto porque me apercebi que onde existe microproduções a tensão da rede às 7h da manhã é de 235 v e às 11 horas já é de 245v e houver um gerador fotovoltaico nessa fase, e é superior a 250 v se houver 2 geradores fotovoltaicos na mesma fase.
pois aconteceu ter 2 meses duas mp na mesma fase e nem uma nem outra funcionavam devido a excesso de tensão na rede, o que obrigava os inversores a desligarem
no entanto vou correr o risco de não ter a certeza de saber se o "stub" fim de linha me vai ser prejudicial.
pois aconteceu ter 2 meses duas mp na mesma fase e nem uma nem outra funcionavam devido a excesso de tensão na rede, o que obrigava os inversores a desligarem
no entanto vou correr o risco de não ter a certeza de saber se o "stub" fim de linha me vai ser prejudicial.
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
já agora qual a zona que estamos a falar??
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
JDuarte
- Membro Gold

- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
eu estou a 0,8 kms do pt e último da linha (8 casas na rua)... várias reclamações e nada feito.
o meu inversor (xantrex 3.8gt sp) desligava aos 253v previstos na lei (230v+10%), pedi o software ao fabricante para alterar os parâmetros, passou a desligar aos 260v (máximo permitido por este modelo).
reparem no gráfico de hoje: às 12:35 começou a desligar, solução: ligar o sistema de rega (enquanto os 1000m2 de relva tomavam banho tudo ok).
cerca de 50 minutos depois a bomba de rega desligou... pois o xantrex também... solução? mais 50 minutos de rega!
o relvado agradece, as topeiras também... até o sr. "mexia" agradece... o pior é que qualquer dia o fmi tb agradece!
cmps,
o meu inversor (xantrex 3.8gt sp) desligava aos 253v previstos na lei (230v+10%), pedi o software ao fabricante para alterar os parâmetros, passou a desligar aos 260v (máximo permitido por este modelo).
reparem no gráfico de hoje: às 12:35 começou a desligar, solução: ligar o sistema de rega (enquanto os 1000m2 de relva tomavam banho tudo ok).
cerca de 50 minutos depois a bomba de rega desligou... pois o xantrex também... solução? mais 50 minutos de rega!
o relvado agradece, as topeiras também... até o sr. "mexia" agradece... o pior é que qualquer dia o fmi tb agradece!
cmps,
-
visitante1
- Membro Platinium

uma solução que se implementa quando todas as outras soluções falham é calibrar o inversor para uma produção maxima mais baixa, por exemplo se for um inversor de pmax 3800w ajusta-se este para dar no maximo 3000w, ás vezes basta esta diferença para que não mais se desligue, assim a media final vai ser certamente mais alta que com este sempre a desligar-se nas horas de pico.
cumprimentos
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
JDuarte
- Membro Gold

- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
eu essa já tentei... o xantrex 3.8gt sp vem de fábrica com pmax 3800w, mas ultrapassa e vai por aí fora (3961w foi o máximo visto por aqui). como tive acesso ao software de configuração passei o valor de pmax para 3450w... mas ele não me ligou nenhuma continuava por aí acima... voltei a repor para 3800 para evitar chatices no caso de alguma avaria.pnunes Escreveu:uma solução que se implementa quando todas as outras soluções falham é calibrar o inversor para uma produção maxima mais baixa, por exemplo se for um inversor de pmax 3800w ajusta-se este para dar no maximo 3000w, ás vezes basta esta diferença para que não mais se desligue, assim a media final vai ser certamente mais alta que com este sempre a desligar-se nas horas de pico.
cumprimentos
cmps,
jduarte
ps. no post anterior deste tópico, mencionei o fmi, parece que fiz mal porque a deixa foi logo aproveitada pela classe política!!!
-
visitante1
- Membro Platinium

viva jduarte,jduarte Escreveu:eu essa já tentei... o xantrex 3.8gt sp vem de fábrica com pmax 3800w, mas ultrapassa e vai por aí fora (3961w foi o máximo visto por aqui). como tive acesso ao software de configuração passei o valor de pmax para 3450w... mas ele não me ligou nenhuma continuava por aí acima... voltei a repor para 3800 para evitar chatices no caso de alguma avaria.pnunes Escreveu:uma solução que se implementa quando todas as outras soluções falham é calibrar o inversor para uma produção maxima mais baixa, por exemplo se for um inversor de pmax 3800w ajusta-se este para dar no maximo 3000w, ás vezes basta esta diferença para que não mais se desligue, assim a media final vai ser certamente mais alta que com este sempre a desligar-se nas horas de pico.
cumprimentos
cmps,
jduarte
ps. no post anterior deste tópico, mencionei o fmi, parece que fiz mal porque a deixa foi logo aproveitada pela classe política!!!
mas isso não é normal, o inversor tem que obedecer...
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo