recuperadores a lenha e tubagem pex.

Local dedicado exclusivamente á discusão sobre biomasa sólida

lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por lrds »

o meu maior problema, para já, é como e onde fazer a ligação da serpentina com a tubagem. o recuperador entrou justo no fogão. é que nem estou a ver.....
Inté


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por lrds »

e já agora, como é feita a circulação da água? é com bomba circuladora ou termossifão?
Inté


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por Ferra »

boas.
sem saber o que tem é dificil dar respostas. a muitos anos ajudei a montar uma srpentina e era em inox pois ficava em contacto com a lenha. se fosse em cobre ficava danificada em pouco tempo com os embates das cavacas de lenha. ficou a funcionar em termossifão pois é o mais simples e a instalação permitia. quanto as ligações foram feitas num termoacumulador de 200l...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por lrds »

boas

e funcionava bem? aquecia bastante água?

não tem nenhumas fotos da serpentina e da instalação? era num fogão de sala ou num recuperador?

aqui está uma foto de uma serpentina montada num recuperador, era como esta?
Imagem

Código: Selecionar todos

recolocada a imagem para maior visibilidade:mauri
Inté


Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Mensagens: 1223
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
Localização: terras de oureana

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por Ferra »

lrds Escreveu:boas

e funcionava bem? aquecia bastante água?

não tem nenhumas fotos da serpentina e da instalação? era num fogão de sala ou num recuperador?

aqui está uma foto de uma serpentina montada num recuperador, era como esta?
http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=160
era sim senhor! só que com os tubos ao alto. funcionava tão bem que podiam tomar banho de manhã só com a água quente acumulada na noite anterior. no inverno seguinte mandaram por o sistema ligado a 3 irradiadores já que havia sempre água quente de sobra... sei que no inicio tiveram problemas pois a bomba que fazia circular a água para os irradiadores roubou a água quente do acumulador, então subiram a temperatura de acionamento da dita para que iniciasse e parasse com uma temperatura mais alta de modo a permitir que o acumulador ficasse com uma temperatura de reserva superior aos 55 graus programados no inicio. e não sei mais promenores pois este serviço foi feito quando estava nas férias da escola, depois as aulas começaram...
mas no primeiro inverno funcionou muito bem!
já foi a 16 anos atrás por isso agora está dificil arranjar as fotos, mas o "fogão" era tipo uma cozinheira em ferro fundido (ou será forjado?) onde foi inserida a tal serpentina. a cozinha era na cave e com este sistema aqueciam a cozinha punham uns tachos ou panelas em cima dela para cozinhar e ainda tinham água quente para o banho. só quando quiseram aquecer os quartos com a mesma fonte de calor é que a coisa se revelou mais dificil.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)


bmvp
Novo membro
Novo membro
Mensagens: 1
Registado: segunda jan 31, 2011 11:41 pm

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por bmvp »

joedualmar Escreveu:terei todo o gosto em colocar as fotos assim que possa. a serpentina interior é em cobre e foi colocada pela solzaima ainda na fábrica, porque estes recuperadores normalmente não têm serpentina.
poderia indicar-me qual é o modelo da solzaima?


lrds
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 536
Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por lrds »

boas

imagens de uma serpentina que construi e apliquei num fogão a lenha.
DSC00044.JPG
DSC00044.JPG (97.04 KiB) Visto 8224 vezes
DSC00048.JPG
DSC00048.JPG (40.89 KiB) Visto 8224 vezes
o depósito, era uma bailarina que estava para ir para o lixo, foi recuperado e foi posteriormente isolado
DSC00039.JPG
DSC00039.JPG (95.55 KiB) Visto 8224 vezes
inicialmente aquecia a água muito rápidamente e o forno tinha muita dificuldade em se manter entre os 175º e os 200º e baixava a temperatura muito depressa. tirei 3 tubos da serpentina, ficando apenas com 2 e ficou muito melhor. enquanto faço um assado, demorando cerca de 2 h mais 20m para pré-aquecimento, gasto 5 - 6 kg de lenha e aqueço 100l de água em que cerca de 3/4 ficam por volta de 70º.

agora na «casa do forno» não se gasta gás para lavar louça. como o depósito é vertical e isolado a água aguenta-se até o outro dia. e é impressionante que quando acendo o lume não tarda muito a água quente começa a subir para o acumulador.
Inté


nmrcortes
Membro
Membro
Mensagens: 10
Registado: sexta jun 15, 2018 9:48 am

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por nmrcortes »

pmonteiro1 Escreveu: sexta dez 04, 2009 6:04 pm tambem tenho pex , e com caldeira a lenha p30 de 7 elementos nao deixo as temperaturas subirem acima dos 60 70 gruas , normalmente anda nos 60 e nao é preciso mais, existem sistemas caros mas existem ,anti embalamento, valvulas de segurnaça termica a minha tem uma faz descarga a determinada temperatura e enche novamente o circuito, valvulas de descarga a determinada pressao, enfim fala ai com tecnicos alguns sao uns cagoes quando se fala no pex ,é so medo, hoje penso que nao era medo mas sim tipos com quem falei total desconhecimento da coisa montei á 5 anos uma a gasoleo e o ano passado uma a lenha fantastico mais horas de calor casa mais quente e tem um comportamento fantastico com lenha miuda e faz agua quente sanitaria. nao montei á primeira a lenha pk me apareceu um daqueles ...pex ???? epa isso nao. informa te mt bem e boa sorte
Boa Noite

Tenho na minha casa pré instalação de aquecimento central em multicamada e um dos instaladores que pedi orçamente aconselhou-me a não colocar uma caldeira a lenha porque passado uns anos a multicamada vai deteriorar-se e vou acabar por ter problemas, a multicamada não está à vista.

Gostava de saber se passados estes anos teve algum problema com a instalação.
Obrigado

Avatar do Utilizador

serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16129
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: recuperadores a lenha e tubagem pex.

Mensagem por serges »

Vem vão 7 anos apos esta experiencia, experimente manda um mail ou uma MP para tentar "acordar" o user em questão!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Responder

Voltar para “Biomassa sólida”