Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Local para debater assuntos relacionados com veículos à Hidrogénio.

batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por batatinhas »

não te aconselho a por a chapa do meio mais larga em relação as outras devidas que não vais ter mais aumento de gás, e derivado que as chamadas correntes de fuga vão aumentar em relação as chapas todas certas, penso que não precisas de chapas tão espessas, 1m/m chega, 3 m/m de distancia entre elas e podes por mais neutras para aumentar a queda de voltagem entre elas e por sua vez, diminuir o aquecimento e diminuir a corrente, e aumentando a soda vais produzir mais, e isolando á célula a volta com manga retráctil, ainda mais vai produzir.
em relação a corrente gasta pela célula, o meu já produzia ½ litro de gás com 20 amperes de consumo sobre o alternador e o consumo passou de 10l aos 100 para 8l, portanto o que eu poupei em termos de consumo vale a pena e não ligues as teorias que aumentares 20 amp no alternador vais passar a gastar mais em termos de consumo.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

batatinhas Escreveu:não te aconselho a por a chapa do meio mais larga em relação as outras devidas que não vais ter mais aumento de gás, e derivado que as chamadas correntes de fuga vão aumentar em relação as chapas todas certas, penso que não precisas de chapas tão espessas, 1m/m chega, 3 m/m de distancia entre elas e podes por mais neutras para aumentar a queda de voltagem entre elas e por sua vez, diminuir o aquecimento e diminuir a corrente, e aumentando a soda vais produzir mais, e isolando á célula a volta com manga retráctil, ainda mais vai produzir.
em relação a corrente gasta pela célula, o meu já produzia ½ litro de gás com 20 amperes de consumo sobre o alternador e o consumo passou de 10l aos 100 para 8l, portanto o que eu poupei em termos de consumo vale a pena e não ligues as teorias que aumentares 20 amp no alternador vais passar a gastar mais em termos de consumo.
pela ordem dos bold...
a razão da chapa do meio ser mais larga, segundo o meu raciocínio, é apenas uma. a do meio é a que vai receber corrente positiva, e é sozinha. enquanto que para corrente negativa serão duas, as dos extremos. como esta está em desvantagem numérica, coloqueia maior...

sobre as chapas serem espessas, embora não pareça assim ficou-me mais barato que comprar chapa de 1 ou de 2 mm. por isso optei por estas. creio que devem ser mais duradouras.

meio litro com 20 ampéres não será um pouco modesto? eu queria ver se conseguia mais. para isso pretendo também exprimentar na mesma emulsão uma outra forma de as ligar que será: - n + n - n + n -


batatinhas
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 44
Registado: quarta jun 14, 2006 6:22 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por batatinhas »

é assim, eu utilizo um frasco 2l+/- de vidro com umas 5 colheres de chã de soda cáustica e deve atingir a volta de 70º grau de temperatura.
eu utilizo 2 chapas negativas no meio afastadas entre elas por anilhas metálicas de 3m/m para fazer a ligação electrica.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

daquilo que estou a fazer, falta-me fazer a tampa para fechar e dar inicio aos testes. espero depois fazer um pequeno video sobre aquilo que fizer. mas antes disso, em breve espero colocar aqui a reportagem fotografica...
actualmente as "novas oportunidades" também me estão a "roubar" algum tempo, mas é por uma causa valida...


Bruno Troy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 82
Registado: quinta fev 04, 2010 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Bruno Troy »

flamingo Escreveu:daquilo que estou a fazer, falta-me fazer a tampa para fechar e dar inicio aos testes. espero depois fazer um pequeno video sobre aquilo que fizer. mas antes disso, em breve espero colocar aqui a reportagem fotografica...
actualmente as "novas oportunidades" também me estão a "roubar" algum tempo, mas é por uma causa valida...
viva pessoal

ja deu frutos a tua experiencia?
ja podemos ver as fotos?


força

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

ainda não se podem ver porque ainda não existem. tenho estado parado com isso por razões anteriormente referidas, e não só... em breve retomo.


Bruno Troy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 82
Registado: quinta fev 04, 2010 2:10 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Bruno Troy »

flamingo Escreveu:ainda não se podem ver porque ainda não existem. tenho estado parado com isso por razões anteriormente referidas, e não só... em breve retomo.

viva pessoal

ok mas depois mete ai para se ver o que andas te a fazer
bom trabalho



força

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

na pagina anterior e nas outras está lá qualquer coisa...


kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 58
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm
Localização: Fortaleza-CE

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por kidney »

sr. flamingo ,seria possível fazer um gerador de hidrogênio usando como cátodos e ânodos ,discos de hd?pois suponho que são feitos de aço inox.agradeço.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

kidney Escreveu:sr. flamingo ,seria possível fazer um gerador de hidrogênio usando como cátodos e ânodos ,discos de hd?pois suponho que são feitos de aço inox.agradeço.
boas...
antes de mais, não me trates por "sr.", independente da idade que ambos possamos ter, penso que podemos deixar de lado as formalidades, mas sei reconhecer a boa educação...
sobre os discos a que te referes, eu penso que não existe qualquer problema na sua utilização. existem varios tipos de metal que servem, o problema está na corosão, desgas-te e na capacidade de extração do hidrogénio. o aço inox tem sido, segundo conheço, até agora o material de eleição pelas suas propriedades. se os discos hd são feitos em aço inox, não vejo problema na sua utilização.
vai contando os passos que vais dando... eu comecei o meu gerador mas não sei quando consigo acabar, está a ser um ano demasiado preenchido...
um abraço


aliansgomes
Membro
Membro
Mensagens: 6
Registado: terça abr 01, 2008 9:28 am

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por aliansgomes »

boas

seria possivel utilizar uma bateria por exemplo de mota e esvaziar a mesma e colocar lá a mistura dentro para a produção do hidrogenio??
peço desculpa se é uma ideia absurda mas sera que resulta?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

a ideia da utilização de uma bateria para essa finalidade não é nova, no entanto eu pouco sei dizer sobre isso, é uma questão de exprimentar. de tudo o que fizeres não te esqueças de partilhar os resultados aqui com a malta.
não esquecer de efectuar as experiências em locais arejados, se possivel no exterior, ao ar livre. tendo em conta ser uma bateria, não esquecer também de usar luvas enquanto se maneja todo o material.

(p.s. estranhamente não recebi mail de notificação do post anterior... )


Sundial
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 33
Registado: terça nov 23, 2010 10:49 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Sundial »

aliansgomes Escreveu:boas

seria possivel utilizar uma bateria por exemplo de mota e esvaziar a mesma e colocar lá a mistura dentro para a produção do hidrogenio??
peço desculpa se é uma ideia absurda mas sera que resulta?
ao esvaziar a bateria ela passa a ser apenas um recipiente como outro qualquer, e vais precisar obter energia elétrica de alguma outra fonte.


freetv6969
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 36
Registado: quarta fev 24, 2010 3:04 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por freetv6969 »

boas

ha um americano que dizem terem-lhe limpado o sebo #steve myers# que tinha muitos estudos avançados nesta área.
ele deixou muitas sementes para serem exploradas pelos seus seguidores, em livros, registos de patentes, e até no youtube é muito falado.

nos post´s que tenho visto sobre o assunto, não os vi todos, há muitas lacunas sobre a matéria.
uma melhor pesquisa pelos interessados não seria de todo mal.

uma das maiores questões e que muito se tem criticado pelos septicos tem a ver com a eficiência do processo da electrólise e seu controle. e realmente sobre esta parte não vi nada.

eu sou da área da electrónica e posso dar-vos vários exemplos do progresso, graças á evolução da electrónica, e que tem contribuído para uma maior eficiência em determinados produtos.
nós temos neste momento sirenes electrónicas com piezo que conseguem a mesma potência sonora que as de neodimio e a consumir menos de metade.
temos as chamadas lampadas económicas que com a utilização de balastros electrónicos conseguem redução de consumos na ordem de 30 a 40%, os transformadores swhitching , etc , etc

mas será que o processo da electrólise parou no tempo?? será que a sua eficiência é tão má.

já repararam no bomm que temos neste momento com as bicicletas electricas?
mas a que se deverá tamanho sucesso?, por acaso não será por causa da sua eficiência ter aumentada por causa da tecnologia que se esta a utilizar neste momento?
é que bicicletas electricas já existe ha décadas, ainda á pouco tempo vi uma com 20 anos (peça de museu).
o coração destas bicicletas está no seu controlador, que gere a energia a gastar e de uma forma a se ter o máximo de eficiência, chamado de pwm.

para o processo da electrólise a aplicar nas viaturas, também se está a usar a mesma tecnologia tendo resultados verdadeiramente surpreendentes na relação produção do gás vs consumos.
agora a aplicação de sistema destes numa viatura tem muito que se diga, quer na escolha da celula a usar, controles, mexer na viatura (sensores de ar, maf, etc) para se poder ter o melhor rendimento possivel.
já vi sistemas verdadeiramente profissionais a todos os niveis, e o que me chamou mais a atenção é o aspecto da segurança, devido ao tipo de gás em questão.
o que ainda não vi foram certas recomendações para a parte de instalação no que respeita a seguranças extras e daí recomendar que este tipo de trabalho seja feito por alguém com conhecimentos de electricidade/mecânica auto.

estou a desenvolver juntamente com um amigo, ou melhor, já fizemos uma células do tipo em que a água circula no seu interior, visto achar ser um tipo de célula mais seguro, e alguns testes, mas está ainda a faltar a parte de controle.
já temos vários resultados dos testes e devido a tal, dados para se proceder á produção do controlador e suas caracteristicas.

como é obvio isto não é para meter um carro a trabalhar em exclusivo com hidrogénio, mas sim para contribuir com a redução do gasto com a gasolina.

qualquer dia trago para cá alguns dos resultados dos testes..

e bom projectos

cump
free


andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por andre romao »

parabéns aos participantes, li esse tópico inteiro, gostei e aprendi muito.
ao flamingo queria ajudar no esquema das células pelo que percebi esta tudo liga em paralelo por isso a grande corrente e ineficiente, conforme postado pelo red baron há bastante tempo.
deve ligar em serie (mais complicado).
em anexo esquema para ligar em serie.
http://issuu.com/logicareforco/docs/named5f5b4

ou instalar em cada placa regulador de tensão 7802 converte cc de 12v para 2v.
eu entendo pouco sobre o assunto uma pesquisa rápida e você pode confirmar.

se puder testar e postar. valeu.
Anexos
Foto com regulador de tensão.
Foto com regulador de tensão.
regulador de tensao.JPG (12.52 KiB) Visto 12883 vezes
Foto com eletrólise em serie.
Foto com eletrólise em serie.
eletrolise serie.JPG (39.98 KiB) Visto 12884 vezes
Foto com eletrólise em serie separados por membranas (não entendi muito bem).
Foto com eletrólise em serie separados por membranas (não entendi muito bem).
eletrolise.JPG (53.73 KiB) Visto 12884 vezes

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Flamingo
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 902
Registado: sábado set 29, 2007 12:21 am
Localização: Marinha Grande

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por Flamingo »

por motivos pessoais de pouca relevância para o forum o meu projecto encontra-se parado, como tal ainda não cheguei a essa parte, à parte electrica. mas logo que possa dou uma olhada mais atenta e mais aprofundada.
andré, como vejo que és novo por estas bandas, vai até ao tópico das apresentações e fala-nos um pouco de ti, o forum agradece.
desde já, sê bem vindo a esta comunidade.
um abraço...


andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por andre romao »

segue anexo o que acredito ser o melhor esquema “na teoria”.

eletrolise em serie. opção para hidrogênio puro.
Anexos
Eletrolise em serie.
Eletrolise em serie.


andre romao
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 30
Registado: sábado jan 22, 2011 1:17 pm
Localização: BRASIL. SAO PAULO -SP

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por andre romao »

melhorado.
Anexos
hidrogenio2.GIF
hidrogenio2.GIF (12.94 KiB) Visto 12766 vezes

Avatar do Utilizador

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 8390
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Localização: Caldas da Rainha

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por jmal »

muito bem andré, para quando um a sério, e como vais fazer em termos de electrónica.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Avatar do Utilizador

_cls_
Membro
Membro
Mensagens: 7
Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm

Re: Movido a Hidrógénio (Água)!!!

Mensagem por _cls_ »

boa noite pessoal,

já que este é o meu primeiro post quero-o aproveitar para dizer algo útil.
apesar de já cá passar o olho no fórum há vários anos, só agora ganhei coragem para começar a partilhar e devolver a ajuda que este me tem oferecido.
nota para os cépticos (dos quais eu já fiz parte): é mais fácil duvidar que usar a cabeça para tentar entender o princípio das coisas, outra coisa é que muito daquilo que aprendemos na escola já foi ultrapassado e existe muitas formas de energia que desconhecemos por completo.

hho, já muito se escreveu neste tópico e eu não me dei ao trabalho de ler tudo, mas reparei que já foi analisado as perdas mecânicas e eléctricas, vejamos:

- alternado perde -> electrolise perder -> combustão também perde.

mas como foi dito, e de forma incorrecta, um motor 1500cc a 1000rpm não consome 1,5m(cúbico) de ar por minuto, nem mesmo com turbo e intercooler.
é fácil fazer a conta de multiplicar, mas vejamos, o jogo de válvulas está mais tempo fechado que aberto, a temperatura nos cilindros(dilatação do ar), restos de gazes da combustão anterior e precisamente os 4 tempos (porque o pistão só aspira ar quando desce, de duas em duas voltas), fazem com que os valores de aspiração de um motor andem nos modestos 25~35% para motores vtec (lol), daí para baixo.
outro ponto é que para obter hho puro é preciso h2o pura, amperagem e muita tensão, porque a resistência da água pura é muito alta. ou seja, electrocutar água para voltar a queimar não compensa.
no entanto a natureza fez algo por nós, meros mortais, água do mar, sal de cozinha etc. e assim fazer uma electrolise gasta uma fracção da potencia que se gastaria para a água pura, porquê, porque a natureza já fez metade do processo.
mas com agua e sal, ou acido sulfúrico, ou potássio (etc) não vamos ter um hho puro, mas sim h(kk coisa) e cloros, sodas, etc.
para tal a nossa combustão deverá ser enriquecida com oxigénio do ar, porque parte do oxigénio que saiu da electrolise já reagiu com outros átomos.
temos então oxigénio no ar 13~15% (junto à amazónia, lol), tendo em conta que para cada o2 precisamos de 4 átomos de hidrogénio, a contar com a modesta aspiração do motor!
com um gerador de pulso de alta frequência, ...as micro-ondas decompõe a água do mar, metam água do mar no micro-ondas e mandem a cozinha pelos ares.
o sistema pode dar resultados surpreendentes combinando todos os factores positivos.
há vídeos no youtube que clamam sistemas a trabalhar só com hho e eu acredito, porquê? porque se usa algo para diminuir drasticamente a resistência da água até à décimas de ohm (mas isso eles não mostram), tensões baixas e de alta frequência (isso eles também não mostram), oxigénio do ar e o resultado final da electrolise é uma solução aquosa que não vai fazer nada bem à natureza (isso então é que ninguém quer sequer ouvir falar).
a verdade é que ninguém clama que a saída do escape com o resto da electrolise volta a ter o produto inicial. continua sempre a haver uma fonte de energia, ou matéria para transformar.

eu de momento ainda só ando a fazer experiência com hho para diversão, rebentar balões com fios a arder! looool ...mandam cá cada passa!!!!
no entanto tenho um biodigestor a funcionar com relva do jardim, com sistema de lavagem e filtragem de metano, compressor, circuito electrónico controlado por um processador (arduino), separação de metano/co2 controlado electronicamente (bué de fácil, um condensador de ar) e uma botija adaptada para receber o gás comprimido, não leva muito, o metano não liquidifica.
tenho mais uma carrada de projectos começados e poucos acabados tal como 90% do pessoal deste fórum, lol.

cumprimentos,
oliveira
Imagem
A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.

Responder

Voltar para “Veículos Hidrogénio”